Este documento tem como objetivo demonstrar como verificar se o dispositivo pode ter sofrido alteração de data/hora ou GMT. a data, hora e GMT do dispositivos podem ser alterados. Essa validação vale somente para Sistema Operacional Android.
Para a verificação das informações é necessário oter ter o entendimento de como funciona a parametrização da Estratégia de horário de marcação do Settings:
Para saber qual foi a origem do provedor da data/hora usado basta consultar as Marcações e selecionar na engrenagem o campo "Provedor de data/hora usado" que será possível verificar os seguintes tipos:
Quando o campo Provedor está como dispositivo na marcação, significa que a data/hora foi possível obter do dispositivo. Para saber se existe alguma chance da marcação ter sido alterada é possível consultar o campo "Data e hora atualizados automaticamente" disponível na engrenagem da Consulta de Marcações no Backoffice. Caso este campo esteja como "Sim" indica que no momento da marcação o dispositivo estava com a configuração "Data/Hora Automático" desabilitado. Isso faz com que ele possam efetuar alteração na data/hora do dispositivo tendo como consequência a marcação em um horário incorreto.
Para a obtenção do campo GMT o aplicativo busca sempre do dispositivo, independente da parametrização do campo "Origem da Data/hora" utilizada pelo dispositivo para definir o instante da marcação de ponto".
Nos dispositivos que não possuem o campo "Fuso Horário Automático" quando o Desta forma se o usuário desabilitou a "Data e Hora Automáticas" do dispositivo existe o risco de ter ocorrido uma alteração no GMT do dispositivo.
Outro ponto que dever ser observado é que mesmo habilitando "Data e Hora Automáticas" o sistema operacional do dispositivo mantém o último GMT informado. Desta forma se ocorreu alguma alteração no GMT com o parâmetro desabilitado o último GMT é o que vai ser considerado.
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Nos casos em que origem da data e hora é do Dispositivo e como é feito para consultar se foi feita alteração do horário duas informações hoje podem ser rastreadas na marcação:
Passo 1 - Acessar a plataforma o Backoffice
Passo 2 - Acessar o Explore a consulta de marcações
Passo 3 - Selecionar o Data Model Clock in Records
Passo 4 - Filtrar as informações do CPF (Person ID) CPF e da data e hora (Date/Time) hora que deseja consultar
Passo 5 - Acessar o registro do Clock in Records e verificar se o campo "Update Date/Time Mobile automatically?" estiver como "False" e o campo "Date/Time Provider" estiver como "Device" conforme a tela abaixa existe o risco do horário ter sido alterado no dispositivo.Selecionar na engrenagem os campos "Provedor de data/hora usado pelo dispositivo" e "Data e hora atualizados automaticamente".
É possível extrair um relatório através do botão Exportar para Excel onde é possível gerar uma planilha Excel das informações e realizar filtros para tomar ações administrativas