Home

Série 1

Páginas filhas
  • 00 - CNAB o que é?

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

A sigla CNAB quer dizer Centro Nacional de Automação Bancária.

O CNAB pode servir para troca de informações de cobrança (boletos bancários), pagamentos, extrato (para conciliação), débito em conta, vendor e custódia de cheques. Cada uma dessas trocas tem seu próprio fluxo de informação e, portanto um layout diferente.

Geralmente, o arquivo CNAB contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos e cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, têm suas variações que são previstas dentro do padrão, gerando diferentes layouts para cada instituição bancária. Os arquivos são enviados (remessa) ou recebidos (retornos) de diversas formas, mas principalmente pelo site do banco.

Para segurança de dados, o arquivo CNAB não deve ser compactado para ser encaminhado ao banco. A empresa que ainda não dispõe desse recurso deve entrar em contato com seu banco para saber qual o meio disponibilizado para envio desse arquivo e qual layout deverá utilizar.

 Arquivo  Arquivo de Remessa: quando tivermos de enviar alguma operação a ser realizada (cobranças a receber ou pagamentos a efetuar) estaremos enviando uma remessa. Ao final, são gerados lotes de remessa de cobranças e pagamentos e estes arquivos gerados são exportados para dentro do sistema do banco.

 Arquivo de Retorno: gerados os arquivos de remessa precisamos saber quem nos pagou, e quem nós pagamos certo? Com isso, utilizamos o arquivo de retorno!

Atualmente temos 2 tipos de arquivos no mundo CNAB

  • CNAB 400 posições;
  • CNAB 240 posições;

CNAB 400: é um arquivo que possui uma quantidade menor de informações a serem utilizadas e estão limitadas em 400 posições para cada registro.

CNAB                                                                                        CNAB 240: possui uma quantidade muito maior de informações, pois para cada titulo as informações são segmentadas em 4 segmentos de 240 posições para cada um dos títulos dentro do mesmo arquivo.

Importante: O objetivo desses arquivos é fazer o intercâmbio de informações digitalmente entre o sistema do banco e o do cliente.

Após falar um pouco sobre CNAB agora vamos entender que tipo de operação o nosso Software atende.

...

O que é necessário para o cliente trabalhar com a integração CNAB

    1. Precisa ter habilitado o modulo tesouraria, caso ainda não tenha o cliente deve procurar o executivo de contas;
    2. Para ter essa consolidação bancaria, o cliente precisa ter um convenio com o BANCO, nesses casos oriente o cliente a procurar o GERENTE da agencia para mais informações; 

...