Histórico da Página
Conforme a configuração das perguntas podemos possível definir a quantidade de adiantamentos para o cálculo.
O adiantamento salarial corresponde à antecipação de uma parte da remuneração ao trabalhador. O valor corresponde a um percentual aplicado ao salário acordado previamente entre o empregador e o trabalhador.
O cálculo do adiantamento é feito para os funcionários que tenham definido em seu cadastro, o percentual de adiantamento salarial, no campo % Adiantam. (RA_PERCADT).
Além disso no cálculo verifica-se a quantidade de dias trabalhados no mês, considerando cada funcionário e verifica também se a data de admissão ocorreu no mês, se iniciou ou terminou férias no mês e se iniciou ou terminou afastamento.
Ao calcular a Folha de Pagamento, o valor que foi pago no adiantamento é descontado do valor final que o funcionário recebe. Inclusive o arredondamento no adiantamento é descontado do valor pago.
...
Veja também
O Gestão de Pessoal processa o cálculo da folha de pagamento de todas as categorias profissionais. Esta rotina permite efetuar o cálculo de folha de pagamento, etc de acordo com o roteiro selecionado.
Para calcular a folha de pagamento é necessário efetuar diversos processos de verificação e cálculos, incluindo:
- Parâmetros
- Parâmetros específicos da Gestão de Pessoal
O sistema Microsiga Protheus® utiliza os seguintes processos na geração da folha:
- Cálculos Executados
- Formas de Cálculo
- Rotinas prévias
Procedimentos
Para realizar o cálculo da folha de pagamento:
1. Antes de acessar a rotina, verifique as informações de:
- Parâmetros
- Parâmetros Específicos
- Rotinas prévias
2. Ao clicar em Cálculo de folha, o sistema apresenta uma janela descritiva da rotina.
3. Clique em Parâmetros para configurar o cálculo da folha, e informe-os conforme orientação do help de campo, com atenção especial aos seguintes:
- Tarefa período de?/Tarefa período até?
Informe nestes parâmetros o intervalo de datas que definem no cálculo o período a ser considerado para considerar as tarefas executadas pelo funcionário tarefeiro ou professor.
- Complemento 13º salário?
Selecione a opção Sim para que o complemento de 13º salário seja considerado no cálculo, ou Não, caso contrário.
- Categorias Calc.?
4. Informados os parâmetros, confira-os e confirme.
O sistema retorna à janela descritiva.
5. Confirme.
O sistema apresenta mensagem de confirmação para execução do cálculo. Clique em: Sim ou Não.
6. Se confirmada, o sistema inicia o processo de cálculo da folha de pagamento.
...
Importante:
- Em razão do volume de dados e da quantidade de cálculos realizados, este processo pode ser demorado.
- Para ganho de performance no cálculo da 1ª parcela do 13º salário, utilizando Tecnologia de Multi-processamento (GRID), estão disponíveis para configuração os parâmetros MV_GRID e MV_REGGRID.
Com isso, ao término do processo de cálculo é emitido um log com o tempo de processamento da rotina e as inconsistências encontradas durante sua execução. As mensagens emitidas no processo podem ser alterados pelo Cadastro de Fórmulas.
O GRID é automaticamente ativado no cálculo da 1ª parcela do 13º salário, caso já esteja configurado no Cálculo da Folha ou da Provisão.
7. Calculada a folha, iniciam-se os processos de geração e emissão de documentos legais, incluindo-se o demonstrativo de pagamento (holerite), disponível também no RH On-line, onde o próprio funcionário pode visualiza-lo e/ou emiti-lo, desde que o parâmetro MV_TCF013A seja configurado para tal.
Integrações com RM:
Esta rotina dispõe da funcionalidade de integração com RM Classis Net.
Para detalhes técnicos sobre os Procedimentos de Implementação e Utilização, Sincronização de Tabelas entre as Bases e Parametrização para Geração, consulte o Manual de Integração Protheus x Classis, disponível no Portal TDN.
Veja também as informações sobre Gestão Educacional.
...