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Validações no Mingle (Somente para conexões via Mingle):
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1. Verificar se endpoint de Api está correto no Host do Totvs Mingle
Ao configurar Host no mingle deverá checar se o endpoint está configurado conforme:
Para releases a partir da versão 12.1.34 - ou patches 12.1.33.5, 12.1.32.11, 12.1.31.16:
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http://<endereço do servidor>:<porta>/api
Para releases anteriores:
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http://<endereço do servidor>:<porta>/dts/datasul-rest/resources/api
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2. Validar configurações de Host (Mingle)
Acesso em: Configurações > Hosts
Pontos de atenção:
- Protocolo, IP e Porta corretos (Testar o acesso através do navegador).
- Tipo de autenticação (Datasul para o THF em ambientes tomcat).
- Endpoint informado correto (conforme descrito no item 1).
- Status (deve estar Ativo).
- Importante! Endpoint deve ser informado sem iniciar ou terminar com /, exemplo: “api/” o correto é somente “api”.
Exemplo de erros:
Exemplo correto:
Validações no ERP Datasul
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1. Validar broker escalável
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Configurar broker escalável por empresa no programa BTB962AA
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2.
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Validar certificado mingle
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(Somente para conexão via Mingle)
Configurar certificado JWT nas propriedades JWT do ambiente Datasul
- Acessar o ERP Datasul
- Acessar configurações > Propriedades do Sistema > Propriedades Jwt
Obs: Caso as propriedades JWT não apareça para o usuário, é preciso conferir as permissões de acesso ao programa de menu no bas_prog_dtsul (MEN/MEN012AA.r):
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Documentos relacionados:
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3. Bibliotecas duplicadas no ambiente (Somente para ambientes Jboss)
Erro no log do jboss indicando:
REST Service threw exception java.lang.NoSuchMethodError:
org.apache.http.impl.client.DefaultRedirectStrategy
A correção é realizada através da eliminação de bibliotecas duplicadas no ambiente.
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aplicativo após atualização 12.1.31.16 e 12.1.32.11 - apenas JBoss
Troubleshoot (Erros frequentes)
1. Erro
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ao tentar efetuar login no aplicativo
Primeiro passo, tente entrar com o mesmo usuário diretamente no ERP, caso não consiga,
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revise as configurações de usuário no foundation.
Segundo passo, faça uma uma simulação de conexão diretamente do prompt de comando do Windows.
Abra o Prompt de comando do Windows através do Executar (Win + R):
Ou através do menu iniciar do Windows, procure por Prompt de comando
Em seguida, digitar a seguinte linha no prompt (Substituindo os dados pelas informações do seu servidor e usuário/senha)
Informações |
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curl -H "Accept: application/json" -H "Content-type: application/json" -X POST -d "{}" -i --user "USUARIO:SENHA" http://SERVIDOR:PORTA/api/cpp/v1/productionMobile/profile |
Exemplo:
Ao executar o comando deverá obter uma resposta como:
Para que tudo esteja OK, o retorno deverá conter HTTP/1.1 200 na primeira linha e um json {"data": ... } na última linha.
Caso o resultado não seja conforme o esperado acima, entre em contato com o suporte TOTVS enviando um print do erro juntamente com os logs do tomcat e appserver.
2. Erro "Problema de Conexão: Timeout has occurred" (Somente para conexão via Mingle)
Ao acessar o aplicativo (principalmente durante o login), caso ocorra o erro "Problema de Conexão: Timeout has occurred", siga os passos abaixo:
Primeiro passo, acessar o log do Tomcat e buscar pelos trechos abaixo:
com.totvs.sso.JwtUtil.loadMinglePem URL MINGLE: https://mingle.totvs.com.br/api/v1/services/certificate
java.net.ConnectException: Connection timed out (Connection timed out)
at java.net.PlainSocketImpl.socketConnect(Native Method)
at java.net.AbstractPlainSocketImpl.doConnect(AbstractPlainSocketImpl.java:350)
at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connectToAddress(AbstractPlainSocketImpl.java:206)
at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connect(AbstractPlainSocketImpl.java:188)
at java.net.SocksSocketImpl.connect(SocksSocketImpl.java:392)
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Seguido por:
com.totvs.sso.JwtUtil.getXTotvsApp Ocorreu um erro ao efetuar a conversao do token JWT!
com.totvs.sso.JwtUtil.getXTotvsApp Connection timed out (Connection timed out)
com.totvs.sso.JwtUtil.getXTotvsApp java.net.ConnectException: Connection timed out (Connection timed out)
at java.net.PlainSocketImpl.socketConnect(Native Method)
at java.net.AbstractPlainSocketImpl.doConnect(AbstractPlainSocketImpl.java:350)
at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connectToAddress(AbstractPlainSocketImpl.java:206)
at java.net.AbstractPlainSocketImpl.connect(AbstractPlainSocketImpl.java:188)
at java.net.SocksSocketImpl.connect(SocksSocketImpl.java:392)
at java.net.Socket.connect(Socket.java:607)
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Nessa situação, possivelmente o seu servidor de aplicação não consegue acessar a URL do certificado Mingle, localizado em https://mingle.totvs.com.br/api/v1/services/certificate, isso pode ocorrer devido a um bloqueio de firewall ou falta de acesso a internet por parte do servidor, nessa situação siga para o segundo passo.
Segundo passo, realize um ping de dentro do servidor que roda o tomcat para o endereço mingle.totvs.com.br
Abra o Prompt de comando do Windows através do Executar (Win + R):
Ou através do menu iniciar do Windows, procure por Prompt de comando
Em seguida, digitar a seguinte linha no prompt
Informações |
---|
ping mingle.totvs.com.br |
Exemplo de resultado esperado:
Caso o ping não possa ser realizado, verifique permissões de firewall e conexão de internet juntamente com sua equipe de TI.
3. Erro "JWT_APP_ERROR" (Somente para conexão via Mingle)
Ao ocorrer o erro JWT_APP_ERROR quando utilizando conexão via mingle conforme imagem abaixo:
Primeiro passo, consulte o log do tomcat e procure pelo trecho:
com.totvs.framework.util.JwtUtil.getXTotvsApp PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.
SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target
com.totvs.framework.util.JwtUtil.getXTotvsApp javax.net.ssl.SSLHandshakeException:
PKIX path building failed: sun.security.provider.certpath.SunCertPathBuilderException: unable to find valid certification path to requested target
Segundo passo, caso o trecho seja localizado, indica que o certificado HTTPS do ambiente Mingle necessitar ser instalado no servidor que executa o tomcat conforme documentação:
Configuração de certificado para consultar serviço com conexão HTTPS