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CONTEÚDO

Índice
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01. VISÃO GERAL

Esta rotina permite visualizar e averbar os documentos via AT&M. Além disso, são apresentados os documentos de CT-e com a finalidade de averbação eletrônica de seguros, sendo possível transmitir a averbação eletrônica de seguros tanto para averbar ou cancelar, de acordo com os filtros determinados em tela.

Possibilita também transmitir a averbação em lotes, selecionando mais de um documento para a transmissão, ou apenas um único documento.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  1.  No Cadastro de Fornecedores, cadastre a Seguradora informada no parâmetro MV_FORSEG.

  2.  Na aba TMS, informe o número da apólice.

  3.  Caso algum cliente seja responsável pelo seguro, cadastre também a Seguradora utilizada pelo cliente.

  4.  Informe também os tipos de documentos a serem averbados. Para isso, na inclusão ou alteração da seguradora clique em Outras Ações > Docs. Averbados.

  5.  Selecione os tipos de documentos.

  6.  Gere o Conhecimento (TMSA050) e transmita à SEFAZ.

  7.  No momento da aprovação do CT-e, o Sistema gravará um registro na tabela DL5, com o status = 0-Aguardando Averbação.

  8.  Caso seja aprovado um cancelamento de CT-e, o Sistema alterará o status do CT-e na tabela DL5 para 4-Aguardando Cancelamento, caso o Conhecimento já tenha sido averbado anteriormente, ou 8-Cancelamento realizado antes da averbação, caso o CT-e ainda não esteja averbado.

  9.  Caso o o cálculo do frete seja estornado para Notas Fiscais de Serviço, o sistema alterará o status do CT-e na tabela DL5 para 8-Cancelamento realizado antes da averbação.

Averbar Documentos Pelo Monitor

  1.  No SIGATMS, acesse Atualizações > Seguro > Monitor de Averbação (TMSA296).

  2.  Na sequência é apresentada a tela Averbação, com todos os registros da tabela DL5 (Averbação Eletrônica).

  3.  É possível averbar os documentos com averbação pendente direto pelo Monitor. Para isso, selecione os documentos desejados ou clique em Marcar/Desmarcar Pendentes, para selecionar todos os documentos pendentes.

  4.  Clique em Transmitir.

  5.  Caso o documento seja averbado, seu status será atualizado e ele será desmarcado. Caso contrário, ele permanecerá selecionado para tentar novamente.

Averbar Via Agendamento Automático

  1.  No SIGACFG, clique em Ambiente > Schedule > Schedule.

  2.  Cadastre um agendamento para a rotina TMSAVBE, definindo a frequência de tempo que a averbação eletrônica deve ser executada. É necessário cadastrar o agendamento apenas para uma Filial (Os conhecimentos de todas as filiais serão averbados na execução do agendamento, independente da filial configurada).

  3.  Após a execução da Schedule ou averbação via Monitor, confira se os Conhecimentos foram averbados.

  4.  O campo Status da Averbação (DL5_STATUS), indica a situação atual da averbação: 
     0 - Aguardando Averbação, 1 - Falha de comunicação com o WebService, 2 - Averbado, 3 - Recusado, 4 - Aguardando cancelamento da averbação, 5 - Falha de comunicação do cancelamento da averbação, 6 - Averbação cancelada, 7 - Cancelamento da averbação recusado, 8 - Documento cancelado antes da averbação.

  5.  O campo Mensagem de Erro (DL5_MSERRO) armazena o código e mensagem de inconsistência, caso a AT&M recuse o CT-e.

  6.  Para identificar se o Conhecimento foi averbado tendo o cliente como responsável pelo seguro, verifique se o campo Tipo de Movimento da Averbação (DL5_TPMOV) está com o valor "4" (1 - Normal, 2 - Cancelado, 3 - Cortesia, 4 - Resp. de Terceiros, 5 - CTe complementar).

  7.  Caso o status dos conhecimentos não mudem após a execução da Schedule ou averbação via Monitor, verifique no console.log se está ocorrendo alguma inconsistência quando o sistema tenta se conectar com o WebService da AT&M.

  8.  Acesse a rotina Manifesto (TMSA190) e pressione a tecla F12 para configurar como devem ser tratados os Conhecimentos sem averbação na geração do Manifesto.

  9.  Gere o Manifesto e transmita à SEFAZ.

  10.  Abra o XML do Manifesto para conferir as informações referente ao seguro de carga.

  11.  Se o Conhecimento for averbado com sucesso, os dados enviados pela AT&M serão exportados no MDF-e (Seguradora, Apólice, Número da Averbação). 

  12.  Caso tenha ocorrido alguma inconsistência na averbação ou o Conhecimento ainda não tenha sido averbado, será exportado o número de apólice vinculado a seguradora e o número de averbação 99999.

  13.  Caso o Conhecimento não exista na tabela DL5 (Averbação Eletrônica), o seguro será tratado como anteriormente.

  14.  Para Notas Fiscais de Serviço não é necessário transmissão na SEFAZ para averbar.

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Parâmetros
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tela XXX
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  5. Tela XXX
    1. Principais Campos e Parâmetros
  6. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

...

03. TELA PARÂMETROS

Principais Campos e Parâmetros

Ação

Descrição

Filial do Documento?

Código da Filial do documento

que deseja filtrar. Caso deseja

para o filtro.

Caso seja necessário filtrar mais de uma

filial

Filial,

utilizar

utilize o ponto e vírgula

. Exemplo:

(01;02;03).

Data de Emissão de/até?

Data de emissão inicial

"de"

e final

"até"

, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados que serão apresentados

na

em tela.

Número Doc CT-e de/até?

Número inicial e final do Documento de CT-e

inicial "de" e final "até"

, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados que serão apresentados na tela do

monitor

Monitor de

averbação eletrônica

Averbação Eletrônica de

seguros

Seguros.

Série Doc CT-e de/até?

Série inicial e final do Documento de CT-e

inicial  "de"

, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados que serão apresentados na

tela do monitor de averbação eletrônica de seguros

tela do Monitor de Averbação Eletrônica de Seguros.

Status de Averbação?
Status

Situação de averbação do

CTe.

CT-e:

0 - Aguardando Averbação

.


1 - Falha no WebService

.


2 - Averbado

.


3 - Recusado

.


4 - Aguardando

Cancelamento.

cancelamento
5 - Falha no cancelamento da averbação

.


6 - Averbação cancelada

.


7 - Cancelamento recusado

.


8 - Cancelamento antes da averbação

.

Utilize ponto e

virgula

vírgula para filtrar diferentes

status. Exemplo:

situações (1;3;2;5).

Tempo de Atualização?Frequência, em minutos
em que o sistema deve solicitar
, para a atualização do
monitor
Monitor, com base no filtro inicial.
Devedor de/até?Código inicial e final do devedor, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados apresentados na tela.
Loja de/até?Código inicial e final da loja, para estabelecer o intervalo para filtrar os dados apresentados na tela.

04. TELA

...

MONITOR DE AVERBAÇÃO

Outras Ações / Ações Relacionadas

...

Campo

Descrição

Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!

Transmitir

Permite transmitir os documentos via AT&M.

Marcar/Desmarcar Pendentes

Permite marcar/desmarcar as averbações pendentes no Monitor.

Visualizar

Permite visualizar as informações das averbações.

Outras Ações > Refresh

Permite atualizar o Monitor de Averbação.

Outras Ações > Legenda

Permite acessar a tela Legenda, na qual é possível verificar os tipos de documentos disponíveis no Monitor de Averbação, de acordo com a cor apresentada.

Outras Ações > Parâmetros

Permite acessar a tela Parâmetros, na qual é possível filtrar as informações que devem ser apresentadas em tela.

05. TABELAS UTILIZADAS

  • DL5 - Averbação Eletrônica

06. ASSUNTOS RELACIONADOS

...



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