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  • Efetuar a devolução de documentos/mercadorias (CTRC) à Filial origem.
  • Efetuar a reentrega de documentos/mercadorias (CTRC) ao cliente destinatário, gerando automaticamente um novo documento para cobrança da reentrega.
  • Adicionar informações complementares aos documentos já gerados.
  • Gerar um documento que complemente o valor a ser cobrado.
  • Cancelar os documentos que não estejam vinculados a uma viagem.
  • Alterar o tipo e o serviço de transporte de um documento.
  • Gerar a cobrança de armazenagem dos documentos de clientes que não forem entregues ao destino final.

    (aviso) Processo abaixo desativados à partir de
      atendendo Ajuste SINIEF 9/07 CONFAZ, onde para o prestador de serviços, foi revogado a obrigação de emissão do CT-e de Anulação.
  • Anular um documento de CTRC, visando o atendimento à legislação vigente. Para obter mais informações, acesse SEFAZ - Secretaria de Estado de Fazenda de Alagoas.

Antes de iniciar a manutenção de um documento, observe a situação na qual este se encontra, pois o Sistema valida o uso das opções conforme seu status.

...

Informações
titleIMPORTANTE!
  • O Sistema verifica o conteúdo do parâmetro MV_DATATMS, que determina a data de fechamento para a geração/manutenção de documentos de transporte ou estornos de documentos.
  • A opção F12 – Parâmetros tem o objetivo de facilitar a seleção dos registros de ocorrências referentes ao documento e à viagem de transporte na consulta Tracking de Ocorrências.

    (erro) Processo abaixo desativados à partir de  atendendo Ajuste SINIEF 9/07 CONFAZ, onde para o prestador de serviços, foi revogado a obrigação de emissão do CT-e de Anulação. Vide documentaçãoCTe Substituição.
  • Caso seja contribuinte do ICMS, o status do CTRC será alterado para Anulado. Se não for contribuinte, além da alteração do Status também será gerado um Documento de Entrada, do tipo Devolução. 

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Efetuar a Manutenção de Documentos

  1.  No SIGATMS, acesse clique em Atualizações > Transporte > Manutenção de Documentos.

  2.  Na tela Manutenção de Documentos, posicione o cursor sobre o documento desejado e selecione a opção ação necessária: Devolução, Reentrega, Complemento, Cancelamento,  

    1. Devolução;

    2. Reentrega;

    3. Complemento;

    4. Cancelamento;

    5. Substituição;
    6. Manut. Aliança

    ,
    1. ;

    2. Manut. Transp

    .,
    1. ;

    2. Compl. Imposto

    ,
    1. ;

    2. Armazenagem

    ,
    1. ;

    2. Pendênc. Armaz.

    ou
    1. ;

    2. Anulação do CTRC - (aviso) Processo abaixo desativados à partir de  atendendo Ajuste SINIEF 9/07 CONFAZ, onde para o prestador de serviços, foi revogado a obrigação de emissão do CT-e de Anulação. O processo foi  trocado de acordo com a nova NT para: CTe Substituição.

  3.  Efetue o roteiro de cada um dos links indicados.

Efetuar a Devolução de Documentos

  1.  Na tela Manutenção de Documentos, clique em Devolução.
  2.  Na sequência é apresentada a tela Manutenção de Documentos - Devolução, que está dividida da seguinte forma:
    1. Na parte superior constam as seguintes abas: Documentos, Serviço, Material, Reentrega, Refaturamento e Outros.
    2. Na parte inferior é apresentada a aba Composição do Frete.
  3.  Na aba Documentos, informe o campo Devedor do Frete (Dev. Frete), o qual indica o responsável pelo pagamento do frete: remetente, destinatário, consignatário ou despachante.
  4.  Em seguida, clique em Devolução e informe o valor ou o percentual a ser cobrado pela devolução. O valor ou percentual não deve ser maior que o frete cobrado pelo transporte origem.
  5.  Confira os dados e confirme a devolução.
  6.  Ao confirmar a devolução, o Sistema gera um novo documento (exemplo: CTRC de Devolução) para o transporte de devolução das mercadorias e atualiza a Carteira do Contas a Receber (ambiente Financeiro), incluindo um título a receber automaticamente para o responsável definido como devedor do frete.

03. TELA MANUTENÇÃO DE DOCUMENTOS

Outras Ações / Ações Relacionadas

03. TELA MANUTENÇÃO DE DOCUMENTOS

Outras Ações / Ações Relacionadas

AçãoDescrição
Mais Detalhes <F4>Apresenta os detalhes das Notas Fiscais do cliente para o documento, tais como: código da filial origem, número do lote de entrada, data de entrada, remetente, destinatário, devedor do frete, cliente de cálculo, código do produto, serviço de transporte, tipo de transporte, serviço executado, região origem, região destino, região de cálculo, dados da Nota Fiscal do cliente (número, série, emissão, volume, quantidade, peso, peso cubado, valor, entre outros).
Complemento  <F5>

Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Complemento, para efetuar a complementação de valores nos documentos de transportes já gerados no ambiente SIGATMS, quando necessário. Desta forma, é possível gerar um novo documento informando o valor complementar a ser cobrado pelo transporte das mercadorias.

Compl. Imposto <F5>

Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Compl. Imposto, para efetuar o complemento de valores de qualquer imposto aos documentos de transportes já gerados no ambiente SIGATMS, quando necessário. Desta forma, é possível gerar um novo documento informando o valor complementar do imposto a ser cobrado pelo transporte das mercadorias.

Devolução <F5>

Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Devolução, para efetuar a devolução

AçãoDescriçãoDevoluçãoPermite efetuar a evolução

de documentos/mercadorias (CTRC) à Filial Origem, gerando automaticamente um novo CTRC para este retorno. Desta forma, é possível informar, no novo documento, o valor do frete a ser pago na devolução e o devedor deste.

A devolução somente poderá ser efetuada pela Filial de Destino, em documentos com status Chegada Final ou Em Aberto.

Exemplo

A Transportadora ABC executa o serviço de transporte rodoviário com origem em São Paulo e destino ao Rio de Janeiro, para um cliente que está situado na zona Norte de São Paulo e deseja enviar suas mercadorias para a cidade do Rio de Janeiro.

Coleta das mercadorias no cliente remetente (zona Norte - SP).
Gere uma viagem de coleta rodoviária utilizando, por exemplo, uma rota SP-Filial/SP-Zona Norte.
Em seguida, registre a saída da viagem/veículo para a coleta, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Saída.
Registro da entrada das mercadorias coletadas na transportadora da Filial SP (origem).
Deve ser registrada a entrada da viagem da coleta rodoviária na Filial-SP, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Entrada.
Em seguida, aponte no cadastro de Registro de Ocorrências (TMSA360) que a coleta foi efetuada com sucesso, permitindo assim o encerramento da viagem de coleta pelas opções Atualizações > Rodoviário Coleta > Encerramento.
O responsável pelo recebimento das mercadorias deve registrar a entrada das Notas Fiscais do cliente remetente por meio das opções Atualizações  Recebimento > Nota Fiscal Cliente. O próximo passo é calcular o valor do frete, opções Atualizações >Recebimento > Cálculo do Frete (TMSA200).
Saída das mercadorias para a transferência à Filial RJ (destino).
Deve ser gerada uma viagem de transporte rodoviário, utilizando, por exemplo, uma rota SP-Filial/SP - RJ/Filial-Rio de Janeiro, executando todos os processos necessários: carregamento, apontamento das operações (carregamento), geração do manifesto, fechamento da viagem e registro da saída da viagem/veículo para o transporte à Filial RJ.
Entrada das mercadorias na Filial RJ (transferência da Filial origem.
Deve ser registrada a entrada da viagem de transporte rodoviário da Filial SP para a Filial RJ, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Entrada, na Filial RJ.
São atualizadas automaticamente as operações, registrando a viagem e chegada na Filial.
Em seguida, efetue o descarregamento (aponte as operações),, permitindo assim o encerramento da viagem de transporte por meio das opções Atualizações > Rodoviário Transporte > Encerramento.
Entrega das mercadorias ao cliente destinatário (Filial RJ).
Deve ser gerada uma viagem de entrega rodoviária utilizando, por exemplo, uma rota RJ-Filial/RJ-Rio de Janeiro, executando todos os processos necessários: carregamento das mercadorias a serem entregues, apontamento das operações de carregamento, fechamento da viagem e registro da saída da viagem/veículo para a entrega.
  • Cliente destinatário recusa a entrada (mercadorias precisam ser devolvidas).
    Deve ser efetuado o registro de ocorrências, indicando um item do tipo Retorna documentos.
    Veja também o tópico Registro de Ocorrências.
    Neste caso, a Filial RJ necessita devolver as mercadorias ao cliente remetente, cobrando os custos respectivos ao transporte de retorno. Para isto, pode ser utilizada a opção de Devolução, que irá gerar um novo CTRC para o transporte da devolução.
  • 03. PARÃMETROS

    04. TABELAS UTILIZADAS

    05. ASSUNTOS RELACIONADOS

    Reentrega <F5>

    Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Reentrega, para efetuar a reentrega de documentos/mercadorias (CTRC) ao cliente destinatário, gerando automaticamente um novo Conhecimento para cobrança da reentrega. Desta forma, é possível informar neste novo documento, o valor a ser cobrado pela reentrega das mercadorias, desde que esta tenha sido aprovada pelo destinatário.

    Armazenagem <F5>Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Armazenagem, para efetuar a armazenagem dos documentos de clientes que não foram entregues ao destino final, por intermédio de configurações preestabelecidas na aba Armazenagem, no Cadastro de Perfil do Cliente.
    Cancelamento

    Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Cancelamento, para cancelar os documentos do tipo CTRC ou Nota Fiscal, desde que não estejam vinculados a uma viagem.

    Substituição

    Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Substituição, para substituir um CT-e emitido de forma incorreta e que não tenha sido cancelado.

    Manut. Aliança

    Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Manut. Aliança, para alterar um documento do tipo Normal para o tipo Aliança, possibilitando também efetuar a troca da Transportadora parceira quando o documento já for do tipo Aliança.

    Manut. Transp.Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Manut. Transporte, para alterar o serviço (coleta, transporte ou entrega) e o tipo de transporte (rodoviário, aéreo ou fluvial) de um documento, sem a necessidade efetuar o seu cancelamento.
    Pend.. Armaz.Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Documento Informado - Pend. Armaz. para efetuar a análise de documentos com a quantidade máxima de dias de armazenagem excedidos, permitindo gerar documentos de devolução ou de armazenagem para os documentos originais que estão estocados na filial corrente sem data de entrega ou sequer indicados para entrega.

    Anulação do CTRC

    Permite acessar a tela Manutenção de Documentos - Anulação CTRC, para anular um documento de CTRC de acordo com a legislação vigente.

    Para utilizar esta opção, configure os parâmetros MV_TESANUL e MV_TESANU2, no módulo Configurador.

    (erro) Parâmetros e processo de anulação desativados à partir de  atendendo Ajuste SINIEF 9/07 CONFAZ, onde para o prestador de serviços, foi revogado a obrigação de emissão do CT-e de Anulação.

    Tracking de Operações <F7>Permite visualizar o Tracking de Operações, rastreando todas as operações executadas durante serviço de transporte, são exibidos: data prevista, hora prevista, data realizada, operação, filial/viagem, serviço de transporte (coleta, transporte, entrega), entre outros.
    Tracking de Ocorrências <F8>Permite visualizar o Tracking de Ocorrências, rastreando todas as ocorrências apontadas durante o serviço de transporte, são exibidos: a data da ocorrência, hora, operação efetuada, filial, viagem, serviço de transporte realizado.
    Tracking de Operações/Ocorrências <F9>Permite visualizar o Tracking de Operações/Ocorrências, rastreando as operações e as ocorrências apontadas durante o serviço de transporte realizado.
    Viagem <F10>

    Permite visualizar as informações da viagem gerada para este documento, tais como: a rota, a zona, o setor, as notas fiscais que compõe o documento.

    Veja também os tópicos:

    • Viagem de Coleta
    • Viagem de Transporte
    • Viagem de Entrega
    Manifesto <F11>

    Permite visualizar  todas as informações do Manifesto, se estas existirem.

    Tabela de Frete <F12>

    Permite visualizar o código da Tabela de Frete utilizada para o serviço de transporte, destacando, por percurso (região origem - região destino), os componentes de frete que formam a tabela.

    Mais detalhes: são apresentados os dados Tabela de Frete e os detalhes de seus componentes.

    Veja também: 

    Parâmetros <F12>Permite selecionar, de forma mais fácil, os registros de ocorrências referentes ao documento e a viagem de transporte na consulta Tracking de Ocorrências <F8>.
    Tipos de Veículos

    Permite informar os tipos de veículo e suas quantidades, sendo estes dados considerados no cálculo do frete para o documento de complemento.

    Ao executá-lo, será apresentada a tela Tipos de Veículo do Documento, na qual são informados os tipos de veículos e as quantidades utilizadas no cálculo do valor do frete para o documento de complemento.

    Documentos Complementares

    Permite visualizar todos os documentos complementares relacionados ao documento original, tais como: documento de complemento de preço, documento de complemento de imposto, reentrega, devolução, entre outros.

    Ao executar esta opção será apresentada a tela Documentos Complementares, na qual são apresentados todos os documentos complementares ao documento posicionado.

    Nesta tela está disponível a opção Visualizar, que permite verificar o detalhamento do documento complementares.

    Nº Docto.

    Permite alterar o número do documento de transporte a ser gerado.

    Habilita as opções Devolução, Reentrega, Complemento, Complemento de Impostos e Armazenagem.

    04. PARÂMETROS

    05. TABELAS

    • DC5 - Serviços x Tarefas
    • DT2 - Tabelas de Ocorrências
    • DT3 - Componentes de Frete
    • DT5 - Solicitação de Coleta
    • DT6 - Documentos de Transporte
    • DT8 - Composição de Frete
    • DUY - Grupo de Regiões
    • DTQ - Viagem
    • DTC - Notas Fiscais dos Clientes
    • DTW - Operações de Transporte
    • DUA - Registro de Ocorrências
    • DUD - Movimento de Viagens
    • DUI - Configuração de Documentos
    • DVK - Região x Filial Aliança
    • DVL - Filial x Aliança
    • SA1 - Cadastro de Clientes
    • SB1 - Cadastro de Produtos
    • SF2 - Cabeçalho Notas Fiscais de Saída
    • SC6 - Itens do Pedido de Vendas
    • SE1 - Contas a Receber
    • DTL - Configuração da Tabela de Frete
    • DVE - Itens da Configuração da Tabela de Frete
    • SX1 - Perguntas

    06. ASSUNTOS RELACIONADOS



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