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Digitação de Guias no Portal do Prestador - Resumo de Internação, Honorários e Odontológica

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PPLDIGGUIAS

Digitação de Guias no Portal

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA090

Rotina de Atendimento

WSPLSXFUN 

WebService
WSPLSXMOVWebService
PLSFNCDOFFFunções do Digitação de Contas Portal - Off-Line
CO_GUIAController do Digitação de Contas Portal - Off-Line

Cadastros Iniciais:

Definição de regras em Usuários do Portal

Parâmetro(s):

MV_PLSDIGP

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais homologados.

Tabelas Utilizadas:

BSO - Usuario Portal x Prestador
BCI - Protocolo de Entrega de Guias 
BD5 - Processamento de Contas
BD6 - Eventos do Processamento de Contas
BD7 - Composição dos Eventos

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®


Descrição

Foi criado uma nova rotina no Portal do Prestador, onde é possível realizar a digitação de guias retroativas, ou seja, de guias de atendimento já realizados.

É permitida a inclusão das seguintes guias:

  • Honorários
  • Resumo de Internação

Inclusão das guias de Resumo de Internação e Honorários no combo do Digitação de Contas no Portal do Prestador - Guias Off-Line no menu do Portal. Assim, o prestador pode lançar em casos de contingência ou outros as guias de Resumo de Internação e/ou Honorários efetuados, de modo que pode lançar e editar essas guias, até a sua completa finalização e no final, realizar a geração do Protocolos de Entrega de Guias - PEG - no portal, para sinalizar a sua entrega para a Operadora e seu pagamento pela prestação dos serviços. 

Desta forma, no Digitação de Contas do Portal do Prestador, podemos agora lançar além das guias de SADT e Consulta, as guias de Resumo de Internação e honorários.


Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch: TTTP120.PTM) recebido através deste chamado.


Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o seguinte parâmetro:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSDIGP

Tipo:

Caracter

Descrição:

Informe o local de digitação que deverá ser usado quando a guia for lançada pelo módulo de Digitação de Guia retroativa.

Procedimento para Utilização 

Usuários do Portal - Definição de Acesso

  • Primeiramente, o parâmetro MV_PLSDIGP deverá estar com o valor desejado para o local de digitação, que é um número composto de 4 dígitos. Este número deverá ser algum não utilizado pela organização. Para o correto funcionamento, é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com o valor desejado pela organização, como por exemplo, com o valor 7585 (isto é apenas um exemplo).

  • Depois, será necessário definir para quais usuários e RDAs devemos liberar a possibilidade de cadastro retroativo de guias no Portal. Assim, no Protheus, acesse: Atualizações / Portal / Usuários de Portal.

  • O sistema irá exibir o browser com todos os usuários cadastrados que possuem acesso ao portal. Aqui, selecione o usuário que deseja verificar as autorizações e após, clique no botão Alterar.
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  • Caso o login seja usado para vários prestadores, será necessário definir individualmente para cada um a possibilidade de digitar uma guia retroativa, bem como a quantidade de dias retroativos (ou seja, o limite de dias que pode lançar uma guia, por exemplo, caso tenho o valor 30 e tente lançar uma guia com mais de 30 dias, o sistema irá barrar essa possibilidade).
  • Para definir o acesso e dias retroativos, basta dar duplo-clique no nome do prestador - aba Prestador -  e em seguida, indicar se pode ou não lançar guias (campo Inc. Guia Ret,) e a quantidade de dias (campo Quantos Dias), conforme imagens abaixo.

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    Aba Prestador -> Prestadores atrelados ao login. A permissão é individual e deverá ser realizado para cada prestador desta grid.

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    Campos onde definimos se o prestador poderá digitar guias retroativas no portal e a quantidade de dias.

    Após o preenchimento destes campos, definimos para quais prestadores é possível o lançamento de guias retroativas, bem como o período desta retroatividade. Desta forma, para cada RDA é possível definir o acesso e quantidade de dias, tornando o sistema mais prático e eficaz nestes controles.

    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Inclusão

  • O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.
  • Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias.

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  • O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias (desde que o usuário possa acessar a rotina). Nesta tela, é possível realizar a inserção de exames, consultas e geração de PEGs - Protocolo de Entrega de Guia.
  • Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir a matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.

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      1. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações. A diferença é que serão abertos para edição os campos para lançar uma Execução diretamente. 
      2. No restante, o lançamento de informações é idêntico ao processo existente hoje, bastando apenas entrar com os dados solicitados.
      3. No final do processo, o sistema exibirá um pequena janela para o prestador selecionar se deseja mesmo finalizar a guia. Se "sim", esta ficará com o status de Finalizada, pois sua digitação já foi realizada, caso "Não" a guia permanecerá com o status "Em digitação".
    Importante: A guia de honorários é sempre vinculada à uma guia de internação, sendo assim, é obrigatório a inclusão prévia de uma guia deste tipo.
    Observações:Ao clicar no botão “Incluir”, será exibida a tela conforme a opção escolhida. Porém com relação aos campos, os mesmos podem ser configurados para efeito de

    Descrição:

    Informe o local de digitação que deverá ser usado quando a guia for lançada pelo módulo de Digitação de Guia retroativa.



    Procedimento para Utilização 

    Usuários do Portal - Definição de Acesso

    1. Primeiramente, o parâmetro MV_PLSDIGP deverá estar com o valor desejado para o local de digitação, que é um número composto de 4 dígitos. Este número deverá ser algum não utilizado pela organização. Para o correto funcionamento, é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com o valor desejado pela organização, como por exemplo, o valor "0003" (sem aspas e apenas um exemplo).

    2. Depois, será necessário definir para quais usuários e RDAs devemos liberar a possibilidade de cadastro retroativo de guias no Portal. Assim, no Protheus, acesse: Atualizações / Portal / Usuários de Portal.

    3. O sistema irá exibir o browser com todos os usuários cadastrados que possuem acesso ao portal. Aqui, selecione o usuário que deseja verificar as autorizações e após, clique no botão Alterar.
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    4. Caso o login seja usado para vários prestadores, será necessário definir individualmente para cada um a possibilidade de digitar uma guia retroativa, bem como a quantidade de dias retroativos (ou seja, o limite de dias que pode lançar uma guia, por exemplo, caso tenho o valor 30 e tente lançar uma guia com mais de 30 dias, o sistema irá barrar essa possibilidade).
    5. Para definir o acesso e dias retroativos, basta dar duplo-clique no nome do prestador - aba Prestador -  e em seguida, indicar se pode ou não lançar guias (campo Inc. Guia Ret,) e a quantidade de dias (campo Quantos Dias), conforme imagens abaixo.

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      Aba Prestador -> Prestadores atrelados ao login. A permissão é individual e deverá ser realizado para cada prestador desta grid.

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      Campos onde definimos se o prestador poderá digitar guias retroativas no portal e a quantidade de dias.

    6. Após o preenchimento destes campos, definimos para quais prestadores é possível o lançamento de guias retroativas, bem como o período desta retroatividade. Desta forma, para cada RDA é possível definir o acesso e quantidade de dias, tornando o sistema mais prático e eficaz nestes controles.

    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Wizard

    1. Além da configuração do prestador, para que a rotina funcione corretamente e com os layouts da guia conforme TISS, é necessário rodar o Wizard mais atualizado das seguintes tabelas:
      1. B7A - cfg_impressao_guias_tiss.CSV
      2. B7B - estrutura_impressao_guias_tiss.CSV
      3. B7C - grupos_de_campos.CSV
    2. Para rodar o Wizard, é necessitário colocar os arquivos csv's acima na pasta "plswizard", que fica dentro do diretório padrão do Protheus (RootPath).
    3. Para maiores informações de como proceder com a atualização via wizard, consulte o documento abaixo:
    Informações
    titleInformações sobre a rotina PLSWIZARD

    DT_WIZARD_Carga_e_Atualização_de_Dados


    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Inclusão

    GUIA DE HONORÁRIOS


    a. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.

    b. Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias.

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    c. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias.

    d. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir a matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.

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    e. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações.

    Informações

    A guia de Honorários é sempre vinculada à uma guia de internação, sendo assim, é obrigatório a inclusão prévia de uma guia deste tipo. Tanto, que ao abrir a guia de Honorários, deve-se informar no campo 3 - Número da Guia de Internação, o número da guia de Solicitação de Internação para qual está lançando o honorário médico, através da digitação manual do número da guia ou através da lupa de pesquisa, conforme imagem abaixo.


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    f. No restante, o lançamento de informações é idêntico as demais guias, bastando lançar as informações desejadas.

    g. Na guia de Honorários, é obrigatório informar os executantes para cada evento médico lançado, ou seja, se foi incluído um procedimento de Consulta e outro de Extração de Corpo estranho - por exemplo-  é obrigatório informar para os dois procedimentos os executantes envolvidos.

      • Caso o usuário lance apenas os eventos e não informe nenhum executante, o sistema não irá permitir que a guia seja salva e irá emitir alerta que é necessário informar os executantes;
      • Caso o usuário lance os dois eventos acima, mas informe o executante apenas para o procedimento Consulta e nenhum para o de Extração de Corpo Estranho, o sistema não irá permitir que a guia seja salva e irá emitir alerta que é necessário informar os executantes.

    h. Ao lançar um evento no grid de Procedimentos realizados, deve-se informar o valor unitário do procedimento realizado, não podendo deixar com o valor zero.

    i. Caso na guia de Solicitação de Internação ou em alguma de Prorrogação de Internação - atrelada a guia de Internação - tenhamos algum evento onde é previsto auxiliares, ao informar o número da guia de Solicitação de Internação no campo 3 da guia de Honorários, o sistema irá checar nestas guias o procedimento que tem o maior número de auxiliares previstos, para carregar em memória este número, ou seja:

      • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 2 auxiliares, o sistema irá carregar em memória este número de 2 auxiliares;
      • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 1 auxiliar, mas temos uma guia de Prorrogação atrelada e nela consta outro procedimento com previsão de 3 auxiliares, o sistema irá carregar em memória o número de 3 auxiliares
      • Ou seja, o sistema irá verificar qual é o procedimento com maior número de auxiliares previstos, para carregar este número no momento da digitação da guia de honorários. 
      • Esta ação ocorre devido a temos momentos onde temos uma cirurgia que teremos dois eventos médicos, mas em apenas um temos a previsão de 2 auxiliares e no segundo evento, apenas 1 auxiliar. Mas como durante a cirurgia ambos ficam na sala, o segundo auxiliar pode cobrar o valor de seu honorário como segundo auxiliar no procedimento que não contempla este segundo auxiliar. Esta regra se aplica também no caso de temos uma cirurgia onde é contemplado o auxiliar, mas é realizado outro procedimento médico que não contempla auxiliar algum. Como o auxiliar ficou presente na sala de cirurgia, pode também cobrar sua participação como auxiliar neste evento que não é prevê o auxiliar.
        • Assim, caso na guia de Internação e/ou Prorrogação tenhamos um procedimento que consta 1 auxiliar, ao tentar lançar um segundo auxiliar em qualquer procedimento da guia de honorário, o sistema irá emitir um alerta informando que a participação é inválida, pois o máximo previsto é 1 auxiliar. Caso tenhamos dois, poderá ser lançado os graus de participação 01 e 02 nos procedimentos, mas ao tentar lançar um terceiro -  o sistema irá emitir este alerta e não deixará incluir esta participação não prevista.

          Informações
          titleAtenção

          Essa regra de validação de auxiliares é checada tanto no nível de BD4 - Composição do Evento, quanto no nível da BKC - Unidade de Saúde.

    j. No final do processo, ao clicar no botão Confirmar, o sistema exibirá um alerta para que o prestador selecione se deseja mesmo finalizar a guia ou não. Se optar pela opção "Sim, conclui a digitação", a guia irá ter sua Mudança de Fase efetuada, podendo ficar no status Finalizada ou Conferência. Caso opte pela opção "Não, desejo continuar posteriormente", a guia permanecerá com o status "Em digitação".

    k. Com relação a regra de auxiliares não previstos em um evento, mas que na realização de uma cirurgia estão presentes devido a outro evento onde estão previstos, e por isso devem receber também, o sistema já está preparado, sendo necessário lançar na guia de honorários o procedimento onde consta o auxiliar, lançando em seguida o procedimento que não é previsto, para que o sistema possa calcular corretamente os valores. Ou seja, na mesma guia devem constar os dos procedimentos - o que consta a participação do auxiliar e o que não consta, mas que deve receber por estar na sala.

      • Logo, se o procedimento ABC prevê a participação do auxiliar e o procedimento DFG não prevê, mas o auxiliar ficou na sala durante toda a cirurgia, ao lançar seu honorário, deve lançar os procedimento ABC e o DFG na mesma guia.



    GUIA DE RESUMO DE INTERNAÇÃO

    a. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.

    b. Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias

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    c. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias.

    d. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir o número da solicitação de internação para qual a guia será digitada.

      • O usuário no campo "Informe o número da Solicitação de Internação" pode digitar manualmente o número da guia de Solicitação de Internação ou então, usar a pesquisa, clicando na lupa do campo. Note que essa opção de busca direta pela solicitação de Internação ocorre somente na guia de Resumo de Internação. 

        Informações
        titleInformações

        A guia de Resumo de Internação é sempre vinculada à uma guia de internação, sendo assim, é obrigatório a inclusão prévia de uma guia deste tipo.

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    e. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações.

    f. Na guia de Resumo de Internação, diferente da guia de Honorários, é opcional o lançamento dos executantes que realizaram o procedimento. Logo, é possível incluir apenas os procedimentos e realizar a gravação da guia.

    g. Na guia de Resumo de Internação, temos maiores informações acerca de datas de Início e Fim de faturamento, bem como hora inicial e final de faturamento. 

    • Caso no campo Data Inicial ou Final de faturamento sejam colocados datas inferiores a data de internação ou data maior que a alta, o sistema irá criticar essas datas, para correção do usuário.
    • Caso no campo Data do Procedimento seja alterado para uma data inferior ou maior que as datas contidas no campo Data Inicial e Final de Faturamento, o sistema irá criticar essa data, informando que deve ficar no intervalo das datas de faturamento.

    h. Ao lançar um evento no grid de Procedimentos realizados, deve-se informar o valor unitário do procedimento, não podendo deixar com o valor zero.

    i. Caso na guia de Solicitação de Internação ou em alguma de Prorrogação de Internação - atrelada a guia de Internação - tenhamos algum evento onde é previsto auxiliares, ao informar o número da guia de solicitação na guia de Resumo, o sistema irá checar nestas guias o procedimento que tem o maior número de auxiliares previstos, para carregar em memória este número, ou seja:

      • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 2 auxiliares, o sistema irá carregar em memória este número de 2 auxiliares;
      • Caso na guia de Solicitação de Internação tenhamos um procedimento onde é previsto 1 auxiliar, mas temos uma guia de Prorrogação atrelada e nela consta outro procedimento com previsão de 3 auxiliares, o sistema irá carregar em memória o número de 3 auxiliares
      • Ou seja, o sistema irá verificar qual é o procedimento com maior número de auxiliares previstos, para carregar este número no momento da digitação da guia de honorários. 
      • Esta ação ocorre devido a temos momentos onde temos uma cirurgia que teremos dois eventos médicos, mas em apenas um temos a previsão de 2 auxiliares e no segundo evento, apenas 1 auxiliar. Mas como durante a cirurgia ambos ficam na sala, o segundo auxiliar pode cobrar o valor de seu honorário como segundo auxiliar no procedimento que não contempla este segundo auxiliar. Esta regra se aplica também no caso de temos uma cirurgia onde é contemplado o auxiliar, mas é realizado outro procedimento médico que não contempla auxiliar algum. Como o auxiliar ficou presente na sala de cirurgia, pode também cobrar sua participação como auxiliar neste evento que não é prevê o auxiliar.
        • Assim, caso na guia de Internação e/ou Prorrogação tenhamos um procedimento que consta 1 auxiliar, ao tentar lançar um segundo auxiliar em qualquer procedimento da guia de honorário, o sistema irá emitir um alerta informando que a participação é inválida, pois o máximo previsto é 1 auxiliar. Caso tenhamos dois, poderá ser lançado os graus de participação 01 e 02 nos procedimentos, mas ao tentar lançar um terceiro -  o sistema irá emitir este alerta e não deixará incluir esta participação não prevista.

    j. No final do processo, ao clicar no botão Confirmar, o sistema exibirá um alerta para que o prestador selecione se deseja mesmo finalizar a guia ou não. Se optar pela opção "Sim, conclui a digitação", a guia irá ter sua Mudança de Fase efetuada, podendo ficar no status Finalizada ou Conferência. Caso opte pela opção "Não, desejo continuar posteriormente", a guia permanecerá com o status "Em digitação".

    k. Com relação a regra de auxiliares não previstos em um evento, mas que na realização de uma cirurgia estão presentes devido a outro evento onde estão previstos, e por isso devem receber também, o sistema já está preparado, sendo necessário lançar na guia de honorários o procedimento onde consta o auxiliar, lançando em seguida o procedimento que não é previsto, para que o sistema possa calcular corretamente os valores. Ou seja, na mesma guia devem constar os dos procedimentos - o que consta a participação do auxiliar e o que não consta, mas que deve receber por estar na sala.

      • Logo, se o procedimento ABC prevê a participação do auxiliar e o procedimento DFG não prevê, mas o auxiliar ficou na sala durante toda a cirurgia, ao lançar seu honorário, deve lançar os procedimento ABC e o DFG na mesma guia.



    GUIA ODONTOLÓGICA

    a. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.

    b. Após o acesso, deverá clique em Principal / Digitação de Guias

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    c. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias.

    d. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e a Data de Atendimento e por fim, inserir o número da matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.

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    e. A tela é semelhante a tela do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações.

    f. O usuário pode lançar uma guia odontológica do zero ou então, indicar o número de uma liberação odonto no campo 2, para que o sistema carregue os dados da liberação e seja possível sua execução no Off-Line. 

    g. No final do processo, ao clicar no botão Confirmar, o sistema exibirá um alerta para que o prestador selecione se deseja mesmo finalizar a guia ou não. Se optar pela opção "Sim, conclui a digitação", a guia irá ter sua Mudança de Fase efetuada, podendo ficar no status Finalizada ou Conferência. Caso opte pela opção "Não, desejo continuar posteriormente", a guia permanecerá com o status "Em digitação".

    h. O saldo é abatido apenas na Mudança de Fase da guia, ou seja, ao clicar em Confirmar e escolher a opção que deseja finalizar a guia.




    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Exclusão

    Caso o prestador digite uma guia de Resumo de Internação ou Honorários e note que cometeu algum equívoco, é possível excluir a guia digitada.

    Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

      • No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
      • Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
      • No fieldset Parâmetros de Pesquisa, os campos como Data Inicial e Final e Número da Guia são opcionais, apenas para deixar a busca mais especifica. Já o campo Status Digitação é obrigatório.
      • No final, clique no botão Listar Guias. O sistema irá exibir os resultados encontrados de acordo com a pesquisa efetuada.
      • No grid que é exibido, basta encontrar a guia que deseja excluir e clicar no ícone "X", para excluir a guia desejada. Ao clicar, o sistema irá exibir uma mensagem, para confirmar se deseja realmente excluir a guia: 
        •  Caso clique em Sim, a guia será excluída.
        • Caso clique em Não, a guia não será excluída.

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    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Edição

    Caso o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equívoco, é possível também editar a guia já lançada.

    Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

      • No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
      • Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
      • No fieldset Parâmetros de Pesquisa, os campos como Data Inicial e Final e Número da Guia são opcionais, apenas para deixar a busca mais especifica. Já o campo Status Digitação é obrigatório.
      • No final, clique no botão Listar Guias. 
      • No grid que é exibido, basta encontrar a guia que deseja editar e clicar no ícone do lápis, para que a guia seja aberta com os dados já preenchidos anteriormente, para edição dos seus valores. Após alteração, basta clicar no botão Confirmar, decidindo se finaliza ou não a guia.

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    Reutilização dos dados da pesquisa efetuada na tela de Digitação de Contas do Portal.

    1. Nos itens de edição e exclusão, vimos como realizar a pesquisa de guias já digitadas no Digitação de Contas do Portal. Contudo, após a inserção dos valores de pesquisa, caso a guia fosse editada, ao retornar a tela principal, a pesquisa toda era limpa, sendo necessário inserir novamente os valores de pesquisa.
    2. Agora, quando o botão Listar Guias é pressionado, o sistema mantêm esses dados da pesquisa armazenados numa session por 10 minutos, ou seja:
      1. Caso a guia seja editada e salva neste período de 10 minutos;
      2. O botão Editar guia é pressionado, mas o usuário viu que escolheu a guia errada e pressionou o botão Voltar;
      3. O usuário após pesquisa, clicou em outro menu do Portal;
      4. Ao voltar na tela de Digitação de Contas do Portal, os dados da pesquisa são mantidos e retornados com o grid, já que temos os dados armazenados na session. Logo, economia e praticidade de tempo para o prestador.
    3. A session com esses dados é apagada em 10 minutos, caso não haja interação em tela ou então, quando a aba do navegador é fechada.
    4. Desta forma, ao voltar de uma digitação de guias ou clicar em outro menu do portal, ao voltar para a tela de Digitação de Contas, o sistema irá exibir os dados da última pesquisa efetuada.

    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Gerar Protocolo de Entrega de Guia (PEG)

    1. Aqui, o processo é o mesmo que já ocorre no Atendimento e no digitação de contas com outras guias, ou seja, basta lançar as guias no Digitação de Contas, finalizar as guias e no período desejado, ir na tela de Protocolos e gerar o protocolo normalmente.
    2. No combo de opções da tela de Geração de Protocolos, já temos as opções de Guia de Resumo e Guia de Honorários.
    3. Atenção: Somente é permitido gerar protocolos de guias Finalizadas, ou seja, que já estão prontas para cobrança. Guias no status em Digitação ou em Conferência não podem ser protocoladas, conforme padrão.
    4. O restante da funcionalidade é o padrão existente, diferenciando apenas que temos agora a opção de gerar os protocolos de guias de Resumo de Internação e Honorário.
    Aviso
    titleImportante
    edição ou não. Para isso, será necessário realizar a configuração em Tipo de Guias (Miscelanea -> Genérico -> Tipo de Guias / fonte PLSA496), selecione a guia SADT ou Consulta  e após, clique no botão Outras Ações -> Cfg. Imp. TISS. Na aba “Campos Portal”, marque os campos que serão editados conforme a imagem abaixo:
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    Bloqueio do usuário de acordo com a data do atendimento

    O sistema verifica agora a data de bloqueio no cadastro da BA1 (tabela de usuários), para validar o atendimento no Digitação Off-lIne, pois antes, caso o usuário estivesse bloqueado mesmo após a data da guia, o sistema já bloqueiava a inserção do atendimento. Agora, no Digitação off-Line, o usuário é obrigado também a lançar a data de atendimento, para que o sistema possa verificar se naquela data, o usuário estava bloqueado.

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    • Procedimentos:
  • No cadastro de Grupo Familiar, selecione um usuário e inclua um bloqueio para o usuário. No nosso caso, conforme imagem acima, selecionamos a data de 18/05/2016.
  • Acesse o Portal do Prestador, com seu login e senha.
  • No Portal, selecione a opção Digitação de Guias.
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    d.Note qua agora temos a opção Data de Atendimento, que tem como intuito do prestador inserir a data de atendimento, para que o sistema possa validar se naquela data o usuário estava bloqueado ou não para atendimento.

    e.No nosso exemplo, a data de bloqueio estava como 18/05/2016. Se inserimos os dados para inclusão e no campo Data de Atendimento colocamos um valor superior (como 20/05/2016), o sistema irá bloquear, pois o usuário encontra-se bloqueado. 

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    f.Porém, se  no campo data de atendimento colocamos uma data anterior a data de bloqueio, como 17/05/2016, o sistema libera o atendimento e a inclusão da guias, pois nesta data, o usuário não estava bloqueado.

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    Além disso, baseado nesta data do atendimento, o sistema agora verifica se a data inserida é anterior ao máximo de dias permitidos para guias retroativas, conforme cadastro na tela de usuários do portal para o prestador logado. Ou seja:

  • Se estou lançando uma guia hoje (ex: 02/06/2016) e o máximo de dias retroativos é 30, a data limite de atendimento é 03/05/2016.
  • Se tentar inserir uma guia com data anterior a isto, o sistema bloqueia, indicando em warning que a data de atendimento é anterior ao máximo de dias retroativos permitidos.
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    Alteração de alguns campos após Autorização de Guia

    Para as guias SADT e Consulta, mesmo após autorização e salvamento da mesma, será possível o Prestador realizar algumas alterações, de modo que o sistema armazene estas alterações posteriores a liberação.

    Porém, somente alguns campos estão liberados para estas alterações (detalhados mais abaixo) e ainda devem obedecer o cadastro realizado pela Operadora, pois de acordo com estes campos, a Operadora ainda pode deixar aberto ou não para edição.

    Os dados principais das guias são exibidos, mas não alteráveis. Por isso, o sistema não exibe todos, pois somente alguns podem ser editados.

    Tabela 1 – Guia de Consulta

    Campo 12 - Nome do Profissional Executante.

    Campo 16 - CBO do Executante

    Campo 17 - Indicação do Acidente

    Campo 22 - Valor

    Campo 23 - Observação / Justificativa

    Tabela 2 – Guia de SADT

    Campo 32 - Tipo de Atendimento: Informações da tabela de Domínio 50 da TISS

    Campo 33 – Indicação de Acidente

    Campo 34 - Tipo de Consulta: Informações da tabela de Domínio 52 da TISS

    Campo 35 - Motivo de Encerramento: Informações da tabela de Domínio 39 da TISS

    Para  isso, na tela de Tipo de Guias (Miscelanea -> Genérico -> Tipo de Guias / fonte PLSA496), selecione a guia SADT ou Consulta  e após, clique no botão Outras Ações -> Cfg. Imp. TISS.

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    Na tela, selecione a aba Campos do Portal.
    Temos agora uma nova opção, chamada Perm. Alter. Como se trata de um campo dinâmico, é exibido para todos os campos das guias, mas só faz efeito para os campos descritos na tabela 1 ou 2 acima. Ou seja, posso marcar que quero alterar o número do Registro ANS, mas não surtirá nenhum efeito, pois não faz parte do campos descritos nas tabelas acima.
    Logo, a opção só faz efeito para os campos descritos nas tabelas e caso um destes esteja como não marcado, não poderá ser alterado pelo prestador.

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    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Exclusão

    Caso o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Excluir a guia digitada.

    Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:

        1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
        2. Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
        3. Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação. 
        4. No final, clique no botão Listar Guias.

    Caso existam guias com os parâmetros informados, o sistema irá retornar no grid as guias encontradas. Note que existe um campo do tipo checkbox, que serve para marcar as guias de forma individual.

    No caso, marque a guia que deseja excluir e após, clique no botão Voltar para Digitação.
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    Agora, será necessário selecionar no combo Status Digitação a opção Em Digitação. Após, clique no botão Listar Guias.

    Note que agora o botão de Excluir está visível no campo. Basta apenas clicar no botão Excluir (em formato de "X") que o sistema irá providenciar a exclusão desta guia.
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    Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Gerar Protocolo de Entrega de Guia (PEG)

    Como o local de digitação para as guias lançadas neste módulo é diferente do padrão do sistema, é necessário gerar o Protocolo de Entrega de Guia na própria tela de Digitação.

    Para isto, as guias devem estar no status de Finalizadas. Para gerar o protocolo, faça:

        1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
        2. Selecione o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
        3. Defina os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação como Em conferência.
        4. No final, clique no botão Listar Guias.
        5. O sistema irá exibir as guias encontradas com as opções. Note que o botão Gerar Protocolo para Operadora está habilitado.
        6. Basta selecionar as guias desejadas, marcando no checkbox as guias que deseja gerar PEG.
        7. Após a seleção das guias, clique no botão Gerar Protocolo para Operadora.
        8. O sistema então irá exibir um warning, avisando que o protocolo ficará disponível dentro de alguns instantes na Opção Consulta Protocolos Gerados.

    OBS: Uma vez gerado o protocolo, as guias não serão mais exibidas neste grid, pois serão “migradas” do local da PEG de Digitação de Contas – conforme parâmetro MV_PLSDIGP – e serão transferidas para a PEG definitiva, conforme ocorre hoje no processo padrão do sistema. Ou seja, caso no parâmetro MV_PLSDIGP tenha o valor 0003, as PEG’s serão transferidas do local 0003 para a PEG definitiva que estiver aberta para o prestador no sistema, conforme ocorre hoje.

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    Após acessar TISS / Protocolos, clique na aba Consultar Protocolos Gerados, entre com as informações solicitadas desta tela (prestador, data e tipo de guia) e depois, clique no botão Exibir.
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    Pesquisa F3 da Guia SADT retornar guias de Internação e SADT em conjunto

     Atualmente, o campo número 03 – Nº da Guia Principal, na guia SADT exibe apenas guias de internação. Porém, por força de legislação, é necessário que a pesquisa exiba também guias SADT, pois pode ocorrer de uma guia SADT referenciar outra, como por exemplo: Tenho uma guia SADT com o procedimento Endoscopia. Porém o médico que realizou o procedimento pode enviar outra guia SADTcobrando seus honorários (já que não existe obrigatoriedade do envio de Guias de Honorários) e desta forma, o campo deve exibir também as guias SADT.

    Agora, ao clicar na lupa do procedimento, o sistema exibe as guias de Internação e as SADT, de forma que o usuário possa selecionar uma ou outra:

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    Note que o sistema exibe as guias e as diferencia pela coluna Tipo Guia, pois o que é internação aparece como “INT.” e a de exames como SADT.

     

    Gravação de guias pelo portal com a opção de multithread

     

    Atualmente após a confirmação dos dados da guia, o sistema realiza a gravação e a mudança de fase da guia, porém enquanto o sistema não conclui o processo, o portal fica bloqueado para outras ações.

     

    Foi realizado uma melhoria para que após a confirmação dos dados, o portal não fique bloqueado, permitindo realizar outras ações. Para isso, é necessário realizar uma configuração no cadastro da RDA.

     

    Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> Rede Atendimento (rda) – Cadastro, selecione a RDA desejada e clique no botão “Alterar”, na aba “Outros” alterar o conteúdo do campo “MultiThread” para “SIM”, conforme tela abaixo:

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    Importante

     
    O processo de pagamento só irá considerar as guias Offline após a geração de um protocolo para a mesma, ou seja, para o processo de pagamento o sistema não irá considerar as guias que estiverem no local de digitação configurado no parâmetro MV_PLSDIGP.