Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

  1. O que é?
  2. Principais Características
  3. Versão Progress CORE Enterprise

1. O que é?

Tendo em vista a diversificação dos modelos de licenciamentos de aplicações e boas práticas de mercado, a PROGRESS, juntamente com a TOTVS, lançou a modalidade de licenciamento Progress CORE.

Essa modalidade de licenciamento tem como objetivo principal permitir o uso das ferramentas da PROGRESS por servidor (núcleos de processamento) ao invés de utilizar o antigo modelo de licenças nominais ou por usuário (Progress User). Com esse tipo de licenciamento, o cliente pode ter quantos usuários quiser utilizando as ferramentas disponibilizadas na máquina que possuí o licenciamento Progress CORE.


Dica

Para maiores informações, por favor entrar em contato com o seu ESN.

2. Principais Características

  • Proporcionar a base TOTVS prática de licenciamento de mercado.

  • Acesso ilimitado ao Banco de Dados.

  • Acesso ilimitado ao Servidor de Aplicações

  • Métrica de licenciamento baseada em Número de Cores do Servidor de Banco de Dados.

  • Possibilidade de criar ambientes de teste/homologação compartilhando mesmo licenciamento*

  • Acesso a todos os “Add-Ons” do Banco de Dados OE **

*Quando sob a mesma arquitetura
**Versão Core Enterprise

3. Versão Progress CORE Enterprise

A versão Progress CORE Enterprise é a mesma que a Progress CORE, com a adição de alguns "Add-ons" do OE Database, que são:

  • OpenEdge Change Data Capture (CDC): Rastreia alterações na base de dados para alimentar soluções de BI e auditoria.
  • OpenEdge Management (MGT): Monitoramento Pró-Ativo ambientes OpenEdge.

  • OpenEdge Replication: Solução de Alta Disponibilidade para o OpenEdge.

  • OpenEdge Transparent Data Encryption (TDE): Criptografia das Bases de Dados.

  • OpenEdge Table Partition: Particionamento de tabelas grandes.
  • OpenEdge Multi-Tenancy: Recurso de inquilino ou "multi empresa" no banco de dados.

A partir da release 12.1.34, o produto Datasul passa a contar com uma nova funcionalidade para uso de servidores de aplicação PROGRESS OpenEdge, chamada de Broker Escalável. Com ele, requisições TOTVS REST do ERP e dos APPs que consomem o backend Datasul, são direcionadas para o endereço do servidor de aplicação cadastrado.

Para mais detalhes ou para fazer a parametrização do Broker Escalável, consultar as seguintes documentações:

...

Desta forma, a partir da release 12.1.34, todos os APPs que possuírem um código de APP, devem ter configurado um endereço para o servidor de aplicação no cadastro de Broker Escalável. Sem essa configuração, o APP não acessará o servidor de aplicação.

...

O servidor de aplicação (Classic AppServer ou PASOE) configurado para atender ao APP, pode usufruir das licenças Progress User APP adquiridas junto ao APP. As licenças Progress User ERP devem ser destinadas aos acessos do ERP Datasul, cujo endereço é identificado com um asterisco ("*") no cadastro de Broker Escalável.

Dica
titleDica

Caso o APP não possua código de licenciamento, suas requisições serão executadas no servidor de aplicação do ERP (identificado por um asterisco no cadastro) e consumirá as conexões Progress User ERP. Nesse caso, não é necessário cadastrar um broker para esses APPs.

Aviso
titleImportante

Caso o APP possua um código de licenciamento e não exista um broker configurado para ele, suas requisições serão negadas pelo Datasul, implicando no não funcionamento do APP.

Para obter o código do APP, clique aqui ou entre em contato com seu ESN.

Para estar em total compliance com a TOTVS e com a PROGRESS, as seguinte regras devem ser observadas:

  1. O Classic AppServer ou PASOE, juntamente com as suas licenças Progress User ERP, devem estar configurados para receber as requisições do ERP Datasul (identificadas por um asterisco no cadastro).
  2. O Classic AppServer ou PASOE, juntamente com as suas licenças Progress User APP, devem estar configurados para receber as requisições do APP relacionado às licenças (identificadas pelo código do APP no cadastro).
  3. O Classic AppServer ou PASOE, quando utilizado o licenciamento na modalidade Progress CORE, independentemente das requisições virem do ERP ou de um APP, devem estar configurados no mesmo servidor de aplicação licenciado, mesmo que separados em brokers diferentes. Para mais informações sobre o licenciamento na modalidade Progress CORE, clique <aqui>.
Aviso
titleImportante

É vetado ao broker AppServer Classic ou PASOE, com licenças Progress User APP, receber requisições do ERP. Esta regra não se aplica no licenciamento na modalidade Progress CORE.

...

Com essa funcionalidade também é possível criar mais de um servidor de aplicação para atender às requisições de ERP, onde o TOTVS REST distribuirá as solicitações para todos os endereços cadastrados. Consulte essa documentação para mais informações e verifique se sua licença de Classic AppServer ou PASOE permite sua utilização em mais de um servidor.

...