Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

01. VISÃO GERAL

Esta rotina permite consultar todos os documentos de transporte gerados e, se necessário, efetuar a sua manutenção. Neste caso, é possível:

  • Efetuar a devolução de documentos/mercadorias (CTRC) à Filial origem.
  • Efetuar a reentrega de documentos/mercadorias (CTRC) ao cliente destinatário, gerando automaticamente um novo documento para cobrança da reentrega.
  • Adicionar informações complementares aos documentos já gerados.
  • Gerar um documento que complemente o valor a ser cobrado.
  • Cancelar os documentos que não estejam vinculados a uma viagem.
  • Alterar o tipo e o serviço de transporte de um documento.
  • Gerar a cobrança de armazenagem dos documentos de clientes que não forem entregues ao destino final.
  • Anular um documento de CTRC, visando o atendimento à legislação vigente. Para obter mais informações, acesse SEFAZ - Secretaria de Estado de Fazenda de Alagoas.

Antes de iniciar a manutenção de um documento, observe a situação na qual este se encontra, pois o Sistema valida o uso das opções conforme seu status.

Se for selecionado um documento que não possua um status adequado para o processamento será apresentada uma mensagem de advertência antes da execução do processo.

Informações
titleIMPORTANTE!
  • O Sistema verifica o conteúdo do parâmetro MV_DATATMS, que determina a data de fechamento para a geração/manutenção de documentos de transporte ou estornos de documentos.
  • A opção F12 – Parâmetros tem o objetivo de facilitar a seleção dos registros de ocorrências referentes ao documento e à viagem de transporte na consulta Tracking de Ocorrências.
  • Caso seja contribuinte do ICMS, o status do CTRC será alterado para Anulado. Se não for contribuinte, além da alteração do Status também será gerado um Documento de Entrada, do tipo Devolução.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Efetuar a Manutenção de Documentos

  1.  No SIGATMS, acesse Atualizações > Transporte > Manutenção de Documentos.

  2.  Na tela Manutenção de Documentos, posicione o cursor sobre o documento desejado e selecione a opção necessária: Devolução, Reentrega, Complemento, Cancelamento, Manut. Aliança, Manut. Transp., Compl. Imposto, Armazenagem, Pendênc. Armaz. ou Anulação do CTRC

  3.  Efetue o roteiro de cada um dos links indicados.

Efetuar a Devolução de Documentos

...

a

...

devolução

...

03. TELA MANUTENÇÃO DE DOCUMENTOS

Outras Ações / Ações Relacionadas

...

de documentos/mercadorias (CTRC) à Filial Origem, gerando automaticamente um novo CTRC para este retorno. Desta forma, é possível informar, no novo documento, o valor do frete a ser pago na devolução e o devedor deste.

A devolução somente poderá ser efetuada pela Filial de Destino, em documentos com status Chegada Final ou Em Aberto.

Importante: Deve ser utilizado essa opção de Devolução de documentos em substituição ao CTe de retorno pois a rotina será descontinuada.


Exemplo:

A Transportadora ABC executa o serviço de transporte rodoviário com origem em São Paulo e destino ao Rio de Janeiro, para um cliente que está situado na zona Norte de São Paulo e deseja enviar suas mercadorias para a cidade do Rio de Janeiro.

  1. Coleta das mercadorias no cliente remetente (zona Norte - SP).
    Gere uma viagem de coleta rodoviária utilizando, por exemplo, uma rota SP-Filial/SP-Zona Norte.
    Em seguida, registre a saída da viagem/veículo para a coleta, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Saída.

  2. Registro da entrada das mercadorias coletadas na transportadora da Filial SP (origem).
    Deve ser registrada a entrada da viagem da coleta rodoviária na Filial-SP, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Entrada.
    Em seguida, aponte no cadastro de Registro de Ocorrências (TMSA360) que a coleta foi efetuada com sucesso, permitindo assim o encerramento da viagem de coleta pelas opções Atualizações > Rodoviário Coleta > Encerramento.
    O responsável pelo recebimento das mercadorias deve registrar a entrada das Notas Fiscais do cliente remetente por meio das opções Atualizações  Recebimento > Nota Fiscal Cliente. O próximo passo é calcular o valor do frete, opções Atualizações >Recebimento > Cálculo do Frete (TMSA200).

  3. Saída das mercadorias para a transferência à Filial RJ (destino).
    Deve ser gerada uma viagem de transporte rodoviário, utilizando, por exemplo, uma rota SP-Filial/SP - RJ/Filial-Rio de Janeiro, executando todos os processos necessários: carregamento, apontamento das operações (carregamento), geração do manifesto, fechamento da viagem e registro da saída da viagem/veículo para o transporte à Filial RJ.

  4. Entrada das mercadorias na Filial RJ (transferência da Filial origem.
    Deve ser registrada a entrada da viagem de transporte rodoviário da Filial SP para a Filial RJ, utilizando a rotina Movimento de Veículos (TMSA430) ouMovimento de Motoristas (TMSA160), opção Entrada, na Filial RJ.
    São atualizadas automaticamente as operações, registrando a viagem e chegada na Filial.
    Em seguida, efetue o descarregamento (aponte as operações),, permitindo assim o encerramento da viagem de transporte por meio das opções Atualizações > Rodoviário Transporte > Encerramento.

  5. Entrega das mercadorias ao cliente destinatário (Filial RJ).
    Deve ser gerada uma viagem de entrega rodoviária utilizando, por exemplo, uma rota RJ-Filial/RJ-Rio de Janeiro, executando todos os processos necessários: carregamento das mercadorias a serem entregues, apontamento das operações de carregamento, fechamento da viagem e registro da saída da viagem/veículo para a entrega.

  6. Cliente destinatário recusa a entrada (mercadorias precisam ser devolvidas).
    Deve ser efetuado o registro de ocorrências, indicando um item do tipo Retorna documentos.
    Veja também o tópico Registro de Ocorrências.
    Neste caso, a Filial RJ necessita devolver as mercadorias ao cliente remetente, cobrando os custos respectivos ao transporte de retorno. Para isto, pode ser utilizada a opção de Devolução, que irá gerar um novo CTRC para o transporte da devolução.

03. PARÃMETROS

04. TABELAS UTILIZADAS

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

...

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Efetuar a Devolução de Documentos

  1.  Na tela Manutenção de Documentos, clique em Devolução.
  2.  Na sequência é apresentada a tela Manutenção de Documentos - Devolução, que está dividida da seguinte forma:
    1. Na parte superior constam as seguintes abas: Documentos, Serviço, Material, Reentrega, Refaturamento e Outros.
    2. Na parte inferior é apresentada a aba Composição do Frete.
  3.  Na aba Documentos, informe o campo Devedor do Frete (Dev. Frete), o qual indica o responsável pelo pagamento do frete: remetente, destinatário, consignatário ou despachante.
  4.  Em seguida, clique em Devolução e informe o valor ou o percentual a ser cobrado pela devolução. O valor ou percentual não deve ser maior que o frete cobrado pelo transporte origem.
  5.  Confira os dados e confirme a devolução.
  6.  Ao confirmar a devolução, o Sistema gera um novo documento (exemplo: CTRC de Devolução) para o transporte de devolução das mercadorias e atualiza a Carteira do Contas a Receber (ambiente Financeiro), incluindo um título a receber automaticamente para o responsável definido como devedor do frete.

03. ASSUNTOS RELACIONADOS


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>