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Índice

01. VISÃO GERAL

         O processo  Nessa tela de configuração de Carta de Cobrança para envio de e-mail, é necessário para que a transmissão de boletos online envie e-mails de notificação seguindo anexo dos títulos gerados para o cliente. 

Informações
titleImportante

Esse processo só deve ser feito após a configuração do Novo Gestor Financeiro.

02. CONFIGURAÇÃO DA CARTA

         Primeiramente será necessário criar a carta através do menu  Atualizações → Cadastros → Cartas de Cobrança.

         Clicando no botão incluir você verá a tela onde deverá preencher:

         Cód. Layout: O Código que será associado ao parâmetro que buscará os dados que compõem a carta.

         Assunto: O assunto do e-mail que será disparado. 

         Saudação: A saudação inicial no corpo do e-mail.

         Txt. Carta: O texto que compõe a carta. 

         Conclusão: A assinatura ou as últimas orientações do e-mail. 

         Veja o exemplo abaixo preenchido no Protheus:

        Image Removed

03. PARAMETRIZANDO CARTA

        Para parametrizar a carta de cobrança acesse o Novo Gestor Financeiro através do menu Gestão Financeira → Novo Gestor Financeiro.

Dentro do novo gestor utilize o menu Monitor de Boletos.

  1. Clique no botão Carta de Cobrança
  2. Selecione Empresa, Unidade de negócio ou Filial.
  3. Selecione a  carta de cobrança.
  4. Finalize clicando no botão Parametrizar.

monitor de boletos, é possível identificar por qual motivo os boletos estão com pendências.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Podemos filtrar as pendências por boletos à registrar, boletos que retornaram com erro ou que tiveram alguma falha no envio do e-mail.


Descrição das colunas:

    • Status - Define o status daquele registro (EA_TRANSF vazio à registrar, EA_TRANSF = 'F' retornaram com erro, EA_APIMAIL = 2 falha no envio do e-mail)
    • Operação - Define qual operação será feita naquele titulo/boleto.
      • INCLUSÃO - Será feito o registro do boleto no banco.
      • ALTERAÇÃO - Será feito a alteração em um boleto já registrado no banco (Instrução bancaria gravada na tabela FI2)
      • CANCELAMENTO - Será feito o cancelamento em um boleto já registrado no banco (Instrução bancaria gravada na tabela FI2)
    • Filial - Filial onde o borderô foi cadastrado
    • Borderô - Numero do borderô utilizado
    • Prefixo - Prefixo do titulo a receber
    • No Titulo - Numero do titulo a receber
    • Tipo - Tipo do titulo a receber
    • Parcela - Parcela
    • Nome Cliente 

03. FILTROS POR CARDS

Na parte superior da tela do monitor, há 3 Cards: À registrar, Retorno com erro e falha no envio do e-mail.

Estes três Cards, podem ser clicados para serem marcados e desmarcados, filtrando e mostrando no grid inferior somente o tipo de pendência desejada:

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04. BUSCA POR NÚMERO DO TÍTULO

Podemos também fazer um filtro geral pelo número do título, ou procurar pelo número do título somente dentro dos Cards selecionados:

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05. AÇÕES DOS REGISTROS

Para cada item no grid, é possível saber mais informações sobre Detalhes do Título, Detalhes do Erro, Reenviar o e-mail, Transmitir e Excluir Ocorrência.

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Deck of Cards
startHiddenfalse
idAções
Card
idpasso1
labelDetalhes do título

Exibe os detalhes do título envolvido na transmissão, possibilitando a visualização do histórico, baixas, rateios e demais dados do mesmo.

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Card
idpasso2
labelDetalhes do erro

Exibe os erros de transmissão do boleto ou do envio de e-mail. É possível realizar o download do log com detalhes dos erros e as principais configurações de layout.

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Card
idpasso3
labelReenviar email

Reenvia o e-mail de um boleto com falha no envio

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Ao selecionar a opção para reenviar, caso exista mais de um registro com erro no envio do e-mail, será exibida uma mensagem perguntando se deseja reenviar todos os registros ou somente o selecionado:

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É importante reforçar que selecionar a opção "Reenviar todos" será configurado um job assíncrono que irá processar os envios. Quando este job for configurado, e estiver preparado para execução, será retornada a seguinte mensagem:

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Este processo é executado somente uma vez por empresa, ou seja, caso um usuário acione essa opção e, antes do encerramento um segundo usuário acionar a mesma opção (na mesma empresa), será exibida uma mensagem de erro:

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Card
idpasso4
labelTransmitir

Permite a transmissão e envio de e-mail caso configurado, do registro posicionado para o banco, sendo assim, não se faz necessário aguardar a execução do job JOB Transmissão e Envio de E-mail - FINA713

Após executar a transmissão, caso ocorra alguma falha, o registro será atualizado na tabela, permitindo analisar o erro através da opção Detalhes do erro, caso a transmissão ocorra com sucesso o registro irá aparecer na opção de menu Download PDF dos boletos - FINA710

Card
idpasso5
labelExcluir Ocorrência

Permite a exclusão de um registro de Ocorrência (Tabela FI2), desde que:

  • Usuário tenha privilégio para excluir na rotina "Instrução de Cobrança - (FINA151)"
  • Título que corresponde ao registro não esteja em borderô


06. TABELAS UTILIZADAS

  • SEA Títulos Enviados ao Banco  
  • SE1Contas a Receber  

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