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CONTEÚDO
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01. VISÃO GERAL
Essa rotina permite preparar os Remaneios Romaneios de Carga para o controle da expedição ou recebimento das cargas e cálculo dos respectivos fretes, o qual caracteriza a formação da carga por composição (veículo único, veículo mais reboque, veículo mais dois reboques, entre outros).
Tem como finalidade evidenciar a expedição das cargas, com controle de entrada ou saída e liberação, nas docas e Portarias do embarcadorEmbarcador. Também é utilizado como consolidador das cargas para efeitos de cálculo de frete.
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O Romaneio de Carga deve representar cada coleta ou entrega de carga na empresa embarcadora; , sendo que nele são registradas as características da carga, a lista de Notas Fiscais e a identificação do veículo, do Motorista e do Transportador.
O Romaneio não é um documento fiscal e seu objetivo é auxiliar o Embarcador a controlar o recebimento e o despacho de cargas, a utilização de veículos e os Transportadores.
Com ação direta do usuário, a criação dos Romaneios de Carga e sua vinculação aos Documentos de Cargas pode ser realizada de duas formas:
1. Pela rotina Documentos de Carga (GFEA044), por intermédio do menu Ações Relacionadas > Romaneio.
2. Ou pela rotina Romaneios de Carga (GFEA050).
Na rotina Documentos de Carga (GFEA044), ao clicar na ação Romaneio é apresentada uma lista com todos os Romaneios de Carga compatíveis com o Documento documento de Carga carga selecionado. Ao selecionar um dos Romaneios e confirmar, o Documento documento de carga será vinculado ao Romaneiomesmo.
A partir dessa ação também é possível gerar um novo Romaneio de Carga. Para isso, basta clicar em Ações Relacionadas > Novo Romaneio, sendo que o Romaneio será gerado de acordo com os dados do Documento documento de Carga carga e apresentado na lista para ser marcado.
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02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
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Cadastrar um Romaneio de Carga
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. No SIGAGFE, acesse Atualizações > Movimentação > Expedição/Recebimento > Romaneios de Carga.
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. Na tela Romaneios de Carga, clique em Incluir.
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3. Na tela Filiais, selecione o registro desejado e clique em OK.
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4. O campo Nr. Romaneio será preenchido automaticamente com a numeração sequencial controlada pelo sistema.
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5. Os principais dados a serem informados são
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Código do Emitente Transportador, Tipo de Operação e Tipo de Veículo, quando houver negociações com lotação do tipo Carga Fechada.
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6. Além dessas informações, em negociações de frete por distância, deve ser informada a distância prevista a ser percorrida.
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7. Para entregas em mais de uma Cidade com Transportador Autônomo pode ser informada a Cidade ou o CEP da última entrega. Essas informações serão utilizadas pelo sistema no cálculo de frete para a localização da rota da Tabela de Frete.
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8. Na Classificação de Frete, quando informada, prevalece no cálculo do frete sobre as classificações de frete dos itens dos
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documentos de
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carga.
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9. A identificação dos Motoristas, placas de veículos e a prioridade são apenas documentais e podem ser utilizadas para a estratificação de informações em relatórios e consultas.
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10. As informações de controle são atribuídas pelo sistema, sem intervenção direta do usuário.
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11. Clique em Confirmar.
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03. CONCEITOS ESPECÍFICOS - CÁLCULO DE FRETE
Montagem do Romaneio
Alguns pré-requisitos e condições devem ser observados nesse processo, para realizar o cálculo do frete como, por exemplo, Documentos de Carga de tipos e sentidos diferentes não podem ser permitidos no mesmo Romaneio de Carga.
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Conforme é possível observar, há duas fronteiras a se considerar na rotina de Cálculo. A fronteira mais interna (em verde) define o escopo necessário para realizar uma simulação de frete. A fronteira mais externa (em vermelho) abrange todos os elementos da fronteira interior, mais o processo de gravação dos valores de frete calculados.
PAREI AQUI.
03. TELA ROMANEIOS DE CARGA
Outras Ações / Ações relacionadas
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Permite excluir o registro selecionado na tela Documentos de Carga.
Informações | ||
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Esta operação não poderá ser desfeita após ser confirmada. |
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Permite acessar a tela Documentos de Carga - Cópia, para gerar um novo registro à partir de um registro já existente no sistema.
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Permite liberar o Documento de Carga cuja situação seja igual a Digitado ou Bloqueado.
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Permite cancelar o Documento de Carga.
Informações | ||
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Para que seja possível cancelar o Documento de Carga, o Romaneio não poderá estar com situação igual a Liberado ou Encerrado, como também não poderá existir vínculo com Pré-fatura, Contrato, Documento de Frete e Ocorrências. |
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Permite bloquear o Documento de Carga cuja situação seja igual a Digitado ou Bloqueado.
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Permite relacionar os Documentos de Carga a um Romaneio existente ou gerar um novo Romaneio de Carga.
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Permite acessar a tela de inclusão de Ocorrência com o Transportador e o Documento de Carga selecionados, sendo que o Documento de Carga estará assinalado como relacionado.
Informações | ||||
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Caso seja necessário assinalar outros Documentos é possível selecionar no filtro a opção Mostrar todos. |
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04. TELA DOCUMENTOS DE CARGA - INCLUIR - ABA GERAL
Objetivo
Permitir a configuração e o registro das informações gerais do Documento de Carga.
Principais Campos e Parâmetros
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Tipo do Documento de Carga que está sendo cadastrado.
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Série e número do Documento de Carga.
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Apresenta a situação do Documento de Carga no sistema:
1 - Digitado;
2 - Bloqueado;
3 - Liberado;
4 - Embarcado;
5 - Entregue;
6 - Retornado;
7 - Cancelado;
8 - Sinistrado.
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Apresenta a situação do documento junto a SEFAZ (Secretaria da Fazenda):
0 - Não informado;
1 - Autorizado;
2 - Não autorizado;
3 - Não se aplica.
Informações | ||
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O SIGAGFE não executa a validação desta informação na SEFAZ, uma vez que recebe essas informações do ERP, que é responsável por esta validação. |
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Tipo de frete realizado para a carga:
1 - CIF;
2 - CIF Redesp;
3 - FOB;
4 - FOB Redesp;
5 - Consignado;
6 - Consignado Redesp.
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Finalidade do uso:
1 - Industrialização Venda;
2 - Uso/Consumo;
3 - Ativo Imobilizado.
05. TELA DOCUMENTOS DE CARGA - INCLUIR - ABA COMPLEMENTAR
Objetivo
Permitir que as informações adicionais sejam registradas no Documento de Carga, sendo que estas não são obrigatórias.
Principais Campos e Parâmetros
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Carga > Espécie
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Indica que o Documento de Carga e, consequentemente, a mercadoria sofrem a incidência de ICMS:
1 - Sim;
2 - Não.
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Informações | ||
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Situação da atualização da data de saída na Nota Fiscal do ERP Datasul:
1 - Não Enviado;
2 - Pendente;
3 - Requisitado;
4 - Atualizado;
5 - Pendente desatualização;
6 - Não se aplica.
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Excluir um Romaneio de Carga
1. Na tela Romaneios de Carga, selecione o Romaneio que será excluído.
2. Clique em Outras Ações > Excluir
3. Será apresentada uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão.
4. Clique em Confirmar.
Cadastrar uma Entrega
1. Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2. Clique em Outras Ações > Entrega.
3. Na tela Entrega, informe os campos Data Entrega e Hora.
4. Clique em Confirmar.
Cadastrar um Retorno
1. Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2. Clique em Outras Ações > Retorno.
3. Na tela Retorno, informe os campos Data Retorno, Hora Retorno e Hodômetro Retorno.
4. Clique em Confirmar.
Cadastrar um Redespachante
1. Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2. Clique em Outras Ações > Redespachantes > Incluir.
3. Se o Romaneio estiver liberado será apresentada a mensagem: "Deseja reabrir o romaneio para incluir o trecho de redespacho?". Informe Sim, para continuar com o processo.
4. Se o Romaneio estiver calculado com sucesso, a situação do cálculo será alterada para Necessita Recálculo.
5. Na tela Redespachantes - Incluir, assinale os documentos do Romaneio que terão um novo trecho incluído.
6. Clique em +Incluir Lote.
7. Informe a transportadora, a cidade de origem e os dados do frete pago e clique em Confirmar. Estas informações serão os valores do novo trecho gerado.
8. Se o documento possuir o tipo de frete como CIF, FOB ou Consignado, após a inclusão do trecho este passará para CIF Redespacho, FOB Redespacho ou Consignado Redespacho.
9. Ao incluir o trecho será validado se o valor do campo Frete Pago corresponde ao tipo de frete do documento de carga.
10. Após o processamento da inclusão, o novo trecho será apresentado no grid Trechos, localizado na tela Redespachantes - Incluir.
Alterar um Redespachante
1. Na tela Romaneios de Carga, selecione o registro desejado.
2. Clique em Outras Ações > Redespachantes > Alterar.
3. Na tela Redespachantes - Alterar é possível efetuar a alteração de trechos de redespacho de forma individual, por meio do grid, ou a alteração em lote, por meio da opção Alterar Lote.
4. Se o Romaneio estiver liberado será apresentada a mensagem "Deseja reabrir o romaneio para incluir o trecho de redespacho?". Informe Sim, para continuar com o processo de alteração de redespacho.
5. Se o Romaneio for calculado com sucesso, a situação do cálculo será alterada para Necessita Recálculo.
6. Na tela Redespachantes - Alterar, assinale os documentos do Romaneio que serão alterados.
7. Clique em +Alterar Lote.
8. Os campos que podem ser alterados são Transportadora, Cidade Origem, Cidade Destino, Tipo de Veículo e Frete Pago.
9. Existem restrições quanto à alteração do primeiro e do último trecho como, por exemplo, no último trecho não é possível alterar a Cidade de Destino.
10. Ao incluir o trecho será validado se o valor do campo Frete Pago corresponde ao tipo de frete do documento de carga.
11. Após o processamento da alteração, o novo trecho será apresentado no grid Alterar Trechos, localizado na tela Redespachantes - Alterar.
03. CONCEITOS ESPECÍFICOS - CÁLCULO DE FRETE
Montagem do Romaneio
Alguns pré-requisitos e condições devem ser observados nesse processo, para realizar o cálculo do frete como, por exemplo, documentos de carga de tipos e sentidos diferentes não podem ser permitidos no mesmo Romaneio de Carga.
O fluxo a seguir tem por objetivo demonstrar o processo de cálculo, considerando o Romaneio de Carga e as informações relacionadas como ponto de partida para apuração dos valores de frete.
Conforme pode ser observado, há duas fronteiras a se considerar na rotina de Cálculo.
A fronteira mais interna (em verde) define o escopo necessário para realizar uma simulação de frete.
A fronteira mais externa (em vermelho) abrange todos os elementos da fronteira interior, mais o processo de gravação dos valores de frete calculados.
Unidades de Cálculo
O processo de definição das unidades de cálculo visa gerar as unidades de cálculo com base nos dados do Romaneio, documentos de carga relacionados, trechos de redespacho, se houver, e carga a ser transportada (itens). As unidades de cálculo serão a base para gerar os cálculos de frete. Vinculados a uma unidade de cálculo teremos documentos e valores.
As informações necessárias ao processo são recebidas em estruturas distintas, conforme segue:
1. Agrupador de Carga: corresponde a um Romaneio de Carga ou outro documento que reúne um conjunto de documentos de carga, como ocorrência.
2. Documentos de Carga: possui a relação direta com o documento de carga digitado no sistema, mas pode ser proveniente de algum outro documento que possua as informações referentes a um conjunto de mercadorias (remetente, destinatário, tipo de frete, entre outros). Este documento de carga pode ser também um Pedido de Compra, Pedido de Venda, uma simulação de carga, entre outros.
3. Trechos do Transporte: correspondem aos itinerários dos Documentos de Carga.
4. Itens dos Documentos de Carga: a relação é direta com os itens dos documentos de carga registrados no sistema.
5. Tabela de Frete para Simulação: antecipando uma necessidade da rotina de comparativo de frete, a rotina de cálculo deve permitir o recebimento dos dados de tabela de frete informados pelo usuário, sendo considerada no lugar das tabelas de frete cadastradas no sistema. Esta estrutura é de informação opcional no caso de cálculo de frete pelo Romaneio de Carga.
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Os documentos de carga devem ser separados em grupos que identifiquem uma entrega. Os critérios para esta separação são os seguintes:
1, Mesmo remetente e destinatário;
2. Mesmo local de entrega (endereço, bairro e cidade entrega);
3. Mesma região de destino;
4. Mesmo tipo de frete;
5. Mesmo tipo de documento de frete;
6. Mesma finalidade (Uso e Consumo ou Industrialização/Comercialização);
7. Mesmo número de carregamento.
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Em relação ao redespacho, os trechos informados nos documentos de carga serão verificados para determinar se os Transportadores dos trechos seguintes ao primeiro trecho são os mesmos. Os Redespachantes também são um critério para determinar o agrupamento dos documentos de carga no cálculo.
O agrupamento dos documentos de carga por trecho ocorrerá da seguinte forma:
1º trecho: corresponde ao transporte realizado desde o remetente até o primeiro redespachante.
2º trecho: corresponde ao transporte realizado do primeiro redespachante até o Nº redespachante.
Nº trecho: corresponde ao transporte realizado do Nº redespachante até o destinatário.
As unidades de cálculo serão criadas de acordo com os agrupamentos de documentos de carga, que representam as entregas e os trechos de transporte. Deve existir um vínculo entre as unidades de cálculo e os documentos de carga que as compõem. Elas também serão identificadas com um tipo, que neste caso será Normal (ou Redespacho, quando for a partir do segundo trecho), e com uma finalidade:
1. CTRC: quando for uma unidade de cálculo de frete intermunicipal ou interestadual.
2. NFS: quando for uma unidade de cálculo de frete municipal.
3. Contrato: quando for uma unidade de cálculo de frete para um transportador autônomo.
Os itens dos documentos de carga serão separados por tipo de operação e classificação de frete, e vinculados às unidades de cálculo também.
Selecionar Tabelas
Ao definir as unidades de cálculo, segue-se ao processo de seleção das tabelas para identificar qual tabela de frete será utilizada em cada unidade de cálculo.
Os critérios de seleção de tabela de frete para uma unidade de cálculo são:
1. Transportador igual ao do agrupamento de frete.
2. Classificação de frete igual ao do agrupamento de frete ou dos valores da unidade de cálculo.
3. Data de vigência inicial menor ou igual à data corrente.
4. Faixa que possa conter a quantidade dos valores da unidade de cálculo.
5. Tipo de veículo igual ao do agrupamento de frete.
6. Rota contendo origem com CEP/Cidade/UF do remetente da carga e destino com CEP/Cidade/UF do destinatário da carga ou do endereço de entrega.
7. Rota contendo a distância informada no romaneio de carga.
8. Região destino do documento de carga.
9. Tabela com componentes de frete informados (podem existir tabelas sem componentes).
10. Tabela com situação Liberada, quando for cálculo final.
É possível que no sistema não exista uma tabela de frete adequada para uma unidade de cálculo, ou então, que haja mais de uma tabela válida. Neste caso, será necessário selecionar qual tabela será utilizada.
Essa escolha pode ser realizada por meio de uma tela que apresentará as tabelas encontradas, ou automaticamente, baseando-se em um critério pré-estabelecido (geralmente prazo de entrega ou valor do frete). Estas formas de “desempate” serão definidas por intermédio do programa Parâmetros do Módulo (GFEX000), pasta Cálculo de Frete, campo Critério de Seleção.
Quando o critério para seleção for pelo usuário ou automaticamente pelo valor do frete, para cada tabela localizada deverá ser efetuada uma simulação do valor do frete, considerando apenas aquela tabela. Isso pode gerar um valor de frete diferente do valor final, porém, o objetivo é fornecer um valor de referência para escolha.
Os dados referentes a tabela selecionada devem incluir:
1. Código do emitente correspondente ao transportador vinculado à tabela de frete.
2. Número da tabela de frete.
3. Número da negociação.
4. Código da faixa ou tipo de veículo.
5. Código da rota.
6. Tarifa da tabela de frete (combinação de faixa/tipo de veículo e rota).
Com isso, é possível determinar os componentes de frete da tabela que devem ser utilizados para cálculo.
Calcular Frete
No processo de cálculo de frete, cada unidade de cálculo que possui tabela de frete definida será “processada”, ou seja, terá seus valores de frete computados.
Inicialmente será preciso determinar se há cálculos que devem ser realizados por agrupamento de carga, em vez de ser por entrega. Isso é realizado verificando todas as tabelas de frete selecionadas para as unidades de cálculo.
Os valores que podem ser calculados por agrupamento são: pedágio, frete mínimo, valor veículo, frete viagem (por distância percorrida) e componentes por romaneio que podem ser rateados entre todas as unidades de cálculo do agrupamento de carga.
O critério de rateio deste e de outros valores do sistema é definido por intermédio da rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), aba Cálculo de Frete, campo Critério de Rateio.
Informações | ||
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Para cada componente da tabela de frete identificada, calcula-se o valor baseando-se no atributo com o qual o componente está relacionado. Este resultado é acumulado com o resultado do componente seguinte, e assim sucessivamente, até formar o valor total do frete para aquele cálculo.
Eventualmente, a unidade de medida da tabela de frete pode ser diferente da unidade de medida padrão do atributo que está sendo utilizado para o cálculo. Nestes casos, a conversão será efetuada entre as unidades, desde que esta esteja devidamente cadastrada na rotina Configuração de Conversões entre Unidades de Medidas (GFEA080).
Além dos valores de cada componente, este processo também determina o valor de imposto correspondente ao frete. No caso de frete municipal (cidade de origem e de destino iguais), será aplicado o ISS e a alíquota é obtida do cadastro da cidade. No caso de frete intermunicipal ou interestadual (cidade de origem diferente da cidade de destino), será aplicado o ICMS e a alíquota é obtida do cadastro de alíquotas de ICMS por UF.
O processo de cálculo do frete ainda permite definir a data prevista de entrega, visto que na tabela de frete selecionada pode haver também a quantidade de dias ou horas para realizar a entrega na rota selecionada. A data prevista de entrega considerará a data de saída do romaneio de carga, se informado, ou a data corrente como data base para soma do prazo.
Informações | ||
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O processo de gravação de frete basicamente grava em base de dados as unidades de cálculo geradas pelos processos anteriores, gerando os cálculos de frete e os respectivos relacionamentos (documentos e valores).
O tipo do cálculo gerado é definido de acordo com o tipo do documento de carga. O quadro abaixo apresenta os tipos de documento de carga X tipos de cálculo.
Tipo | Tipo de Cálculo Resultante |
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Serviço | Serviço |
Normal | Normal |
Retorno | Devolução |
Normal | Normal ou Redespacho |
04. TELA ROMANEIOS DE CARGA
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição | |||||||
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Incluir | Permite acessar a tela Romaneios de Carga - Incluir, para cadastrar um novo registro. | |||||||
Alterar | Permite acessar a tela Romaneios de Carga - Alterar, para efetuar uma alteração no registro selecionado. | |||||||
Visualizar | Permite acessar a tela Romaneios de Carga - Visualizar, para efetuar uma consulta aos dados do registro selecionado. | |||||||
Outras Ações > Pesquisar | Permite pesquisar as informações sobre os Romaneios de Carga, utilizando filtros específicos para a sua ordenação. | |||||||
Outras Ações > Excluir | Permite excluir o registro selecionado na tela Romaneios de Carga.
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Outras Ações > Doc. Carga | Permite acessar a tela Documentos de Carga, para selecionar os documentos e vinculá-los ao Romaneio de Carga.
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Outras Ações > Calcular | Permite efetuar automaticamente o cálculo de frete para os documentos de carga vinculados ao Romaneio, além de recalcular os Romaneios já calculados e liberar os Romaneios selecionados que ainda não estão nesta condição.
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Outras Ações > | Permite bloquear o Romaneio para que seus documentos de carga não possam ser associados às pré-faturas de frete. Quando o Romaneio já está bloqueado, essa ação permite desbloqueá-lo.
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Outras Ações > Liberar | Permite informar a data de entrada e saída do Romaneio na empresa embarcada, assumindo a situação Liberado, além de indicar que o Romaneio está pronto para sair para a entrega ou ser descarregado.
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Outras Ações > Inf. Rastr. | Permite registrar para o Romaneio, o código de rastreamento da empresa transportadora.
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Outras Ações > Reabrir | Permite a reabertura de Romaneios já liberados.
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Outras Ações > Entrega | Permite acessar a tela Entrega, para efetuar a confirmação de entrega dos documentos de carga para o Romaneio na situação Liberado, para evidenciar o término do serviço de transporte e avaliar, por intermédio das demais rotinas do sistema, a performance dos transportadores e a eficiência no cumprimento dos prazos de entrega com os clientes.
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Outras Ações > Retorno | Permite acessar a tela Retorno, para informar a data, horário e hodômetro de retorno do veículo de frota dedicada. | |||||||
Outras Ações > Ajuste | Permite efetuar o ajuste de frete por Romaneio de Carga. | |||||||
Outras Ações > Enviar XML_NFE | Permite enviar e-mail para os transportadores com os arquivos .XML, das Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) que compõem o Romaneio. | |||||||
Outras Ações > Redespachantes > Incluir | Permite efetuar a inclusão de nova Transportadora não informada anteriormente na Nota Fiscal (documento de carga) para o trecho único e documento de carga que contenha os tipos de Frete CIF, FOB e Consignado, transformando o tipo de Frete em Redespacho, possibilitando assim melhor controle dos embarques pelo Embarcador. Permite também listar os tipos de Frete CIF Redespacho, FOB Redespacho e Consignado Redespacho, para a inclusão de um novo trecho no Redespacho existente. | |||||||
Outras Ações > Redespachantes > Alterar | Permite alterar as informações dos trechos dos documentos de carga pertencentes ao Romaneio selecionado.
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Outras Ações > Partida Viagem | Permite consolidar os Romaneios de Carga de Filiais diferentes para gerar uma única viagem de entrega.
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Outras Ações > Copiar | Permite acessar a tela Romaneios de Carga - Cópia, para gerar um novo registro à partir de um registro já existente no sistema. | |||||||
Outras Ações > Combinar | Permite efetuar a combinação de um frete do primeiro trecho pago de documentos de carga que já estão relacionados em um Romaneio. O sistema realizará a abertura do formulário padrão de inclusão de Registro de Frete Combinado (GFEA084), e preencherá os documentos de carga relacionados ao Romaneio.
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Outras Ações > Roteiro | Permite realizar o cálculo do Vale Pedágio do Romaneio de Carga.
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Outras Ações > Desfazer Combinado | Permite excluir todos os cálculos combinados de um Romaneio.
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Outras Ações > Anexos | Permite vincular arquivos ao registro do Romaneio de Carga. | |||||||
Outras Ações > Visualizar Cálculos | Permite acessar a tela Cálculos do Romaneio, na qual estão disponíveis as informações de totalizador do valor de frete e a lista de cálculos de frete relacionadas ao Romaneio de Carga.
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05. TELA ROMANEIOS DE CARGA - INCLUIR / ALTERAR
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição | |||||
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Outras Ações > Imprimir Cadastros | Permite acessar a tela Romaneios de Carga, para imprimir o Romaneio de Carga com layout predefinido. | |||||
Outras Ações > Pesquisar Negociações | Permite acessar a tela Negociações Viagens, na qual é apresentada uma lista de negociações vigentes, sendo possível selecionar dentre elas a mais adequada, considerando critérios como Tipo de Operação, Classificação de Frete e Tipo de Veículo. Essa pesquisa facilita o processo por já apresentar as várias combinações entre o Tipo de Operação, a Classificação de Frete e o Tipo de Veículo.
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Outras Ações > Viagem/Consolidação | Permite acessar a tela Viagem, na qual é apresentada uma lista de viagens consolidadas para o Transportador selecionado.
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Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição | |||||
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Nr. Romaneio | Apresenta o número do Romaneio gerado pelo sistema, o qual será utilizado para o controle da expedição ou recebimento das cargas e cálculo dos respectivos fretes. A sequência do Romaneio de Cargas pode ser de três formas distintas:
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Transp. / Nome Transp. | Código e nome da Transportadora ou do proprietário autônomo responsável pela movimentação do Romaneio de Carga. Esta informação é utilizada para filtrar os documentos de carga, onde o primeiro trecho seja igual ao Transportador informado. Além disso, ela também é utilizada para determinar a Tabela de Frete. | |||||
Tipo Oper. | Tipo de operação realizada pelo Romaneio de Carga. Esta informação é utilizada para determinar a Tabela de Frete. | |||||
Class. Frete / Desc Class | Código e descrição utilizados para identificar a classificação de frete, se houver. Esta informação é utilizada para determinar a Tabela de Frete. | |||||
Tipo Veículo | Tipo de veículo utilizado para o transporte.
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Motorista / Nome Motoris | Código e nome do Motorista condutor do veículo. | |||||
Motorista 2 / Nm Motoris 2 | Código e nome do segundo Motorista condutor do veículo. | |||||
Placa Diant | Número da placa do veículo dianteiro da composição. | |||||
Placa Trasei | Número da placa do veículo traseiro da composição. | |||||
Placa Meio | Número da placa do veículo do meio na composição. | |||||
Nr. Lacre | Número do lacre utilizado no veículo de transporte de carga. | |||||
Prioridade | Valor numérico, que permite identificar a prioridade do Romaneio de Cargas na expedição/recebimento. | |||||
Percurso | Distância a percorrer ou percorrida, em quilômetros. | |||||
Cidade Dest / Nome | Código e nome da Cidade de destino da viagem. | |||||
CEP Destino | Código de Endereçamento Postal (CEP) de destino da viagem. | |||||
Cod Rastream | Código de rastreamento da empresa transportadora. | |||||
Valor Pedág | Valor do vale pedágio pago ao Transportador. Esse campo não é habilitado para manutenção quando:
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Comprov Peda | Número do protocolo de transação que comprova o pagamento do vale pedágio. Esse campo não é habilitado para manutenção quando:
O preenchimento desse campo não é obrigatório e também não é impeditivo para a geração Romaneio de Carga. | |||||
Op Vale Ped / Nome Op Vale | Código e nome do emitente da Operadora de pagamento do vale pedágio. Esse campo pode sugerir a Operadora de pedágio padrão, conforme definido na rotina Parâmetros do Módulo (GFEX000), campo Operadora Vale Pedágio, agilizando o processo de digitação do Romaneio de Carga, sendo que a mesma pode ser alterada de acordo com a necessidade. Esse campo não é habilitado para manutenção quando:
O preenchimento desse campo não é obrigatório e também não é impeditivo para a geração Romaneio de Carga. | |||||
Hodom. Saída | Registra a leitura do hodômetro na saída. | |||||
Hodom. Retorn. | Registra a leitura do hodômetro no retorno. | |||||
Dist. Real | Apresenta a distância real percorrida pelo veículo. | |||||
Cid. Origem | Cidade de origem, quando desejar que o sistema calcule o frete considerando a Cidade informada em vez da Cidade do endereço do Remetente de cada Documento de Carga. | |||||
Nm Cid Orig | Apresenta o nome da cidade origem informado no campo Cid Origem. | |||||
CEP Origem | CEP de origem, quando desejar que o sistema calcule o frete considerando o CEP informado em vez do CEP do endereço do Remetente de cada Documento de Carga. | |||||
Viagem | Número da viagem. | |||||
Peso compart | Peso da carga compartilhada. | |||||
Volume comp | Volume da carga compartilhada. | |||||
Vlr Carga Co | Valor da carga compartilhada. | |||||
Qtde compart | Quantidade de itens compartilhados. | |||||
Observações | Permite registrar as observações relevantes sobre o Romaneio de Carga em questão. | |||||
Mot Reab. | Justificativa para a reabertura do Romaneio de Carga. | |||||
Data Reab. / Hora Reab. | Data e hora da reabertura do Romaneio de Carga. | |||||
Usuário Reab | Identificação do usuário da reabertura do Romaneio de Carga. | |||||
Situação | Indica a situação do Romaneio de Carga:: Digitado; Impresso; Liberado; Encerrado. | |||||
Data Criação / Hora Criação | Apresenta a data e a hora da geração do Romaneio de Carga, sendo possível alterá-la. | |||||
Sit Calculado | Apresenta a situação do cálculo do Romaneio de Carga: 1 - Calculado com Sucesso: o cálculo foi gerado corretamente. | |||||
Data Cálculo / Hora Cálculo | Data e hora do cálculo do Romaneio de Carga. | |||||
Usuário | Identificação do usuário que incluiu o Romaneio de Carga no sistema. | |||||
Origem | Origem do Romaneio de Carga no sistema: 1 - Usuário; | |||||
Dt Said/Entr / Hr Said/Entr | Data de saída/entrada da carga do estabelecimento embarcador. | |||||
Agrupado? | Indica se o Romaneio de Carga está agrupado |
06. TELA DOCUMENTOS DE CARGA - INCLUIR - ABA OUTROS
Objetivo
Permitir o registro de informações adicionais relativas a eventuais inconsistências identificadas durante a execução do processo.
Principais Campos e Parâmetros
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Apresenta a inconsistência ocorrida durante o cálculo automático do Romaneio:
0 - Não se aplica: quando na inclusão ou alteração de um documento, o tipo de documento estava definido como Manual.
1 - Cálculo aut. pendente: quando a rotina de cálculo ainda não foi executada para o documento.
2 - Cálculo automático: quando a rotina de cálculo foi executada com sucesso.
3 - Cálculo sem sucesso: quando houve o vínculo do Romaneio com o documento, mas ocorreram inconsistências no cálculo do Romaneio.
4 - Romaneio sem sucesso: quando a criação ou o vínculo do Romaneio com o Documento de Carga ocorrer sem sucesso.
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07. TELA DOCUMENTOS DE CARGA - INCLUIR - ABA ITENS
Objetivo
...
Informações | ||
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Principais Campos e Parâmetros
Clas Frete / Des Clas
Info Ctb 4 / Info Ctb 5
Informação | Datasul | Protheus |
---|---|---|
1 | Natureza da Operação | Tipo Produto |
2 | Canal de Venda | Grupo Produto |
3 | Grupo de Estoque | Tipo Saída |
4 | Família Comercial | Classe Valor |
5 | Família de Material | Centro Custo |
Indica se o item fará parte do rateio contábil do valor de frete:
1 - Sim;
2 - Não.
Indica se haverá tributação de PIS sobre o frete do item:
1 - Sim;
2 - Não.
: 1 - Sim; |
Observação | Observação referente ao cálculo como, por exemplo, "Calculado com sucesso.". |
Vale Pedágio | Situação do vale pedágio: 1 - Não se aplica |
Indica o item como um ativo:
1 - Sim; |
Indica se é creditado ICMS sobre o frete do item:
1 - Sim;
2 - Não.
Unidade de medida do item.
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Este campo estará disponível a partir do release 12.1.23. |
07. TELA DOCUMENTOS DE CARGA - INCLUIR - ABA UNITIZADORES
Objetivo
Permitir a execução da unitização de cargas, que pode ser:
...
Informações | ||
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| ||
|
Principais Campos e Parâmetros
...
08. TELA DOCUMENTOS DE CARGA - INCLUIR - ABA TRECHOS
Objetivo
...
Informações | ||
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|
Principais Campos e Parâmetros
...
Cidade origem do texto, a qual será utilizada como cidade origem no cálculo.
Informações | ||||
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| ||||
Se a cidade origem não for informada, o cálculo do frete utilizará as informações do documento/trecho para determinar a origem do trecho. |
...
Código de Endereçamento Postal (CEP) de origem do trecho, o qual será utilizado na localização de regiões que atendem por CEP.
Informações | ||||
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| ||||
Se o CEP origem não for informado, o cálculo do frete utilizará as informações do documento/trecho para determinar o CEP de origem do trecho. |
...
Código de Endereçamento Postal (CEP) de destino do trecho, o qual será utilizado na localização de regiões que atendem por CEP.
Informações | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Se o CEP de destino não for informado, o cálculo do frete utilizará as informações do documento/trecho para determinar o CEP de destino do trecho. |
...
Classificação de frete do trecho, a qual será utilizada na localização de negociações.
Informações | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Se a classificação de frete não for informada, o cálculo de frete utilizará as informações do Romaneio/documento, para determinar a classificação em questão. |
...
Tipo de operação do trecho, o qual será utilizado na localização de negociações.
Informações | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Se o tipo de operação não for informado, o cálculo do frete utilizará as informações do Romaneio para determinar o tipo de operação. |
...
Pagar
...
Indica se o trecho será pago pela empresa:
1 - Sim;
2 - Não.
...
Dt Prev Entr / Hr Prev Entr
...
Data e hora previstas para a entrega da carga.
...
Data e hora de entrega da mercadoria em cada trecho do Documento de Carga.
Informações | ||
---|---|---|
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Estes campos não são habilitados e sua informação tem origem na rotina Registrar Entregas. |
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Data Retorno / | Data e hora do retorno do veículo. |
Apur. Período | Apuração no fechamento: 1 - Não se aplica; |
Data Fecham | Data do fechamento da apuração do período. |
Enviado NFe | Indica se os arquivos XML correspondentes aos documentos de cargas foram enviados ao Transportador: 1 - Sim; |
Mot Env NF | Justificativa para o envio da Nota Fiscal Eletrônica. |
Nr Mov | Número do movimento, gerado na rotina Controle de Pátio (GFEA519). |
Núm Contrato | Indica o número do Contrato de transporte, na rotina Contrato de Transporte (GFEA079 - SIGAGFE). Este número é gerado a partir de uma requisição de transporte, na rotina Requisição Negociação de Frete (GFEA059 - SIGAGFE). Regra no Cálculo de Frete:
|
06. TELA ROMANEIOS DE CARGA - VISUALIZAR
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Outras Ações > Imprimir Cadastros | Permite acessar a tela Romaneios de Carga, para imprimir o Romaneio de Carga com layout predefinido. |
Outras Ações > Cons. Doc. Carga | Permite consultar os documentos de carga que estão associados ao Romaneio de Carga. |
Outras Ações > Cons. Cálculo | Permite consultar os cálculos de frete para o Romaneio de Carga. |
07. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - DOCUMENTOS DE CARGA
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Outras Ações > Adicionar | Permite adicionar o documento de carga selecionado ao Romaneio de Carga. |
Outras Ações > Filtrar | Permite filtras as informações relacionadas ao Documentos de Carga. |
Outras Ações > Marca Todos os Documentos de Carga em Tela | Permite selecionar todos os documentos de carga listados no browse para relacioná-los ao Romaneio. |
Outras Ações > Desmarcar Todos os Documentos de Carga em Tela | Permite desmarcar todos os documentos de carga listados e selecionados no browse. |
Outras Ações > Excluir | Permite excluir o documento de carga relacionado ao Romaneio. |
Localiza e Adiciona Documentos de Carga | Permite realizar a busca de documentos de carga. |
Visualizar | Permite visualizar as informações detalhadas do documento de carga selecionado. |
Simular Cálculo | Permite realizar uma simulação de cálculo do valor do frete com os dados informados do Romaneio e todos os documentos de carga listados no browse, sendo que o resultado dessa simulação é apresentado por meio de uma mensagem em tela. |
08. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - LIBERAR
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição | |||||
---|---|---|---|---|---|---|
Romaneio | Número do Romaneio de Carga que será liberado. | |||||
Data de Saída / | Data e hora de saída do veículo. | |||||
Hodômetro de Saída | Valor da leitura do registro do hodômetro do veículo principal, antes de sua saída.
| |||||
Cód. Rastream. | Código do rastreamento para o Romaneio. |
09. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - INF. RASTR.
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
---|---|
Cód. Rastream. | Código de rastreamento da empresa transportadora. |
10. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - REABRIR
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
---|---|
Motivo da Reabertura | Motivo que originou a reabertura do Romaneio de Carga. |
11. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - ENTREGA
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
---|---|
Data Entrega / | Data e hora da ocorrência de confirmação de entrega dos documentos de carga. |
12. TELA ROMANEIOS DE CARGA - OUTRAS AÇÕES - RETORNO
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição | |||||
---|---|---|---|---|---|---|
Data Retorno / Hora Retorno | Data e hora de retorno do veículo, após realizar as entregas do Romaneio. | |||||
Hodômetro Retorno | Valor da leitura do registro do hodômetro do veículo principal, após o seu retorno.
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13. TABELAS UTILIZADAS
GWN - Romaneio de Carga
- GU8 - Classificações de Frete
- GUU - Motoristas
- GU3 - Emitentes de Transporte
- GU7 - Cidades
- GU8 - Veículos
- GV2 - Componentes de Frete
GV3 - Tipos de Veículos
- GV4 - Tipos de Operação
- GV9 - Negociação Tabela de Frete
14. ASSUNTOS RELACIONADOS
09. TELA DOCUMENTOS DE CARGA - INCLUIR - ABA DOCUMENTOS DE ORIGEM
Objetivo
Permitir o registro de uma lista dos documentos de origem.
Principais Campos e Parâmetros
...
10. TABELAS UTILIZADAS
- GW1 - Documentos de Carga
- GW8 - Itens dos Documentos de Carga
- GWU - Trechos dos Documentos de Carga
- GWN - Romaneio de Carga
- GWB - Unitizadores dos Documentos de Carga
- GUB - Classificações de Frete
- GUG - Unitizadores de Carga
- GV5 - Tipos de Documentos de Carga
- 12 - Unidades de Federação
- 01 - Séries dos Documentos de Carga
- GU3 - Emitentes de Transporte
- GU7 - Cidades
- SYA - Países
- GU9 - Regiões
HTML |
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