Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Interface de Grade no Configurador de Produtos - MATA093

Visão Geral do Programa

A interface de grade no Configurador de Produtos tem como objetivo atender empresas que desejam utilizar os facilitadores dessa rotina em conjunto com o recurso de grade de produtos.

Ela possibilita tratar, na formação dos códigos inteligentes, as características comuns à família do produto, junto com o conceito de grade de produtos, agilizando o cadastro de produtos que variem em apenas alguns aspectos, mantendo a sua característica principal.

No Configurador de Produtos, ao definir as regras de codificação e composição dos produtos, já é possível utilizar duas novas características relacionadas à grade de produtos, sendo elas: linha e coluna, respectivamente nessa ordem.

Após a geração do código inteligente com a interface de grade de produtos, é possível selecionar as características da grade e informar, normalmente, as quantidades necessárias nas rotinas que utilizam esse conceito.

Com essa solução, o sistema disponibiliza uma ferramenta mais prática e robusta que pode ser aplicada nos diversos processos da indústria de calçados, confecções e demais produtos com variações similares.

Informações
titleDocumento de Referência

Premissas para utilização da interface de grade no configurador de produtos:

  • O parâmetro MV_GRADE deve estar habilitado.
  • É obrigatório informar sempre duas características com interface grade linha e grade coluna, uma após a outra, respectivamente. Dessa forma, não se pode informar uma interface grade linha sem que seja informada uma interface grade coluna e vice-versa. Primeiramente, deve-se informar a interface grade linha e, em seguida, a interface grade coluna.
  • Não é permitido incluir nenhuma característica ou expressão entre ou após as interfaces de grade, ou seja, a definição da grade linha e da grade coluna devem estar juntas e como os últimos itens das características do configurador de produtos, mesmo que não utilize código padrão na definição da família de produtos.
  • O tamanho de uma característica de interface de grade está limitado ao tamanho dos campos das tabelas de dados que utilizam o conceito de grade de produtos, como por exemplo: o campo Item da Grade (C2_ITEMGRD) da tabela SC2 – Ordem de Produção que está configurado com o tamanho de duas posições. Sendo assim, o tamanho da máscara dos itens de grade, no configurador de produtos, deverá ser menor ou igual a duas posições.

Exemplo de utilização

Configuração do cadastro de família de produtos para a utilização do configurador de produto em conjunto com o recurso de grade de produtos.

Roteiro de utilização:

Considere a necessidade de gerar automaticamente os códigos dos produtos para todas as combinações da família de produtos Meia, com as características de tipo, material, cor e tamanho, sendo as duas últimas formadoras da grade de produtos. Esse exemplo demonstra como utilizar a interface de grade no configurador de produtos.

1. No ambiente Configurador, rotina Parâmetros, configure o conteúdo do parâmetro MV_GRADE para T (habilitado).
2. Em seguida, no ambiente Controle e Planejamento de Produção ou Estoque e Custos, em Família Produtos, cadastre uma nova família de produtos com as seguintes características:

    • Cabeçalho:


Conteúdo

Meia

Máscara

@!

Disp. p/ Uso

Não

Descrição

Meia

Cód. Padrão

Sim

Campo Pad.

Sim

    • Itens das características:

Item

0001

0002

0003

004

ID. Fórmula

TIPO

MATERIAL

COR

TAM

Característ.

Tipo da meia

Material da meia

Cor da meia

Tamanho da meia

Tamanho

2

2

2

2

Máscara

@!

@!

@!

@!

Descrição

Tipo da Meia

Material da Meia

Cor da Meia

Tamanho da Meia

Tipo

Secundário

Secundário

Secundário

Secundário

Interf. Grade

Não

Não

Grade Linha

Grade Coluna

3. Para definir, manualmente, as características da família de produto MEIA, em Codificação, posicione sobre cada item e cadastre os seguintes dados:

    • Características do tipo:

Cod. Caract.


ET



SC


Descrição

Esporte

Social

Descr. (prd)

Esporte

Social

Ativa

Sim

Sim

    • Características do material:

Cod. Caract.

AL

SE

MX

Descrição

Algodão

Seda

Mix ALG/POL

Descr. (prd)

Algodão

Seda

Mix ALG/POL

Ativa

Sim

Sim

Sim

    • Características da cor:

Cod. Caract.

AZ

BR

MR

PT

Descrição

Esporte

Branca

Marrom

Preta

Descr. (prd)

Esporte

Branca

Marrom

Preta

Ativa

Sim

Sim

Sim

Sim

    • Características do tamanho:

Cod. Caract.

01

02

03

Descrição

Tamanho 01

Tamanho 02

Tamanho 03

Descr. (prd)

TAM 01

TAM 02

TAM 03

Ativa

Sim

Sim

Sim

4. Para definir os dados padrões da família de produto Meia, clique em Dados Padrões disponível no menu da rotina e informe as seguintes características:

Descr. (prd)

Meia

Tipo

PA

Unidade

UN

Armazém Pad.

01

5. Na

...

sequência, altere a família de produto Meia, disponibilizando-a para uso. Para isso, configure o campo Dias p/Uso com Sim.

6. Para verificar todas as combinações possíveis para a família de produto Meia, execute a opção Gera Autom.
    Será apresentada a janela Configurador de Produtos - Gera Autom, exibindo todas as combinações possíveis para a família do produto Meia.

Exemplos: MEIAETALAZ01, MEIAETALBR02, MEIAETSEAZ03 etc.

7. Selecione os códigos desejados e clique em Ok, para confirmar a geração automática dos produtos.

8. Selecione as combinações desejadas para a família de produtos Meia e clique em Ok, para confirmar a geração automática.

    Serão gerados os códigos de produto para família de produtos Meia conforme a seleção.

9. O processo de geração de códigos de produtos, para todas as combinações da família Meia, não é obrigatório, pois o código inteligente pode ser gerado na primeira utilização das rotinas. Porém, quando utilizada a interface de grade, é desejável que, nesse momento, sejam gerados os códigos inteligentes com características padrões da família do produto, o que agiliza o preenchimento automático desses campos. Dessa forma, conforme o exemplo descrito no tópico 4, se o código inteligente for gerado previamente, os campos Descr., Tipo, Unidade e Armazém Pad. serão automaticamente preenchidos.

A seguir, observe o tratamento, quando os códigos dos produtos não são gerados automaticamente em Configurador de Produtos.

...

Exemplo prático, quando os códigos dos inteligentes não são gerados previamente

1. Em Ordem de Produção, foi registrada uma ordem de produção para o produto da família Meia com os seguintes dados:


Número da OP

000001

Item

01

Seqüência

001

Produto

MEIA


2. Ao informar o código do produto, são exibidas suas características comuns. Nesse exemplo, é apresentada uma nova janela com características TIPO e MATERIAL.

3. Para cada característica do produto, foram selecionados seus detalhes/itens.

Exemplos:

Tipo da meia

Cód. Caract.

Descrição

ET

Esporte

SC

Social

Material da meia

Cód. Caract.

Descrição

AL

Algodão

SE

Seda

MX

M


4. Os demais campos são preenchidos normalmente, porém, no preenchimento do campo Quantidade, será exibida uma nova janela para a seleção das características de grade e suas quantidades.

Exemplo:

Cor/Tamanho

TAM 01

TAM 02

TAM 03

Azul

00,00

00,00

00,00

Branca

00,00

25,00

00,00

Marrom

00,00

00,00

40,00

Preta

00,00

00,00

00,00


5. Como não foram gerados automaticamente os códigos dos produtos pela rotina Config. Produtos, ao confirmar a quantidade por cor x tamanho (grade) pela primeira vez, será exibida uma mensagem para a inclusão do item no cadastro de produtos (inclusão do código inteligente).

6. Neste caso, os campos padrões como Armazém e Unid. Medida não foram preenchidos automaticamente, pois ao selecionar o item a ser produzido, ele não existia no cadastro de produtos, uma vez que não houve a geração prévia da configuração padrão.
Assim, para dar continuidade a inclusão da ordem de produção, retorne ao campo Produto e digite novamente o código com todas as suas características.

7. Se os códigos dos produtos já estivessem previamente cadastrados, o processo de inclusão da ordem de produção seria mais rápido e fácil, pois ao informar a família do produto na OP, os campos padrões seriam preenchidos automaticamente e não seria necessário incluir item a item.