Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

  1. Visão Geral  - Objetivo
  2. Definição da Regra de Negócio
  3. Documentação Técnica para Criação do relatório e configuração com Exemplo de Utilização
  4. Campos e Parâmetros
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas Utilizadas


01. VISÃO GERAL

Este estudo visa detalhar as implementações necessárias no sistema PROTHEUS para impressão do relatório "Fontes de Financiamento".

Este relatório pertence ao grupo de demonstrativos do PPA (Plano Plurianual) do sistema de contabilidade do para o setor público.

O principal objetivo deste documento é indicar a origem das informações e como elas devem ser apresentadas para o usuário.

02. Definição da Regra de Negócio

O relatório Fontes de Financiamento dos programas governamentais, visa demonstrar e especificar em valores correntes, o montante previsto a ser arrecadado durante a vigência do PPA.

...

Exemplos para um relatório da Prefeitura de São Paulo:

  • A Receita Direta seria o valor de receita

...

  • obtido pela própria prefeitura de São Paulo.
  • A Receita Indireta

...

  • poderia ser o valor de receita obtido e repassado à prefeitura, por órgãos como, por exemplo: São Paulo Transporte (SPTRANS) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB).

03. Documentação Técnica para Criação do relatório e configuração com Exemplo de Utilização

...

Origem das Informações:

...

Image Removed

Image Removed

...

Para que seja possível a impressão do relatório no protheus, será necessário a implementação de um cadastro chamado Fontes de Recursos.

Este cadastro deve ser incluído no módulo SIGAPCO e deve contar a estrutura cabeçalho e item.

O objetivo do cadastro será inserir os valores planejados de receitas no período de vigência do Plano Plurianual (PPA).

Estrutura do cadastro:

Cabeçalho

  • Código do PPA - Código do PPA referente ao cadastro de fontes de financiamento.
  • Ano - Ano de referência dos valores digitados
  • Versão - Versão do cadastro (A cada alteração deve ser criada uma nova versão)
  • Status - Status do cadastro (Conforme forem criadas novas versões as anteriores devem ficar com status inativo)

Itens

  • Conta - Conta sintética de receita para demonstração.
  • Tipo Receita - Tipo de Receita (Corrente ou Capital).
  • Valor Direto - Valor referente à receita da administração direta
  • Valor Indireto - Valor referente à receita da administração indireta.

A chave única do cadastro deverá ser: Filial + Cód. PPA + Ano + Versão

Protótipo de tela:

Image Added


Aviso
iconfalse
titleAtenção

É importante que este cadastro tenha a função de copia, pois com esta opção o usuário pode criar versões e cadastrar todos os anos do PPA com mais facilidade.

Impressão do relatório

O relatório deve ser desenvolvido utilizando a classe TReport.

As linhas de receita impressas devem ser separadas em Capital e Corrente.

Essa divisão pode ser feita utilizando o campo "Tipo da Receita" descrito anteriormente.

A estrutura do relatório deve seguir a seguinte regra:


Título:

Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais


Cabeçalho 1:

Previsão das Receitas


Cabeçalho 2:
 

Ano - Por padrão deve trazer todos os anos do PPA, mas deve respeitar o filtro de Ano disponível no pergunte SX1.

Exemplo:
Ano                   2020           2021             2022         2023


Cabeçalho 3: 

Especificação - Código e Descrição da conta sintética de receita.

Direta - Valor que representa a receita direta da conta

Indireta - Valor que representa a receita indireta da conta

Obs.: As colunas Direta e Indireta devem se repetir para cada ano contido do Cabeçalho 2.


Colunas analíticas:

As colunas para impressão dos dados analíticos do relatório, devem seguir o padrão do Cabeçalho 3.

Totalizadores

O relatório deve ter 4 totalizadores.

São eles:

  • Total de receitas correntes

Total dos valores das contas com classificação "Corrente" no cadastro.

Deve ser Impresso após a última conta de receita corrente, tanto na colula Diretos, quanto na coluna Indiretos


  • Total de receitas de capital

Total dos valores das contas com classificação "Capital" no cadastro.

Deve ser Impresso após a última conta de receita de capital, tanto na colula Diretos, quanto na coluna Indiretos.


  • Total de receitas

Somatório das receitas correntes e de capital.

Deve ser Impresso no rodapé do relatório, antes do total geral, tanto na colula Diretos, quanto na coluna Indiretos.


  • Total Geral

Somatório de todas as receitas.

Esse é o somatório de todos os valores do relatório por ano.

Deve ser impresso como última linha do relatório, em uma coluna única por ano.


Modelos bases para desenvolvimento do relatório: 

Image Added

Image Added

...

04. Campos e Parâmetros

Principais Campos e parâmetros


Parâmetro

Descrição

xx

Código do PPA ?

Código do PPA para impressão da fonte de financiamento.

Ano De ?

xxxx.

Filtro por Ano inicial

Ano
xx
Até ?
xxxx.

Filtro por Ano Final

Tabela

...

A21 - Fontes de Financiamento - Cabeçalho

XXDESCRIDescrição da Diretriz30
CampoTítuloDescriçãoTipoTamanhoDecimalPictureValidConsulta PadrãoOpções
A21XX_CODIGOCODPPACod. DiretrizPPACódigo da Diretrizdo PPA Caracter60999999


A21_VERPPAVersao PPAVersão PPACaracter30999


A21_ANOREFAnoAno do PPACaracter40@!9999


A21_STATUSDesc. DiretrizStatusStatus Caracter10@!

...

9

1=Ativo

2=Inativo

Tabela A22 - Fontes de Financiamento - Itens 

CampoTítuloDescriçãoTipoTamanhoDecimalPictureValidConsulta Padrão
XX_CODIGOCod. ProgramaCódigo do ProgramaCaracter6
Opções
A22_ITEMItemItem da GradeCaracter40



A22_CONTAConta

Conta Sintética da Receita

Caracter200@!
CT1
XX

A22_
DESCRI
TIPREC

Tipo da Receita

Classificação do tipo da receita
Desc. ProgramaDescrição do Programa
Caracter
30
10
@!XX_OBJETObj. ProgramaObjetivo do ProgramaCaracter80
9

1=Corrente
2=Capital
A22_VLRDIRValor DiretoValor de Receita DiretoNumérico172@E 99,999,999,999.99


A22_VLRINDValor IndiretoValor de Receita IndiretaNumérico172@E 99,999,999,999.99
0




05. Tabelas Utilizadas

  • A21 → Fontes de Financiamento - Cabeçalho
  • A22 → Fontes de Financiamento - Itens
  • XXX → xxxxxxxx
  • XXX → xxxxxxxx


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>

...