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Índice

Índice
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outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

Introdução

Segundo a NR-4 itens 4.4.2 e 4.10, os componentes da SESMT são, na maioria das vezes, empregados da empresa que devem exercer somente as atividades descritas no item 4.12 da NR-4. Estes componentes  devem sempre utilizar seu conhecimento técnico para zelar pela saúde e segurança dos demais profissionais no ambiente de trabalho, aplicando soluções para redução e eliminação dos riscos ali existentes, assim como em máquinas e equipamentos. Suas ações (tarefas) tem por objetivo diminuir os acidentes e doenças do trabalho.

Também é o SESMT responsável pelas ações de emergência e primeiros socorros. Nessas situações, o caráter prevencionista dos profissionais está na elaboração de planos emergenciais, formações e treinamentos tanto de brigadas quanto de socorristas. 

Para efetuar o dimensionamento do SESMT de uma empresa, deve-se primeiramente identificar o CNAE presente no cartão de CNPJ desta empresa, ou pesquisar por meio do site do IBGE (https://cnae.ibge.gov.br/). A partir do CNAE é necessário acessar o Quadro I da NR-4 e identificar o grau de risco (potencial para afetar a saúde e segurança do trabalhador). Com esta informação, consulta-se o Quadro II onde o grau de risco é relacionado com o número de empregados, resultando na quantidade de profissionais necessários para o empreendimento.

Objetivo

Definir o usuário(s)/atendente(s) responsável(eis) que tem por objetivo a preservação da saúde e segurança dos demais colaboradores sendo responsável pela elaboração de Laudos Ambientais e na participação da criação de planos emergenciais, treinamentos, CIPA, entre outras medidas relacionadas a saúde e segurança do trabalho presentes no sistema.

Mapa Mental

Página Inicial

A rotina é compartilhada entre 3 (três) módulos, sendo eles Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT), Gestão Ambiental (SIGASGA) e Manutenção de Ativos (SIGAMNT).

...

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historyfalse
idsamples
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...

id1
labelMedicina e Segurança do Trabalho

Permite a inclusão de um novo usuário/atendente e suas respectivas informações.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

Obs.: Uma vez já cadastrado o usuário/atendente do SESMT, não é possível a alteração do campo de nome Usuário (TMK_CODUSU) e do campo Calendário (TMK_CALEND) por isto, deve-se atentar ao informar dados nestes campos.

A Árvore centraliza registros dos módulos de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT), Gestão Ambiental (SIGASGA) e Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas (SIGAMNT), a fim de facilitar a visualização para o usuário final. Com isto, é possível cadastrar níveis organizacionais e dados como riscos, funções, bens, resíduos entre outros, que dizem respeito a determinado nível organizacional.

Para o módulo de SIGAMDT, é possível incluir riscos pela rotina de Riscos (MDTA180)onde contenha as mesmas características de alguma localização na Árvore como Centro de Custo e Ambiente que o sistema questiona ao usuário se ele deseja que o risco recém incluído seja vinculado a Árvore, facilitando assim, a visualização dos ambientes de risco. Por meio da Árvore, também é possível otimizar o controle da Saúde e Segurança do Trabalho com a redução de riscos com acidentes e doenças ocupacionais utilizando as rotinas de Perigos e Danos, dispostos pela Norma OHSAS 18001.

Informações
titleNota

No primeiro acesso à rotina, é apresentada uma aba referente a Estrutura Organizacional informando que o usuário deve criar um nível.

O nível é caracterizado por ser um local físico dentro da empresa, como exemplo: Fábrica, Administração e Produção.

A Árvore apresenta uma interface amigável para o usuário, com ícones interativos, legendas e painéis com indicadores além de permitir visualizar todo o processo que está ocorrendo tanto com as Solicitações de Serviços quanto com as Ordens de Serviços.

Objetivo

Definir uma estrutura com o objetivo de permitir a visualização dos níveis organizacionais da empresa contemplando os demais registros provindos dos módulos de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT), Gestão Ambiental (SIGASGA) e Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas (SIGAMNT).

Mapa Mental

Deck of Cards
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idmapa_mental
effectTypefade
Card
idmm_mdt
labelMedicina e Segurança do Trabalho

Image Added

Card
idmm_sga
labelGestão Ambiental

Em breve...

Card
idmm_mnt
labelManutenção de Ativos

Em breve...


Página Inicial

...


Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
1Incluir

Permite a alteração de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastrado.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais

informações, como um todo, da Árvore.

Para que os dados sejam persistentes no banco de dados, é necessário Salvar o conteúdo inserido, modificado ou excluído por meio desta opção Salvar.

Card
id
salvar
label
Salvar

Permite a

inclusão

gravação de

um novo usuário/atendente e suas respectivas informações.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

Obs.: Uma vez já cadastrado o usuário/atendente do SESMT, não é possível a alteração do campo de nome Usuário (TMK_CODUSU) e do campo Calendário (TMK_CALEND) por isto, deve-se atentar ao informar dados nestes campos.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id2
labelAlterar
Card
idcancelar
labelCancelar

Permite o cancelamento de informações modificadas, alterados ou excluídas na Árvore.

Esta opção encerrará a rotina. Os dados salvos em buffer serão desconsiderados de modo que o sistema retorne para a ultima gravação efetiva.

3

Permite a visualização de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastrado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Calculadora

.

Card
id
calculadora
labelCalculadora

Esta função serve como um atalho para abrir a calculadora local do usuário a fim de agilizar os cálculos a serem efetuados.

Visualizar
4Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações /

Pesquisar.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial+usuário;
  • Filial+nome;
  • Filial+função;
  • Login;
  • Filial+cód. Esocial

    Spool.

    Card
    id
    spool
    labelSpool

    Atalho para apresentar o Spool de impressão com os últimos relatórios gerados.

    Pesquisar
    5Excluir
    Card
    id
    mashups
    label
    Mashups

    Atalho para a utilização do Proxy Mashup.

    O que são Mashups: http://tdn.totvs.com/x/1L1gDQ

    Como configurar o Proxy Mashup: http://tdn.totvs.com/x/4akpE

    Permite a exclusão de um determinado usuário/atendente.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações /

    Excluir

    Mashups.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    6

    Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos.

    Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante

    .

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações /

    Lim. Tolerancia

    Ajuda.

    Card
    id
    ajuda
    labelAjuda

    Atalho para acesso à Central de Ajuda (F1)

    Conhecimento
    7Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse

    .

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações /

    Imprimir Browse

    Salvar.

    Card
    id
    salvar2
    labelSalvar - Outras Ações

    Com esta função, é possível efetuar a gravação de dados e, mesmo assim, continuar utilizando a rotina normalmente

    Imprimir Browse
    Card
    id2configurar
    labelGestão AmbientalConfigurar

    Esta opção permite alterar o posicionamento dos botões presentes na tela inicial da rotina.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Configurar

    Permite a alteração de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastrado.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

    Card
    id3localizar
    labelManutenção de Ativos

    Em breve...

    Deck of Cards
    effectDuration0.5
    historyfalse
    idsamples
    effectTypefade
    Card
    id1
    labelIncluir

    Permite a inclusão de um novo usuário/atendente e suas respectivas informações.

    Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

    Obs.: Uma vez já cadastrado o usuário/atendente do SESMT, não é possível a alteração do campo de nome Usuário (TMK_CODUSU) e do campo Calendário (TMK_CALEND) por isto, deve-se atentar ao informar dados nestes campos.

    As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

    Card
    id2
    labelAlterar

    Permite a alteração de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastrado.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

    Card
    id3
    labelVisualizar

    Permite a visualização de informações de um determinado usuário/atendente uma vez já cadastrado.

    Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

    As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

    Card
    id4
    labelPesquisar

    Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

    Pesquisas disponíveis:

    • Filial+usuário;
    • Filial+nome;
    • Filial+função;
    • Login;
    • Filial+cód. Esocial.
    Card
    id5
    labelExcluir

    Permite a exclusão de um determinado usuário/atendente. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Card
    id6
    labelConhecimento

    Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos.

    Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Lim. Tolerancia.

    Card
    id7
    labelImprimir Browse

    Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

    Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

    ...

    Campos presentes para o cadastro de informações referentes aos agentes de riscos.

    ...

    effectDuration0.5
    historyfalse
    idsamples
    effectTypefade

    ...

    defaulttrue
    id1
    labelPrincipais

    ...

    Descrição:

    ...

    Usuário (TMK_CODUSU)

    ...

    Código para identificação do usuário/atendente.

    Obs.: Não é disponível para alterações.

    Exemplo: Claudio

    ...

    Nome para identificação do usuário/atendente.

    Exemplo: Claudio Andrade Pereira

    ...

    Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente passou a exercer sua função na empresa.

    Exemplo: 01/01/2018

    ...

    Compões SESMT (TMK_SESMT)

    ...

    Obs.: Campo de extrema importância para que seja possível referenciar o usuário/atendente nas rotinas que possuem participação dos componentes do SESMT.

    Exemplo: 1 - Sim.

    ...

    Campo que indica qual será a função exercida pelo usuário/atendente na empresa. Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (SX5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG).

    Exemplo: 1

    ...

    Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente.

    Exemplo: Médico do Trabalho

    ...

    id2
    labelComplementares

    ...

    Descrição:

    ...

    Ent. Classe (TMK_ENTCLA)

    ...

    Campo que permite informar o código da endidade de Classe a qual pertence o usuário/atendente.

    Exemplo: CRM

    ...

    Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente.

    Exemplo: 000000000001.

    ...

    Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente deixará de exercer sua função na empresa.

    Exemplo: 01/01/2020

    ...

    Campo responsável por identificar o número de registro do usuário/atendente perante o Ministério do Trabalho.

    Exemplo: 000000000001.

    ...

    Campo para inserção do endereço do usuário/atendente.

    Exemplo:

    ...

    Permite Informar a Unidade da federativa do usuário/atendente.

    Exemplo: SC

    ...

    Campo responsável por armazenar o telefone disponível para contato do usuário/atendente.

    Exemplo: (47)99244-5898

    ...

    Campo que permite a inserlçao do o número de referente ao P.I.S. do funcionário do usuário/atendente.

    Obs.: Esta código será utilizada na emissão do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

    Exemplo: 11168678762

    Informações
    titleNota

    NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é um importante cadastro que determinadas categorias trabalhistas devem possuir para garantirem os benefícios do INSS como, por exemplo, o direito a aposentadoria. Por meio do NIT é possível realizar o pagamento das contribuições ao INSS através da Guia da Previdência Social ou, como também é conhecida, GPS.

    ...

    • 1 - Sim;
    • 2 - Não.

    Exemplo: 1 - Sim.

    ...

    • 1 - Sim;
    • 2 - Não.

    Exemplo: 1 - Sim.

    ...

    Permite a inserção referente ao E-mail para contato com o usuário/atendente.

    Exemplo: [email protected]

    ...

    Campo responsável por armazenar o código referente ao CPF do usuário/atendente.

    Exemplo: 68628188134

    ...

    id3
    labelRelacionados

    Registros provindos tabela genérica (SX5) de Funções (P1) que possui relação com a de Sesmt/usuar.aten.

    Informações
    titleNota

    É importante ressaltar que esta tabela genérica (SX5) de Funções (P1) não diz respeito a tabela (SRJ) de Funções (GPEA030) que, embora possuam o mesmo nome para identificação, exercem papéis diferentes no sistema.

    ...

    Campo que indica qual será a função exercida pelo usuário/atendente na empresa. Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (X5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG).

    Exemplo: 1

    ...

    Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente.

    Exemplo: Médico do Trabalho

    Registros provindos da tabela (CTT) de Centro de Custos (CTBA180) que possui relação com a de Sesmt/usuar.aten.

    Informações
    titleNota

    O Centro de Custos representa um determinado segmento de uma empresa onde esta possui uma relativa autonomia no que se refere à sua própria administração financeira, isto é, às suas receitas e despesas. O conjunto de todos os centros de custos representa a empresa por completa.

    ...

    Descrição:

    ...

    Centro Custo (TMK_CC)

    ...

    Campo que indica qual o código do Centro de Custos no qual o usuário/atendente será inserido.

    Exemplo: ADM

    ...

    Campo que apresenta a descrição do Centro de Custos selecionado previamente.

    Exemplo: Administração

    Registros provindos da tabela (SH7) Calendário (MATA780) que possui relação com a de Sesmt/usuar.aten.

    ...

    Descrição:

    ...

    Calendário (TMK_CALEND)

    ...

    Campo para seleção do Calendário no qual indicará os dias e horários em que o usuário/atendente efetuará os devidos atendimentos.

    Exemplo: COM

    ...

    Campo que apresenta a descrição do Calendário selecionado previamente.

    Exemplo: Comercial

    Localizar Por

    Opção que permite a localização (pesquisa) de registros presentes na Árvore.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade varia conforme o módulo utilizado onde cada um possui uma série de tipos possíveis para pesquisa:

    • Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT): Localização, Função, Tarefa e Risco;
    • Gestão Ambiental (SIGASGA): Localização, Resíduo, Aspecto e Plano Emergencial;
    • Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas (SIGAMNT): Bem, Localização e Estrutura.

    Obs.: Ao encontrar um registro, o mesmo será apresentado em Resultados Encontrados, que está abaixo do painel de identificadores.

    Informações
    titleNota

    A rotina de Árvore (MNTA902) é compartilhada entre 3 (três) módulos, sendo eles Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT), Gestão Ambiental (SIGASGA) e Manutenção de Ativos (SIGAMNT).

    Deck of Cards
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    historyfalse
    idgeral
    effectTypefade
    Card
    idmdt
    labelMedicina e Segurança do Trabalho

    Ao ingressar na Árvore por meio do módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) os registros passam a receber, automaticamente, 'X' no campo Usado MDT (TAF_MODMDT) para identificar que tais registros são, exclusivamente, pertencentes ao módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT).

    Deck of Cards
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    historyfalse
    idopcoes_mdt
    effectTypefade
    Card
    idgerais
    labelGerais

    Os itens a seguir são apresentados em qualquer tipo de registro, sendo eles: Identificação, Função, Tarefa, Risco e também Perigo e Dano, para quando o sistema está configurado para adequar a norma OHSAS 18001.

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Visualizar

    Permite a visualização de informações do item uma vez selecionado.

    Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

    Image Added /Image Added

    Legenda

    Permite habilitar ou desabilitar a apresentação da contagem total de itens referentes ao nível selecionado. Esta funcionalidade trata-se apenas de uma visualização da quantidade de registros presentes em cada item.

    Obs.: Para que os itens Perigo e Dano estejam presentes, é necessário configurar o parâmetro MV_NG2OHSA com o valor 1.

    Informações
    titleNota

    1 - Habilitado: são apresentadas as informações conforme a imagem abaixo:

    Image Added

    2 - Desabilitado: o ícone passa a receber um X sobre o mesmo e, as informações passam a serem ocultadas, conforme a imagem abaixo:

    Image Added

    Card
    ididentificacao
    labelIdentificação

    Com relação a identificação, dos níveis de localização, estão presentes as seguintes funcionalidades:

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Identificar

    Ícone com finalidade de identificar um Nível de Localização.

    Image Added

    Incluir

    Permite a inclusão de uma nova identificação e suas respectivas informações.

    As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas no Campos Gerais.

    Obs.: O primeiro campo, mais precisamente o Nível (TAF_CODNIV) além de ser um campo bloqueado para inserção, é um campo auto incremental, ou seja, ele recebe um valor com relação ao nível cadastrado anteriormente. Exemplo: Se existir uma identificação com o campo Nível (TAF_CODNIV) igual a 002, o próximo Nível a ser cadastrado receberá, automaticamente, o valor 003.

    Image Added

    Alterar

    Permite a alteração de informações de uma determinada identificação uma vez já cadastrada.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.

    Obs.: Não é possível alterar o campo Nível (TAF_CODNIV).

    Image Added

    Excluir

    Permite a exclusão de uma determinada identificação uma vez já cadastrada.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Obs.: Não é permitida a exclusão do 1° Nível de Identificação da Árvore.

    Campos Gerais

    Campo:

    Descrição:

    Nível (TAF_CODNIV)

    Campo auto incremental que recebe determinado valor com relação ao nível cadastrado anteriormente.

    Obs.: Este campo não é editável ao usuário e sempre recebe um valor automaticamente.

    Exemplo: 001

    Nome Nível (TAF_NOMENIV)

    Nome utilizado para apresentação do Nível de Localização.

    Exemplo: Diretoria

    Responsável (TAF_MAT)

    Campo que permite informar o código da matrícula do usuário responsável pelo nível de localização.

    Exemplo: 0001

    Nome (TAF_NOMERES)

    Campo que apresenta o nome do responsável selecionado previamente.

    Exemplo: José Paulo

    Centro de Custo (TAF_CCUSTO)

    Campo que indica qual o código do centro de custo no qual o nível de localização será inserido.

    Exemplo: ADM

    Nome C.C. (TAF_NOMCC)

    Campo que apresenta a descrição do centro de custo selecionado previamente.

    Exemplo: Administração

    C. Trabalho (TAF_CENTRA)

    Campo que permite informar o código do centro de trabalho no qual o nível de localização será inserido.

    Informações
    titleNota

    Centro de Trabalho é uma unidade física onde são processadas operações de fabricação.

    Exemplo: Forno de Fundição

    Nome C. Trab. (TAF_NOMTRA)

    Campo que apresenta a descrição do centro de trabalho selecionada previamente.

    Exemplo: Forno atuante no ambiente de produção, utilizado para fundição de matéria-prima.

    Família (TAF_CODFAM)

    Campo que permite informar código da família no qual o nível de localização será inserido.

    Exemplo: Polímeros

    Descrição (TAF_DESFAM)

    Campo que apresenta a descrição da família selecionada previamente.

    Exemplo: Produtos compostos por múltiplos políemeros

    Cód. Amb. (TAF_CODAMB)

    Campo que permite informar código do Ambiente no qual o nível de localização será inserido.

    Exemplo: 000001

    Nome Amb. (TAF_NOMAMB)

    Campo que apresenta a descrição do ambiente selecionado previamente.

    Exemplo: Central Operacional

    Departamento (TAF_DEPTO)

    Campo que permite informar código do departamento no qual o nível de localização será inserido.

    Exemplo: PCP

    Descrição (TAF_DESCDP)

    Campo que apresenta a descrição do departamento selecionado previamente.

    Exemplo: Planejamento e Controle de Produção

    Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

    Campo oculto e auto incremental.

    Responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

    Exemplo: 2


    Funções Complementares

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade estará disponível após configurar o parâmetro MV_NG2OHSA com o valor 1.

    Desta forma o sistema utilizará a norma OHSAS 18001.

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Questionário de Segurança

    Um questionário deve ser cadastrado previamente, na rotina de Questionário de Segurança (MDTA999), e o campo Localização (TJ2_LOC) deve possuir uma Identificação de Nível de Localização.

    Um questionário de segurança está presente nas opções disponibilizadas ao clicar com o botão direito do mouse em uma Identificação de Nível de Localização.

    Ao clicar em Questionário de Segurança, na janela abaixo do Painel de Indicadores, é apresentada uma listagem com os questionários daquela análise/dano.

    A opção de Visualizar serve como um atalho para acessar a rotina de Resp. Ao Questiona (MDTA996) e suas respectivas funcionalidades.

    Card
    idfuncao
    labelFunção

    Com relação a função, dos níveis de localização, estão presentes as seguintes funcionalidades:

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Identificar

    Ícone com finalidade de identificar uma função.

    Image Added

    Incluir

    Permite a inclusão de uma função, na Árvore, por meio da seleção de seu código.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.

    Image Added

    Alterar

    Permite a alteração do código da função uma vez já informada.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.

    Image Added

    Excluir

    Permite a exclusão do vínculo entre uma função e a Árvore.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Campos Gerais

    Os campos, que dizem respeito ao cadastro da função, são provindos da tabela (SRJ) de Funções (GPEA030).

    Ao vincular uma função a um nível organizacional, o campo Ind. Conteudo (TAF_INDCON) é preenchido com valor '3' de modo a caracterizar que aquele registro é uma função.

    Com isso, o campo Conteúdo (TAF_CONDCON), receberá o código da função para identificação e apresentação, da mesma, na estrutura da Árvore.

    Campo:

    Descrição:

    Cód. Estrutura

    Campo, não editável, que identifica qual será o nível de localização no qual a função será inserida.

    Exemplo: 001

    Código Função

    Campo que permite informar o código de uma função será inserida na Árvore.

    Exemplo: DIRET

    Descrição

    Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente.

    Exemplo: Diretor

    Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

    Campo, oculto e auto incremental, responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

    Exemplo: 3

    Conteúdo (TAF_CODCON)

    Campo que apresenta o código da função presente naquele Nível de Localização.

    Exemplo: DIRET

    Card
    idtarefa
    labelTarefa

    Com relação a tarefa, dos níveis de localização, estão presentes as seguintes funcionalidades:

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Identificar

    Ícone que tem por finalidade identificar uma função.

    Image Added

    Incluir

    Permite a inclusão de uma tarefa, na Árvore, por meio da seleção de seu código.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.

    Image Added

    Alterar

    Permite a alteração do código da tarefa uma vez já informada.

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.

    Image Added

    Excluir

    Permite a exclusão do vínculo entre uma tarefa e a Árvore.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Campos Gerais

    Os campos, que dizem respeito ao cadastro da função, são provindos da tabela (TN5) de Tarefas (MDTA090).

    Ao vincular uma tarefa a um nível organizacional, o campo Ind. Conteudo (TAF_INDCON) é preenchido com valor '4' de modo a caracterizar que aquele registro é uma tarefa.

    Com isso, o campo Conteúdo (TAF_CONDCON), receberá o código da tarefa para identificação e apresentação, da mesma, na estrutura da Árvore.

    Campo:

    Descrição:

    Cód. Estrutura

    Campo, não editável, que identifica qual será o nível de localização em que a tarefa será inserida.

    Exemplo: 001

    Código Tarefa

    Campo que permite informar o código de uma tarefa será inserida na Árvore.

    Exemplo: DOCMEN

    Descrição

    Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente.

    Exemplo: Documentar Necessidade

    Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

    Campo, oculto e auto incremental, responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

    Exemplo: 4

    Conteúdo (TAF_CODCON)

    Campo que apresenta o código da tarefa presente naquele Nível de Localização.

    Exemplo: DOCMEN

    Card
    idrisco
    labelRisco

    Com relação ao risco, dos níveis de localização, estão presentes as seguintes funcionalidades:

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Identificar

    Ícone que tem por finalidade a identificação de um risco.

    Image Added

    Visualizar

    Permite a visualização de todos os dados presentes no cadastro do risco (tela expandida).

    Image Added

    Incluir

    Permite a inclusão de um novo risco com os respectivos dados referente ao nível organizacional selecionado.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade serve como um atalho para incluir um novo risco na rotina de Riscos (MDTA180).

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no documento deRiscos (MDTA180).

    Image Added

    Alterar

    Permite a alteração de informações de um determinado risco uma vez já cadastrado.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade serve como um atalho para alterar determinado risco presente na rotina deRiscos (MDTA180).

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no documento deRiscos (MDTA180).

    Image Added

    Excluir

    Permite a exclusão de um determinado risco uma vez já cadastrado.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Image Added

    Relacionamentos

    Por meio desta funcionalidade, são apresentadas todos os relacionamentos que um risco pode possuir.

    É possível a inserção de novos relacionamentos ou até mesmo a visualização, alteração ou exclusão de relacionamentos já existentes.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade serve como um atalho para visualizar, incluir, alterar ou excluir relacionamentos presentes na rotina de Relacionamentos (MDTA181).

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no documento de Relacionamentos (MDTA181).

    Campos Gerais

    Os campos, que dizem respeito ao cadastro de riscos, são provindos da tabela (TN0) de Riscos (MDTA180).

    Ao vincular um risco a um nível organizacional, o campo Ind. Conteudo (TAF_INDCON) é preenchido com valor '7' de modo a caracterizar que aquele registro é um risco.

    Com isso, o campo Conteúdo (TAF_CONDCON), receberá o código do risco para identificação e apresentação, do mesmo, na estrutura da Árvore.

    Informações
    titleNota

    Os campos apresentados para cadastro, alteração e visualização de riscos estão especificados no documento de Riscos (MDTA180).

    Ao efetuar um cadastro de risco por meio da Árvore, os campos citados abaixo, serão preenchidos automaticamente com os dados referente ao nível organizacional selecionado previamente.

    • Centro de Custo;
    • Função;
    • Tarefa;
    • Ambiente;
    • Departamento.

    Obs.: Caso o nível organizacional selecionado não possua um centro de custo, uma função, uma tarefa ou um departamento definido, o risco assumirá os dados do nível organizacional superior mais próximo. Quando o nível organizacional considerado, for o principal (acima de todos) os dados campos informados anteriormente receberão * (asterisco) como valor.

    É importante ressaltar que a Data Elim. (TN0_DTELIM) não pode estar preenchida.

    Para que um risco esteja vinculado a Árvore, é necessário que a DataElim. (TN0_DTELIM) esteja vazia.

    Campo:

    Descrição:

    Ind. Conteúdo (TAF_INDCON)

    Campo, oculto e auto incremental, responsável por identificar se o registro será caracterizado como uma Nível de Localização ('2'), Função ('3'), Tarefa ('4') ou Risco ('7').

    Exemplo: 7

    Conteúdo (TAF_CODCON)

    Campo que apresenta o código do risco presente naquele Nível de Localização.

    Exemplo: 000000001

    Exemplo na Prática: Em uma estrutura existe 1 (um) nível de localização (L), 1 (uma) função (F), 1 (uma) tarefa (T) e 1 (um) risco (R), respectivamente:

    • A localização L, além dos seus campos obrigatórios, possui também os campos Departamento "PCP" (Planejamento e Controle de Produção), Centro de Custo "Produção" e Ambiente "Setor de PM";
    • A função F (posicionada dentro da localização L), possui o nome de "Analista de Qualidade";
    • A tarefa T (posicionado dentro da função F) possui o nome de "Análise de eficiência de Polímeros";

    O risco R possui o nome de "Composto Orgânico" e, quando posicionado dentro da tarefa T (e consequentemente, dentro da função F e da localização L) receberá automaticamente, em seus dados cadastrais, o Centro de Custo (TN0_DESCCC) "Produção", o Departamento (TN0_DESCDP) "PCP", o Ambiente (TN0_NOMAMB) "Setor de PM", o Função (TN0_DESFUN) "Analista de Qualidade" e a Tarefa (TN0_NOMTAR) "Análise de eficiência de Polímeros".

    Image Added

    Card
    idperigo
    labelPerigo
    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade estará disponível após configurar o parâmetro MV_NG2OHSA com o valor 1.

    Desta forma o sistema utilizará a norma OHSAS 18001.

    O perigo é cadastrado a partir de um agente provindo da rotina de Agentes (MDTA182) e tem por objetivo identificar um perigo presente em determinada localização.

    Com relação ao perigo, dos níveis de localização, estão presentes as seguintes funcionalidades:

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Identificar

    Ícone que tem por finalidade a identificação de um perigo.

    Image Added

    Incluir

    Permite a inclusão de um novo perigo com os respectivos dados referente ao nível organizacional selecionado.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade serve como um atalho para incluir um novo risco na rotina de Perigos (MDTA853).

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no documento de Perigos (MDTA853).

    Image Added

    Alterar

    Permite a alteração de informações de um determinado perigo uma vez já cadastrado.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade serve como um atalho para alterar determinado perigo presente na rotina de Perigos (MDTA853).

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no documento de Perigos (MDTA853).

    Image Added

    Excluir

    Permite a exclusão de um determinado perigo uma vez já cadastrado.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Campos Gerais

    Os campos, que dizem respeito ao cadastro de perigos, são provindos da tabela (TG1) de Perigos (MDTA853).

    Informações
    titleNota

    Ao vincular um perigo a um nível organizacional, o campo Perigo x Localização presente no cadastro do perigo passa a receber, automaticamente, o valor de Identificação do Nível de Localização.

    Card
    idanalise_dano
    labelAnálise / Dano

    Um dano é inserido na Árvore a partir de uma análise preliminar efetuada em uma identificação de nível de localização.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade estará disponível após configurar o parâmetro MV_NG2OHSA com o valor 1.

    Desta forma o sistema utilizará a norma OHSAS 18001.

    Obs.: Uma análise/dano só estará disponível para inserção, ou para as demais funcionalidades apresentadas abaixo, após selecionar um Perigos (MDTA853) presente na Árvore.

    Com relação à análise/dano, dos níveis de localização, estão presentes as seguintes funcionalidades:

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Identificar

    Ícone que tem por finalidade a identificação de uma análise.

    Image Added

    IdentificarÍcone que tem por finalidade a identificação de um dano.

    Image Added

    Incluir

    Permite a inclusão de uma nova análise/dano com os respectivos dados referente ao nível organizacional selecionado.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade serve como um atalho para incluir uma nova análise/dano na rotina de Analise Preliminar (MDTA855).

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no documento de Analise Preliminar (MDTA855).

    Image Added

    Alterar

    Permite a alteração de informações de uma determinada análise/dano uma vez já cadastrada.

    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade serve como um atalho para alterar determinada análise/dano presente na rotina de Analise Preliminar (MDTA855).

    As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas no documento de Analise Preliminar (MDTA855).

    Image Added

    Excluir

    Permite a exclusão de uma determinada análise/dano uma vez já cadastrado.

    Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

    Campos Gerais

    Os campos, que dizem respeito ao cadastro de análise/dano, são provindos da tabela (TG6) de Analise Preliminar (MDTA855).

    Informações
    titleNota

    Ao vincular uma análise/dano a um nível organizacional, o campo Estrutura Organizacional (TG6_CODNIV) presente no cadastro de análise/dano, passa a receber, automaticamente, o valor de Identificação do Nível de Localização.

    Funções Complementares

    As funcionalidades presentes abaixo são disponibilizadas como uma listagem que será apresentada ao clicar com o botão direito do mouse em um registro do tipo análise/dano.

    Obs.: As funcionalidades abaixo permitem, ao usuário, visualizar dos dados daquele acidente selecionado previamente. Lembrando que esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

    Ícone

    Função

    Descrição

    Image Added

    Plano de Ação

    O Plano de Ação tem por objetivo separar as etapas de elaboração da execução, obtendo um estudo mais detalhado de todas as atividades necessárias para atingir um determinado objetivo.

    Um plano de ação deve ser informado previamente, no cadastro de análise/dano conforme as orientações descritas no documento de Analise Preliminar (MDTA855).

    Ao clicar em Plano de Ação, na janela abaixo do Painel de Indicadores, é apresentada uma listagem com os planos de ação daquela análise/dano.

    Image Added

    Plano Emergencial

    O Plano Emergencial tem por finalidade atender a qualquer situação anormal que envolva vítimas, danos materiais ou afete ao meio ambiente, onde as ações tomadas devem interromper ou minimizar os danos pela ação daqueles que estão juntos ou próximos da emergência.

    Um plano emergencial deve ser informado previamente, no cadastro de análise/dano conforme as orientações descritas no documento de Analise Preliminar (MDTA855).

    Ao clicar em Plano Emergencial, na janela abaixo do Painel de Indicadores, é apresentada uma listagem com os planos emergenciais daquela análise/dano.

    Image Added

    Objetivos e Metas

    Objetivo: registro que apresenta algo a ser alcançado, um determinado resultado esperado a partir de uma ação.

    Metas: etapas a serem concluídas para atingir determinado objetivo.

    Um objetivo/meta deve ser informado previamente, no cadastro de análise/dano conforme as orientações descritas no documento de Analise Preliminar (MDTA855).

    Ao clicar em Objetivos e Metas, na janela abaixo do Painel de Indicadores, é apresentada uma listagem com os objetivos/metas daquela análise/dano.

    Image Added

    Monitoramento

    Monitoramento: registro que permite ao usuário observar e ficar atento aos possíveis sinais de que algo não está normal. Sendo assim, é possível identificar que um equipamento/software está dentro de seus padrões.

    Um monitoramento deve ser informado previamente, no cadastro de análise/dano conforme as orientações descritas no documento de Analise Preliminar (MDTA855).

    Ao clicar em Monitoramento, na janela abaixo do Painel de Indicadores, é apresentada uma listagem com os monitoramentos daquela análise/dano.

    Image Added

    Acidente

    Acidente: registro que identifica um acontecimento inesperado.

    Um acidente deve ser informado previamente, no cadastro de análise/dano conforme as orientações descritas no documento de Acidentes (MDTA640).

    Ao clicar em Acidente, na janela abaixo do Painel de Indicadores, é apresentada uma listagem com os acidentes daquela análise/dano.

    Image Added

    Visualizar Risco

    Esta funcionalidade permite a visualização do risco acima do análise/dano que diz respeito ao perigo previamente cadastrado.


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    Gerar Treinamentos
    Informações
    titleNota

    Esta funcionalidade estará disponível após configurar o parâmetro MV_NGMDTTR com o valor 1.

    Como pré-requisito para esta funcionalidade é necessário que os requisitos do perigo/dano estejam relacionados com treinamentos.

    Para vincular um treinamento com um requisito é necessário cadastrar entrar na rotina de Requisitos (SGAA010) pelo módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT)

    Ao integrar o módulo de Medicina e Segurança do Trabalho (SIGAMDT) com o módulo de Treinamentos (SIGATRM) é possível gerar treinamentos a partir de um registro de análise/dano.

    Card
    idsga
    labelGestão Ambiental

    Em breve...

    Card
    idmnt
    labelManutenção de Ativos

    Em breve...

    Conteúdos Relacionados

    Deck of Cards
    idconteudos_relacionados
    Card
    defaulttrue
    idrelacionados_mdt
    labelMedicina e Segurança do Trabalho
    • Responsável;

    • Centro de Custo;

    • Centro de Trabalho;

    • Família;

    • Ambiente;

    • Departamento;

    • Função;

    • Tarefa;

    • Riscos;

    • Perigos;

    • Análise / Dano;

    • Questionário de Segurança.
    Card
    idrelacionados_sga
    labelGestão Ambiental

    Em breve...

    Card
    idrelacionados_mnt
    labelManutenção de Ativos

    Em breve...

    Palavras-chave

    • OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series - Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional) 

    Referências

    Registros provindos da tabela genérica (QUS) Usuário que possui relação com a de Sesmt/usuar.aten.

    Informações
    titleNota

    Para que este campo fique disponível para seleção, é necessário informar um usuário no parâmetro MV_NG2USR. O usuário informado passará a ter permissão para inclusão e, também, alteração do compo Login (TMK_USUARI).
    Com o parâmetro preenchido, o nível do campo muda para 1 e todos os usuários visualizam o campo, no entanto, só está habilitado para alteração, aos usuários chaves indicados no parâmetro.

    Obs.: Para viabilizar essa configuração corretamente é necessário que o update UPDMDTA7 já tenha sido executado no ambiente.

    ...

    Descrição:

    ...

    Login (TMK_USUARI)

    ...

    Campo que indica o vínculo entre o login de usuário do sistema e o usuário/atendente do Sesmt. O cadastro destes logins de usuário é possível, somente, pelo Configurador (SIGACFG).

    Exemplo: marcos.pedroso

    Conteúdos Relacionados

    • Função;
    • Unidade Federativa;
    • Centro de Custos;
    • Calendário;
    • Login de Usuário.

    Palavras-chave

    • NR-4 (Norma Regulamentadora para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);
    • SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);
    • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
    • IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
    • NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
    • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário); 
    • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
    • CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

    Referências

    http://areasst.com/sesmt/

    https://cnae.ibge.gov.br/

    ...