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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Demandas do MRP - PCPA136
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
    2. Principais Campos e Parâmetros 

    3. Importação de demandas

    4. Importação de demandas via arquivo
    5. Atualizar Demandas
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A rotina Demandas do MRP permite

simular a Criação de Estruturas de Produtos¹ que a empresa quer fabricar.

O objetivo é controlar a Criação da Estrutura do Produto antes de oficializa-la, podendo transformá-la depois em uma estrutura definitiva, se necessário.

O Sistema controla quais usuários podem transformar uma Pré-Estrutura em uma Estrutura Definitiva por meio da Senha de Usuário.

Incluir, Alterar, Visualizar, Excluir, Importar e Atualizar demandas que serão processadas pelo MRP.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Através dessa rotina poderão ser incluídas somente demandas de tipo Manual, os demais tipos serão incluídos através do processo de Importação de Demandas, mas poderão ser consultados nessa rotina. As demandas são agrupadas por Filial e Código da demanda.


Informações
titleIMPORTANTE - Importação das Demandas

Quando é realizada a importação da demanda (por exemplo de pedidos), a demanda fica com estas informações importadas estáticas. Ou seja, se um pedido no módulo de vendas foi incluído, alterado ou até mesmo faturado, estes pedidos não são atualizados automaticamente. Assim, é importante que a importação seja feita novamente, para todas as demandas, antes de rodar o MRP PCPA712.


03. Demandas do MRP - PCPA136

Além disso, a pré-estrutura pode ser utilizada para simulação da Formação de preços do produto, pela rotina Formação de Preços do ambiente Estoque e Custos.

Nota
titleDica

¹Veja mais informações sobre o cadastro de Estruturas de Produtos clicando aqui.

Informações
titleImportante

A rotina PCPA135 substitui o MATA202.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Cadastrar pré-estruturas para todos os níveis de produção, do produto acabado, semi-acabados, mão de obra e matérias primas utilizadas.

  1. Primeiro passo é cadastrar os produtos no MATA010
  2. Se utilizar opcionais, cadastrar os grupos de opcionais e os itens opcionais no MATA256
  3. Realizar o cadastro da pré-estrutura no PCPA135.

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03. Pré-Estrutura - PCPA135

a) Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Incluir

Quando acionado, permite efetuar a inclusão

dos componentes na pré-estrutura

de uma demanda com diversos produtos.

Procedimentos:

Para incluir uma pré-estrutura de produto:

  • Selecione a opção Incluir.
  • Será apresentada a tela de montagem da pré-estrutura.
  • Preencha os campos conforme orientação do help de campo.
    Consulte a tabela Principais Campos e Parâmetros.
  • Informe o código do produto, o sistema gera o primeiro produto da pré-estrutura graficamente, com o desenho de uma pasta amarela na treeview de estrutura .

    Exemplo:
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    Os produtos são representados na pré-estrutura por intermédio de pastas identificadas pelo seu código e descrição. Após a rotina gerar o primeiro produto na treeview irá habilitar o cadastramento dos componentes na grid de componentes.

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    Preencha os campos conforme orientação do help de campo. A cada componente digitado com a quantidade a rotina atualiza automaticamente a treeview.
    Exemplo: 

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  • O sistema permite a inclusão de componentes para todos os níveis da pré-estrutura. Pode-se incluir um componente para o produto principal, para um dos produtos imediatamente intermediários, ou para os demais produtos selecionando a pasta desejada.

  • Após selecionar a pasta à qual o componente a ser cadastrado pertencerá, repita a operação de inclusão de componentes no grid de componentes.

    Desta forma a pré-estrutura do produto principal irá sendo montada de acordo com os componentes cadastrados para os diversos níveis da pré-estrutura.

  • Repita a operação quantas vezes for necessária para que a pré-estrutura seja completamente montada, ou seja, até que todos os componentes do produto principal e dos produtos intermediários sejam cadastrados assim como todas as matérias primas.

  • Confira a pré-estrutura apresentada e confirme a inclusão clicando em Confirmar.

  • Alterar

    Quando acionado, editar/alterar os dados dos componentes cadastrados na pré-estrutura.

    Procedimentos:

    Para alterar uma pré-estrutura de produto:

    1. Selecionar o produto que será alterado e clicar em Alterar;
    2. Será aberta a tela com a treeview e grid com os componentes, onde as alterações serão realizadas;
    3. Da mesma forma que a inclusão, as alterações realizadas na pré-estrutura, como inclusão ou exclusão de novos componentes na grid serão automaticamente refletidas na treeview.

    Pré-Estrutura Similar

    Quando acionado, permite incluir uma nova Pré-Estrutura com base em outra Estrutura ou Pré-Estrutura existente.

    Procedimentos:

  • Clicar em Outras Ações + Pré-Estrutura Similar;
  • O sistema irá apresentar a tela de parâmetros:
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  • Preencha os parâmetros conforme a necessidade:
  • Origem da Cópia? Pré-Estrutura ou Estrutura;
  • (Pré) Estrutura Origem? Código do produto pai da Estrutura ou Pré-Estrutura origem;
  • Revisão da Estrutura Origem? Campo disponível apenas para cópia de Estruturas, código da revisão da estrutura origem;
  • Produto Destino? Código do destino da cópia;
  • Copia Todos os Níveis? Campo disponível apenas para cópia de Estruturas.
    1. Sim: indica que devem ser copiados todos os níveis da Estrutura para a Pré-Estrutura, ou seja, todos os componentes de produtos intermediários existentes na Estrutura serão copiados para o cadastro de Pré-Estruturas;
    2. Não: indica que somente será copiado o primeiro nível da estrutura para o cadastro de Pré-Estrutura, ou seja, os componentes dos produtos intermediários não serão copiados para o cadastro da Pré-Estrutura;
  • Estruturas Intermediárias, Campo disponível apenas para cópia de Estruturas.
    1. Exclui Componentes Existentes: Caso existam componentes existentes nas pré-estruturas dos produtos intermediários, durante a cópia, estes serão excluídos e serão utilizados apenas os componentes da Estrutura. Os componentes excluídos serão listados durante a cópia em cinza na grid de componentes do nível correspondente;
    2. Mantém Componentes Existentes: Caso existam componentes existentes nas pré-estruturas dos produtos intermediários, durante a cópia, estes serão mantidos. Nesta situação, caso exista chave de componente duplicada, o campo Sequência (GG_TRT) será modificado para que haja distinção entre os componentes;
  • Confirmar;
    O sistema abrirá a tela com os dados da Pré-Estrutura Similar, permitindo realizar modificações, caso necessário;
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  • Confirme para salvar a nova pré-estrutura;
  • Excluir

    Quando acionado, exclui qualquer um dos componentes da pré-estrutura.

    Existem duas maneiras de excluir:

    1. Exclusão da Pré-estrutura na tela principal, opção que irá efetuar a exclusão de todo o primeiro nível da pré-estrutura, ou seja, os componentes dos produtos intermediários não serão excluídos;
    2. Exclusão dos componentes. Deve-se utilizar a opção "Alterar", selecionar na grid o componente que será excluído e utilizar a tecla "Delete/Del" e confirmar a alteração;
    Visualizar

    Quando acionado, exibir os dados do componente cadastrado.

    Procedimentos:

    Para visualizar uma pré-estrutura de produto:

    1. Selecionar o produto.
    2. Será aberta a tela com a treeview e grid com os componentes.

    Expandir

    Recolher

    Permite manipular os registros da treeview, possibilitando exibir ou esconder todos os componentes. Essa funcionalidade está é valida para o produto que estiver selecionado na treeview.

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    Comparar

    Permite comparar pré-estruturas e verificar as diferenças entre elas.

    Procedimentos:

    Na tela de Manutenção de Pré-Estruturas, no botão Outras Ações, opção Comparar.
    O Sistema apresenta uma tela para parametrização dos dados das pré-estruturas a serem comparadas.
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  • Informe os dados das pré-estruturas: produto, opcionais e data de referência.
  • Confira os dados e confirme a parametrização.

    O Sistema apresenta a tela de comparação, indicando os componentes das pré-estruturas e suas diferenças.

  • Possível apresentar as diferenças de quantidade e também pode exibir uma coluna com a previsão de consumo dos componentes;
  • Demonstração de comparação entre pré-estrutura de produtos com divergência de componentes:

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    Demonstração de comparação entre pré-estrutura de produtos com divergência de quantidade (ao utilizar parâmetro "Compara Quantidade" habilitado):

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    Nota
    titleDicas
    • Esta rotina facilita a análise das diferenças entre as pré-estruturas cadastradas;
    • Além de comparar a pré-estrutura de produtos iguais em situações distintas (comparar as pré-estruturas de um mesmo produto, porém, cada uma delas utilizando opcionais diferentes e data de referencia para validação de componentes diferentes), pode-se também comparar produtos distintos.
    Aprovar

    Permite realizar a aprovação da Pré-Estrutura selecionada. É aberta a visualização da Pré-Estrutura com a opção de Cancelar ou Confirmar.

    Ao confirmar é questionado se deseja Aprovar somente o primeiro nível aberto ou todos os níveis dessa pré-estrutura.

    Nota
    titleDicas
    • Esta rotina respeita o parâmetro "Exibe componentes vencidos?" (F12) para a visualização da pré-estrutura, porém, os itens ocultos também serão Aprovados.
    Rejeitar

    Permite realizar a rejeição da Pré-Estrutura selecionada. É aberta a visualização da Pré-Estrutura com a opção de Cancelar ou Confirmar.

    Ao confirmar é questionado se deseja Rejeitar somente o primeiro nível aberto ou todos os níveis dessa pré-estrutura.

    Nota
    titleDicas
    • Esta rotina respeita o parâmetro "Exibe componentes vencidos?" (F12) para a visualização da pré-estrutura, porém, os itens ocultos também serão Rejeitados.
    Lista de Componentes

    Permite importar uma lista de componentes pré-cadastrada para composição da pré-estrutura.

    Procedimentos:

    1. No cadastro de Listas de Componentes (PCPA120), cadastrar uma lista;
    2. Na tela de Manutenção de Pré-Estruturas, clicar no botão Outras Ações, opção Lista de Componentes.
    3. O sistema apresentará a tela de selação da lista de componentes, informe a lista e confirme;
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    4. Após a confirmação os componentes da lista serão adicionados no nível selecionado da pré-estrutura, apresentando no primeiro item da GRID o primeiro item da lista importada;
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    5. Confirme a operação para salvar;
    Nota
    titleDica

    O parâmetro MV_PCPRLEP controla a réplica das alterações do cadastro de lista de componentes nos cadastros de Estruturas e Pré-Estruturas. Quando o parâmetro estiver habilitado e um item da pré-estrutura que faz parte de uma lista for excluído, todos os demais itens também o serão.Também não será permitido alterar os campos que foram gerados pela lista.

    b) Principais Campos e Parâmetros

    CampoDescriçãoQuantidade BaseÉ a quantidade utilizada como base para cálculo das quantidades de toda a pré-estrutura a ser cadastrada.ComponenteCódigo do componente. Indica o código do componente que será utilizado para fabricação do produto pai.SequênciaIndica a ordem de utilização do produto na confecção da pré-estrutura. A sequência serve apenas para ordenar os produtos que se repetem na pré-estrutura de produtos, dentro do mesmo nível; a ordem de montagem do produto é realizada a partir das operações definidas pelo usuário por meio do Cadastro de Operações.QuantidadeIndica a quantidade total do componente a ser utilizada na montagem do produto principal. Observe que as quantidades de matéria-prima e/ou produtos intermediários utilizados na fabricação deste produto dependem desta informação para serem calculadas, empenhadas, solicitadas, etc., por outras rotinas do Sistema que se baseiam na pré-estrutura.Índice de PerdaIndica o percentual de perda estrutural do componente, se houver. Alguns produtos pode sofrer alguma perda durante o processo de fabricação/montagem.

    Data Inicial

    Data Final

    Indica a data de validade dos componente na pré-estrutura. O empenho do componente somente será gerado se estiver válido na data de utilização.Quantidade Fixa/Variável

    Selecione a opção Variável se a quantidade deste componente variar de acordo com o volume requerido do produto; ou então, Fixa caso a quantidade do componente a ser empregada na produção não varie, não importando a quantidade a ser produzida.

    Exemplo:

    Variável - n Lanternas para n automóveis produzidos. A quantidade de lanternas a ser utilizada varia e acordo com o número de carros a ser produzido. Fixa 1 ml de catalizador químico para n ml da substância a ser produzida. A quantidade de catalizador utilizada no processo é a mesma não importando o volume da substância a ser preparada.

    Grupo de OpcionaisOs campos Grupo de Opcional e Item de Opcional, possibilitam selecionar a partir do cadastro de pré-estrutura os opcionais previamente cadastrados, ou seja, dentre os opcionais para este produto, é possível definir um em especial que será utilizado na pré-estrutura que esta sendo definida.ArmazémIndica o armazém de consumo do produto. Permite informar o armazém onde o componente será consumido.FantasmaIndica se o componente tem propriedades de um item fantasma para a pré-estrutura.

    Parâmetros:

  • MV_NEGESTR
  • MV_TPHR
  • MV_APRESTR
  • MV_NIVALTP
  • MV_ARQPROD
  • MV_REVAU
  • MV_REVFIL
  • MV_CONSDUM

    Parâmetros de usuário (tecla F12):

    Exibe Componentes Vencidos? - Indica se os componentes que estão fora da data de validade serão exibidos durante as operações. Será considerada a Database do sistema.

    c) Grupos de opcionais

    A utilização de opcionais no cadastro de Pré-Estruturas permite a montagem de pré-estruturas dinâmicas em que o usuário pode cadastrar todas as opções possíveis para um determinado produto.

    Os grupos de opcionais são utilizados para cadastrar os produtos disponíveis que servem como alternativas para uso no cadastro de Pré-Estruturas.

    Exemplo: Uso do grupo de opcionais no cadastro de pré-estruturas. Considere o cadastramento do grupo de opcionais a seguir:

    Grupo de opcionais

    001 - Opcionais da placa de DVD

    Produto Opcional

    Desc. Opcional

    Preço de Venda (R$)

    0001

    Placa eletrônica DVD Nacional

    100,00

    0002

    Placa eletrônica DVD Importada

    160,00

    Observe o cadastro de pré-estruturas com o uso de itens opcionais:

    mata200_grupo_opcionalImage Removed

    Cadastro da pré-estrutura do produto "20202":

    Produto Acabado

    20202 - Monitor

    Componente

    30316

    Seqüência

    001

    Quantidade

    1

    Data inicial

    30/01/07

    Data final

    31/12/49

    Qtd. F1x./Var.

    Variável

    Grupo de opcional

    001

    Item Opcional

    0001 (Placa DVD Nacional)

    Produto Acabado

    20202 - Monitor

    Componente

    30316

    Seqüência

    002

    Quantidade

    1

    Data inicial

    30/01/07

    Data final

    31/12/49

    Qtd. F1x./Var.

    Variável

    Grupo de opcional

    001

    Item Opcional

    0002 (Placa DVD Importada)

    Nesse exemplo, observe que foi cadastrada a pré-estrutura de fabricação do produto "20202 - Monitor" utilizando os seguintes dados:

    Produto

    Componente

    Seqüência

    Opcional

    20202

    30316

    001

    0001 - Placa DVD Nacional

    20202

    30316

    002

    0002 - Placa DVD Importada

    O campo Sequência foi utilizado para identificar o item opcional.

    Dica:

    Na abertura da ordem de produção ou pedido de vendas, o grupo de opcionais permite selecionar um dos componentes cadastrados.

    d) Índice de Perda na Pré-Estrutura

    O indice de perda na pré-estrutura identifica qual a perda padrão na utilização de determinado componente, dessa forma o sistema efetua o cálculo de necessidade do material considerando que vai ocorrer a perda do percentual indicado.

    Exemplo:

    Estrutura

    Quantidade Base

    Índice de Perda

    PA01

    1

    -

    MP01

    1

    50%

    De acordo com esta pré-estrutura cadastrada, é indicado ao sistema que para produzirmos 1 produto PA1 é utilizado 1 produto MP1, porém a quantidade de perda do componente MP1 é de 50%, assim, a quantidade a ser empenhada pode ser calculada da seguinte forma:

    (Quantidade/(100-INDICE DE PERDA))*100

    Substituindo temos:

    (1/100 - 50) * 100 = 1/50 * 100 = 2

    Portanto a quantidade a ser empenhada pelo sistema é de 2 unidades de MP01.

    e) Legendas do Cadastro

    A tela do cadastro de Pré-Estrutura possui como primeiro campo uma legenda para facilitar a identificação do status de cada estrutura, sendo elas:

            Image Removed

    • Em criação: pré-estrutura em criação, disponível para modificação;
    • Pré-Estrutura Aprovada: pré-estrutura aprovada e apta para criação de estrutura;
    • Pré-Estrutura Rejeitada: pré-estrutura não aprovada e inapta para criação de estrutura;
    • Estrutura criada: pré-estrutura já convertida em estrutura;
    • Subetida a aprovação: pré-estrutura submetida a aprovação;

    f) Execução automática

    É possível realizar manutenções nas estruturas utilizando rotina automática. Visite a página Rotina automática PCPA135 - Pré-estrutura de Produtos para mais detalhes.

    Conteúdos Relacionados:

    Card documentos
    InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
    TituloIMPORTANTE!

    05. TABELAS UTILIZADAS

  • SGG - Arquivo de Pré-Estruturas.
  • SB1 - Arquivo de Descrição Genérica do Produto
  • SMW - Lista de Componentes
  • SVG - Detalhes da Lista de Componentes
    HTML
    <!-- esconder o menu --> 
    
    
    <style>
    div.theme-default .ia-splitter #main {
        margin-left: 0px;
    }
    .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
        display: none;
    }
    #main {
        padding-left: 10px;
        padding-right: 10px;
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    }
    
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    }
    .aui-header-primary .aui-nav {
        margin-left: 0px !important;
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    </style>
    
    

    Parâmetros

    Sim: indica que devem ser copiados todos os níveis da Estrutura para a Pré-Estrutura, ou seja, todos os componentes de produtos intermediários existentes na Estrutura serão copiados para o cadastro de Pré-Estruturas;
    Alterar

    Quando acionado, é aberta a demanda selecionada com todos os produtos contidos na demanda, permitindo incluir novos produtos para a demanda e alterar/excluir produtos existentes.

    Excluir

    Quando acionado, permite excluir a demanda selecionada e todos os produtos relacionados com a demanda. Para excluir somente um produto da demanda, deverá ser utilizada a opção "Alterar", deletando as linhas desejadas.

    Visualizar

    Quando acionado, exibe todos os produtos contidos na demanda selecionada.

    ImportarPermite importar registros de produtos para a demanda selecionada. A importação ocorre dos registros atuais na hora da importação. Se ocorrer uma alteração da demanda origem (por exemplo um pedido foi alterado, excluído ou faturado), esta informação não é atualizada na demanda cadastrada no PCPA136 de forma automática. Será necessário realizar novamente a importação. 
    OpcionaisPermite consultar os opcionais da demanda.
    GradePermite visualização dos itens grade relacionados ao registro posicionado (Consultar MV_GRADE).
    Importar CSV

    Permite importar demandas a partir de um arquivo externo, com extensão CSV (".csv").

    Exemplo:

    Image Added

    Coluna A:   3 - Indica que a demanda será do tipo "Plano Mestre".  Tipos válidos: 1 - Pedido de Venda; 2 - Plano de Vendas; 3 - Plano Mestre; 4 - Empenhos de Projeto; 5 - Importação CSV; 9 - Manual.

    Coluna B:  P1 - É o código do produto 

    Coluna C:  100,2 - É a quantidade da demanda para aquele dia (28/03/2021).

    Coluna D:  28/03/21 - É a data da necessidade desta demanda. 

    Image Added

    *Neste caso são 3 demandas para os dias 28, 29 e 30 de Março. Com as respectivas quantidades 100,2, 50 e 10.

    Observação: se forem informados os campos "Data:" e o "Documento:", não informe a posição no CVS destes respectivos campos.  Assim todos os registros importados do CVS, serão preenchidos com a mesma Data e/ou Documento.


    b) Principais Campos e Parâmetros

    CampoDescrição
    Legenda

    Indica o status da integração da demanda com o MRP. 

    O status de integração pode conter os seguintes valores:

    • 1 - Integrado com sucesso. Identificado pela legenda de cor Verde. Este status indica que a demanda passou pela integração do MRP e foi processada com sucesso. Esse status também pode estar identificado pela legenda de cor azul quando a demanda já foi processada pelo MRP.
    • 2 - Pendente de integração. Identificado pela legenda de cor Vermelha. Este status indica que a demanda passou pela integração do MRP, mas ocorreu algum erro em seu processamento. 
    • 3 - Não integrado. Identificado pela legenda de cor Amarela. Este status indica que a demanda ainda não passou pela integração do MRP.
    Código

    Indica o código identificador da demanda.

    Data InicialIndica a data inicial da demanda. Todos os produtos desta demanda devem ser registrados com a data igual ou maior à data inicial da demanda.
    Data FinalIndica a data final da demanda. Todos os produtos desta demanda devem ser registrados com a data igual ou menor à data final da demanda.
    Data

    Indica a data da demanda. Na inclusão de uma demanda esse campo possui as seguintes validações:

    • Deve estar entre a data inicial e a data final informado no cabeçalho;
    • Quando o parâmetro MV_DEMUTIL estiver com o valor igual a 2, deve estar cadastrada como dia útil no Calendário MRP - PCPA131.
    Tipo

    Indica qual é o tipo da demanda, podendo ser:

    1 - Pedido de Venda;

    2 - Plano de Vendas;

    3 - Plano Mestre;

    4 - Empenhos de Projeto;

    5 - Importação CSV;

    9 - Manual.

    ProdutoIndica o produto da demanda.

    Descrição

    Traz a descrição do produto conforme o cadastro Produtos - MATA010.
    Quantidade

    Indica a quantidade da demanda.

    DocumentoIndica o documento da demanda.
    OpcionalIndica os produtos opcionais da demanda
    Ref. GradeIndica a referência de grade.
    Num MRPNúmero do processamento do MRP
    ArmazémCódigo do armazém.
    Sequência

    Sequência identificadora da demanda. Campo somente informativo e gerado automaticamente.

    Este campo terá seu valor preenchido automaticamente ao Salvar o cadastro das demandas.

    Aviso
    titleCampo Armazém

    1- O campo armazém da demanda será considerado no filtro das demandas do cálculo do MRP quando o cálculo usar o seletivo por armazém.

    2- O calculo do MRP considera o campo "Entra MRP" do cadastro de armazéns - AGRA045 que indica se a o armazém será  considerado ou não. Demandas que possuam o armazém com o "Entra MRP" = N, não serão consideradas no cálculo.

    3- O código do armazém cadastrado na demanda irá definir o armazém que será cadastrado na ordem de produção gerada para atender aquela demanda.

    3.1 - Demandas consolidadas irão considerar o armazém padrão do produto (mesmo que o armazém não controle MRP), caso haja demandas com múltiplos armazéns.


    Parâmetros:

    • MV_DEMUTIL - Indica se é permitido cadastrar demandas em datas não úteis para o calendário do MRP. 1 - Sim; 2 - Não.      
    • MV_GRADE - Indica se usuário utiliza controle de grade (.T.) ou não (.F.).


    cImportação de demandas

    A opção de Importação de Demandas permite importar as informações de Pedidos de Venda, Previsões de Venda, Plano Mestre de Produção e Empenhos de Projeto para o cadastro de demanda. A opção é acessível a partir da opção Importar no menu Outras Ações do Browse, ou pelo botão Importar na operação de Inclusão de demandas.

    A importação será realizada de acordo com os parâmetros que forem informados ao acessar a opção Importar. Os parâmetros são:

    ParâmetroDescrição

    Importa pedidos de venda?

    Quando selecionado com o valor 1-Sim, serão importados os dados de Pedidos de venda.

    Serão importados os pedidos que atendam as seguintes regras:

    • Possuir saldo, independente do status.
    • Não estar Bloqueado para tratar resíduos. 
    • Possuir TES que controle estoque.
    • Não ter bloqueios de créditos. ( Possível parametrizar se considera ou não)

    Importa previsão de vendas?

    Quando selecionado com o valor 1-Sim, serão importados os dados de Previsões de venda.

    Importa plano mestre?

    Quando selecionado com o valor 1-Sim, serão importados os dados de Plano mestre de Produção.

    Importa empenhos de projeto?

    Quando selecionado com o valor 1-Sim, serão importados os dados de Empenhos de Projetos.

    Data inicial?

    Data inicial para importação das demandas. Somente poderá ser utilizada uma data inicial que seja igual ou maior a Data Inicial da Demanda (VB_DTINI).

    Data final?

    Data final para importação das demandas. Somente poderá ser utilizada uma data final que seja igual ou menor a Data Final da Demanda (VB_DTFIM).

    De produto?

    Código de produto inicial para importação das demandas.

    Até produto?

    Código de produto final para importação das demandas.

    De tipo de material?

    Tipo de material inicial para importação das demandas.

    Até tipo de material?

    Tipo de material final para importação das demandas.

    De grupo de material?

    Grupo de material inicial para importação das demandas.

    Até grupo de material?

    Grupo de material final para importação das demandas.

    De documento PV/PMP?

    Documento inicial da Previsão de venda / Plano Mestre de Produção para importação das demandas.

    Até Documento PV/PMP?

    Documento final da Previsão de Venda / Plano Mestre de Produção para importação das demandas.

    Considera PV Bloq. Crédito?

    Quando selecionado com o valor 1-Sim, serão considerados os pedidos de venda com bloqueio de crédito.

    Desconta PV. da Previsão?

    Indica se as quantidades dos Pedidos de Venda serão subtraídas das quantidades das Previsões de venda.

    Colocados: Desconta o saldo do pedido ( Quantidade do Pedido - Quantidade Faturada )

    Faturados: Desconta a quantidade fatura

    Ambos: Desconta a quantidade do pedido

    Não: Não realiza desconto

    Periodicidade?

    Indica a periodicidade que será utilizada para importação de Pedidos de venda e Previsões de venda.


    1-Diario: O sistema irá descontar o valor se a data de entrega do pedido de venda for na mesma data da previsão de vendas.

    2-Semanal: O sistema irá descontar o valor se a data de entrega do pedido de venda estiver na mesma semana da data da previsão de vendas.

    3-Quinzenal: O sistema irá descontar o valor se a data de entrega do pedido de venda se encontrar na mesma quinzena da data da previsão de vendas.

    4-Mensal: O sistema irá descontar o valor se a data de entrega do pedido de venda se encontrar no mesmo mês da data da previsão de vendas.

    Direção?

    Indica a direção que será feita a busca dos pedidos com base na data da previsão de vendas. Se estiver configurado com "1-Para frente", a busca dos pedidos será feita somente considerando a data entre a data da previsão de vendas até o final do período. Se estiver configurado com "2-Ambas", a busca dos pedidos será feito em todas as direções e será considerado todo o período configurado, mesmo que a data do pedido de venda seja anterior à data da previsão de vendas. Para a periodicidade diária, essa pergunta não será válida.
    Exibe inconsistências?

    Quando selecionado com o valor 1-Sim, é aberta uma tela listando os registros que não poderão ser importados e o motivo. Se todos os registros puderem ser importados, a tela não será aberta.

    Data Pedidos Faturados?Indica se será considerada a data de faturamento ou a data de entrega do pedido de venda faturado para descontar da quantidade da previsão de venda, quando for parametrizado.
    Utiliza armazém da origem?Indica que deverá importar o armazém do documento para a demanda, caso o documento não possua armazém, será utilizado o armazém do cadastro de produtos.
    De Armazém?Código do armazém inicial para importação das demandas.
    Até Armazém?Código do armazém inicial para importação das demandas.

    Os registros que forem importados para o cadastro da demanda não poderão sofrer alterações no Código de Produto, Quantidade e Data. Se houver alteração destas informações nos cadastros originais, a importação deverá ser executada novamente para que ocorra a atualização dos dados no cadastro das demandas.

    Quando a importação for executada para registros que já foram importados uma vez, todas as informações da demanda (SVR) serão atualizadas conforme o registro atual que está sendo importado, e o campo VR_NRMRP será atualizado para o valor ' ' (Branco). Caso o registro original tenha sido excluído, ele também será excluído da demanda.

    Um registro que já está importado em um código de demanda, não poderá ser importado novamente para outro código de demanda.

    Quando a opção Importar estiver sendo executada a partir do Browse, os dados sempre serão importados para o código de demanda que estiver selecionado no Browse.

    Quando a opção Importar estiver sendo executada a partir da operação de Inclusão, todas as informações que tiverem sido digitadas em tela serão confirmadas automaticamente, sem opção de cancelar a operação. A única forma para reverter o cadastro será utilizar as operações de Alteração/Exclusão.


    d) Importação de demandas via arquivo

    A importação de demandas via arquivo permite importar Pedidos de Venda, Previsões de Venda, Plano Mestre de Produção e Empenhos de Projeto a partir de um arquivo de extensão CSV (".csv"). A opção é acessível a partir da opção Importar CSV no menu Outras Ações do Browse, ou pelo botão Importar CSV na operação de Inclusão ou Alteração de demandas.

    A importação será realizada de acordo com os parâmetros que forem informados ao acessar a opção Importar CSV. Os parâmetros são:

    ParâmetroDescrição

    Diretório

    Indica o caminho do arquivo a ser importado.

    Posição Tipo

    Indica em qual posição do arquivo estará a informação referente ao "Tipo da Demanda".

    Os valores possíveis para o Tipo estão descritos no item 3.b) Principais Campos e Parâmetros deste documento.

    Posição Produto

    Indica em qual posição do arquivo estará a informação referente ao Produto.

    Posição Quantidade

    Indica em qual posição do arquivo estará a informação referente à Quantidade.

    Posição Data

    Indica em qual posição do arquivo estará a informação referente à Data.

    Caso o arquivo não possua a data da demanda, deverá ser informado como 0 (zero) e a data deverá ser informada no próximo parâmetro.

    Data

    Indica a Data a ser considerada caso não seja informada a posição da mesma no parâmetro anterior ("Posição Data") ou caso a posição informada não esteja preenchida. 

    Posição Documento

    Indica em qual posição do arquivo estará a informação referente ao Documento.

    Caso o arquivo não possua o documento, deverá ser informado como 0 (zero) e, caso necessário, poderá ser informado um documento no próximo parâmetro.

    Documento

    Indica o Documento a ser considerado caso não seja informada a posição do mesmo no parâmetro anterior ("Posição Documento"). Esse mesmo documento será utilizado para todas as demandas do arquivo importado.
    Utiliza armazém padrão?Indica se deverá utilizar o armazém do cadastro de produtos na demanda importada, caso contrario, deixará em branco.

    Quando a opção Importar CSV estiver sendo executada a partir do Browse, os dados sempre serão importados para o código de demanda que estiver selecionado no Browse.


    Informações
    titleObservação

    A partir do pacote 12.1.27 - Outubro/2020 o campo "Posição Tipo" deixa de ser de preenchimento obrigatório, sendo que será considerado o conteúdo padrão "5 - Importação CSV" se não for informada a Posição Tipo, se a posição informada não existir no arquivo, ou se o Tipo informado no arquivo CSV não for válido.


    e) Atualizar Demandas

    Esta opção executa a importação de uma ou mais demandas em um mesmo processo com a mesma parametrização. A opção é acessível a partir da opção "Atualizar Demandas" no menu Outras Ações do Browse.

    É aberta uma tela com os parâmetros a serem considerados no processamento e a lista de todas as demandas cadastradas. Os parâmetros são os mesmos da Importação (vide tópico "c) Importação de demandas") com exceção dos campos de Data, estes não são exibidos e a atualização considerará a Data Inicial e a Data Final cadastrada na Demanda. A lista com as demandas possui um campo para marcar quais demandas serão atualizadas:

    Image Added


    Conteúdos Relacionados:

    04. TABELAS UTILIZADAS

    • SVB - Cabeçalho da demanda
    • SVR - Demandas do MRP
    • SB1 - Produto
    • NNR - Locais de Estoque
    • SVZ - Calendário MRP
    • SHC - Plano Mestre de Produção