Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Após a execução do processo será possível acessar as informações referente aos relatórios gerados através do menu “Assinatura Eletrônica | Monitoramento | Monitor de Relatórios”, onde serão exibidos os resultados de cada job de relatório enviado para a integração e onde poderão ser realizadas operações de aprovação de registros pendentes de validação, atualização de status com base nas ações realizadas através do portal TOTVS Assinatura Eletrônica e também a exclusão de documentos não finalizados.

Para cada funcionário/relatório será gerado um registro de monitoramento.


Image Added


Colunas

-        Descrição: Nesta coluna será exibida a descrição do relatório no monitoramento.

-        Status: Exibirá o status do documento/relatório.  Os registros de monitoramento poderão estar com um dos seguintes status:


Image Added


-        Job relatório: Número do Job de execução do relatório.

-        Id. Arquivo assinatura: Identificador do arquivo na Api de assinatura.

-        Remetente: Usuário responsável pelo processo principal.

-        Mensagem: Mensagem de erro ou informação retornada pelo processo ou Api.

-        Nome do arquivo: Nesta coluna será exibido o nome do arquivo gerado.

-        Campos chave: Campos que compõem a chave para geração do relatório.

-        Valores chave: Valores que compõem o campo chave.

-        Job Principal: Identificador do Job responsável por disparar a geração dos relatórios (Diário de Classe ou Certificado) caso seja relacionado a um processo principal.

-        Criado por: Usuário de criação do processo.

-        Criado em: Data de criação do processo.

-        Modificado por: Usuário de modificação (alteração de status) do registro.

-        Modificado em: Data de modificação (alteração de status) do registro.


Image Added


Ao editar um registro o usuário poderá visualizar as informações detalhadamente e ter algumas informações a mais como:


Destinatários

Serão exibidos os destinatários associados ao documento, a ação esperada do usuário e o status do usuário no documento. Será possível incluir e excluir destinatários caso o usuário tenha permissão de acesso ao documento e o documento não esteja finalizado. Na tela de inclusão de destinatários é possível realizar a seleção via digitação de e-mail, seleção de cliente/fornecedor ou pessoa.


Image Added




Prazo de assinatura 

Data limite para validação/assinatura do documento. Caso o documento utilize prazo de assinatura e não tenha sido assinado até a data, ao ser executado o processo de atualização de status o documento será cancelado.


Download do arquivo

Através dessa opção o usuário poderá ter acesso ao arquivo PDF do documento. Serão consideradas duas opções de download;

1 – Registro pendente de aprovação: ao clicar no botão será visualizado o arquivo a ser integrado, que ainda se encontra no sistema RM.

2 – Registro já integrado com o TOTVS Assinatura eletrônica: será realizado o download da última versão do documento no sistema de assinaturas. Caso ele já possua alguma assinatura realizada será exibido o documento de manifesto com as informações da assinatura.


Image Added




Processos relacionados ao monitoramento

Image Added


Atualização de status de documentos integrados

Ao ser executado esse processo o sistema verificará se o documento Pendente de assinatura ou Assinado parcialmente teve alguma alteração de status no portal TOTVS Assinatura
Eletrônica e atualizará a informação no registro de monitoramento.

Essa opção de monitoramento será executada automaticamente para os registros pendentes caso o parâmetro global de atualização de status ao abri tela de visão esteja marcado.

Para os documentos com prazo de assinatura/validação o sistema verificará se o documento teve o prazo expirado, caso ele tenha o prazo espirado o sistema cancelará o documento.


Aprovação de documentos para assinatura

Os documentos gerados com a opção de validação/aprovação não serão integrados automaticamente com o sistema de assinaturas. Eles serão integrados apenas após a execução desse processo, onde serão enviados os dados para assinatura caso o relatório tenha sido gerado corretamente.


Image Added

Caso o usuário esteja associado ao documento como um dos destinatários ele poderá realizar a assinatura do documento através desse processo ao marcar a opção "Assinar documentos onde meu usuário esteja associado como assinador". Com isso o ser enviado o documento para o TOTVS Assinatura Eletrônica será enviado também sua assinatura. É importante que o usuário tenha validado o documento antes de realizar a assinatura. O usuário deverá se certificar de que o documento está correto e marcar a opção de ciente da tela.


Assinar documento

Esse processo permitirá que o usuário que esteja associado a um ou mais documentos possa realizar a assinatura desses, sem a necessidade de acessar o portal TOTVS Assinatura Eletrônica. É importante que o usuário tenha validado o documento antes de realizar a assinatura. O usuário deverá se certificar de que o documento está correto e marcar a opção de ciente da tela.


Image Added


Exclusão de documentos integrados

Através desse processo será possível excluir registros não integrados, integrados com erro ou não finalizados. No caso dos registros integrados e não finalizados (não assinados por todos) o sistema excluirá o documento do portal TOTVS Assinatura Eletrônica e da tela de monitoramento. Caso o documento já tenha sido assinado por todos os destinatários não será possível excluir o documento.

A exclusão do documento no portal de assinaturas dependerá do nível de acesso do usuário no documento.



Envio de documento para assinatura

Esse processo permite o envio de documentos que não são integrados através do processo de integração de relatórios (Processo de integração). O usuário poderá selecionar um arquivo PDF do disco local ou de um drive de rede e enviar para assinatura. As opções de aprovação e assinatura também estão disponíveis como no processo de integração normal. Será possível inserir um destinatário que esteja associado ao cadastro de Cliente/Fornecedor, Pessoa ou então um e-mail avulso.

No grid de destinatários é possível selecionar o tipo de participação do destinatário (Assinar, Validar ou Testemunhar) e na coluna "Prioridade assinatura" poderá ser utilizado o recurso de workflow, que funcionada da seguinte maneira:


Ao utilizar recurso de workflow pode-se definir uma ordem das assinaturas, onde uma prioridade menor só poderá assinar depois de as prioridades maiores tiverem assinado. Exemplo:

jose@integração.com - prioridade 0

[email protected] - prioridade 1


A Maria só conseguirá visualizar e assinar o documento depois que o José realizar sua assinatura. Caso o José rejeito o arquivo ele não aparecerá para a Maria.


Image Added


Nessa tela não é possível gerar relatórios de forma automática, estando o recurso desabilitado para uso em outros módulos.


Observação:

Foi realizada uma otimização no uso do jobs e acrescentada uma mensagem de aviso para informar aos usuários a necessidade de atualização da base através do atualizador, com o script criado para inserir as novas colunas "IDMONITOR" e "CODSISTEMA" e adequar os demais campos das tabelas "GTOTVSSIGNMONITOR" e "GTOTVSSIGNMONITORSUBSCRIBERS".

Para as bases que não tenham sido atualizadas, a partir das versões 12.1.2205.201, 12.1.2209.142 e 12.1.2302.1, será apresentada a mensagem abaixo, para que seja executado o script para inserir as novas colunas "IDMONITOR" e "CODSISTEMA" e adequar os demais campos das tabelas "GTOTVSSIGNMONITOR" e "GTOTVSSIGNMONITORSUBSCRIBERS".

Image Added


No atualizador de bases do RM será apresentado as mensagens abaixo, informando que será feita a otimização das tabelas do TAE na Folha de Pagamento e RM Globais:


Image Added

Vídeo

Multimedia
name04-Monitorderelatóriostotvsassinaturaeletronica.mp4
width80%
height80%