Versões comparadas

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Situação Financeira

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Descrição  
Traz mais usabilidade e segurança com uma nova Plataforma para Boletos de Pagamento-Cobrança.
 
Com a nova plataforma, a estrutura de páginas do portal foi alterada para apenas uma visualização deixando a usabilidade e acesso do cliente simplificado.
 

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Como Fazer

O cabeçalho passa a ter a opção de alterar a Data Base e consequentemente o processo de recalculo de correção Monetária, juros Contratual, multa ou descontos.
 
O processo de cálculo da Data Base possui as seguintes consistências:
 

  • Poderá alterar para data futura desde que o sistema tenha índice de reajuste cadastrado para a data informada.
  • Não poderá informar uma data base anterior à data atual.

As informações dos contratos serão exibidas da seguinte forma:

  • Cabeçalho de cada registro da árvore de contrato:
    • Nº da Subunidade;
    • Unidade;
    • Empreendimento;
    • Nº do Contrato;
    • Cod. Contrato;
    • Valor Total Financiado;
    • Valor Total Pago;
    • Saldo Devedor do Contrato;

Os contrato serão exibidos somente de vendas efetivadas, com contrato gerado e com lançamentos financeiros gerados e desbloqueados.
Ao expandir um contrato, será exibido detalhes das parcelas do contrato, da seguinte forma:

  • Data de Vencimento;
  • Comprador (este campo apenas será exibido se houver mais de um comprador);
  • Descrição do Tipo de Componente;
  • Nº da Parcela;
  • Nº do documento?;
  • VR Parcela;
  • VR Juros;
  • VR Multa;
  • VR Desconto;
  • VR Atual (liquido);

Será permitido selecionar mais de um lançamento financeiro, mesmo que vendas diferentes. No rodapé da página serão exibidos os totalizadores dos campos:

  • VR Parcela;
  • VR Juros;
  • VR Multa;
  • VR Desconto;

Além dos campos totalizadores serão exibidos o total de parcelas selecionadas e também o total valor líquido das parcelas selecionadas .
Parâmetros:
Para as funcionalidades do Portal do Cliente, existe os seguintes parâmetros para o Totvs Incorporação e para o Totvs Gestão Financeira:

  • Parâmetros do Financeiro estarão disponíveis no caminho Contas a Receber>>Integração Bancária:
    • Convênio padrão para Registro Online: A geração de um novo boleto com registro online precisa de um convênio bancário padrão que deverá ser estabelecido nos parâmetros financeiros. O usuário só poderá escolher entre convênios que tenham a opção de Registro online marcado. Não permitir desmarcar a configuração de registro online do convenio que esteja sendo utilizado na parametrização; Não permitir desativar o convenio ou a conta financeira configurada no registro online do convenio que esteja sendo utilizado na parametrização;
  • Parâmetros do Incorporação estão disponíveis nos seguintes caminhos: 

Imobiliária >> Portal do Cliente >> Relatórios

  • Exibir Valores Sumarizados do Contrato: Permite exibir ou não os campos de "Valor Total Financiado Atualizado", "Saldo Devedor" e "Valor Total Pago" da visão de Situação Financeira

Boletos:

    • Permite Gerar Novo Boleto para Parcelas Vencidas: nem todas as empresas permitem que sejam gerados novos títulos para parcelas já vencidas sendo necessário a parametrização para que cada cliente estabeleça seus próprios critérios
    • Permite Antecipação de Pagamento:  Parâmetro no TIN, onde a incorporadora indica se o portal TIN deve ou não disponibilizar parcelas financeiras com vencimento futuro para antecipação do pagamento. Para o correto funcionamento do recurso de Antecipação de Pagamento, o recurso de reajuste online do financeiro deve estar ativado para cálculo de valores contratuais(Juros e CM) , caso contrário não haverá atualização dos valores contratuais.
    • Tipo de Geração de Boletos : Este parâmetro define se novos boletos ou a antecipação de boleto será feita pelo processo de registro online ou pelo processo de gerar boletos não registrados.
    • Relatório para impressão de boletos não registrados:  Neste parâmetro deve ser selecionado o relatório do RM Report's, que será a base para a geração de boletos. É importante lembrar que este relatório precisa ter como parâmetros os campos: COLIGADA, IDLAN, DATAEMISSAO, DATAVENCIMENTO, VALORPARCELA, NOSSONUMERO, IPTE, CODIGOBARRAS.
    • Exibir todo o Plano de Financiamento: Na visão da situação financeira de contrato o PDC irá exibir para o comprador logado toda a visão do plano de financiamento. Observação: Caso deseje modificar a versão do comprador no PDC, deverá ser criado um filtro de perfil ou de usuário que será executado para a visão da situação financeira, sendo que o filtro de usuário tem prioridade sobre o filtro de perfil. Para a criação do filtro deverá ser utilizada a tabela XVENDAPARCELA (que existe somente na versão revitalizada do TIN) ou a tabela XPARCELAPAGAMENTO (para bases não revitalizadas).

O uso da opção de Registro Online  no Portal só poderá ser utilizada se o convênio padrão do Gestão Financeira estiver cadastrado.
Processo de Impressão de Boleto
Na nova plataforma estará disponível para o usuário na opção  "Imprimir Boleto", que estará visível apenas quando usuário clicar em abrir qualquer contrato. Após selecionar qualquer lançamento e clicar no botão de impressão de boleto os seguintes processos serão realizados pelo Portal:

  • Reimprimir Boleto: apenas reimprime o boleto usando o relatório padrão configurado no convênio do Gestão Financeira;
    • O usuário deve selecionar as parcelas com vencimento menor ou igual a data atual para gerar a 2º via.
    • A 2º via será gerada via Serviço Financeiro, utilizando relatório padrão parametrizado no convenio do Gestão Financeira.
  • Gerar Novo Boleto: gera um boleto do tipo "Não Registrado", ou seja, que não terá comunicação com o banco.
    • Caso os parâmetros "Permite Antecipação de Pagamento" ou "Permite gerar novo boleto para parcelas vencidas"  estiverem marcados, e o tipo do boleto configurado para Não Registrado o portal irá gerar um boleto baseado no relatório configurado nos parâmetros do Incorporação.
    • O usuário deve selecionar as parcelas  desejadas onde o sistema pode apresentar todas as parcelas futuras do plano, conforme parâmetro "Permite Antecipação de Pagamento", ou apenas as parcelas em aberto até a data atual do sistema.
    • Caso o usuário selecione parcelas vencidas o sistema poderá gerar um novo boleto com todos os valores atualizados  (CM + juros do Contrato + Multa+ Juros de Mora) desde que o parâmetro "Permite gerar novo boleto para parcelas vencidas" esteja marcado.
  • Gerar Boleto Agrupado:  gera um boleto único para todas as parcelas selecionadas, somando o valor total das mesmas.
    • Caso o parâmetro "Permite Antecipação de Pagamento" estiver habilitado, associado a geração de boletos do tipo "Registo Online" o portal agrupará todas as parcelas selecionadas em um único boleto para a mesma data de vencimento.
    • Caso o parâmetro "Permite gerar novo boleto para parcelas vencidas" estiver habilitado, associado a geração de boletos do tipo "Registo Online" o portal agrupará todas as parcelas selecionadas em um único boleto para a mesma data de vencimento.
    • O(s) novo(s) boleto(s) será (ão) gerado (s) via Serviço Financeiro e conforme convênio padrão parametrizado no financeiro. Conforme o banco associado ao convenio o sistema poderá apresentar o boleto já gerado e pronto para a impressão ou abrir a tela do banco de geração do boleto, pois isso dependerá dos recursos de integração disponibilizados por cada banco.

A impressão de boletos pela nova plataforma e totalmente automática não tendo a influencia do usuário na escolha do processo, ou seja, o sistema avalia a parcela e os parâmetros configurados e demonstra para o usuário um modal com os boletos que serão gerados pelo sistema.
Quando usuário clicar em gerar boleto será sugerido para o usuário o download dos boletos.

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Informações Complementares

A funcionalidade de situação financeira integrada ao Protheus do PDC (Portal do Cliente) permite ao usuário selecionar um relatório default com layout de boleto único para impressão de segunda via de boleto.

Esta funcionalidade permite também, caso o usuário não utilize um layout de boleto único, a opção de associar um layout de boleto por banco específico através do Default de Banco. Neste caso o cliente deverá configurar nos parâmetros de integração TOTVS Incorporação x Protheus os parâmetros necessários para acesso aos serviços REST do Protheus para acesso ao serviço de consulta banco do título no Protheus.

A seguir serão apresentadas as duas funcionalidades de impressão de segunda via de boleto quando integrado ao back office Protheus. 


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Como Fazer


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Layout de boleto único

Na opção de layout de boleto único o usuário informa nos parâmetros do TOTVS Incorporação qual o relatório com layout de boleto único que será utilizado para impressão de segunda via de boleto.

O Parâmetro está disponível no seguinte endereço: Projetos → Incorporação → Ambiente → Parâmetros → TOTVS Incorporação → Portal do Cliente → Relatórios

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Com este relatório informado todos os boletos gerados pelo PDC utilizaram este layout para impressão de segunda via. 


Layout de boleto específico por banco

Na opção de layout de boleto específico por banco o usuário não deverá informar o relatório de layout de boleto único conforme informado anteriormente. Assim o sistema irá procurar através do serviço do Protheus qual o banco associado ao título e depois procurar no respectivo banco do RM qual o relatório de layout de boleto associado ao banco para impressão da segunda via de boleto. Ou seja, O sistema trabalhará com um layout específico por banco. Desta forma o usuário poderá definir um layout específico por instituição financeira.

Observação: Caso o usuário mantenha o relatório de layout de boleto único informado, o sistema continuará a utilizar ele para impressão de todas as segundas via de boleto. Para que a funcionalidade de layout de boleto específico por banco seja utilizada o usuário deve remover o boleto default para que o sistema utiliza a outra opção.

Para que o titulo financeiro seja exibido no PDC ele deve ser enviado para Borderô no Protheus, desta forma o usuário pode imprimir a segunda via no PDC.

Parâmetro de Integração TOTVS Incorporação x Protheus

Para acesso ao serviço de consulta ao banco do titulo financeiro no Protheus o usuário deverá informar o endereço do serviço Protheus e um Usuário e Senha para autenticação, conforme apresentado a seguir. Todos os parâmetros devem ser da coligada global, independente de empresa.

PRJ_URLAPIRESTPROTHEUS = Endereço do serviço Protheus
PRJ_USRAPIRESTPROTHEUS = Usuário para autenticação do serviço
PRJ_PASSAPIRESTPROTHEUS = Senha para autenticação do serviço

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Após esta configuração o usuário precisará associar o relatório de layout do boleto por banco através do cadastro de banco, conforme apresentado na imagem a seguir:

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O relatório associado receberá os parâmetros de chave do título e chave interna de integração conforme a seguir, caso o usuário crie estes parâmetros no relatório.

Caso contrário estes campos serão passados como filtro para o relatório de layout do boleto.

XXF_INTVAL = Para acesso ao título pela tabela XXF e campo de valor integração (chave interna).

E1_MSEMP, E1_FILIAL, E1_PREFIXO, E1_NUM, E1_PARCELA, E1_TIPO = Para acesso direto a tabela SE1 e chave do titulo financeiro (chave primária).

Observação: O usuário na criação do relatório deverá fazer o acesso ao banco de dados do Protheus e a tabela de titulo a receber da respectiva empresa desejada.


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Informações Complementares


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A funcionalidade de layout de boleto específico por banco esta disponível apenas a partir da versão 12.1.23

Esta funcionalidade depende da integração TIN x Protheus com EAI 1Se houver mais de um boleto a ser gerado fique atento aos pop'p que serão abertos, pois alguns navegadores bloqueiam a geração de varias abas, sendo assim é necessário autorizar a exibição para imprimir todos boletos, como demonstrado na imagem abaixo: