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Estruturas (MATA200 - SIGACOM)
Estruturas (MATA200 - SIGACOM)

A estrutura bill of materials demonstra como um produto é montado em todos os seus níveis, apresentando seus componentes e quantidades em forma de árvore com cada elemento ligado ao nível superior (produto pai).

É com base nas estruturas que uma Ordem de Produção gera os empenhos dos componentes do produto para sua produção, permitindo a requisição automática deste material, baixa dos materiais e apuração do custo do produto.

Para determinar a fabricação/montagem é preciso que se tenha a relação dos componentes + mão-de-obra adequada e, se necessário, produtos fantasma para formação do produto acabado ou intermediário.

mata200_estruturasImage Removed

 

Para formação das estruturas são informados basicamente:

  • Conjunto
    Produto a ser produzido - Produto Acabado ou Intermediário.
  • Componentes
    Produtos ou materiais utilizados na produção do conjunto - Matéria-prima ou Produto Intermediário.
  • Quantidade

Quantidade utilizada para fabricação de uma unidade de conjunto. No caso de mão-de-obra,  deve-se  informar  como  quantidade, o tempo padrão gasto em cada centro de custo.

Para empenho e compra do produto, é solicitada a quantidade normal que deve ser utilizada no conjunto acrescida do percentual de perda, se definido.

Unidades de Medidas

Para informar quais as unidades de medidas que serão utilizadas na validação do cadastro de estrutura deve-se configurar o parâmetro MV_CONSDUM.

Ao cadastrar uma nova estrutura de produtos é verificada a quantidade base juntamente com as quantidades informadas em seus componentes, consistindo assim possíveis diferenças. Caso o parâmetro não exista, o Sistema utilizará a unidade de medida padrão para validação, que é quilo (KG).

...

Help_buttonImage Removed Importante:

No campo conteúdo, as unidades de medida a serem consideradas deverão ser separadas pelo símbolo – “/” .

...

A utilização de opcionais no cadastro de Estruturas permite a montagem de estruturas dinâmicas em que o usuário pode cadastrar todas as opções possíveis para um determinado item.

Os grupos de opcionais são utilizados para cadastrar os itens disponíveis que servem como alternativas para uso no cadastro de Estruturas.

Exemplo - Uso do grupo de opcionais no cadastro de estruturas:

Considere o cadastramento do grupo de opcionais a seguir:

...

Grupo de opcionais

...

001 - Opcionais da placa de DVD

...

Item Opcional

...

Desc. It. Opcional

...

Preço de Venda (R$)

...

0001

...

Placa eletrônica DVD Nacional

...

100,00

...

0002

...

Placa eletrônica DVD Importada

...

160,00

Observe o cadastro de estruturas com o uso de itens opcionais:

mata200_grupo_opcionalImage Removed

Cadastro da estrutura do produto "20202":

...

Produto Acabado

...

20202 - Monitor

...

Componente

...

30316

...

Seqüência

...

001

...

Quantidade

...

1

...

Data inicial

...

30/01/07

...

Data final

...

31/12/49

...

Qtd. F1x./Var.

...

Variável

...

Grupo de opcional

...

001

...

Item Opcional

...

0001 (Placa DVD Nacional)

 

...

Produto Acabado

...

20202 - Monitor

...

Componente

...

30316

...

Seqüência

...

002

...

Quantidade

...

1

...

Data inicial

...

30/01/07

...

Data final

...

31/12/49

...

Qtd. F1x./Var.

...

Variável

...

Grupo de opcional

...

001

...

Item Opcional

...

0002 (Placa DVD Importada)

Nesse exemplo, observe que foi cadastrada a estrutura de fabricação do produto "20202 - Monitor" utilizando os seguintes dados:

...

Produto

...

Componente

...

Seqüência

...

Opcional

...

20202

...

30316

...

001

...

0001 - Placa DVD Nacional

...

20202

...

30316

...

002

...

0002 - Placa DVD Importada

campo Sequência foi utilizado para identificar o item opcional.

...

Help_buttonImage RemovedDica:

Na abertura da ordem de produção ou pedido de vendas, o grupo de opcionais permite selecionar um dos componentes cadastrados.

Procedimentos

Para incluir uma estrutura de produto:

  1. Na janela de Manutenção de Estruturas, pressione [F12] para definir os parâmetros.
  2. Preencha os parâmetros conforme a orientação a seguir.
    • Atualiza Dt. Revisões?
      Selecione a opção Sim para que a data de revisão da estrutura do produto seja atualizada, ou Não, caso contrário.
    • Atualiza Arq. Revisões?
      Selecione a opção Sim para que o arquivo de revisões seja atualizado, ou Não, caso contrário.  A cada alteração na estrutura, o sistema propõe a criação de uma nova revisão, se o conteúdo deste parâmetro for Sim.

3. Selecione a opção Incluir.

    Será apresentada a janela de montagem da estrutura.

4. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.

    Consulte o tópico Principais Campos/Controles.

5. Ao confirmar o último campo informado, pressionando [ENTER], [TAB] ou até mesmo clicando com o mouse na parte em branco da janela de montagem de estrutura, o sistema gera o primeiro produto da estrutura graficamente, com o desenho de uma pasta amarela.

Exemplo:

mata200_montagem001Image Removed

Os produtos são representados na estrutura através de pastas identificadas pelo seu código e descrição.

6. Clique em Incluir .

    O sistema apresenta uma tela para inclusão dos componentes que fazem parte da estrutura do produto.

7. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.

    Consulte o tópico Principais Campos/Controles.

8. Confira os dados e confirme.

   O sistema retorna à tela de montagem de estrutura apresentando o componente cadastrado como sub-item da pasta principal.

Exemplo:

mata200_montagem003Image Removed

O sistema permite a inclusão de componentes para todos os níveis da estrutura. Pode-se incluir um componente para o produto principal, para um dos produtos imediatamente intermediários, ou para os demais produtos selecionando a pasta desejada.

9. Após selecionar a pasta à qual o componente a ser cadastrado pertencerá, clique em incluir  e repita a operação de inclusão de componentes conforme orientação do passo número 6 deste roteiro.

Desta forma a estrutura do produto principal irá sendo montada de acordo com os componentes cadastrados para os diversos níveis da estrutura.

Exemplo:

mata200_montagem002Image Removed

10.  Repita a operação quantas vezes for necessária para que a estrutura seja completamente montada, ou seja, até que todos os componentes do produto principal e dos produtos intermediários sejam cadastrados assim como todas as matérias primas.

Exemplo:

mata200_estrutura_capImage Removed

11. A parte inferior desta janela exibe algumas opções que executam as seguintes funções:

...

Opções

...

Função

...

Incluir

...

Efetuar a inclusão de componentes na estrutura

...

Editar

...

Editar/alterar os dados dos componentes cadastrados na estrutura.

...

Excluir

...

Excluir qualquer um dos componentes da estrutura.

...

Exibir

...

Exibir os dados do componente cadastrado.

...

Confirmar

...

Confirmar a gravação da estrutura.

...

Abandonar

...

Abandonar o cadastro de estruturas sem que o sistema grave a estrutura que estava sendo criada.

12. Confira a estrutura apresentada e confirme a inclusão clicando em Ok .

13. A cada alteração na estrutura, o sistema propõe a criação de uma nova revisão, conforme configuração do parâmetro Atualiza Arquivo de Revisões.

14. Após a gravação, o sistema permite também selecionar qual deve ser o código de revisão padrão para aquela estrutura, que será gravada no campo "Revisão Atual" no ''Cadastro de Produtos". Estas revisões podem ser alteradas através da rotina Revisão Estrutura.

15. Na finalização da rotina de Estrutura, o sistema apresenta um descritivo sobre o recálculo dos níveis dos produtos e seus componentes. Clique em Ok  para confirmar.

...

Help_buttonImage RemovedDica:

Observe na janela de manutenção que se a estrutura de um Produto Acabado contém uma estrutura de um Produto Intermediário, automaticamente o sistema gerou um registro para esta estrutura também.

Integração com Chão de Fábrica

Com a integração, ao incluir ou excluir uma estrutura, o campo Obtenção do cadastro SFC será atualizado.

Veja também

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