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Pagamento Eletrônico
A remessa de Pagamento eletrônico automatiza o pagamento dos títulos através de integração com a rede Bancária por meio de arquivos de remessa e de retorno.
Este processo envolve pagamentos de compromissos que podem ser efetuados através de PIX (transferência, QR-Code e FGTS), DOC, TED, crédito em conta, cheque administrativo, DOC, TED, ordem de pagamento (OP), pagamento com autenticação ou títulos em cobrança, entre outros.
Entidades Participantes
- Pagador: Pessoa Física ou Jurídica que entrega os Pagamentos ao Banco para serem efetuados.
- Banco do Pagador: Banco que detém os Pagamentos a serem efetuados.
- Favorecido: Pessoa Física ou Jurídica a que se destina o pagamento.
- Banco do Favorecido: Banco que detém a conta corrente do Favorecido, a qual é creditada na efetivação do pagamento.
Fluxo de Informações
O Pagador agenda, junto ao Banco Pagador, os Pagamentos a serem efetuados pelo Banco. Caso seja agendado um pagamento bloqueado é necessário enviar uma informação para liberar a execução do pagamento posteriormente e, nos casos em contrário, se foi agendado um pagamento liberado é possível fazer o bloqueio do mesmo. Também é possível o Pagador efetuar alterações em alguns dados dos pagamentos, antes que o mesmo seja efetuado.
O Banco Pagador, na data prevista, efetua o débito na conta corrente do Pagador e executa a instrução para crédito do pagamento ao Favorecido. Este crédito poderá ser efetuado de acordo com as opções disponíveis no cadastro do Cliente/Fornecedor, Anexos / Dados Bancários / Forma de Pagamento.
Etapas do processo: 1º.
Convênio firmado entre Empresa e Banco para definir as regras do processo. Unificamos no cadastro do Convênio toda a regra da integração Bancária. Em se tratando de Pagamento Eletrônico, quando o Convênio for cadastrado exclusivamente para Pagamento não é necessário informar os dados da pasta "Dados Adicionais".
2º. Atualização dos Cadastros (Bancos, Agência, Conta Corrente, Convênio e Conta Caixa). 3º.
Geração do Borderô de Pagamento. 4º.
Autorização ao Borderô e remessa pelo mesmo. - Selecione o Borderô e em seguida o usuário com permissão, deverá "autorizá-lo" através do menu: Processos / Autorização de Borderô de pagamento. - Para gerar a remessa, selecione o Borderô , Processos / Remessa Pagamento. Você poderá cadastrar uma remessa durante o processo ou então pelo menu: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Cadastro Bancário / Cadastro Pagamento.
5º. Processamento pelo Banco e envio de arquivo de retorno confirmando o processamento. Este primeiro arquivo, se importado na base de dados não produzirá Baixas automáticas, apenas resultará na atualização do STATUS.CNAB dos Lançamentos. Havendo alguma rejeição, o Banco informará o motivo e a empresa então poderá gerar novas remessas para estes títulos.
6º. Na data de pagamento o Banco processa conforme instruções do arquivo de remessa. 7º.
O Banco envia à empresa um arquivo de retorno contendo informações de data de quitação, bem como o valor pago e outras informações afins. A importação deste arquivo, cuja ocorrência caracteriza um "retorno", produzirá a baixa automática dos lançamentos.
Gera sequencial do lançamento na Remessa
Ao gerar a remessa de pagamento padrão SIACC, para cada lançamento financeiro enviado, será gravado no campo FLAN.SEQSIACC um valor de identificação único daquela operação e o mesmo enviado nos dados do registro no arquivo de remessa. Caso o número sequencial chegue a 999.999 o sequencial volta para 1.
A faixa de numeração usada nesse padrão é gerada pelo banco a partir da solicitação da empresa.
| Informações Complementares |
Cadastro de Remessa de Pagamento Convênio
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Remessa de Pagamento em Lote