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Controle de sulco de Pneus pelo limite TWI (Tread Wear Indicator)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

SIGAMNT - Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MNTA651MNTA083

TransferênciasPneus

Exclusão de Documentos de Saída

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MATA310

Transferência Entre Filiais

MNTA096Desenho do Pneu
MNTA231Movimentação do Esquema de Pneus
MNTA232Esquema de Rodados Modelo 2
MNTA998Importação de Pneus
MNTUTIL01Funções GenérciasMATA521

Cadastros Iniciais:

Primeiramente o arquivo de empresas deve estar configurado corretamente com o CNPJ para cada filial envolvida no processo.

SIGAESTSIGAMNT

SIGAMNT
  • Atualizações > Produto > Locais de Estoque. Incluir para cada filial envolvida um local de estoque.Atualizações > Produto > Produto. Incluir para cada filial um produto vinculando os respectivos locais de estoque cadastrados anteriormenteControle de Oficina > Bens > Status. Incluir um ou mais status conforme definidos nos parâmetros da suite de Rodados.
  • Atualizações > Saldos > Inicial. Incluir saldo para os produtos cadastrados em cada filial.
  • Atualizações > Cadastros > Fornecedores. Incluir um fornecedor identificando como posto interno com CNPJ configurado para a primeira filial.

SIGACOM

  • Atualizações > Cadastros > Cliente. Incluir um cliente informando o CNPJ configurado para a segunda filial.

  • Atualizações > Cadastros > Tipos de Entrada e Saída. Incluir tipos de entrada e saída identificando o movimento de estoque e também que sejam habilitadas para transferência entre filiais Transf. Filial (F4_TRANFIL) = S.
  • Controle de Pneus > Pneus > Esquema Mod. 2. Incluir um esquema de rodados.

  • Atualizações > Controle de Combustíveis Oficina > Cadastros Postos > Tipos de Combustíveis. Incluir tipos de combustíveisBens > Veículos. Incluir um veiculo relacionando o tipo modelo e família conforme informados na inclusão do esquema de rodados.
  • Atualizações > Controle de Combustíveis > Cadastros Postos > Postos. Incluir posto interno informando o fornecedor anteriormente cadastrado.Atualizações > Controle de Combustíveis > Cadastros Postos > Posto Interno. Selecionar o posto interno cadastrado no passo anterior e identificar os tanques e bombas relacionando o combustível cadastrado com seu respectivo produtoOficina > Ordem de Serviço > Corretiva. Incluir uma ordem de serviço corretiva informando um serviço de movimentação de pneus, definido pelo parâmetro MV_NGSERPN.
  • Atualizações > Controle de Combustíveis Pneus > Abastecimento Pneus > Motivo SaídaDesenho. Incluir dois motivos de saídas de combustível, um que atualiza estoque (TTX_ATUEST = 1 - Sim) e outro que não atualiza (TTX_ATUEST = 2 - Não).

Parâmetro(s):

MV_NGMNTES = S

MV_NGMOTTR = Código do motivo de transferência cadastrado na tabela TTX.

Tickets relacionados

#1463571

  • um desenho informando o novo campo TQU_TWI, sendo seu valor padrão 1,66.

Issue

MNG-4578914

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

TQU - Desenhos;

TQS - Complemento do Bem - Pneus

TUI - Transferência de Combustível.

TTV - Contador da Bomba.

TTX - Motivo Saída de Combustível.

SB2 - Saldo Físico e Financeiro.

SD3 - Movimentações Internas.

SD1 - Itens das NFs de Entrada.

SC5 - Pedidos de Venda.

SC6 - Itens do Pedido de Venda.

Sistema(s) Operacional(is):

Todos.

Descrição

Realizado adequação no processo de transferência de combustíveis entre filiais quando houver relacionamento com movimento de estoque implementação do campo de controle de sulco TWI (Tread Wear Indicator), nas rotinas de Pneus (MNTA083) e Desenho (MNTA096) presentes no módulo de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas - SIGAMNT.

Atualmente a rotina de Transferência (MNTA651) não contempla a geração de documentos de saída e entrada para filiais no momento da movimentação do combustível, dessa forma não é recomendado a utilização desta rotina quando o movimento do produto combustível envolver transferências entre estoques de duas Filiais. Nesse sentido a rotina foi adequada para permitir apenas transferências entre armazéns da própria filial logada, quando utilizado o motivo de transferência (TUI_MOTIVO) relacionado a atualização de estoque. Quando o motivo (TUI_MOTIVO) utilizado estiver cadastrado para não realizar atualizações de estoque, o movimento entre diferentes filiais da mesma empresa é de uso livre, neste caso registrando apenas o movimento do contador da bomba na tabela TTV.

Para que o processo de transferência de combustíveis entre diferentes filias seja realizado corretamente, com os devidos registros de movimentação de estoque (SB2), geração de documentos (SD1, SC5, SC6) e atualização do contador da bomba (TTV), foi desenvolvido junto a rotina Transferência Entre Filiais (MATA310) uma interface que permite ao usuário selecionar o Posto Interno vinculado ao combustível/produto que está sendo transferido. A interface é apresentada na confirmação da rotina e após a pergunta "Existe Posto(s) relacionado(s) a este produto, deseja atualizar o contador da bomba?".

Este novo campo é destinado a realizar o controle de sulco minimo para os Pneus cadastrados no módulo, desta forma atendendo a resolução Nº 558 de 15/04/1980, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), onde fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores (TWI) ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.

Neste caso, quando o sulco atual do pneu (TQS_SULCAT) for menor que o indicador TWI (TQS_TWI) o sistema irá validar sua inclusão em uma estrutura, nas rotinas de Rodados gráfico (MNTA232), não gráfico (MNTA231) e na própria inclusão do pneu pelo status aplicado na rotina de Pneus (MNTA083). Quando o pneu em questão possuir um desenho relacionado, a partir da banda 1, as informações do indicador são definidas no cadastro do Desenho (MNTA096) pelo campo TWI (TQU_TWI)Efetivando a confirmação o sistema irá gravar os registros de movimentação nas devidas filiais e também registrando o contador da bomba (TTV), com as informações adicionais de Documento e Série, nos novos campos criados TTV_DOC e TTV_SERIE.

Procedimento para Implantação

  1. Aplicar atualização dos programas: MATA310 MNTPNEU.PRW, MATA521MNTUTIL.PRX,  MNTA651MNTUTIL01.PRW,  MNTUTIL_CONTADORMNTA096.PRX, MNTA231.PRX, MNTA232.PRW, MNTA998.PRX.

    Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.


Procedimento para Utilização

Transferência entre Filiais movimentando estoque:

  1. No módulo

    de Estoque/Custos(SIGAEST

    de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas (SIGAMNT), acesse Atualizações/

    Movimentações

    Controle de Pneus/

    Fiscais

    Pneus/

    Transferência Entre Filiais

    Desenho (

    MATA310

    MNTA096).

  2. O sistema apresenta

    a janela de parâmetros. Informe os parâmetros conforme dados cadastrados e clique em OK.
  3. Na janela de transferência selecione filial/ produto /armazém para a filial origem e também para a filial destino. O produto deve ser o mesmo relacionado ao Posto Interno cadastrado previamente.
  4. Em Outras Ações/ Relação, informe a quantidade a transferir e clique em Confirmar. 
  5. De volta a janela principal clique em Confirmar para gerar os documentos de Saída (Filial 01-Origem) e Entrada (Filial 02-Destino).
  6. relação com desenhos cadastrados. Clique em Incluir.

  7. No campo TWI (TQU_TWI) informe o indicador de sulco minimo relacionado ao desenho. O sistema irá validar caso o valor informado seja menor que 1,6 mm não permitindo a inclusão do desenho nessa circunstancia.
  8. Acesse Atualizações/ Controle de Pneus/ Pneus/ Pneus (MNTA083)Logo após será apresentado a mensagem "Existe Posto(s) relacionado(s) a este produto, deseja atualizar o contador da bomba?". Clique em Sim.
  9. O sistema apresenta relação com o(s) posto(s) interno(s) relacionados ao produto utilizado. Selecione o posto desejado e clique em Confirmar.
  10. No módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT), acesse Consultas > Genéricas.
  11. Consulte a tabela TTV - Contador da Bomba, e verifique que foi cadastrado corretamente a saída de combustível, com as informações corretas nos campos Número Doc. (TTV_DOC) e Doc. Série (TTV_SERIE).

Transferência entre armazéns da mesma filial movimentando estoque:

  1. No módulo de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas (SIGAMNT), acesse Atualizações/ Controle de Abastecimento/ Abastecimento/ Transferências (MNTA651).
  2. O sistema apresenta a relação de transferências cadastradas. Clique em Incluir.
  3. No campo Motivo (TUI_MOTIVO), informe um motivo de saída cadastrado para atualizar o estoque (TTX_ATUEST = 1).
  4. Após informar verifique que nas seções de Posto Origem e Posto Destino, os campos de filial se encontram agora fechados. Desta forma será possível realizar apenas movimentações de estoque entre armazéns da mesma filial.
  5. Verifique todos os dados informados e clique em Confirmar.

Transferência entre Filiais sem movimentação de estoque:

  • No módulo de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas (SIGAMNT), acesse Atualizações/ Controle de Abastecimento/ Abastecimento/ Transferências (MNTA651).
  • O sistema apresenta a relação de transferências cadastradas. Clique em Incluir.
  • No campo Motivo (TUI_MOTIVO), informe um motivo de saída cadastrado para não atualizar estoque (TTX_ATUEST = 2).
  • Após informar verifique que nas seções de Posto Origem e Posto Destino, os campos de filial se encontram abertos para informar. 
    1. os pneus cadastrados. Clique em Incluir.
    2. Para informar o indicador TWI, direcione-se para a pasta Pneu. Nesta pasta há duas formas de se informar o indicador:
      1. Informar a Banda do pneu, Cod Banda At (TQS_BANDAA) sendo "1-OR" e em seguida informe o campo TWI (TQS_TWI), ou;
      2. Informar um banda maior que "original", e informar um desenho no campo Des. Atual (TQS_DESENH), o sistema carrega o valor informado no cadastro.
    3. Informe um TWI dentro do padrão indicado.

    4. Ainda na pasta de Pneus, no campo Sulco Atual (TQS_SULCAT), informe um valor menor que informado no campo TWI.

    5. Confira os dados inseridos e confirme a inclusão.
    6. Acesse Atualizações/ Controle de Oficina/ Ordem de Serviço/ Corretiva (MNTA420), clique em Rodados e selecione o modelo gráfico (MNTA232).
    7. Informe os dados obrigatórios e na localização do pneu tente informar o pneu cadastrado anteriormente com sulco menor.
    8. O sistema valida apresentando mensagem "O sulco do pneu "[código do pneu]" é inferior à margem de segurança (TWI) informada no seu cadastro, portando a operação não pode ser realizada".

    Importante: Para não utilização do campo TWI, somente não informar um valor ao mesmo

    Verifique todos os dados informados e clique em Confirmar

    .