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Gerando a IN 86 (MATA950 - SIGAFIS)
Gerando a IN 86 (MATA950 - SIGAFIS)

Para gerar a Instrução Normativa 86, acesse o Módulo Fiscal:

...

3.Clique em Parâmetros.

Serão apresentados os parâmetros da rotina.

4.Observe os seguintes parâmetros:

Data Inicial? / Data Final?

Intervalo de meses que serão consideradas as operações na geração do arquivo magnético.

Instr. Normativa?

Nome do arquivo “INI” a ser utilizado na geração da arquivo magnético, sem a extensão “.INI”. Para este meio magnético, informe NORMA086 ou NOR08655.

Image RemovedImportante:

Foram criados INI distintos para atender aos diferentes layouts, conforme abaixo.

Norma086 atende ao layout ADE COFIS 12/2001 (IN 86/2001);

Nor08655 atende ao layout ADE COFIS 55/2009 (IN 86/2001).

Arq. Destino?

Nome do Arquivo de Destino, ou seja, nome que o arquivo magnético receberá após sua geração (*)

Exemplo: ANORMA86.TXT

Diretório?

Informe o nome do diretório em que será gravado o arquivo texto gerado a partir da apuração. Exemplo: C:\

Seleciona Filiais?

Informe se deseja selecionar as filiais que serão processadas. Ao informar Não, apenas a filial corrente será considerada; ao informar Sim, o Sistema apresenta uma tela para seleção das filiais a serem consideradas.

6.  Confira os parâmetros e confirme.

Image RemovedImportante:

(*) A Instrução Normativa SRF nº 86 possui diversos modelos dos arquivos padronizados. Esses arquivos podem ser gerados separadamente em arquivos distintos. Sendo assim, como todo processamento é executado por meio da utilização do arquivo “INI”, existe uma instrução dentro deste arquivo que definirá o(s) nome(s) do(s) arquivo(s) a ser(em) gerado(s).

Exemplo :

[SI2 Lançamentos Contábeis        ]

(ARQ) LANCSI2.TXT

Data_Lança C 008 0 DataInt(SI2->I2_DATA)

Conta_Anal C 028 0 Conta()

Ccusto C 028 0 ContraPar(.T.)

Onde (ARQ) é a instrução que especifica o nome do arquivo magnético (LANCSI2.TXT) a ser gerado.

Caso seja necessário gerar um único arquivo magnético, deve ser modificado o arquivo “INI” com o auxílio de um editor de textos e apagar a linha onde se encontra a instrução (ARQ) conforme modelo abaixo :

[SI2 Lançamentos Contábeis        ]

Data_Lança C 008 0 DataInt(SI2->I2_DATA)

Conta_Anal C 028 0 Conta()

Ccusto C 028 0 ContraPar(.T.)

Caso não haja nenhuma instrução (ARQ) no arquivo “INI”, o programa assumirá como nome do arquivo magnético o conteúdo atribuído ao parâmetro Arq. Destino.

 

7.Depois de preenchidos os parâmetros da rotina, serão apresentados o parâmetro específico da Instrução Normativa 86.

Data para Inventário

Informe a data que será utilizada para a geração do Registro de Inventário.

% Cred. Pis/Cofins Receita de Exportação

Informe o percentual de Crédito de PIS e Cofins a ser distribuído no item Valor Crédito, vinculado à receita de exportação.

% Cred. Pis/Cofins Rec. Trib. Merc Interno

Informe o percentual de Crédito de PIS e Cofins a ser distribuído no item Valor Crédito, vinculado à receita tributada no mercado interno.

% Cred. Pis/Cofins Rec.Não-Trib Merc Interno

Informe o percentual de Crédito de PIS e Cofins para ser distribuído no item Valor Crédito, vinculado à receita não tributada no mercado interno.

Image RemovedImportante:

Caso os valores dos percentuais não sejam preenchidos, o Sistema adotará o valor do PIS e do Cofins normalmente, sem fazer a distribuição para os itens.

Caso as informações dos percentuais sejam preenchidas para cada campo, saiba que a distribuição dos valores deverá atingir 100%.

 

8.  Confira os dados e clique em Finalizar.

9.  Depois de finalizado, será apresentada uma tela para geração do arquivo DUMP/Acompanhamento.

Clique em Sim para a geração do arquivo.

10.Após confirmação será apresentada a tela de configuração para geração do arquivo DUMP. Todas as informações digitadas serão impressas no DUMP.

Nome do Responsável

Informe o nome do responsável pelas informações geradas referente a IN 86.

CPF do Responsável?

Informe o CPF do responsável pelas informações geradas referente a IN 86.

Telef. do Responsável?

Informe o telefone do responsável pelas informações geradas referente a IN 86.

Fax do Responsável?

Informe o fax do responsável pelas informações geradas referente a IN 86.

Email do Responsável?

Informe o e-mail do responsável pelas informações geradas referente a IN 86.

Nome Resp.Técnico?

Informe o nome do responsável técnico pelas informações geradas referente a IN 86.

CPF do Técnico?

Informe o CPF do responsável técnico pelas informações geradas referente a IN 86.

Telef. do Técnico?

Informe o telefone do responsável técnico pelas informações geradas referente a IN 86.

Fax do Técnico?

Informe o fax do responsável técnico pelas informações geradas referente a IN 86.

Email do Técnico?

Informe o e-mail do responsável técnico pelas informações geradas referente a IN 86.

Localidade/Cidade?

Informe localidade/cidade de entrega referente a IN 86.

Data de Entrega?

Informe a Data de Entrega da IN 86.

Image RemovedImportante:

Será gerado no mesmo diretório informado no parâmetro de preenchimento da rotina “Diretório?” o arquivo texto LEIAME.txt. Esse arquivo contém as informações da descrição detalhada dos arquivos e o relatório de acompanhamento das informações processadas. Para que esse arquivo seja gravado corretamente, o arquivo NORMA086.TXT deverá ser gravado para o diretório correspondente \SYSTEM\.

A Instrução Normativa 86 contempla notas fiscais de serviço sobre cupons fiscais (emitidos pelo ambiente Controle de Lojas - SIGALOJA), caso exista este tipo de movimentação.

Na geração da data de atualização exigida em alguns registros do meio-magnético, considera-se por padrão a data base do Sistema. Esse tratamento pode ser substituído pelo conteúdo dos campos _USERLGI e _USERLGA caso eles existam nas tabelas envolvidas. Esses campos são utilizados para armazenar logs de inclusão/alteração no registro envolvido no processo.

Tabelas envolvidas no processo: SA1 (Cadastro de clientes), SA2 (Cadastro de fornecedores), SI1 (Plano de contas), SI3 (Centro de custo), SB1 (Cadastro de produtos) e SRV (Verbas).

Para habilitar o log em uma tabela:

1.No módulo Configurador, opção Dicionário/ Base de Dados/ Dicionário de Dados, selecione a tabela na qual se configurarão os campos de LOG. Com a tabela posicionada, clique em Editar e, em seguida, com os campos exibidos na tela, selecione a opção Campos reservados.
2.Para habilitar o Log de alteração, é necessário repetir o processo e selecionar a opção Log de alteração. Exemplificamos o processo pelo Log de Inclusão.

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