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NOME DO REQUISITO

Aprovação de objetos (Provável, Possível e Remoto)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Informe a linha de produto.Microsiga Protheus®

Segmento:

Informe o segmento.Jurídico

Módulo:

Informe o módulo.SIGAJURI

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

JURA002Correção Monetária

JURA094

Objetos

JURA095Assuntos Jurídicos
JURA095_FAssuntos Jurídicos - Fluig
JURA095_VAssuntos Jurídicos - Validações
JURA100Andamentos
JURA106Follow-ups
WsFluigJuridicoWebService do Jurídico de comunicação com o Fluig

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

JURA095_PAssuntos Jurídicos - Fluxo

Cadastros Iniciais:

NSZ - Assunto Jurídico

NSY - Objeto

NTA - Tipo de Follow-up

Parâmetro(s):

MV_JFLUIGA, MV_JVLPROV, MV_JVLRCO

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

DJURDEP-2722

DJURDEP-27213278

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

NSY, NZK, NTA, NZM

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Descrição

A regra de aprovação através do fluxo de aprovação do Fluig de valores de Contigência e tipo de Prognóstico de objetos incluídos ou alterados na rotina de Objetos do módulo SIGAJURI.

Os valores a serem aprovados são definidos nas configurações do 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

em Objetos ocorre quando existi a integração do módulo SIGAJURI com o Fluig e os valores utilizados para aprovação serão os Valores da Contingência.

Agora será possível efetuar aprovação de todos os tipos de prognósticos nos Objetos: Provável, Possível e Remoto.

Quando um Objeto for atualizado\aprovado seu valor será atualizado no próprio Objeto e os Valores de Provisão(Objetos Prováveis) e Envolvidos serão atualizados automaticamente no Processo

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste  deste chamado.

Aplique o patch do

chamado

requisito e execute uma vez a rotina

Informe o nome da rotina

UPDDISTR.

  • No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
  • Nome da Variável:

    Informe o Nome da Variável

    Tipo:

    Informe o Tipo

    Descrição:

    Informe a Descrição

    Valor Padrão:

    Informe o Valor Padrão

    • Após o termino verifique se o campo descrito abaixo foi criado corretamento no arquivos SX2:
    CampoTipoTituloDescriçãoBrowseVisualContexto
    NSY_CODWFCaractereID FluigID do workflow FluigNãoVisualizarReal

    Procedimento para Configuração


    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS 

    • No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure os parâmetros a seguir:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

    MV_JFLUIGA

    Tipo:

    C

    Cont. Por.:

    1

    Descrição:

    Integração com o Fluig está ativada ?
    1=Sim
    2=Não


    • Parâmetros alterados por Assunto Jurídico:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

    MV_JVLRCO 

    Tipo:

    C

    Cont. Por.:

    2

    Descrição:

    Define se na tela de valores/pedidos será utilizada a versão simplificada ou completa com todas as abas.

    1-Completa
    2-Simplificada

    Atualizações do Compatibilizador

    (Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

    1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

    Pergunte

    (X1_PERGUNT)

    Nome

    Grupo

    (X1_GRUPO)

    Ordem

    (X1_ORDEM)

    Tipo

    (X1_TIPO)

    Tamanho

    (X1_TAMANHO)

    2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

    Chave

    Nome

    Modo

    PYME

    B04

    (X2_CHAVE)

    Dente/Região

    (X2_NOME)

    C

    (X2_MODO)

    N

    (X2_PYME)

    3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

    Chave

    Ex.: AR

    Descrição

    Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

    4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

    Campo

    (X3_CAMPO)

    Tipo

    (X3_TIPO)

    Tamanho

    (X3_TAMANHO)

    Decimal

    (X3_DECIMAL)

    Formato

    (X3_PICTURE)

    Título

    (X3_TITULO)

    Descrição

    (X3_DESCRIC)

    Nível

    (X3_NÍVEL)

    Usado

    (X3_USADO) Informe Sim ou Não

    Obrigatório

    (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

    Browse

    (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

    Opções

    (X3_CBOX)

    When

    (X3_WHEN)

    Relação

    (X3_RELACAO)

    Val. Sistema

    (X3_VALID)

    Help

    Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

    Importante:

    O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

    5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

    • Pesquisa B05PLS:

    Alias

    (XB_ALIAS)

    Tipo

    (XB_TIPO)

    Sequência

    (XB_SEQ)

    Coluna

    (XB_COLUNA)

    Descrição

    (XB_DESCRI)

    Contém

    (XB_CONTEM)

    6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice

    AA1

    Ordem

    6

    Chave

    AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

    Descrição

    Cod. Vendedor

    Proprietário

    S

    7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    (X6_VAR)

    Tipo

    (X6_TIPO)

    Descrição

    (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

    Valor Padrão

    (X6_CONTEUD)

    8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

    • Tabela BD5 – Contas Médicas:

    Campo

    Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

    Sequência

    Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

    Campo Domínio

    Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

    Tipo

    Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

    Regra

    Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

    Posiciona?

    Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

    Chave

    Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

    Condição

    Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

    Proprietário

    Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

    Procedimento para Configuração

    (Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

     

    1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
      (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

    MV_JVLPROV 

    Tipo:

    Informe o Tipo do parâmetro

    C

    Cont. Por.:

    Informe o Conteúdo padrão

    2

    Descrição:

     

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS

     

    2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

    Menu

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Submenu

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Nome da Rotina

    Informe o Título da rotina

    Programa

    Informe o Fonte da rotina

    Módulo

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Tipo

    Informe a Função

    Procedimento para Utilização

    • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
    • Localização da rotina no menu;
    • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
    • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

     

     

    Exemplo:

           1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

    O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

    Indica se o valor de provisão será o valor indicado no Processo (1) ou se virá da tela de valores dos pedidos (2).

    Procedimento para Utilização

    Pré requisito:

    Cadastrar um Tipo de Follow-Up com o Tipo de Aprovação 6 - Objeto;

    No Fluig atribuir a regra de aprovação para o Fluxo relacionado ao Tipo de Follow-Up cadastrado.


    No Protheus:

    • No Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Assunto Jurídico / Pesquisa (JURA162);
    • Selecione o tipo de pesquisa que será incluído o Objeto;
    • Preencha os critérios da pesquisa para localização do Assunto Jurídico relacionado ao Objeto a ser incluído ou inclua um novo Assunto Jurídico;
    • Selecione o Assunto Jurídico da Grid e clique em Alterar;
    • Clique no botão Outras Ações / Objetos;
    • Clique em Incluir;
    • Preencha os dados obrigatórios do Objeto e Cód Prognóstico e Campos do Agrupamento de Contingência: Data Da Cont. / Código Moeda / Valor Contin ( esse valor só irá gerar o Fluxo caso esteja dentro do intervalo de valores do aprovador , configurado no Fluig );
    • Clique em Confirmar;
    • Será exibida uma tela de integração com o Fluig e ao término do processo a confirmação da geração do fluxo de aprovação no Fluig;
    • Clique em Ok na tela que confirma que foi incluído o Objeto com sucesso. 
    • O sistema voltara para a tela de browse de Objetos, selecione o Objeto que foi incluído e note que os campos de Código de Prognóstico e Valor da Contingência ficaram em branco. Estes campos só serão atualizados com os valores digitados após a aprovação do Objeto no Fluig.


    No Fluig:

    • Acesse as atividades atribuídas ao aprovador ;
    • Selecione a atividade gerada;
    • Preencha a observação;
    • Clique em Enviar;
    • Modifique o Status para Aprovado;
    • Clique em Enviar.
    • Neste momento o Fluig se comunica com o Protheus para efetuar a aprovação do Objeto e apresenta a tela informando que a solicitação foi efetuada com sucesso.

    No Protheus:

    • No modulo Gestão Jurídica (SIGAJURI), acesse Atualizações / Assunto Jurídico / Pesquisa (JURA162);
    • Selecione o tipo de pesquisa que será incluído o Objeto;
    • Preencha os critérios da pesquisa para localização do Assunto Jurídico relacionado ao Objeto que foi incluído;
    • Selecione o Assunto Jurídico da Grid e clique em Alterar;
    • Clique em Outras Ações / Objetos;
    • Localize o Objeto aprovado no Fluig e clique em visualizar;
    • Localize o Agrupamento de Contingência e note que os campos de Prognóstico do Objeto e Valor da Contingência foram atualizados.
    • Volte a tela do Processo e siga até o agrupamento de Valores, localize os campos de Valor Envolvido e Valor de Provisão, estes campos também estarão atualizados com os valores dos Objetos.
    • Caso os campos Valor de Provisão Atualizado e Valor Envolvido Atualizado não estejam corretos, é necessário voltar à tela de Objetos e executar a rotina de Correção de Valores.

           2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

           3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

           4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

    O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

           5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                          Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

           6.            Confira os dados e confirme.

    Vídeo

    • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

    ** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

    Título do Vídeo:

    Disponibilizado pelo Marketing.

    Introdução:

    Disponibilizado pelo Marketing.

    Passo a Passo:

    Capturar diretamente do sistema.

    Finalização:

    Disponibilizado pelo Marketing.

    Ponto de Entrada

    Descrição:

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Localização:

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Eventos:

    Informe o Título da rotina

    Programa Fonte:

    Informe o Fonte da rotina

    Função:

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Retorno:

    Nome

    Tipo

    Descrição

    Obrigatório

     

     

     

     

    Exemplo:

    #Include 'Protheus.ch'

    User Function CN120ALT()

    Local aCab:= PARAMIXB[1]

    Local cTipo:= PARAMIXB[2]

    If cTipo == '1'

        aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

    EndIf

    Return aCab