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  • Parâmetros Iniciais do Item - MAN10110

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Parâmetros Iniciais do Item - MAN10110 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Copiar, Modificar, Excluir, Pesquisar, Primeiro, Anterior, Seguinte, Último, Lista, Relatório, Sair, Confirmar, Cancelar, Informar, Processar, Ajuda, Zoom e Profile) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

A utilização deste programa depende da determinação de valor para o parâmetro "Modo de cadastros dos parâmetros iniciais do item" no programa de LOG00087 (Manutenção de Parâmetros). Este parâmetro indica qual tipo de informação do item determinará os dados que iniciarão o cadastro do mesmo. Pode receber os valores T - Tipo do item, F - Família, G - Grupo de estoque e A - Área e linha de negócio. Dependendo do valor indicado, haverá a busca das informações respeitando essa parametrização.

...


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa

Código da empresa corrente.

Tipo do item

Indica

Selecionar o processo de transformação que o item irá passar dentro da empresa. Os itens podem ser classificados em cinco tipos diferentes

.

:

  • B - Beneficiado: Itens que recebem alguma transformação, porém fora da própria empresa.
  • C - Comprado: São todos os itens que serão comprados para serem transformados ou agregados a outros.
  • F - Final: São os itens a serem comercializados.
  • P - Produzido: São os itens que sofrem alguma transformação durante o processo e que são controlados os estoques.
  • T - Fantasma: São os itens intermediários a produção que sofrem algum processo porém não é controlado o estoque.

Grupo controle estoque

Código do grupo de controle de estoque do item que será utilizado para agrupar itens de estoque na emissão do relatório.

Nota
title
NOTA
Nota:

O grupo de controle de estoque deve estar previamente cadastrado no SUP10001 (Grupos de Controle de Estoques).

Família

Código da família do item que será utilizado para agrupar itens com características comuns.

Nota
title
NOTA
Nota:

Deverá estar previamente cadastrado no MAN10003 (Família).

Área estratégica de negócio

Código da área estratégica de negócio (AEN).

Aba "1 - Básico"

Objetivo da tela:

Definir os parâmetros básicos para relacionar valores padrões para os principais campos dos programas Item Geral e Item Manufatura..


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Número de casas decimais

Indica o número de casas decimais que o item terá como padrão.

Classificação fiscal

Código da classificação fiscal do item que corresponde a um número de NBM (Norma Brasileira de Mercadorias) que um número que identifica os produtos por matéria-prima, utilização e outros atributos.

Nota
titleNota:

Relacionado ao item e definido um percentual de IPI pelo governo. É utilizado na emissão dos livros fiscais e nota fiscal.

IPI

Taxa imposta aos itens, pelo governo, que varia de acordo com a classificação fiscal dos mesmos.

Nota
titleNota:

Deverá estar cadastrado junto com a respectiva classificação fiscal.

Fator de conversão

Indica o fator de conversão da unidade de medida do item a partir da unidade de medida da família.

Local de produção

Indica o código do local padrão de produção do item.

Nota
titleNota:

Pode ser utilizado pelo MRP para baixa dos componentes.

Controla estoque

Indica se será controlado ou não o estoque do item que está sendo cadastrado.

  • Sim - Marcado;
  • Não - Não marcado.
Local de estoque

Código do local que será adotado como local de estoque padrão para o item. A informação deste código somente será obrigatória se optar por controlar o estoque do item. O local de estoque será o local padrão para armazenamento do estoque do item, pode-se no entanto efetuar movimentações de estoque para o item com outros locais.

Controla inspeção

Indica se o item sofrerá inspeção.

Nota
titleNota:

Caso o item sofra inspeção, então no momento do recebimento do item na fábrica, a quantidade recebida será enviada para o estoque com situação "I" (impedida) que será liberada após a contagem e inspeção do material.

  • Sim - marcado;
  • Não - não marcado.

Local de inspeção

Código do local que será adotado como local de inspeção padrão para o item.

Nota
titleNota:

- Campo somente obrigatório se o item for inspecionado.

- O local de inspeção será utilizado no momento do recebimento do material na fábrica, desta forma, quando for setado que o item sofre inspeção é feita a entrada do material no local de inspeção do item com situação "I" (impedida).

Aba "2 - Planejamento"

Objetivo da tela:

Definir os parâmetros de Planejamento para relacionar valores padrões para os principais campos dos programas Item Geral e Item Manufatura.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Roteiro

Código utilizado para identificar o roteiro de fabricação do item.

Nota
titleNota:

É o código que irá identificar qual é a sequência de operações que será utilizada no processo padrão (pode haver alternativas) do item.

Alternativo

Indica um sufixo do código do roteiro que vai identificar que um mesmo roteiro (sequência de operações) poderá ser executada com recursos (máquinas/homens) diferentes e/ou em centros de trabalhos (locais) diferentes para o respectivo produto.

Programação mínima

Quantidade mínima a ser programada na ordem do item na sua unidade de medida.

Nota
titleNota:

O MRP nunca irá gerar uma ordem com quantidade menor do que está aqui informada.)

Programação fixa

Quantidade fixa a ser programada na ordem de fabricação do item na sua unidade de medida.

Nota
titleNota:

- É possível utilizar esta política juntamente as demais, desde que as políticas não sejam conflitantes.

- O MRP nunca irá gerar uma ordem com quantidade diferente que está aqui informada.

Programação múltipla

Quantidade múltipla a ser programada na ordem de fabricação do item na sua unidade de medida.

Nota
titleNota:

- É possível utilizar esta política juntamente as demais, desde que as políticas não sejam conflitantes.

- O MRP sempre irá gerar uma ordem com quantidade múltipla a que está aqui informada.

Estoque de segurança

Valor utilizado para identificar a quantidade de estoque de segurança do item, que se deseja programar maior do que as demandas normais.

Nota
titleNota:

Na execução da rotina de M.R.P., será gerado uma demanda correspondente a quantidade informada neste campo e com data igual ao do processamento da rotina.

Percentual de refugo

Valor utilizado para identificar o percentual de refugo de produção do item.

Nota
titleNota:

- Para sua utilização em cálculos, será utilizado fator correspondente, aplicando-se a seguinte formula: (100/(100-pct_refug).

- Na geração de Ordens de Produção, pela rotina de M.R.P., este "fator" é aplicado sobre a quantidade líquida da demanda.

Dias mínimos entre ordens

Quantidade mínima de dias entre a emissão de uma ordem e outra.

Nota
titleNota:

As demandas são processadas uma a uma pelo MRP em ordem crescente de data. Quando não houver mais estoque e ordens firmes para atender uma demanda, o sistema acusará a falta do item. A partir desta demanda, o MRP, somará todas as demandas compreendidas no intervalo de dias informado neste campo, e criará uma única ordem com a data da demanda em que sentiu a falta. Este procedimento se repetirá para as demais demandas, somando-as em intervalos de datas.

Tempo de ressuprimento

Tempo de ressuprimento, ou seja, a quantidade de dias para produzir um lote do item.

Nota
titleNota:

Também é conhecido como lead time. Quando o item possuir registro correspondente, será aberta uma tela para informar tempo necessário para pedido, fabricação, transporte, inspeção e contagem, a soma destes será gravada como tempo de ressuprimento.

Horizonte

Código do horizonte, que indica a quantidade de dias que a ordem deve ser aberta antes de sua liberação.

Tipo do apontamento

Selecionar o tipo do apontamento de produção. Utilizado para identificar o tipo do apontamento que será efetuado no que se refere ao consumo das ordens de produção.

  1. Por item;
    O sistema irá atualizar (consumir) as ordens de produção mais antigas primeiro. Irá selecionar todas as ordens de produção "liberadas" do item e que tenham saldo maior que zero e irá classificar por data de entrega e em seguida consumir os respectivos saldos na sequência da classificação. No apontamento de "Estorno", as ordens de produção são classificadas em ordem decrescente de data de entrega e somente são selecionadas aquelas que tiveram apontamento (Quantidade Boas ou Refugo maior que zero).
  2. Por ordem (o sistema vai exigir o número da ordem de produção a que se refere o apontamento).
    No momento do apontamento (Normal ou de Estorno) o sistema irá solicitar o número da ordem de produção a que se refere o apontamento. E todas as verificações serão feitas somente na referida ordem de produção.
Lista ordem

Indica se irá listar automaticamente a ordem quando de sua abertura.

  • Listar;
  • Não Listar.
Abertura liberação ordem

Indica o tipo de abertura/liberação das ordens do item.

Automático: As ordens do item serão abertas/liberadas automaticamente por uma rotina específica);

Manual: As ordens do item só poderão ser abertas/liberadas manualmente uma a uma.

Apontamento

Utilizado para identificar se o item será apontado por operação.

Nota
titleNota:

Caso afirmativo, quando da abertura de uma ordem de produção, o sistema irá gravar dentro de uma tabela (ord_oper) uma cópia do processo do item, conforme cadastrado na tabela de tempos padrões (consumo). O código do roteiro e o número da alternativa para acessar a tabela de tempos padrões será a que estiver na respectiva ordem de produção.

Lista roteiro

Selecionar se irá listar o roteiro do item (processo), quando da impressão da ordem de produção.

  • Listar;
  • Não Listar.
Planejamento necessidade

Selecionar a forma de geração do planejamento da necessidade.

  • Por Pedido;
  • Por Demanda;
  • Demanda Dependente;
  • Plano mestre por projeto;
  • Plano mestre por item;
  • MRP Mater.;
  • MRP Inter;
  • MRP Ignora.
Planejamento MRP

Selecionar a forma utilizada para realizar o planejamento do MRP.

  • Libera/Destrói
  • Só Libera;
  • Normal.
Baixa componente

Selecionar a forma utilizada na baixa de componentes (blackflush). É utilizado durante o apontamento de produção dos itens.

O sistema realiza a entrada no estoque do item que está sendo apontado, e também, conforme parametrização desta coluna, da saída dos componentes.

  • Automático Local Produção;
  • Automático Local Estoque;
  • Manual.
Sofre baixa componente

Indica quais dos itens componentes da ordem irão sofrer a baixa do estoque automaticamente no apontamento da produção.

Nota
titleNota:

Caso este indicador for igual a "N", não será feito movimentação de estoque, somente serão atualizadas suas necessidades. Caso seja igual a "S", o processo será executado normalmente.

Apontamento automático

Indica se o item utilizará o apontamento automático.

Controla lote

Indica se o item será controlado por lote ou não.

Força apontamento

Indica se irá forçar o apontamento, utilizado para determinar se será possível apontar uma quantidade maior que o saldo da ordem de produção.

Nota
titleNota:

Quando for "N", não irá permitir o apontamento de quantidades maiores que o saldo do item ou da ordem. Caso seja "S", ficará a critério do operador forçar ou não o apontamento.

Aba "3 - Comercial"

Objetivo da tela:

Definir os parâmetros do Comercial para relacionar valores padrões para os principais campos dos programas Item Geral e Item Manufatura.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Preço unitário bruto

Valor do peso unitário do item.

Preço unitário bruto exportação

Valor do peso unitário do item para exportação.

Grupo item

Código do grupo de item, que é um atributo do item comercial necessário para o seu cadastramento.

Lista de preço

Indica se o item utilizará lista de preço.

Tipo carteira

Indica o tipo de carteira que o item utiliza.

Tipo item

Selecionar o tipo do item.

  • Produto;
  • Serviço.