Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O atual contexto brasileiro de constantes mudanças na legislação e crescente exigência de obrigações contábeis, fiscais, previdenciárias, entre outras, demanda todos os dias a atualização de nosso software, assim como a obrigatoriedade de sua empresa sempre estar com as últimas versões em seu ambiente.

As entregas legais eSocial e REINF foram implementadas na versão 11.8 para clientes que contrataram a garantia estendida paga disponibilizada pela TOTVS e também no release 12.1.17 da V12 da linha PROTHEUS. A suíte de entrega da EFD Reinf exige que os produtos TAF e TSS estejam na versão 12.1.17 e sejam plugados ao Protheus 11. Esta interface de comunicação é nativa e não necessita de esforço complementar de desenvolvimento. Pode ser feita através da integração banco a banco ou importação de arquivo físico TXT.

Clique aqui e avalie como implantar o TAF com as mais diversas possibilidades de interface entre sistemas.

Clique aqui e entenda o formato de integração dos produtos TOTVS com o TAF para: importação TXT e banco a banco.


Procedimentos de Instalação e Configuração

Instalação do TAF: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=274305742

Configurações do Extrator fiscal (pode ser feito a exportação em TXT ou banco a banco): http://tdn.totvs.com/display/PROT/FIS0001_Extrator_Fiscal_x_TAF

Configuração do TAF (informa se a integração será feita em TXT ou banco a banco, ou ambas): Wizard de Configuração do TAF - TAFLoad - TAF - P12


Informações sobre unificação de bases de dados

Exemplo: Entrega do eSocial com TAF V11 + Entrega da EFD Reinf com TAF V12 → Unificar em ambiente V12


Escopo de dados

eSocial: Possui dados exclusivos vinculados à entrega desta obrigação e não compartilha registros com outras obrigações do TAF, como EFD Reinf, EFD ICMS/IPI, EFD Contribuições, ECF...

Principais rotinas envolvidas:

      • Tabelas: Rubricas, Lotações, Horários/Turnos...
      • Cadastros: Funcionário
      • Movimentos: Folha de pagamento, Afastamento, Desligamento...


EFD Reinf: Possui dados exclusivos de obrigações fiscais que não possuem vínculo com eSocial. É aconselhável que, para a entrega desta obrigação, seja utilizado o mesmo ambiente que gera as demais obrigações: EFD ICMS/IPI, EFD Contribuições, ECF, entre outras. Na impossibilidade de utilização do mesmo ambiente, é aconselhável que seja feita uma carga dos dados já utilizados para essas obrigações no ambiente da EFD Reinf, visando a integridade entre registros/ID.

Principais rotinas envolvidas:

      • Cadastros: Participantes, Itens/Serviços, Obras
      • Movimentos: Documento Fiscal, Fatura/Recibo


Obrigações acessórias vinculadas às obrigações

GRFGTS: Serviço criado em parceria da Receita Federal com a Caixa Econômica, visando a geração da guia do FGTS. Possui vínculo exclusivo com dados do eSocial e não compartilha informações com a EFD Reinf. Pode ser gerado pelo sistema que controla apenas informações do eSocial.

Evento R-2070 da EFD Reinf: Está em fase de estudo pelo Governo e não deve entrar em produção antes de Janeiro/2019.

Geração da guia INSS: É gerada à partir da consolidação dos dados do eSocial com a EFD Reinf, mas não será disponibilizado serviço para que o sistema do contribuinte faça esse controle. A guia deverá ser gerada através do Portal da Receita Federal (DCTF Web).


Compatibilidade entre bases de dados

Em um projeto de unificação de bases, é importante avaliar, através da rotina APCFG110, o numerador automático das tabelas do sistema, evitando duplicidade de registros.

Mais informações: Numeração automática pelo License Server

No final de 2014, a TOTVS disponibilizou através do TAF (TOTVS Automação Fiscal), a geração e/ou manutenções das informações do eSocial baseado no layout v1.0 (atual na época); porém diante das oscilações do projeto por parte do Governo, ela vem adequando algumas funcionalidades e criando outras para acompanhar a evolução dos layouts publicados, e o último disponibilizado pelo Governo(2.2) mas ainda não disponibilizado à nossos clientes, mudou radicalmente todas as versões anteriores de forma a inviabilizar o uso das funcionalidades atualmente disponíveis(v1.0); e devido à essa mudança, essas funcionalidade serão desabilitadas temporariamente do menu na próxima atualização do TAF prevista para Maio/16 no portal do cliente, com o objetivo de não gerar transtornos em suas utilizações por corresponderem a um layout já desatualizado. Caso estejam disponíveis no menu e a atualização do mesmo não for uma opção, recomendamos que as mesmas sejam desabilitadas manualmente através do módulo Configurador (SIGACFG).

Quanto a versão 2.1 do layout, a TOTVS já possui os produtos adaptados, porém ainda em fase de homologação vinculado ao cronograma do Governo, que conforme comunicado no link https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/noticias?id=272, será ajustado novamente.

...