Histórico da Página
Central de Obrigações - DPMP
Características do Requisito
Linha de Produto: | Protheus | |||||||
Segmento: | Manufatura | |||||||
Módulo: | SIGATAF - TOTVS Automação Fiscal | |||||||
Rotina: |
| Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):Informe o requisito relacionado (Issue). | ||||||
País(es): | Brasil | |||||||
Banco(s) de Dados: | Homologados Protheus | |||||||
Tabelas Utilizadas: | C0G, T21, C1L, T18, T22, T6L | |||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Homologados Protheus |
Descrição
O projeto SIMP - Sistema de Informações de Movimentação de Produtos - tem por objetivo instrumentalizar os processos regulatórios da ANP, monitorando, de forma integrada, dados de produção e movimentação de produtos na cadeia do downstream, compartilhar o acompanhamento do mercado com agentes econômicos e entidades de classe, disponibilizar estatísticas para a sociedade e fornecer informações ao MME – Ministério das Minas e Energia e ao CNPE – Conselho Nacional de Política Energética.
O Regulamento Técnico, parte integrante da Resolução ANP nº. 17/2004, visa uniformizar o procedimento de envio de informações por meio do Demonstrativo de Produção e Movimentação de Produtos – DPMP. Nele há importantes informações sobre o layout do arquivo mensal a ser encaminhado à Agência Nacional de Petróleo - ANP.
Alterações Realizadas
1.1 Alterações no cadastro complementar para que seja possível vincular o Item ANP para operações de Transferência;
Foi alterado o cadastro Operações Específicas ANP (TAFA472), para que seja possível informar o item ANP Transferido, para as operações de Transferência que não possuam documento fiscal. O valor do item resultante será gerado no arquivo da DPMP no campo 26 - Código do Produto/Operação Resultante.
Foi alterada a integração para considerar o novo campo criado no Cadastro Operações Específicas ANP.
Tabela | Cadastro | Item | Nome do Campo | Descrição |
T133 | Operações específicas ANP | 6 | ITEM_TRANSF | Item ANP Transferido |
1.2 Alterado o cadastro do item para retirar a opção de tipo de produção do Item
Foi alterado o cadastro do item (TAFA057) e retirado o campo Tipo de Produção.
1.3 Alterações Alterações no cadastro complementar para que seja possível informar operações ANP com origem na Produção;
Alterado cadastro do item para retirar a opção de tipo de produção do Item;
Foi alterado o cadastro TAFA472 para que seja possível informar as operações correspondente a produção.
No cadastro de Operações Especificas ANP será permitido informar as operações de produção abaixo:
- 1021002 Produção Própria
- 1021004 Produção por Mistura
- 1021005 Produção por Reprocessamento
- 1022018 Saída para Reprocessamento
- 1022015 Saída para Produção por Mistura
Foi alterada a integração para considerar as novas operações correspondentes a Produção.
Tabela | Cadastro | Item | Nome do Campo | Descrição |
T133 | Operações Específicas ANP | 4 | COD_ANP_OPER | São aceitos somente códigos de operações ANP que estão classificadas como "4 - Outros" na tabela dinâmica T5A - OPERAÇÃO ANP (TAFA459) e as operações específicas de Produção (1021002, 1021004, 1021005, 1022018 e 1022015). |
1.4 Alterado a geração das informações de produção para itens de Produção Própria, por reprocessamento e por Mistura
Foi alterado Alterado a geração das informações de produção para os itens de Produção Própria, por reprocessamento e por Mistura, anteriormente as informações tinham origem no cadastro de Operações de Estoque , e agora as informações terão origem no cadastro específico de operação ANP (TAFA472);
Alterado a geração da quantidade, que estava sendo aredondada;
1.5 Alterada Alterado a geração para itens de Uso e Consumo
Geração Conta e Ordem de Terceiro
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Foi alterado para que notas fiscais de Entrada ou Saída (TAFA062S – Notas de Saída / TAFA062E – Notas de Entrada
Alterar o documento de Remessa a conta e ordem
Selecionar a aba > 03. Informações Específicas e Complementares ao Documento
Selecionar a sub aba > 07. Documentos Fiscais Referenciados
>08.Documentos Fiscais = Informar os dados da nota fiscal de Venda a conta e ordem.
1º Implementar para desconsiderar notas fiscais de uso e consumo na geração da DPMP
Verificação
- item possuí Cod. ANP = SIM
- Natureza não possui Cod. Operação Informado
- Parâmetro da Natureza informado = Uso e Consumo
2º Implementar para notas de conta e ordem
Possuir NF de venda a conta e ordem
) que possuam item ANP, porém o item seja utilizado para Uso e Consumo não sejam geradas no arquivo da DPMP.
Verificação:
- O item deve possuir Cód. ANP informado.
- A Natureza não deve possuir Cód. Operação informado.
- O Parâmetro da Natureza de Operação "Obj. Oper." deve estar igual a Uso e Consumo.
Desta forma os documentos fiscais que possuírem itens utilizados para uso e consumo não serão gerados na DPMP.
1.6 Alterada a Geração de Documentos de Venda e Remessa a Conta e Ordem de Terceiro
Foi alterado o cadastro Complementos Fiscais (TAFA456), para que seja possível informar a natureza de operação utilizada na venda de conta e ordem.
Foi alterada a geração da DPMP para considerar as notas de conta e ordem.
É necessário possuir uma Nota Fiscal de venda a conta e ordem e uma Nota Fiscal Possuir NF de remessa a conta e ordem com e a nota de venda referenciada
Cadastro TAFA456
.
E possuir Informar a natureza de operação utilizada (Nat. De Venda e verificar a necessidade de informar a natureza de remessa)venda conta e ordem cadastrada no Cadastro Complementos Fiscais.
No momento da geração da DPMP, deve ser será gerado apenas a linha da operação de venda .Os dados do Cod. Instalação 1, 2 e 12;e os dados do participante do documento da nota de remessa a conta e ordem.
ATENÇÃO: Nos Nos casos das operações contratadas por por "Conta e Ordem de Terceiro", esse campo deverá ser preenchido com as informações do agente, sendo ele regulado ou não, para o qual o produto final será entregue.
Esse é o único caso onde os campos 5, 6 e 12 devem ser preenchidos concomitantemente.
Localidade do 3º Envolvido (13,14 e 15).
1.7 Alterada a geração da quantidade, que estava sendo arredondada
Foi alterada a geração da DPMP para tratar a geração da quantidade de decimais do volume, o qual estava arredondando indevidamente.
- Conforme layout e definição, o campo Quantidade deverá ser expressa no menor múltiplo da Unidade de Medida. O formato é N = Numérico 4.3 e de 15 posições.
1.8 Alterada a geração do arquivo da DPMP e Relatório de Conferência para informações de produção
Foi alterada a geração da DPMP para que as informações de produção sejam buscadas do cadastro específico (TAFA472) e não seja verificado as informações do Bloco K - T045AC (K230 e K235). Foi alterado também o relatório de conferência, para não apresentar as "Operações de Produção" com origem no T045AA (K230 e K235) e considerar as operações de produção na seção de Operações específicas, verificando a possibilidade de agrupar em outro Bloco.
Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
- No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
- Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
- Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
- Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
- Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
- Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
- Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
Tipo:
Informe o Tipo do parâmetro
Cont. Por.:
Informe o Conteúdo padrão
Descrição:
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
#Include 'Protheus
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Ponto de Entrada
Descrição:
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Localização:
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Eventos:
Informe o Título da rotina
Programa Fonte:
Informe o Fonte da rotina
Função:
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Retorno:
Nome
Tipo
Descrição
Obrigatório
Exemplo:
. |
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab