Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Retenção de IVA

Image Modified

A retenção de IVA sempre ocorre nas operações de compras, nas quais quem faz a aquisição de uma mercadoria deve recolher parte do imposto que o emissor desta mercadoria deve pagar.

Deve ser realizada no momento em que ocorra o pagamento ou crédito em conta.

Dentro dos 70% de retenção por serviços, estão inclusos aqueles pagos por meio de comissões, inclusive intermediários, que atuem por conta de terceiros em aquisições de bens e serviços.

As Instituições Financeiras estão habilitadas a emitir apenas um comprovante de retenção pelas operações realizadas por mês, sobre um mesmo cliente.

Quando um agente de retenção adquire, em uma mesma transação, bens e serviços, deverá detalhar no comprovante de retenção, de forma separada, as porcentagens de retenção distintas. Em caso dos valores não estarem separados, se aplicará a retenção de 70% sobre o total da compra.

As sociedades emissoras de cartões de crédito que se encontrem sob o controle da Superintendência de Bancos, deverão reter aos estabelecimentos afiliados ao seu sistema em seus pagamentos, os 30% por bens e os 70% por serviços.

As entidades e organismos do setor público e empresas públicas, cujas transações eram isentas de impostos sobre a renda, anteriormente a reforma realizada pela Lei Orgânica de Empresas Públicas, a partir de 1 de Novembro de 2009, pagarão a todas as suas aquisições de bens e serviços os 12% de IVA, sempre e quando o fato gerador não tiver sido produzido entre 1 de janeiro de 2008 e 31 de outubro de 2009, caso em que, a tarifa aplicável deverá ser de 0% e a retenção será aplicada. Quando o fato gerador for um contrato de transferência de bens ou de prestação de serviços por etapas, desenrolar de trabalhos ou obras e em geral, aqueles que adotem a forma de tratamento futuro, o IVA se instituirá por se cumprirem as condições para cada período, fase ou estágio, momento em que deve ser emitido o correspondente comprovante de venda.


...

Tabela de Retenção e Regra de Cálculo

Consulte a tabela de retenção e mais detalhes sobre o referido imposto em:

http://www.sri.gov.ec

 

...


Image AddedDica:

A retenção não se aplica às companias aéreas e agências de viagem, na venda de passagens aéreas. Assim como não se aplica aos centros de distribuição, comercialização, distribuidores finais e estações de serviço que comercializem combustível, apenas quando se refira a combustível derivado do petróleo.

Forma de Cálculo

 

Base de Cálculo IVA/ IVA = Valor das Mercadorias/Serviços – Descontos.

Taxa = Alíquota informada no Cadastro de Produtos ou Impostos Variáveis

Retenção de IVA/ IVC = Base de Cálculo * Taxa

 


Exemplo IVA:

...


Base de Cálculo: 790,00

Taxa: 12%

Valor do Imposto: 94,80

...


Base de Cálculo da Retenção = 94,80

Taxa: 30%

Retenção de IVA: 28,44

...


* para saída o valor da duplicata é de 884,80 e os 28,44 será dado baixa no financeiro, quando o cliente entregar o certificado de retenção (o seguro, o frete e as despesas não fazem parte da base de cálculo, pois por regra do país, eles são lançados como itens, em documentos separados).

 


Quando o parcelamento da fatura for efetuado em mais de uma vez, o valor da retenção poderá ser deduzido da primeira parcela, ou rateado em todas elas Para isso, configure o campo o campo

...

Rateio de Imposto Retido, no Cadastro de Naturezas.

...


A Amarração de Amarração de TES x Imposto também deve ser verificada onde o campo Soma na Duplicata (do Cadastro de Impostos Variáveis) = 2 (subtrai), para que o seu valor seja deduzido do título principal.

...


A função de Condição de Pagamentotambém é acionada peloPedido de VendasePedido de Compras

...

  por isso os

...

valores  dos impostos devem ser conferidos com os valores da parcela.


...

Comprovante de Retenção

...


As operações com fornecedores geram comprovantes, ou seja, somente nas entradas.

De acordo com a legislação equatoriana, o contribuinte tem 5 dias para emitir o comprovante no momento da emissão da nota fiscal.

 

...


Image AddedDica:

Nas saídas, é necessário receber o documento de comprovante, porém o cliente também tem 5 dias para entregar o documento.

...


Os certificados são controlados pelo Sistema, devem ser cadastrados, desta forma, será gerado um título de abatimento deste certificado no financeiro, relacionando que a nota fiscal não está mais pendente de comprovante. Sendo assim, cada nota fiscal tem o seu comprovante de retenção.

O valor do título neste caso será sempre no valor total e terá o título de abatimento se o cliente me entregou o certificado corretamente.

...


O percentual de retenção será definido na tabela deImpostos Variáveis, com a descrição e o código de retenção correspondente, conforme regra abaixo:

...

 

...

  • RV0 Campo Percentual de retenção de 30% e Campo Código de Retenção (em Impostos Variáveis e Livros Fiscais) = 721

...

  • RV1 – Campo Percentual de retenção de 70% e Campo Código de Retenção (em Impostos Variáveis e Livros Fiscais) = 723

...

  • RV2 – Campo Percentual de retenção de 100% e Campo Código de Retenção (em Impostos Variáveis e Livros Fiscais) = 725


...

Cancelamento/Devolução

Nos casos de devolução/cancelamento do valor total ou parcial da prestação de serviços geram-se notas de Notas de débito ou crédito (Faturamento) ou Notas de débito ou crédito (Compras), dependendo do caso. Estas notas de débito ou crédito serão utilizadas na apuração do imposto a ser recolhido.


...

Veja

...

Também

...

...