Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Portuguese

Pagetitle
XTree
XTree

Classe: XTree

Cria um objeto do tipo árvore de itens.

TSrvObject -> TControl -> TTree -> XTree


New

Método construtor da classe.


XTree(): New ( [ nTop], [ nLeft], [ nWidth], [ nHeight], [ oOwner], [ uChange], [ uRClick] ) --> oObjeto



 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
nTopNuméricoIndica a coordenada vertical superior do objeto.
  


nLeftNuméricoIndica a coordenada horizontal à esquerda do objeto.
  


nWidthNuméricoIndica a coordenada vertical inferior do objeto.
  


nHeightNuméricoIndica a coordenada horizontal à direita do objeto.
  


oOwnerObjetoIndica a janela ou controle visual onde o objeto será criado.
 
 


uChangeBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando o estado ou conteúdo do objeto é modificado pela ação sobre o controle visual.
  


uRClickBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.
 
 


bDblClickBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar duas vezes, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.
  

 




oObjeto
    ()
  • Retorna o objeto criado.

Exemplos
oTree := xTree():New(000,000,000300,000300,oDlg,/*uChange*/,/*uRClick*/,/*bDblClick*/)

Métodos

AddItem

Adiciona um item ou subitem na árvore.


XTree(): AddItem ( cPrompt,cCargo,cResource1,cResource2,nType,bAction,bRClick,bDblClick ) -->


 


NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cPromptCaracterIndica a descrição do novo item.
 
x
 

cCargoCaracterIndica a chave de identificação do item na árvore.
 
x
 

cResource1CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver fechado.
 
 


cResource2CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver aberto.
  


nTypeNuméricoIndica o nível que o item ou subitem será adicionado, sendo: 1=No mesmo nível ou 2=Abaixo.
 
 


bActionBloco de códigoIndica o
nome da imagem, no diretório, que será apresentada quando o item estiver aberto.  
bloco de código que será executado quando o estado ou conteúdo do objeto é modificado pela ação sobre o controle visual.

bRClickBloco de códigoIndica o
nível que o item ou subitem será adicionado, sendo: 1=No mesmo nível ou 2=Abaixo.  
bloco de código que será executado quando clicar, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.

bDblClickBloco de código
   

 

Indica o bloco de código que será executado quando clicar duas vezes, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.



  • Utilizado para adicionar itens dinamicamente na árvore, depois de sua construção. Para adicionar itens durante a criação do objeto, utilize os métodos AddTree e AddTreeItem.

 

 

//Adiciona Localizaum onovo nívelitem abaixo do qual // estes subitens deverão ser criados // -----------------------------------if oTree:TreeSeek("006")   oTree:AddItem("Subnível 01","007", "FOLDER6",,,,2)	  oTree:AddItem("Subnível 02","008", "FOLDER6",,,,2)	endif

AddTree

Adiciona um item, com nível 1, na árvore.

DBTree(): AddTree ( [ cPrompt], [ lOpened], [ cRes1], [ cRes2], [ cFile1], [ cFile2], [ cCargo] ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cPromptCaracterIndica a descrição do novo item. Para mais de uma coluna utilize valores separados por ponto e vírgula.  
lOpenedLógicoIndica que, verdadeiro (.T.), o item será iniciado aberto; caso contrário, falso (.F.).  
cRes1CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver fechado.  
cRes2CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver aberto.  
cFile1CaracterIndica o nome da imagem, no diretório, que será apresentada quando o item estiver fechado.  
cFile2CaracterIndica o nome da imagem, no diretório, que será apresentada quando o item estiver aberto.  
cCargoCaracterIndica a chave de identificação do item na árvore.  

 

  • A opção de múltiplas colunas definidas pelo parâmetro cHeaders do construtor New do objeto e alimentadas por valores separados por ponto e vírgula do parâmetro cPrompt deste método, está disponível somente em builds superiores à 7.00.120420A.
oTree:AddTree("Nível 02","010", "FOLDER6")

AddTreeItem

Adiciona um item, com nível 1, na árvore.

DBTree(): AddTreeItem ( [ cPrompt], [ cRes], [ cFile], [ cCargo] ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cPromptCaracterIndica a descrição do novo item. Para mais de uma coluna utilize valores separados por ponto e vírgula.  
cResCaracterIndica o nome da imagem no repositório.  
cFileCaracterIndica o caminho para o arquivo de imagem.  
cCargoCaracterIndica a chave de identificação do elemento na árvore.  

 

  • A opção de múltiplas colunas definidas pelo parâmetro cHeaders do construtor New do objeto e alimentadas por valores separados por ponto e vírgula do parâmetro cPrompt deste método, está disponível somente em builds superiores à 7.00.120420A.

 

 

 

oTree:AddTreeItem("Novo Item","FOLDER7",,"006")

BeginUpdate

Prepara a árvore para receber os itens.

DBTree(): BeginUpdate ( ) -->

Este método é muito importante na criação do objeto para que os ajustes de criação e performance sejam realizados corretamente.

 

 

oTree:BeginUpdate()

ChangeBmp

Altera as imagens definidas para a árvore.

DBTree(): ChangeBmp ( [ cBmp1], [ cBmp2], [ cFile1], [ cFile2], [ cCargo] ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cBmp1CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver fechado.  
cBmp2CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver aberto.  
cFile1CaracterIndica o nome da imagem, no diretório, que será apresentada quando o item estiver fechado.  
cFile2CaracterIndica o nome da imagem, no diretório, que será apresentada quando o item estiver aberto.  
cCargoCaracterIndica a chave de identificação do item na árvore.  

 

oTree:ChangeBmp("LBNO","LBTIK",,,"001")

ChangePrompt

Altera a descrição de um item da árvore.

DBTree(): ChangePrompt ( [ cPrompt], [ cCargo] ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cPromptCaracterIndica a nova descrição do item. Para mais de uma coluna utilize valores separados por ponto e vírgula.  
cCargoCaracterIndica a chave de identificação do item na árvore.  

 

  • A opção de múltiplas colunas definidas pelo parâmetro cHeaders do construtor New do objeto e alimentadas por valores separados por ponto e vírgula do parâmetro cPrompt deste método, está disponível somente em builds superiores à 7.00.120420A.
oTree:ChangePrompt("Novo Texto Item 001","001")

DelItem

Exclui o item selecionado e, consequentemente, todos os seus subitens.

DBTree(): DelItem ( ) -->

 
oTree:DelItem()

EndTree

Indica o término da contrução da árvore.

DBTree(): EndTree ( ) -->

 
oTree:EndTree()

EndUpdate

Encerra a criação dos itens.

DBTree(): EndUpdate ( ) -->

Este método é muito importante na criação do objeto para que os ajustes de criação e performance sejam realizados corretamente.

oTree:EndUpdate()

GetCargo

Retorna a chave de identificação do item selecionado.

DBTree(): GetCargo ( ) --> cCargo

cCargo
    (caracter)
  • Indica a chave de identificação do item selecionado na árvore.
 
oTree:GetCargo()

GetPrompt

Retorna a descrição do item selecionado.

DBTree(): GetPrompt ( [ lSpace] ) --> cPrompt

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
lSpaceLógicoIndica se, verdadeiro (.T.), retorna a descrição com os espaços ou, falso (.F.), se retira os espaços à direita e à esquerda da descrição.  

 

cPrompt
    (caracter)
  • Retorna a descrição do item selecionado.
  • A opção de múltiplas colunas definidas pelo parâmetro cHeaders do construtor New do objeto e alimentadas por valores separados por ponto e vírgula do parâmetro cPrompt deste método, está disponível somente em builds superiores à 7.00.120420A.
oTree:GetPrompt(.T.) // Result: "Subnível 01"

IsEmpty

Indica se existem itens na árvore.

DBTree(): IsEmpty ( ) --> lIsEmpty

lIsEmpty
    (logico)
  • Retorna, verdadeiro (.T.), se a árvore estiver vazia; caso contrário, retornará falso (.F.).
 
oTree:IsEmpty() // Result: .F.

Nivel

Retorna o nível do item selecionado.

DBTree(): Nivel ( ) --> nNivel

nNivel
    ()
  • Retorna o nível do item selecionado, sendo que o primeiro item estará no nível 1, seus filhos no nível 2 e assim sucessivamente.
oTree:Nivel() // Result: 3
Exemplo do método Nivel
Image Removed

PTRefresh

Atualiza todos os níveis da árvore.

DBTree(): PTRefresh ( ) -->

 
oTree:PTRefresh()

PTSendTree

Permite realizar a construção inicial, da classe DBTree(), a partir de um array pré-definido.

DBTree(): PTSendTree ( < aNodes> ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
aNodesVetorIndica o array pré-definido com informações para criar a árvore. Para mais informações referente ao formato do array, consulte a área Observações.X 

 

 

Disponibilidade

Método disponível a partir da build 7.00.080806P.

 

Formato do array para criação dos itens da classe DBTree()

  1. Nível do item (Caracter).
  2. ID que identificará este item (Caracter).
  3. Compatibilidade. Configure sempre com aspas "" (Caracter).
  4. Descrição que será apresentada no item (Caracter).
  5. Imagem quando o item da árvore estiver fechado (Caracter).
  6. Imagem quando o item da árvore estiver aberto (Caracter).

 
 

Dicas de utilização do método

Este método foi desenvolvido para acelerar a criação da árvore. No entanto, para que funcione corretamente, é necessário seguir as seguintes regras na criação do array:

  • Os itens devem ser criados na ordem exata que serão apresentados.
  • Os níveis devem ser inseridos de acordo com a posição do item.

 

No exemplo abaixo, observe a maneira correta de alimentar o array:
 

 
// ExemploDEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo do PTSendTree" FROM 180,180 TO 550,700 PIXELIMAGE1 := "FOLDER5"IMAGE2 := "FOLDER6"aNodes := {}aadd(aNodes,{'00',"001","","Descrição Raiz",IMAGE1,IMAGE2})         // Raizaadd(aNodes,{'01',"002","","Descrição Subnível 01",IMAGE1,IMAGE2}) // Segundo nívelaadd(aNodes,{'02',"003","","Descrição Subnível 02",IMAGE1,IMAGE2}) // Terceiro nívelaadd(aNodes,{'01',"004","","Descrição Subnível 01",IMAGE1,IMAGE2}) // Segundo nívelaadd(aNodes,{'02',"005","","Descrição Subnível 02",IMAGE1,IMAGE2}) // Terceiro nível// Cria o objeto Tree e carrega os itensoTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.)oTree:PTSendTree( aNodes )ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED

 

Visualização
Image Removed
 

item posicionado.
oTree:AddItem("Novo Item","0106","folder5.png","folder6.png",2,/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)

AddTree

Adiciona um item, com nível 1, na árvore.


XTree(): AddTree ( cPrompt, cResource1, cResource2, cCargo, bAction, bRClick, bDblClick ) -->



#include "TOTVS.CH"User Function PTSendTree()Local nX,nY,nZDEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo do PTSendTree" FROM 180,180 TO 550,700 PIXELaNodes := {}IMAGE1  := "" 	// Imagem quando nível estiver fechadoIMAGE2  := "" 	// Imagem quando nível estiver abertonLoop   := 690  // Quantidade de Loops - irá gerar 20010 ItensnCount	:= 0	// Simula ID dos itens da Tree//cTime1 := Time()// PRIMEIRO NÍVELfor nX := 1 to nLoop		nCount++	IMAGE1 := "FOLDER5"	aadd( aNodes, {'00', StrZero(nCount,7), "", "Primeiro Nível->ID: "+;	StrZero(nCount,7), IMAGE1, IMAGE2} )		// SEGUNDO NÍVEL	for nY := 1 to 7				nCount++		IMAGE1 := "FOLDER6"		aadd( aNodes, {'01', StrZero(nCount,7), "", "Segundo Nível->ID: "+;		StrZero(nCount,7), IMAGE1, IMAGE2} )				// TERCEIRO NÍVEL		for nZ := 1 to 3						nCount++			IMAGE1 := "FOLDER10"			aadd( aNodes, {'02',StrZero(nCount,7),"","Terceiro Nível->ID: "+;			StrZero(nCount,7), IMAGE1, IMAGE2} )					next nZ			next nY	next nX// Cria o objeto TreeoTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.)// Método para carga dos itens da TreeoTree:PTSendTree( aNodes )ACTIVATE DIALOG oDlg CENTEREDReturn

PTSrvUpdatePosition

Sincroniza as informações entre o objeto Tree, no Smart Client, e o Application Server.

DBTree(): PTSrvUpdatePosition ( ) -->

 
oTree:PTSrvUpdatePosition()

PTUpdateNodes

Atualiza o item e seus subitens.

DBTree(): PTUpdateNodes ( < cNivel> ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cNivelCaracterIndica o nível que será atualizado.X 

 

 
oTree:PTUpdateNodes( "005" )

Reset

Limpa todos os itens da árvore.

DBTree(): Reset ( ) -->

 
oTree:Reset()

SetDisable

Desabilita a utilização da árvore.

DBTree(): SetDisable ( ) -->

 
oTree:SetDisable()

SetEnable

Habilita a utilização da árvore.

DBTree(): SetEnable ( ) -->

 
oTree:SetEnable()

SetFlags

Habilita/Desabilita certas funcionalidades do componente.

DBTree(): SetFlags( <nFlags> ) -->

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
nFlagsNumérico

Valor que representa a(s) funcionalidade(s) a ser(em) habilitada(s). Valores de flags podem ser somados para que mais de uma funcionalidade seja habilitada ao mesmo tempo.

X 

 

 

ComandosDescrição
1 (TTREE_ISEDITABLE)Habilita edição do texto (prompt) dos itens.

 

  • Este método está disponível somente em builds superiores à build 7.00.120420A

 

#define TTREE_ISEDITABLE     1
oTree:SetFlags( TTREE_ISEDITABLE ) // Habilita possibilidade de edição do Prompt de cada item da árvore

SetScroll

Define a barra de rolagem da árvore.

DBTree(): SetScroll ( < nTipo>, < lHabilita> ) -->

 

Nome
Nome
TipoDescriçãoObrigatórioReferência
nTipo
cPrompt
NuméricoIndica o tipo (1=horizontal e 2=vertical) da barra de rolagem.X lHabilitaLógicoIndica se habilita (.T.) ou desabilita (.F.) a barra de rolagem.X 

 

oTree:SetScroll(1,.T.) // Habilita barra de rolagem horizontaloTree:SetScroll(2,.T.) // Habilita barra de rolagem vertical

Total

Retorna o número de itens na árvore.

DBTree(): Total ( ) --> nItens

nItens
    ()
  • Retorna o número de itens na árvore.
oTree:Total() // Result: 8

TreeSeek

Localiza e posiciona o cursor em um determinado elemento.

DBTree(): TreeSeek ( < cCargo> ) --> lFind

 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cCargoCaracterIndica a chave de identificação do elemento na árvore.X 

 

lFind
    (logico)
  • Retorna, verdadeiro (.T.), se o cargo for localizado; caso contrário, retornará falso (.F.)

 

 

 

 

// Localiza o Cargo 001 e posiciona o cursor// para que o segundo nível seja criado abaixo dele// -----------------------------------------------------if oTree:TreeSeek("001")   oTree:AddItem("Segundo nível da DBTree","002", "FOLDER10",,,,2)	endif
Propriedade
CaracterIndica a descrição do novo item.

cResource1CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver fechado.

cResource2CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver aberto.

cCargoCaracterIndica a chave de identificação do item na árvore.

bActionBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando o estado ou conteúdo do objeto é modificado pela ação sobre o controle visual.

bRClickBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.

bDblClickBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar duas vezes, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.



  • Utilizado para adicionar um nó na árvore durante a construção do objeto. Para adicionar dinamicamente, utilizar método AddItem.
  • Após a utilização desse método deve haver a chamada do método EndTree() para fechar o nó construído

//Cria nó na árvore
oTree:AddTree("Nó","folder5.png","folder6.png","0101",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)
 
 //Adiciona filhos
 oTree:AddTreeItem("Nó filho","folder5.png","0102",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)
 
//Fecha nó criado
oTree:EndTree()

AddTreeItem

Adiciona um item, na árvore.


XTree(): AddTreeItem ( cPrompt, cResource, cCargo, bAction, bRClick, bDblClick )



NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cPromptCaracterIndica a descrição do novo item.

cResourceCaracterIndica o nome da imagem no repositório.

cCargoCaracterIndica a chave de identificação do elemento na árvore.

bActionBloco de código

 

PropriedadeDescriçãoTipoaBmpsIndica o array que contêm as imagens dos itens do objeto.VetorbInit
Indica o bloco de código que será executado
na inicialização
quando o estado ou conteúdo do objeto é modificado pela ação sobre o controle visual.

bRClickBloco de código
lActivated
Indica
se, verdadeiro (.T.), o objeto está ativo; caso contrário, falso (.F.).LógicolCargoIndica se, verdadeiro (.T.), os elementos da Tree utilizarão a propriedade cCargo, do método AddItem(), que armazena uma string identificadora, para cada elemento e item da árvore; caso contrário, falso (.F.).LógicolEnableIndica se, verdadeiro (.T.), o objeto está habilitado; caso contrário, falso (.F.).LógicolProcessIndica se, verdadeiro (.T.), o objeto está sendo atualizado; caso contrário, falso (.F.).LógicolRefreshingIndica se, verdadeiro (.T.), o objeto está sendo atualizado; caso contrário, falso (.F.).LógiconTotalIndica o total de itens do objeto.NuméricobPromptChangedIndica o bloco de código, no formato {|cID, nColumn, cNewPrompt| }, que será executado quando um prompt for editado na Tree pelo usuário. O cID conterá o Cargo (valor identificador do item), nColumn a coluna e cNewPrompt o novo prompt do item. Disponível somente em builds superiores à build 7.00.120420A.Bloco de códigonColumnsRetorna a quantidade de colunas do objeto. Disponível somente em builds superiores à build 7.00.120420A.Numérico

 

Observações

A seguir, veja o código fonte exemplo:

oTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.,,) // Cria a TreeoTree:BeginUpdate()    // Prepara o objeto para receber os itensoTree:SetScroll(1,.T.) // Habilita a barra de rolagem horizontaloTree:SetScroll(2,.T.) // Habilita a barra de rolagem vertical  for nX := 1 to 5    id++                             cId := strZero(id,7)    oTree:AddItem("Primeiro Nível: "+cId,cId, "FOLDER5" ,"FOLDER6",,,1)    If oTree:TreeSeek(cId)       for nY := 1 to 10	      id++                         	      cId := strZero(id,7)   		  oTree:AddItem("Subnível:"+cId,cId, "FOLDER10",,,,2)	  	  next                      endif     next  oTree:EndUpdate() // Finaliza a criação dos itens
Exemplos
o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.

bDblClickBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar duas vezes, com o botão direito do mouse, sobre o objeto.



  • Utilizado para adicionar um item no nó da árvore aberto durante a construção do objeto. Para adicionar dinamicamente, utilizar método AddItem.

//Cria nó na árvore
oTree:AddTree("Nó","folder5.png","folder6.png","0101",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)
 
 //Adiciona filhos
 oTree:AddTreeItem("Nó filho","folder5.png","0102",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)
 
//Fecha nó criado
oTree:EndTree()

ChangeBmp

Altera as imagens definidas para a árvore.


XTree(): ChangeBmp ( cResource1, cResource2, cCargo, lForceUpdate)



NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cResource1CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver fechado.

cResource2CaracterIndica o nome da imagem, no repositório, que será apresentada quando o item estiver aberto.

cCargoCaracterIndica a chave de identificação do item na árvore.

lForceUpdateLógicoForça a alteração.




oTree:ChangeBmp("LBNO","LBTIK","01")

ChangePrompt

Altera a descrição de um item da árvore.


XTree(): ChangePrompt ( [ cPrompt], [ cCargo] ) -->



NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cPromptCaracterIndica a nova descrição do item.

cCargoCaracterIndica a chave de identificação do item na árvore.



  • Pode se utilizar em conjunto com o método GetCargo para alterar a descrição do item atual.

oTree:ChangePrompt("Novo Texto Item 001","001")

DeItem

Exclui o item selecionado e, consequentemente, todos os seus subitens.


XTree(): DeItem ( ) -->


oTree:DelItem()

EndTree

Indica o término da contrução da árvore.


XTree(): EndTree ( ) -->


oTree:EndTree()

GetCargo

Retorna a chave de identificação do item selecionado.


XTree(): GetCargo ( ) --> cCargo

cCargo
    (caracter)
  • Indica a chave de identificação do item selecionado na árvore.


 


oTree:GetCargo()
 

GetFatherNode

Retorna informações do nó pai.


XTree(): GetFatherNode( ) --> aFather


aFather
    (array)
  • Retorna vetor com informações do nó pai no seguinte formato:
    1. Caracter -> ID do nó pai. Caso seja o Root, o ID do pai será "000000"
    2. Caracter -> ID do nó.
    3. Lógico - > Se verdadeiro (.T.), indica que é um nó. Se falso (.F.), indica que é um i
    4. Caracter -> cCargo
    5. Caracter -> Resource 1
    6. Caracter -> Resource 2


oTree:GetFatherNode() --> aFather
 

GetPrompt

Retorna a descrição do item selecionado.


XTree(): GetPrompt ( ) --> cPrompt


cPrompt
    (caracter)
  • Retorna a descrição do item selecionado.


oTree:GetPrompt()

IsEmpty

Indica se existem itens na árvore.


XTree(): IsEmpty ( ) --> lIsEmpty

lIsEmpty
    (logico)
  • Retorna, verdadeiro (.T.), se a árvore estiver vazia; caso contrário, retornará falso (.F.).


 


oTree:IsEmpty() // Result: .F.

Reset

Limpa todos os itens da árvore.


XTree(): Reset ( ) -->



 


oTree:Reset()

TreeSeek

Localiza e posiciona o cursor em um determinado elemento.


XTree(): TreeSeek ( < cCargo> ) --> lFind



NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
cCargoCaracterIndica a chave de identificação do elemento na árvore.X


lFind
    (logico)
  • Retorna, verdadeiro (.T.), se o cargo for localizado; caso contrário, retornará falso (.F.)



// Localiza o Cargo 001 e posiciona o cursor
// para que o segundo nível seja criado abaixo dele
// -----------------------------------------------------
if oTree:TreeSeek("001")   
oTree:AddItem("Segundo nível da XTree","002", "FOLDER10",,,,2)	
endif



Exemplos
#Include 'Protheus.ch'
User Function tdnXtree()
Local oGet
Local cGet := Space(6)
Local cDescri := Space(10)
DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo de XTree" FROM 0,0 TO 600,800 PIXEL

//-------------------
//Cria o objeto XTREE
//-------------------
oTree := xTree():New(000,000,300,300,oDlg,/*uChange*/,/*uRClick*/,/*bDblClick*/)

//-------
//Nível 1
//-------
oTree:AddTree("01","folder5.png","folder6.png","01",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)
//-------
//Nível 2
//-------
oTree:AddTree("Teste","folder5.png","folder6.png","0101",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)

oTree:EndTree()

oTree:AddTree("0101","folder5.png","folder6.png","0101",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)

//-------
//Nível 3
//-------

oTree:AddTreeItem("0102","folder5.png","0102",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)

oTree:EndTree()

oTree:AddTree("0103","folder5.png","folder6.png","0103",/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)

oTree:EndTree()

oTree:EndTree()



//---------------
//Funcionalidades
//---------------
@ 000,340 GET oGet VAR cGet OF oDlg SIZE 40, 010 PIXEL
TButton():New( 0,300 , "Seek
#include "TOTVS.CH"User Function DbTree() DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo de DBTree" FROM 180,180 TO 550,700 PIXEL // Cria a Tree oTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.) // Insere itens oTree:AddItem("Primeiro nível da DBTree","001", "FOLDER5" ,,,,1) If oTree:TreeSeek("001") oTree:AddItem("Segundo nível da DBTree","002", "FOLDER10",,,,2) If oTree:TreeSeek("002") oTree:AddItem("Subnível 01","003", "FOLDER6",,,,2) oTree:AddItem("Subnível 02","004", "FOLDER6",,,,2) oTree:AddItem("Subnível 03","005", "FOLDER6",,,,2) endif endif oTree:TreeSeek("001") // Retorna ao primeiro nível // Cria botões com métodos básicos TButton():New( 160, 002, "Seek Item 4", oDlg,{|| oTree:TreeSeek("004")}; ,40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 160, 052, "Enable" , oDlg,{|| oTree:SetEnable() }; ,40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 160, 102, "Disable" , oDlg,{|| oTree:SetDisable() }; ,40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 160, 152, "Novo
 Item", oDlg,{|| 
TreeNewIt
oTree:TreeSeek(AllTrim(cGet)
};
)},40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )


TButton():New(
172,02,"Dados do item", oDlg,{|| ; Alert("Cargo: "+oTree:GetCargo()+chr(13)+"Texto: "+oTree:GetPrompt(.T.)) },; 40,10
010,300 , "Add Item", oDlg,{|| AddItem(oTree) },40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )

TButton():New( 
172
020,300 
052
, "
Muda
Change 
Texto
BMP", oDlg,{|| 
;
oTree:
ChangePrompt
ChangeBmp(
"Novo Texto Item 001
"LBNO","LBTIK","
001
01") },
;
40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )

@
TButton():New( 172, 102, "Muda Imagem", oDlg,{||; oTree:ChangeBmp("LBNO","LBTIK",,,"001") },;
030,340 GET oGet1 VAR cDescri OF oDlg SIZE 40, 010 PIXEL
TButton():New( 030,300 , "Altera Prompt", oDlg,{|| ChangePrompt(oTree,cDescri)},40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )

TButton():New( 
172
040,300 
152
, "
Apaga
Info 
Item
Pai", oDlg,{||
; if(oTree:TreeSeek("006"),oTree:DelItem(),) },; 40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) // Indica o término da contrução da Tree oTree:EndTree() ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED Return //----------------------------------------// Função auxiliar para inserção de item//----------------------------------------Static Function TreeNewIt() // Cria novo item na Tree oTree:AddTreeItem("Novo Item","FOLDER7",,"006") if oTree:TreeSeek("006") oTree:AddItem("Sub-nivel 01","007", "FOLDER6",,,,2) oTree:AddItem("Sub-nivel 02","008", "FOLDER6",,,,2) endifReturn
Preview
 ShowFatherInfo(oTree)},40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. )


ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED
Return
Static Function ChangePrompt(oTree,cDescri)
oTree:ChangePrompt(cDescri,oTree:GetCargo())
Return

Static Function AddItem(oTree)
If oTree:TreeSeek("0102")

oTree:AddItem("Novo Item","0106","folder5.png","folder6.png",2,/*bAction*/,/*bRClick*/,/*bDblClick*/)

EndIf
Return
 
Static Function ShowFatherInfo(oTree)
Local aInfo := oTree:GetFatherNode()
Local cMessage
If Len(aInfo) > 0
cMessage := "ID do Pai : " + aInfo[1] + CRLF
cMessage += "ID : " + aInfo[2] + CRLF
cMessage += "É nó? : " + IIf(aInfo[3],".T.",".F.") + CRLF
cMessage += "cCargo : " + aInfo[4] + CRLF
cMessage += "cResource1: " + aInfo[5] + CRLF
cMessage += "cResource2: " + aInfo[6] + CRLF
MsgInfo(cMessage,"Info do nó pai")
EndIf
Return

Preview
Exemplo da classe XTree()
Image AddedExemplo da classe DBTree()
Image Removed

Abrangência
Microsiga Protheus 8.11 , Microsiga Protheus 11 , Protheus 10 , TOTVS Application Server 10 , ByYou Application Server