...
Índice |
---|
maxLevel | 5 |
---|
outline | true |
---|
exclude | .*ndice |
---|
style | none |
---|
|
Introdução
O objetivo da A rotina de de Inspeção de de Pneus (MNTA750)é permitir registrar todos os processos de inspeção dos pneus, para que o usuário possa verificar se os pneus que estão fisicamente no veículo são correspondentes aos pneus na estrutura do veículo no sistema. Trata-se de uma auditoria aos pneus do veículo.
busca fazer uma conferência entre o que é registrado na estrutura do veículo e os pneus com suas posições nessa estrutura. Inicialmente o usuário deverá cadastrar para cada veículo uma manutenção preventiva (MNTA120) chamada de “Inspeção de pneus”. Nesta manutenção o usuário definirá, entre outras coisas, a frequência com que este tipo de serviço deverá ser realizado (ex. a cada 3 meses ou a cada 45 dias, etc.) e também será possível predefinir os insumos necessários para a realização da inspeção, como por exemplo Borracheiro 4 horas.
Periodicamente quando se aproximar a época do período da realização das inspeções, a área equipe de Gestão de Pneus deverá processar o programa de planejamento das inspeções de pneus “Plano de Manutenções” (MNTA331). Por meio deste processo, o sistema irá criar uma pré-ordem de serviço de inspeção de pneus para cada veículo da filial. Após a geração do plano de inspeção poderão ser obtidas informações tais como: custos envolvidos, Ordens de serviços geradas, necessidades de recursos (Especialidades e ferramentas) para realizar as inspeções programadas. Com base nas informações geradas pelo planejamento, a Gestão de Pneus deverá verificar a viabilidade da execução do plano e confirmar o planejamento (MNTA330). Uma vez confirmado o plano (MNTA330), as pré-ordens de serviço serão transformadas em Ordens de serviços, ficando disponíveis para que possam ser atualizadas com as informações das inspeções. Também podemos incluir podem ser incluídas Ordens de Serviço de Inspeção Corretiva (MNTA420), desde que o Serviço PNEINS seja corretivo e esteja cadastrado no parâmetro MV_NGSINSP. A opção de inclusão de Ordem de Serviço Manual (MNTA410) pode ser praticada, desde que exista uma Manutenção com Serviço de Inspeção cadastrada para o Bem.
Objetivo
O objetivo da rotina é possibilitar a realização dos processos de inclusão, alteração, visualização e exclusão de registros de Calibragem/Medição de Sulcode Inspeção de Pneus (MNTA750) é registrar todos os processos de inspeção dos pneus, para que o usuário possa verificar se os pneus que estão fisicamente no veículo são correspondentes aos pneus na estrutura do veículo no sistema. Trata-se de uma "auditoria" aos pneus do veículo.
Página Inicial
Na página inicial da rotina estão disponíveis as opções Incluir, Alterar, Excluir e Imprimir.há apenas uma consulta padrão para buscar Ordens de Serviço que foram inseridas com o serviço inserido no parâmetro MV_NGSINSP.
Deck of Cards |
---|
effectDuration | 0.5 |
---|
history | false |
---|
id | samples |
---|
effectType | fade |
---|
|
Card |
---|
id | 1 |
---|
label | Inspeção/Calibragem |
---|
| O processo de calibragem apresenta, para cada pneu, os limites mínimos e máximos de calibragem (conforme Regra de Negócio), e permite que o usuário insira um valor para calibragem Aferida e outro para Realizada. Para posicionar sobre o pneu seguinte da estrutura basta clicar em Avançar ou Voltar. Image Removed Ao identificar uma inconsistência ao pneu poderá utilizar a opção Problema. Image Removed As informações da Calibragem devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais. | Medição | Sulco | O processo de Inspeção apresenta a estrutura do bem/veículo, contudo, não é mostrado nenhum dos Pneus. Esta rotina tem por objetivo fazer uma espécie de "auditoria" nos pneus e nas posições dos pneus, então não é apresentado qual pneu está em qual posição para que possa ser feita esta conferência. Image Added Neste mesmo processo são feitas medições de Sulco e de Calibragem de cada um dos pneus. No processo de medição de sulco é apresentado | O processo de medição de sulco apresenta, para cada pneu, o registro da última medida | bem e também , o dia e horário, e permite que o usuário insira até três valores de sulco. A rotina faz o registro da menor medida informada (sem considerar o zero), ou seja, num cenário conforme imagem abaixo, onde apenas um valor foi diferente de zero, será gravado o valor da primeira medição | 1911. Para posicionar sobre o pneu seguinte da estrutura basta clicar em Avançar ou Voltar. Image Added | Image RemovedImage Added Image Added Ao identificar uma inconsistência | ao na Medição de Sulco ou na Calibragem do pneu poderá | utilizar ser utilizada a opção Problema. |
Image Removed |
Card |
---|
| Esta opção permite a impressão da estrutura do Bem/Veículo. Nesta impressão são apresentadas as posições na estrutura, as medidas de calibragem, as medidas de medição de sulco, os dados do veículo, se houver problema na coleta das informações e os pneus aplicados na estrutura. Image Removed Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir. |
Image Added As informações da Calibragem/Medição de Sulco devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais. |
|
Card |
---|
id | 5 |
---|
label | Botões Adicionais |
---|
| Na rotina de Calibragem/Medição de Sulco também existem informações adicionais, botões lateraiscomo um botão lateral, referente aos pneus e também ao bem/veículo. Image Removed Image Removed Consultar Ordem de Serviço Image Removed Image Removed Visualizar Pneu Image Removed Image Removed Consulta Pneu Image Removed Image Removed Histórico de Sulco Image Removed Image Removed Histórico de Contador Image Removed Image Added Abrir Ordem de Serviço Image RemovedImage Added |
|
Campos Gerais
Campos presentes para o cadastro de informações referentes à Calibragem/Medição de Sulcoao Registro de Inspeção.
Deck of Cards |
---|
effectDuration | 0.5 |
---|
history | false |
---|
id | samples |
---|
effectType | fade |
---|
|
Card |
---|
default | true |
---|
id | 3 |
---|
label | Calibragem/Medição Registro de SulcoInspeção |
---|
| Campo: | | Número Calibragem OS Inspeção (TTOTR9_NUMCALORDEM) | Número sequencial da calibragem/medição de Sulco. | Data (TTO_DTCALI) | Data da calibragem/medição de sulco. Informações |
---|
| - Este campo é de preenchimento obrigatório.
- Campo não editável após a inclusão.
|
| Hora (TTO_HRCALI) | Hora da calibragem/medição de sulco. Informações |
---|
| - Este campo é de preenchimento obrigatório.
- Campo editável também na alteração.
|
| Executante (TTO_EXECUT) | Código do executante da calibragem/medição de sulco. | Nome Executante (TTO_NMEXEC) | Nome do executante da calibragem/medição de sulco. | Trata-se da OS que foi inserida na rotina de OS Corretiva (MNTA420) com o serviço de Inspeção presente no parâmetro MV_NGSINSP. | Ciclo da Inspeção (TR9_CICLO) | Número do Ciclo que está sendo verificado da Inspeção. | Data de Inspeção (TR9_DTINSP) | Data do Registro de Inspeção. | Hora de Inspeção (TR9_HRINSP) | Hora do Registro de Inspeção. | Contador Atual (TR9_KMATU) | | Data de Digitação (TR9_DTDIGI) | Data da inclusão da OS Corretiva com serviço de Inspeção. | Hora de Digitação (TR9_HRDIGI) | Hora da inclusão da OS Corretiva com serviço de Inspeção. | Status Ciclo (TR9_STATUS) | Status atual da Inspeção. 1 - Iniciado; 2 - Inconsistente; 3 - Pendente Atualização; 4 - Finalizado | Bem (TTO_BEMPAI) | Código do Bem. Informações |
---|
| Este campo é de preenchimento obrigatório. | - Campo não editável após a inclusão..
|
| Frota (TR9_FROTA) | Veículo que será inspecionado. | Placa do Veículo (TR9_PLACA) | Placa do Veículo que será inspecionado. | Número da Calibragem (TR9_NUMCAL) | Número do registro de Calibragem. | Nome Bem (TTO_NMBEM) | Nome do Bem |
|
Card |
---|
default | true |
---|
id | 2 |
---|
label | Pneus Calibrados e Medidos |
---|
| Campo: | | Número (TTP_NUMCAL) | Número da Calibragem/Medição. | Pneu (TTP_PNEU) | Código do Pneu. Informações |
---|
| - Campo não editável após a inclusão.
|
| Descrição (TTP_DESPN) | Descrição do Pneu. | Local (TTP_CODLOC) | Código do Local da estrutura. | Nome Local (TTP_DESLOC) | Descrição do Local da estrutura. | Calibragem Atual (TTP_CALATU) | Valor da calibragem atual. | Calibragem Realizada (TTP_CALREA) | Valor da calibragem realizada. | Profundidade Sulco 1 1ª Medição (TTP_SULCO1) | Profundidade do sulco da primeira medida 1 de sulco. | Profundidade Sulco 2 2ª Medição (TTP_SULCO2) | Profundidade do sulco da primeira medida 2 de sulco. | Profundidade Sulco 3 3ª Medição (TTP_SULCO3) | Profundidade do sulco da primeira medida 3 de sulco. | Problema (TTP_PROBLE) | |
|
|
...
Deck of Cards |
---|
effectDuration | 0.5 |
---|
history | false |
---|
id | Regras de Negócio |
---|
effectType | fade |
---|
|
Card |
---|
| Regras de negócio para o processo de Inclusão de uma Calibragem/Medição de Sulcoum Registro de Inspeção. Nº | Regra |
---|
01 | A inclusão de um Registro de Inspeção poderá ser realizada quando houver uma ordem de serviço (OS) com o tipo de serviço presente no parâmetro MV_NGSINSP. A partir desta OS com a estrutura do Bem/Veículo será apresentada a rotina com a estrutura referente às posições dos Pneus para Inspeção. Os pneus de cada posição, porém, não serão mostrados. O propósito da rotina é ser feita uma conferência dos pneus e suas posições. A primeira inserção já faz a validação das posições conforme a estrutura inicial, porém a partir do segundo ciclo que são apresentadas mensagens diferentes. Ao incluir o primeiro ciclo é apresentada uma mensagem de alerta para confirmação do Registro. Image Added A partir da segunda inspeção serão apresentadas duas mensagens diferentes conforme a estrutura inicial. Se foram informados os pneus com a estrutura correta então é apresentada a mensagem de que não há inconsistências. Sem Inconsistências: Image Added Com Inconsistências: Image Added Para que não se tenha mais inconsistências deve-se incluir duas vezes consecutivas os mesmos pneus nas mesmas posições. Após este processo é necessário acessar a rotina de Atualização (MNTA760) para que sejam corrigidas as posições conforme os dois últimos ciclos iguais. Também é possível verificar através do relatório de Divergências Inspeções (MNTR545) quais foram as inconsistências da inspeção. | 02 | A inclusão de uma Calibragem não obriga a inclusão de uma Medição de Sulco, as informações são independentes. A rotina aceita inclusão de apenas uma calibragem ou apenas medição de sulco e também um registro de calibragem e medição de sulco. Informações |
---|
| Os registros de Calibragem e Medição de Sulco são gravados na tabela TTP - Pneus Calibrados. |
| 0203 | Na inclusão de uma Calibragem os valores mínimos e máximos serão apresentados somente se o modelo do Pneu estiver cadastrado na rotina de Modelos x Medidas (MNTA532). Se o modelo não estiver cadastrado não haverá limite mínimo e máximo. Sem este cadastro será possível informar qualquer valor para Calibragem. |
| Card |
---|
| Regras de negócio para o processo de Alteração de uma Calibragem/Medição de Sulco. Nº | Regra |
---|
01 | O processo de alteração permite que sejam alterados os campos Hora e Contador (1 e 2 quando possuir), referentes, ao bem/veículo e também aos valores de Medição de Sulco ou Calibragem. Para Medição de Sulco os valores respeitarão o histórico das medições anteriores e para Calibragem os limites mínimo e máximo do modelo do pneu. | Card |
---|
| Regras de negócio o processo de Exclusão de uma /Medição de SulcoNº | Regra |
---|
01 | É permitido realizar a exclusão de quaisquer registros de Calibragem/Medição de Sulco. Deletando um registro será eliminado do histórico dos pneus os dados que estão sendo excluídos garantindo a integridade da base de dados. |
|
|
Conteúdos Relacionados
MNTA995 Calibragem/Medição de Sulco - Rotina Automática (ExecAuto(MNTA995 - SIGAMNT)
Palavras-chave
Bem
Pneus
CalibragemInspeção
Medição de Sulco