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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto |
TOTVS Obras e Projetos | Módulo |
Contratos |
Segmento Executor |
Projeto1
IRM/EPIC1
Requisito/Story/Issue1
Subtarefa1
Construção & Projetos | ||
Chamado/Ticket |
682055 | ||
País |
( ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador
( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________.
Outros
<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
(Obrigatório)
Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
(Obrigatório)
Definição da Regra de Negócio
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
Brasil e demais países da América Latina |
Objetivo
Evoluir o funcionamento do Adiantamento nos Contratos para atender à demanda das empresas do segmento de Construção & Projetos, incluindo novos dados e consistências que permitam à empresa um controle efetivo e otimizado dos adiantamentos, bem como da sua correta dedução quando da liberação das medições contratuais.
Essa evolução irá contemplar tanto o backoffice RM como o backoffice Protheus.
Não constarão desse documento as funcionalidades relacionadas ao Adiantamento já existentes até a versão 12.1.17 do TOTVS Obras e Projetos, e que não sofreram nenhuma modificação devido às implementações que aqui serão descritas.
Definição da Regra de Negócio
Como regra, um contratante deve efetuar o pagamento, somente após o cumprimento da obrigação pelo contratado, porém em contratos de obras e de fornecimento para entrega futura de bens ou de serviços, é prática comum a realização de adiantamentos de pagamentos.
Para proporcionar maior controle e tornar mais eficaz o Adiantamento já disponibilizado pelo TOTVS Obras e Projetos, estamos liberando algumas implementações, que iremos descrever a seguir.
Criação de um Adiantamento de Contrato
No momento da criação de um adiantamento de contrato o sistema irá verificar e efetuar as seguintes consistências:
- Não permitir a criação de um adiantamento de contrato cujo valor seja superior ao valor do contrato, gerando mensagem específica;
- Não permitir a criação de um adiantamento de contrato cujo valor seja superior ao saldo do contrato, gerando mensagem específica;
- Não permitir a criação de um adiantamento de contrato cujo valor seja superior ao valor do saldo do contrato deduzindo o saldo dos adiantamentos já existentes para o contrato, gerando mensagem específica;
- O valor do adiantamento somente poderá ser alterado caso ainda não tenha sido efetuada nenhuma liberação para o adiantamento.
No Anexo de Adiantamento de Contrato será criado o campo Saldo, que apresentará o saldo atualizado do adiantamento.
Deverá existir tag de perfil específica para a criação/edição de um adiantamento.
Liberação de um Adiantamento de Contrato
No momento da liberação de um adiantamento de contrato o sistema irá:
- Não permitir a liberação de um adiantamento de contrato cujo valor seja superior ao saldo do contrato, gerando mensagem específica;
- Não permitir a liberação de um adiantamento de contrato cujo valor seja superior ao valor do saldo do contrato deduzindo o saldo dos adiantamentos já existentes para o contrato, gerando mensagem específica;
- Bloquear o campo "Valor do Adiantamento";
- Atualizar o campo relativo à data de liberação do adiantamento;
- Atualizar o campo relativo ao Saldo do adiantamento;
- Alimentar a aba Detalhes do Adiantamento com as informações relativas à liberação efetuada;
- Gravar o usuário que efetuou a liberação do adiantamento.
Ao ser efetuada uma liberação de adiantamento, o TOTVS Obras e Projetos irá gerar o respectivo título financeiro no backoffice Protheus.
Aba Detalhes do Adiantamento
No anexo de Adiantamentos de Contrato, ao editar um contrato, será apresentada a aba "Detalhes do Adiantamento" que estará disponível somente após a liberação do adiantamento.
Esta aba não permite edição e irá conter as seguintes informações:
- Data: Data em que foi liberado o adiantamento ou o período;
- Usuário: Deverá ser preenchido com o código do usuário que efetuou a Liberação do Adiantamento ou do Período;
- Operação: Deverá ser preenchido com "Liberação do Adiantamento", "Liberação do Período XXX" ou "Estorno da Medição do Período XXX" conforme o caso;
- Valor: Na liberação do adiantamento será atualizado com o próprio valor do adiantamento e na liberação do período será atualizado com o valor de dedução de adiantamento constante da mesma.
Liberação do Período
No processo de Liberação do Período o nome da aba "Detalhamento das Retenções / Deduções" passa a ser "Detalhamento das Retenções / Deduções / Adiantamentos".
Nessa tela, da mesma forma que para a retenção, o adiantamento passa a ter grid específica com os mesmos campos da Retenção e Dedução. Assim, na grid do detalhamento das Deduções devem estar disponíveis somente detalhamentos do tipo D e na grid do detalhamento do Adiantamento devem estar disponíveis somente detalhamentos do Tipo A.
Caso nos defaults do contrato exista detalhamento do tipo adiantamento cadastrado, o sistema, automaticamente deverá apresentá-lo na tela do detalhamento do Adiantamento, efetuando o devido cálculo conforme o percentual cadastrado nos defaults.
Ainda na tela do Detalhamento, o botão "Calcular valor das retenções/deduções" terá seu nome alterado para "Calcular valor das retenções/deduções/adiantamentos" e o campo "Valor total retido/deduzido" terá seu nome alterado para "Valor total retido/deduzido/adiantado".
O valor total de adiantamentos constantes do detalhamento deve ser somado ao valor total das deduções e ao valor total das retenções para atualização do campo "Valor total retido/deduzido/adiantado" quando o botão "Calcular valor das retenções/deduções/adiantamentos" for acionado.
Deverá ser criada a tag de perfil "Liberar Período - Detalhar Adiantamento" e, somente usuários com essa permissão poderão ter acesso à grid do detalhamento do Adiantamento.
Na aba Medição da tela de Liberação do Período, o campo "Vlr.ret./ded. pdo." terá seu nome alterado para "Vlr.ret./ded./adiant.".
Ao ser executado o processo de liberação do período, o sistema irá efetuar as seguintes ações:
- Verificar se existe saldo de adiantamento a ser descontado no contrato, e em caso positivo, se não existir detalhamento de adiantamento informado para o mesmo, gerar mensagem em tela informando e questionando se o usuário deseja prosseguir a execução do processo;
- Não executar a execução do processo, caso a liberação do período faça com que o saldo a ser medido no contrato seja menor do que o saldo do adiantamento. Significa dizer que o sistema bloqueará medições que, se realizadas, farão com que a dívida do fornecedor seja maior do que o valor a ser medido pela empresa;
- Atualizar os Detalhes do Adiantamento;
- Atualizar o Saldo do Adiantamento.
Caso exista mais de um adiantamento para o contrato, e na liberação do período exista valor de adiantamento a ser deduzido, o sistema irá abatê-lo primeiramente do saldo do adiantamento mais antigo.
Da mesma forma que a Liberação do Período, tanto o Cancelamento da Liberação de Período como o Período de Estorno Automático, deverão atualizar o saldo do Adiantamento, sendo que no caso do estorno, a pasta Detalhes do Adiantamento também será atualizada.
Ao ser efetuada uma Liberação de Período na qual exista valor de adiantamento, o TOTVS Obras e Projetos irá gravar o valor do adiantamento no movimento gerado no backoffice Protheus para que seja efetuado o controle financeiro do mesmo.
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
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Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
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Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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