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O processamento da efetivação é feito para cada produto calculado em cada uma das filiais abastecidas e realizado da seguinte forma:
- Ao marcar a opção Compra em Documentos a Gerar e tendo o campo Comprar maior que zero é gerado um documento de compra (solicitação de compra ou pedido de compra, conforme definição no campo Doc. Compra). Este documento é gerado na filial (campo FILIAL) definida no campo Comprar Na. Da mesma forma informe na filial de entrega no documento (campo FILENT) a filial definida no campo Entregar Na.
- Ao marcar a opção Distribuição em Documentos a Gerar tendo o documento de compra gerado com filial de entrega na filial distribuidora (campo Entregar Na como Distribuidora), é gerado um Pedido de Venda na filial distribuidora com o cliente igual à filial abastecida e a quantidade igual à quantidade a comprar (campo Comprar).
- Se o campo Transferir for maior que zero, gera-se um pedido de venda na filial distribuidora com o cliente igual à filial abastecida e a quantidade igual à quantidade a transferir (campo Transferir).
Ao concluir a efetivação é gravado um flag indicando que esta foi realizada. Ao visualizar uma sugestão já efetivada, não é permitido editar os campos e nem tampouco efetuar uma segunda efetivação.
Na efetivação da sugestão atualize o número do Pedido de Compras ou Vendas relacionado à sugestão
Esta rotina tem duas finalidades: calcular a necessidade de reposição do estoque e a distribuição do estoque pela filial centralizadora para as demais filiais.
Por meio destas funcionalidades é possível:
- cada filial realizar seu processo de compras.
- distribuir o saldo disponível na filial centralizadora para as demais filiais.
- a filial centralizadora analisar o estoque e compras das demais filiais.
Após o processamento desta rotina, com base na parametrização selecionada, o sistema apresenta uma tela com a necessidade calculada para compra ou distribuição de produtos. Se necessário, o campo "Necessidade" pode ser alterado manualmente, permitindo a digitação de um valor diferente do calculado pelo sistema.
Ao confirmar esta tela, o sistema pode gerar Solicitação de Compras ou Pedido de Compras nas filiais com necessidade e/ou Pedido de Venda na filial centralizadora, indicando a saída dos produtos comprados para a(s) filial(ais) de destino, de acordo com os parâmetros selecionados
O sistema também armazena as quantidades calculadas e quantidades ajustadas manualmente, permitindo efetuar a comparação entre os dados calculados e digitados.
Procedimentos:
Para efetuar o cálculo de necessidade de compras ou distribuição:
- No menu do ambiente Compras, selecione a opção "Central de Compras".
O sistema apresenta a tela dividida em duas áreas, com as seguintes opções de processamento:
- Filiais
Selecione a(s) filial(ais) desejada(s) para cálculo da necessidade de compras ou distribuição.
Marque o tipo de análise que deve ser efetuado:
- "Analisa estoque por filial": somente poderá ser utilizada, caso o cálculo de necessidade for de compras (parâmetro "Gerar: Compras").
- "Utiliza a seguinte filial Centralizadora": no caso de cálculo de necessidade para distribuição (parâmetro "Gerar: Distribuição"), deve, obrigatoriamente, ser informada a filial centralizadora.
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Dica:
- Ao marcar a opção "Utiliza a seguinte filial Centralizadora", a filial informada como centralizadora, deve ser desmarcada do grid de filiais a serem consideradas no cálculo da necessidade de compras ou distribuição.
- Caso seja utilizado o cálculo de necessidade de compras, poderão ser marcadas, tanto a opção "Analisa estoque por filial" quanto a opção "Utiliza a seguinte filial Centralizadora".
Selecione a forma de exibição do cálculo de necessidade:
- "Exibe tela após o processamento": o sistema efetuará o cálculo da necessidade e exibirá uma tela, onde o usuário poderá alterar a necessidade calculada pelo sistema.
- "Gerar log de processamento": o sistema exibirá o log de processamento da rotina.
- Produtos
Marque a opção para realizar o cálculo da necessidade, selecione os "Tipos de Materiais" e "Grupos de Materiais" desejados.
Se a opção "Apresentar Filtro por Categoria" for selecionada, será permitido definir quais as categorias de produtos devem ser consideradas no processamento. Este filtro somente poderá ser utilizado, caso a rotina Amarração Categoria x Produtos, do ambiente Faturamento, tenha sido cadastrada previamente.
Nesta área estão disponíveis as opções:
"Regra de Filtragem": permite a definição de uma regra de filtro para seleção de produtos, determinando a composição das condições.
"Regra de Ordenação" - permite definir a ordem de apresentação das informações sobre os produtos, caso a opção "Exibe tela após o processamento" tenha sido selecionada.
2. Clique em "Parâmetros".
O sistema apresenta a tela para configuração dos parâmetros.
Se desejar efetuar o cálculo de necessidade de compras, selecione a opção "Gerar Compras", caso queira efetuar o cálculo para distribuição, selecione a opção "Gerar Distribuição".
3. Configure os demais parâmetros, de acordo com o tipo de cálculo a ser efetuado, se cálculo da necessidade de compras ou cálculo da necessidade para distribuição.
4. Confira as configurações e confirme o processamento do central de compras.
5. Se a opção "Exibe tela após o processamento" tiver sido selecionada, o sistema exibe a janela "Cálculo de Necessidade", com as informações do cálculo efetuado para compras/distribuição.
6. Confira os valores e, se necessário, altere as informações do cálculo da necessidade, posicionando o cursor sobre o registro e clicando duas vezes sobre ele.
7. Confirme o cálculo de necessidade.
8. O sistema gera as Solicitações de Compras ou Pedidos de Compras para as filiais com necessidade e Pedido de Venda para a filial centralizadora, conforme os parâmetros selecionados.
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Importante:
Após efetuado o cálculo da necessidade, o sistema gera os seguintes documentos:
- Ao definir que o cálculo da necessidade será para compras e marcada a opção "Analisa estoque por filial", serão gerados Solicitações de Compras ou Pedidos de Compras, de acordo com o parâmetro "Tipo de Documento?" (pergunta 2 da parametrização). As Solicitações de Compras ou Pedidos de Compras serão gerados nas filiais que tiverem sido marcadas no grid, conforme a necessidade calculada. Neste caso não são gerados Pedidos de Venda . Se o parâmetro "Doc. Prev. Saída na Central.?" estiver com conteúdo igual a "Sim", o sistema exibirá uma mensagem, informando a impossibilidade de gerar o Pedido de Venda.
- Ao definir que o cálculo da necessidade será para compras e marcada a opção "Utiliza a seguinte filial como Centralizadora" , serão gerados: Solicitações de Compras ou Pedido de Compras, de acordo com as definições dos parâmetros: "Doc. Prev. Entr. na Origem?" e "Tipo de Documento?" (pergunta 4) e/ou Pedido de Vendas, de acordo com a definição do parâmetro "Doc. Prev. Saída na Central.?". As Solicitações de Compras ou Pedidos de Compras e Pedidos de Vendas serão gerados na filial Centralizadora. Sendo que as Solicitações de Compras ou Pedido de Compras serão gerados com o campo "Filial de Entrega" preenchido com as filias que tiveram as necessidades calculadas.
- Ao definir que o cálculo da necessidade será para distribuição, serão gerados: Solicitações de Compras ou Pedidos de Compras, de acordo com as definições dos parâmetros: "Doc. Prev. Entr. na Origem?" e "Tipo de Documento?" (pergunta 4) e/ou Pedido de Vendas, de acordo com a definição do parâmetro "Doc. Prev. Saída na Central.?". Os Pedidos de Venda serão gerados na Filial Centralizadora e as Solicitações de Compras ou Pedidos de Compras serão gerados também na filial centralizadora e com o campo "Filial de Entrega", preenchido com a filial que gerou a necessidade.
Veja também:
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