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outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone


Falando de anonimizar

...

e exportar dados pessoais...

Nessa tela são realizadas as buscas de dados pessoais, para que seja possível a exportação ou anonimização conforme necessidade.

A busca pode ser realizada por usuário ou por tipo de dado pessoal.

Buscar dado pessoal por usuário

Painel

Esse item se dá devido a implementação da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD ou LGPDP) na organização.

Para maiores mais informações e esclarecimentos de como a organização irá atuar mediante a conduta LGPD, acesse aqui.

Deck of Cards
historyfalse
idAnonimizar_Exportar
Card
defaulttrue
id1
labelAnonimizar e exportar dados pessoais


Image Added
Card
id2
labelAnonimizar os dados

Image Added

Card

01. Acionar o botão Adicionar dado pessoal.

Painel

Será aberta a tela para inclusão das informações, já preenchida com o nome e a descrição da tabela. Esses campos não podem ser alterados.

02. Preencher as informações solicitadas.

id3
labelExportar dados

Image Added


Âncora
buscausuario
buscausuario

Buscar dado pessoal por usuário

...

01. No menu principal, acionar Painel de Controle, logo depois verificar o agrupador Segurança e acesso e acionar Anonimização.

02. Na tela Anonimizar e exportar dados pessoais validar que o campo Buscar por tem selecionada a opção Usuário.

03. No campo de texto referente à busca, digitar o nome até que o usuário desejado seja apresentado.

Painel

Atenção! Apenas usuários ativos são buscados. 

A busca por usuário ocorre nos dados pessoais nativos registrados na plataforma (nome, sobrenome, nome completo e e-mail), ou nos dados adicionais do usuário.

04. Pressionar ENTER ou acionar o usuário desejado.

Painel

Caso sejam encontrados dados pessoais referentes ao usuário em questão, a plataforma irá oferecer a opção de anonimizar ou exportar esses dados.


Âncora
buscatipo
buscatipo

Buscar dado pessoal por tipo de dado

...

01. No menu principal, acionar Painel de Controle, logo depois verificar o agrupador Segurança e acesso e acionar Anonimização.

02. Na tela Anonimizar e exportar dados pessoais validar que o campo Buscar por tem selecionada a opção Tipo de dado.

03. No campo referente ao tipo de dado, escolher o tipo de dado a ser buscado.

Painel
Painel

As informações solicitadas são:

Atributo
Identificador do campo que armazena este dado.

Painel

Caso seja um dado adicional ao cadastro do usuário, o atributo do dado pessoal deve ser escrito exatamente igual à chave do dado adicional. Image Removed Veja a imagem

Descrição atributo
Descrição do campo que armazena este dado.

Tipo
Permite selecionar um tipo de dado que será marcado como sensível ou oculto.
Os tipos disponíveis são: Nome, E-mail, CPF, RG, Carteira de habilitação, Carteira de trabalho, Título de eleitor, Passaporte ou outros, dependendo do tipo de componente para o qual a privacidade está sendo configurada.

Este dado é sensível? 
Quando marcada esta opção, o dado será considerado sensível.

Painel

Indica que o dado é classificado como sensível e que ele será informado no relatório de dados do usuário (Exportação de Dados).

É considerado sensível todo dado de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente a saúde ou a vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

É possível anonimizar este dado?
Habilite esta opção, caso o tipo de dado escolhido precise ser ocultado.
Quando estiver com essa opção marcada, indica que o dado pode ser ocultado do banco de dados, caso o usuário, dono do dado, solicite a anonimização, porém os campos continuam aparecendo normalmente no formulário.

Classificação e justificativa
Especifica para que o dados está sendo solicitado e para quais fins será utilizado.

Painel

Classificação: A classificação permite selecionar qual dos motivos gerou a necessidade de configuração da privacidade dos dados.
Os tipos de classificação disponíveis são: Execução de contrato, Obrigação Legal, Consentimento, Execução de políticas públicas, Estudo por órgão de pesquisa, Exercício regular de direito, Para a proteção da vida, Para tutela de saúde, Interesse legítimo e Proteção de crédito.

Justificativa: Permite incluir uma justificativa por extenso, do motivo pelo qual o dado é solicitado e para que ele é utilizado.

Para inserir numa nova classificação e sua justificativa, acione o botão Adicionar, localizado ao lado do menu de Classificação e justificativa.

Para remover, acione o ícone LixeiraImage Removed, localizado ao lado direito da respectiva classificação e justificativa.

03. Acionar Confirmar para gravar o dado pessoal.

Alterar a privacidade do campo customizado 

Para alterar a privacidade do campo customizado, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone AlterarImage Removed localizado ao lado do campo adicionado.

02. Alterar as informações necessárias.

Painel

Dentre as opções para edição estão:

  • Tipo do campo;
  • Este dado é sensível?
  • Adicionar mais uma classificação ou justificativa

03. Acionar Adicionar para salvar as alterações.

Excluir informações de privacidade do campo customizado 

Para excluir a privacidade configurada para o campo customizado, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone RemoverImage Removedlocalizado ao lado do campo adicionado.

Painel

As configurações de privacidade informadas para o campo customizado serão removidas. Ao excluir esse dado, ele deixará de ser considerado pessoal e não será mais monitorado. Porém, todos os registros existentes sobre ele serão mantidos como histórico para auditoria.

Alterar a privacidade do campo customizado 

Para alterar a privacidade do campo customizado, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone AlterarImage Removed localizado ao lado do campo adicionado.

02. Alterar as informações necessárias.

Painel

Dentre as opções para edição estão:

  • Tipo do campo;
  • Este dado é sensível?
  • Adicionar mais uma classificação ou justificativa

03. Acionar Adicionar para salvar as alterações.

Excluir informações de privacidade do campo customizado 

Para excluir a privacidade configurada para o campo customizado, siga os passos abaixo:

01. Acionar o ícone RemoverImage Removedlocalizado ao lado do campo adicionado.

Painel

As configurações de privacidade informadas para o campo customizado serão removidas. Ao excluir esse dado, ele deixará de ser considerado pessoal e não será mais monitorado. Porém, todos os registros existentes sobre ele serão mantidos como histórico para auditoria.

Visualizar campos customizados com configuração de privacidade

...

.

Atenção! A busca por tipo de informação ocorre apenas nos dados pessoais registrados em formulários, ou seja, quando for realizada a busca por um dado do tipo CPF, por exemplo, não será localizado nos dados nativos ou adicionais do usuário.

04No campo de texto referente à busca, digitar o valor a ser buscado.

05. Pressionar ENTER para buscar.

Painel

Caso sejam encontrados dados pessoais, a plataforma irá oferecer a opção de anonimizar ou exportar esses dados.


Âncora
anonimizar
anonimizar

Anonimizar os dados encontrados

...

Essa opção só será disponibilizada caso os dados pessoais encontrados tenham sido configurados para possibilitar a anonimização. Saiba mais na documentação de Dados pessoais.

Image Added Veja a imagem


01. Realizar a busca pelo usuário ou tipo de dado.

02. Acionar o botão Anonimizar.

Painel

Será apresentada uma mensagem de aviso que, ao anonimizar estes dados, eles não serão mais exibidos em seus respectivos cadastros e não será possível reverter esta ação. 

03. Na mensagem de confirmação, acionar Anonimizar.

Painel

Após a confirmação, a plataforma irá iniciar o processo de anonimização dos dados. Este procedimento pode demorar dependendo do volume de dados.


Âncora
exportar
exportar

Exportar os dados encontrados

...

Essa opção só será permitida caso a pasta "Meus documentos" esteja habilitada para os usuários da plataforma. Saiba mais na documentação de Parâmetros.

01. Realizar a busca pelo usuário ou tipo de dado.

02. Acionar o botão Exportar.

Painel

Será apresentada uma mensagem para avisar que uma cópia contendo os dados encontrados na busca será criada na pasta Meus documentos do usuário que solicitou a exportação. 

03. Caso seja desejada a visualização das informações do log de auditoria dos dados, na mensagem de confirmação, marcar a opção Exportar com log.

Painel

Para a geração do log, existem os seguintes requisitos:

04. Na mensagem de confirmação, acionar Exportar

Painel

Após a confirmação, a plataforma irá iniciar o processo de exportação dos dados. Este procedimento pode demorar dependendo do volume de dados. Após a geração do arquivo, ele é disponibilizado na pasta Meus documentos do usuário que solicitou o relatório. Caso tenha sido selecionada a exportação com log, esse conteúdo é incluído no mesmo arquivo JSON.



Informações
titleFique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.7.0 - Lake. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.