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excludeÍNDICE

01. VISÃO GERAL

O Dashboard do ponto reúne alguns indicadores para sinalizar de que será necessário realizar alguma manutenção no ponto de um funcionário ou verificar a integração das marcações do Clock In. No total temos 8 indicadores, que são:

1. Total de funcionários
2. Funcionários com o ponto completo
3. Funcionários com o ponto incompleto
4. Funcionários sem marcações
5. Total de marcações no período
6. Marcações processadas
7. Marcações existentes para integração
8. Marcações sem NSR

02. INDICADORES

No Dashboard o indicadores estarão agrupados de acordo com seu grupo. Atualmente temos 2 grupos, que são os Indicadores de Funcionários e Indicadores de marcações Marcações do Clock In.

2.1. INDICADORES DE FUNCIONÁRIOS

Neste grupo de indicadores, teremos os 4 primeiros indicadores mencionados anteriormente.

Total de funcionários: Informa a quantidade total de funcionários que utilizam o ponto eletrônico. Para que um funcionário seja contabilizado, ele deverá ter preenchido em seu cadastro o Turno, Regra de Apontamento e Sequencia inicial.

...

Totvs custom tabs box
tabsIndicadores de Funcionários,Indicadores de Marcações do Clock In
idsfuncionarios,clockin
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciafuncionarios

O grupo Indicadores de Funcionários irá exibir informações dos funcionários cadastrados no Protheus e trazer as informações do Ponto. Com isso será possível identificar a quantidade de funcionários que utilizam o ponto eletrônico, funcionários com o ponto completo, incompleto e sem qualquer marcação realizada no período. As informações que serão exibidas são com base nas tabelas de marcações (SP8 e SPG) .

Neste grupo teremos no total 4 indicadores que são:

Total de funcionários: Informa a quantidade total de funcionários que utilizam o ponto eletrônico. Para que um funcionário seja contabilizado, ele deverá ter preenchido em seu cadastro o Turno, Regra de Apontamento e Sequencia inicial.

Funcionários com o ponto completo: Informa a quantidade de funcionários com o ponto completo no período selecionado. Por exemplo um funcionário precisa realizar a marcação do ponto 4 vezes ao dia (entrada jornada, saída para o almoço, volta do almoço e saída da jornada). Na semana o funcionário trabalha de segunda à sexta, então teremos 5 dias trabalhados, onde cada dia o funcionário precisa bater o ponto 4 vezes

...

totalizando 20 marcações na semana. Se o funcionário possuir 20 ou mais marcações o sistema irá contabilizar como ponto completo

Funcionários com o ponto incompleto: Informa a quantidade de funcionários com o ponto incompleto no período selecionado. Por exemplo um funcionário precisa realizar a marcação do ponto 4 vezes ao dia (entrada jornada, saída para o almoço, volta do almoço e saída da jornada). Na semana o funcionário trabalha de segunda à sexta, então teremos 5 dias trabalhados, onde cada dia o funcionário precisa bater o ponto 4 vezes

...

totalizando 20 marcações na semana. Se o funcionário possuir menos de 20 marcações o sistema irá contabilizar como ponto incompleto

Funcionários sem marcações: Informa a quantidade de funcionários que não possuem uma única marcação no período.

2.2. INDICADORES DE MARCAÇÕES DO CLOCK IN

Neste grupo de indicadores, teremos os 4 últimos indicadores mencionados anteriormente.

Total de marcações no período: Informa a quantidade total marcações existentes no Clock In no período selecionado.

Marcações processadas: Informa a quantidade total de marcações que foram integradas, ou seja, as marcações que estão presentes na tabela RR1 ou MSA_CONTROL_MARCAC

...

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaclockin

O grupo Indicadores de Marcações do Clock In irá exibir informações referente a integração das marcações. O Dashboard fará uma consulta na Carol para verificar o total de marcações que existem e informar quais delas já foram integradas, quantas estão pendentes de integração e marcações sem NSR. Com isso será possível identificar se será necessário realizar a integração das marcações ou gerar a NSR no Clock In. As informações que serão exibidas são com base nas marcações existentes no Clock In e nas tabelas de integração (RR1 ou MSA_CONTROL_MARCAC

...

Marcações sem NSR: Informa a quantidade total de marcações que não possuem NSR gerada.

Informações
titleAtenção

Os indicadores do Clock In irão apresentar algum número apenas se todos os parâmetros de integração estiverem preenchidos. Caso o Clock In não seja utilizado ou os parâmetros de integração não estiverem preenchidos os indicadores serão zerados.

Para mais informações de como preencher os parâmetro acesse a documentação abaixo:
Integração Protheus x Carol - Importação de Batidas

04. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

O cliente utiliza a Carol para as marcações de ponto dentro da empresa, esta empresa possui diversos dispositivos espalhados pela organização.

O Protheus será o responsável por acionar a plataforma Carol, buscar as informações contidas em cada dispositivo e armazenar os registros dentro do módulo SIGAPON. Nos próximos tópicos, os passos serão detalhados:

4.1. PARAMETRIZAÇÃO

Para que haja a devida integração entre os dois sistemas, se faz necessário preencher os parâmetros abaixo:

...

https://domínioCliente.carol.ai

...

Informações
titleInformativo

A criação destes parâmetros estará disponível apenas na 12.1.27 e caso o cliente possua a plataforma Carol e versão inferior a citada e deseja integrar com o módulo SIGAPON no Protheus, deverá criar manualmente os parâmetros. 

Aviso
titleImportante

1. Após a criação do parâmetro MV_APICLOA, o sistema sempre irá realizar a primeira tentativa de autenticação utilizando o API Token (MV_APICLOA). Caso o Token esteja inválido, será realizada uma tentativa de autenticação por usuário e senha. O Log de erro de integração só será exibido se ambas as tentativas de autenticação falharem.
2. Se o API Token estiver inválido e o usuário e senha estiverem corretos, o Protheus irá gerar uma nova API Token e irá armazenar seu conteúdo no parâmetro MV_APICLOA. Com isso o Protheus irá atualizar o API Token para um Token válido e utilizará ele para as integrações futuras.

4.2. CADASTRO DO RELÓGIO CAROL

Para cadastro do relógio, basta acessar no SIGAPON/CADASTRO DO PONTO/RELÓGIOS e preencher os dados da aba geral com atenção especial para os campos:

  1. Controle (P0_CONTROL) = "P"  //Relógio de Ponto
  2. Tipo Arquivo (P0_TIPOARQ) = "R" //Integração com Carol ou TSA
  3. Rep (P0_REP) = "" //Se o relógio for da Carol este campo não deve ser preenchido

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Informações
titleInformativo

Somente será permitido deixar o campo Rep em branco se o parâmetro MV_APICLO0 estiver como .T. .

4.3. SCHEDULE\MENU

A rotina desenvolvida para a realização de todo o fluxo de requisição para a Carol foi nomeada de PONAPI01, esta rotina não estará disponibilizada em Menu ou pré-carregada no Schedule.

O Processo de Cadastramento será o mesmo utilizado por outras rotinas:

4.3.1. PREENCHIMENTO DO SCHEDULE

  1. Acessar o módulo SIGACFG - Configurador;
  2. Acessar o caminho do menu AMBIENTE/SCHEDULE/SCHEDULE;
  3. Clicar na opção Cadastro no calendário de agendamentos, conforme imagem1 da tela no Tópico 06;
  4. O preenchimento é simples e intuitivo para o preenchimento correto do schedule (leia o item 5 abaixo, antes de confirmar o cadastro);
  5. Clique o ícone cinza ao lado do botão de confirmar, pois lá se encontra as informações de periodicidade de acionamento da rotina cadastrada (Imagem 2 do Tópico 06);
  6. Após a confirmação do cadastramento, será necessário habilitar os agents (Imagem 3 do Tópico 06 ), onde você pode cadastrar manualmente ou pressionar o ícone de radar verde no canto superior direito e os agents serão incluídos automaticamente;
  7. Com os agents devidamente cadastrados, o usuário deve pressionar o ícone de pasta do lado esquerdo e ligar Task Manager e Queue Manager (São os gerenciadores da fila de acionamento dos agents) (Imagem 4 do Tópico 06 ).

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4.3.2. PREENCHIMENTO DO CADASTRO DA ROTINA NO MENU

  1. Acessar o módulo SIGACFG - Configurador;
  2. Acessar o caminho do menu AMBIENTE/CADASTROS/MENU;
  3. Selecione o módulo\Menu que deseja realizar a inclusão da rotina, conforme imagem 1 do Tópico 06;
  4. Quando clicar em "OK" será aberta uma tela semelhante a imagem 2 do Tópico 06 e você deverá pressionar o primeiro botão central "Adicionar>>" e o menu inteiro será transferido para o lado direito da tela;
  5. Clique na pasta azul que desejar incluir o item da rotina e pressione o botão Novo Item conforme imagem 3 do Tópico 06, desta forma será exibida uma nova tela para inclusão da rotina conforme imagem 4;
  6. Preencha o nome que deseja que apareça no menu e digite o nome da rotina citada no início deste documento PONAPI01, conforme imagem 4;
  7. Confirme o cadastro e clique no botão central de Gerar;
  8. O Sistema exibirá uma mensagem solicitando o nome do xnu que será gerado, sugerimos manter o mesmo nome do xnu padrão ex.
Dica
titleImportante

Devido ao tamanho da string trafegada entre os sistemas, pode haver estouro de string caso os parâmetros citados a seguir não estejam configurados no appserver.ini, pare o Server e coloque a propriedade TOPMemoMega=1 ("Veja Mais sobre TopMemoMega) e a propriedade MaxStringSize ( Veja Mais Sobre MaxStringSize e o valor que deve colocar no parâmetro)

05. CONFIGURAÇÃO SSL

Para realizar requisições para a Carol, será necessária a configuração do SSL no Appserver. Atualmente a Carol utiliza a versão SSL 1.3 e por este motivo é necessária a configuração do SSL por parte do Protheus. Segue abaixo um exemplo da configuração:

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Para mais informações de como realizar a configuração do SSL no AppServer, no final da desta documentação, em anexos, estará disponível o link do passo a passo de como realizar a configuração.

...

06. TELA DE CADASTRO DE SCHEDULE  

Cadastro de Rotina

Imagem 1Image Removed

Preenchimento da periodicidade dos acionamentos:

Imagem 2Image Removed

Interface de Agents.

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Gerenciamento da fila e execução dos agents.

Imagem 4Image Removed

07. TELA DE CADASTRO DE MENU

Tela de listagem de menus

Imagem 1Image Removed

Tela de configuração do menu escolhido

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imagem 3Image Removed

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08. MENSAGENS DE INTEGRAÇÃO

Para possibilitar o acompanhamento  da integração do Protheus com a Carol, será apresentado algumas mensagens em tela caso o acionamento seja manual pelo menu ou no console.log, quando a rotina for acionada via Schedule.

  • Caso o código NSR enviado por parâmetro e o mesmo seja abaixo de zero:
    • Verifique o Código NSR Informado, pois o mesmo somente aceita números positivos!
  • Inconsistências nas datas:
    • Verifique as Datas informadas para acesso ao Clock In da Carol.
  • Será apresentada a seguinte mensagem e a mensagem retornada da plataforma Carol.
    • Não foi possível acessar a API Clockin da Carol.
  • Problemas com o preenchimento dos parâmetros:
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO1 pois ele é responsável pelo cadastro da URL de EndPoint para a integração de Clock In da Carol.
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO2 pois ele é responsável pelo cadastro do path da API Token para a integração de Clock In da Carol.
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO3 pois ele é responsável pelo cadastro do Id Conector para a integração de Clock In da Carol.
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO4 pois ele é responsável pelo cadastro do User Name para a integração de Clock In da Carol.
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO5 pois ele é responsável pelo cadastro do Password para a integração de Clock In da Carol.
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO6 pois ele é responsável pelo cadastro do Domain Name para a integração de Clock In da Carol.
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO7 pois ele é responsável pelo cadastro do path da API DeviceList para a integração de Clock In da Carol.
    • Verifique o parâmetro MV_APICLO8 pois ele é responsável pelo cadastro do path da API clockinrecordsList para a integração de Clock In da Carol.
    • Não foi possível acessar a API Clock In da Carol. Verifique os parametros MV_APICLO0, MV_APICLO1, MV_APICLO2, MV_APICLO3, MV_APICLO4, MV_APICLO5, MV_APICLO6,MV_APICLO7, MV_APICLO8 com as informações fornecidas.
    • Não foi possível acessar a API Clock In da Carol. Verifique os parametros MV_APICLO0, MV_APICLO1, MV_APICLO2, MV_APICLO3, MV_APICLO4, MV_APICLO5, MV_APICLO6,MV_APICLO7, MV_APICLO8, MV_APICLO9 com as informações fornecidas.
    • Não foi possível acessar a API Clock In da Carol. Verifique o parametro MV_APICLO8 pois ele é responsável pelo cadastro do path da api clockinrecordsList para a integração de Clockin da Carol.
    • O parâmetro MV_APICLO9 está vazio ou não foi criado e a Carol possui uma organização configurada. Por favor crie e preencha o MV_APICLO9 com o Nome da Organização.

09. TABELAS UTILIZADAS 

  • SP0 -  Pré-Leitura\Relógio de Ponto;  
  • RFE  Relógio de Ponto;  
  • SP8 Movimento de Marcações;  
  • MSA_CONTROL_MARCAC - Tabela criada na primeira carga de dados com a Carol para armazenar as marcações integradas, caso o dicionário de dados não possua a RR1. Esta tabela também é utilizada no modelo de integração com o TSA e Suricato, a partir deste momento, será processado pelo sistema onde serão gerados os registros na RFE e SP8.
  • RR1 - Nova tabela padrão criada para controle total pelo Protheus para o armazenamento das marcações integradas, esta tabela substitui a MSA_CONTROL_MARCAC. Quando identificado que o cliente possui a tabela MSA, é feito uma cópia de dados da MSA para a RR1 e excluída a tabela antiga MSA. A partir deste momento, será processado pelo sistema onde serão gerados os registros na RFE e SP8.

10. ROTINAS ENVOLVIDAS

  • GPEA010: Cadastro de Funcionários;
  • PONA030: Cadastro de Relógios;
  • PONM010: Leitura e Apontamento.

11. ANEXOS

...

  1. https://tdn.totvs.com/x/kum2Hg

...

  1. https://tdn.totvs.com/x/34W2Hg

...

  1. https://tdn.totvs.com/x/frC2Hg

).

Neste grupo teremos no total 4 indicadores que são:

Total de marcações no período: Informa a quantidade total marcações existentes no Clock In no período selecionado.

Marcações processadas: Informa a quantidade total de marcações que foram integradas, ou seja, as marcações que estão presentes na tabela RR1 ou MSA_CONTROL_MARCAC

Marcações existentes para integração: Informa a quantidade total de marcações que não foram integradas e já estão prontas para a integração, ou seja, as marcações que já foram geradas a NSR no Clock In e não estão presentes na tabela RR1 ou MSA_CONTROL_MARCAC

Marcações sem NSR: Informa a quantidade total de marcações que não possuem NSR gerada.

Aviso
titleAtenção

Os indicadores do Clock In irão apresentar algum número apenas se todos os parâmetros de integração estiverem preenchidos. Caso o Clock In não seja utilizado ou os parâmetros de integração não estiverem preenchidos os indicadores serão zerados.

Para informações de como preencher os parâmetro acesse a documentação abaixo:
Integração Protheus x Carol - Importação de Batidas

03. CONFIGURAÇÃO

3.1. PORTA MULTIPROTOCOLO

Para que seja possível utilizar o Dashboard será necessário habilitar a Porta Multiprotocolo. Ao acessar a rotina do Dashboard caso a porta não esteja habilitada será exibida uma mensagem informando que será necessário habilitar a Porta Multiprotocolo.

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Para habilitar a porta será necessário alterar o arquivo appserver.ini, na sessão General deverá ser incluída a chave App_Environment e seu conteúdo deverá ser o nome do ambiente configurado.

Exemplo de configuração da Porta Multiprocolo:

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Para verificar se a Porta Multiprotocolo está habilitada, ao acessar o Protheus, a tela de login deverá ser a mesma da imagem abaixo:

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Informações
titleObservação

Para habilitar a Porta Multiprotocolo, o Application Server precisa ser a partir da versão 19.3.0.1.

Para mais informações de como realizar a configuração da Porta Multiprotocolo acesse o link abaixo:
Application Server - Porta Multiprotocolo

3.2. ENVIO DO E-MAIL
Âncora
3.2
3.2

No Dashboard temos a opção de tirar uma fotografia dos indicadores e enviar por e-mail, mas para que o e-mail seja enviado corretamente teremos que realizar algumas configurações como por exemplo a configuração do servidor de e-mail como endereço do servidor, usuário, senha e etc.

Para realizar as alterações necessárias siga os passos abaixo:

Acesso o módulo Configurador (SIGACFG) e acesse a rotina Configurar do e-mail.

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Após isso preencha os campos conforme o servidor de e-mail que será utilizado.

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Após a configuração do e-mail, teremos que preencher o conteúdo do parâmetro MV_GPEMAIL, este parâmetro será responsável por armazenar o destinatário do e-mail contendo as informações do Dashboard. 

MV_GPEMAIL
Preencher com o destinatário do e-mail, caso ele não seja preenchido o sistema irá utilizar o MV_RELAUSR. Caso o MV_GPEMAIL e o MV_RELAUSR não estiverem preenchidos o sistema não irá enviar o e-mail.

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3.3. ENVIO DO E-MAIL SCHEDULER

Para a utilização do Scheduler para o envio do e-mail com as informações do Dashboard, teremos que utilizar 2 parâmetros e realizar a configuração mencionada no item 3.2, como o preenchimento do servidor de e-mail, usuário, senha e etc.

Após realizar todo os preenchimento utilizando o configurador, teremos que preencher o conteúdo do parâmetro MV_GPEMAIL e MV_PONREST.

MV_GPEMAIL
Preencher com o destinatário do e-mail, caso ele não seja preenchido o sistema irá utilizar o MV_RELAUSR. Caso o MV_GPEMAIL e o MV_RELAUSR não estiverem preenchidos o sistema não irá enviar o e-mail.

Exemplo:

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MV_PONREST 

Preencher com o endereço do servidor Rest configurado no Protheus.

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Informações
titleConfiguração E-mail

Para mais informações sobre a configuração do envio do e-mail, acesse os links abaixo:

MP - FRAME - Configurar o SMTP para envio de relatórios por e-mail
Application Server - Uso de e-mail com GMail

04. EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO

Totvs custom tabs box
tabsProtheus,Scheduler
idsprotheus,scheduler

Podemos utilizar o Dashboard de duas maneiras, a primeira dela será via interface, ou seja, é possível acessar o Dashboard pelo Protheus e segunda maneira é através do Scheduler. Ao configurar a rotina PONA480A no Scheduler, será enviado um e-mail contendo as informações do Dashboard, desta maneira não há a necessidade de ficar acessando o Protheus para verificar os indicadores.

Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaprotheus

Para acessar o Dashboard certifique que o pacote da expedição contínua a partir da data 01/12/2023 está aplicado em seu ambiente, tanto o pacote de fontes como o pacote de dicionário de dados. Após isso basta acessar o módulo do ponto (SIGAPON) e acessar a rotina Dashboard (PONA480) em Relatórios → Mensal → Dashboard.




Aviso
titleImportante

O filtro do gestor e o botão "Enviar E-mail Gestores" só estarão disponíveis caso exista a estrutura de departamentos ou postos, utilizando o parâmetro MV_ORGCFG. Se o ambiente não possuir uma estrutura cadastrada, isso não afetará o Dashboard. O filtro do gestor será desativado e não será feito para buscar as informações dos funcionários. Serão considerado apenas os filtros de Data de Início, Data de Término e Filial.

Caso o ambiente não possua a estrutura, será exibida as mensagens abaixo no filtro e no botão "Enviar E-mail Gestores" ao pocisionar o mouse sobre o filtro ou o botão

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Inicialmente o sistema sempre irá carregar o filtros com conteúdos padrões, por exemplo da Data de Inicio será 2 dias anteriores a date de hoje, a Data de Término 1 dia anterior a data de hoje e as filias serão preenchida com o filtro Todos, ao invés de uma filial em específico. Para realizar a alteração do filtro basta alterar os campos do filtro (Data de Início, Data de Término, Selecione a Filial e Selecione o Gestor) e posteriormente clicar em atualizar.

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Cada vez que o filtro for atualizado clicando em Atualizar, a data e hora informados no campo superior direto em "Última atualização às" será atualizado, com isso poderemos ver em qual dia e hora o Dashboard foi atualizado.

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Será possível realizar a alteração dos filtros informando a data inicial e final do período em que o sistema irá buscar as informações dos indicadores, porém o intervalo do período não poderá ser superior a 60 dias. Por exemplo ao preencher a Data de Inicio com 01/09/2023 e Data de Término 21/11/2022, o filtro Data de Término ficar em destaque com a cor vermelha e caso clicado em atualizar será exibida a seguinte mensagem.

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Caso todos os filtros estejam corretos será possível realizar a atualização do Dashboard.

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Ao clicar no campo "Selecione a Filial", será aberta um checklist possibilitando escolher mais de uma filial. Para facilitar na seleção de uma filial em específico é possível realizar a busca de filiais digitando pela filial.

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Aviso
titleSeleção de Filiais

Regras de utlização do filtro de filiais:

1º - Se for selecionada apenas 1 filial, o Dashboard irá exibir apenas os grupos Funcionários e Marcações Clock In da filial selecionada.
2º - Se for selecionada todas as filiais, o Dashboard irá exibir apenas os grupos Funcionários e Marcações Clock In totalizando os números de todas as filiais.
3º - Se for selecionada 1 ou mais filiais, desde que não seja todas as filiais, o Dashboard irá exibir os grupos Funcionários e Marcações Clock In seprados por filial e um totalizador com o resultado de todas as filiais selecionadas.

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Ao clicar em algum indicador, será aberta uma nova janela onde serão exibidos os funcionários ou marcações do indicador selecionado.

Indicadores de funcionários:

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Para o indicador de funcionários com Pontos Incompletos, será possível verificar as inconsistências do ponto por funcionário, ou seja, teremos um detalhamento de quais dias, quais as marcações previstas e realizadas pelo funcionário que gerou a inconsistência. Para isso, basta acessar o indicador de Pontos Incompletos e posteriormente clicar em visulizar.

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Indicadores de Marcações Clock In:

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Aviso
titleSeleção de Gestores

Regras de utlização do filtro de gestores:

1º - Se for selecionado apenas 1 gestor, o Dashboard irá exibir no grupo de Indicadores de Funcionários os funcionários que respondem diretamente ao gestor selecionado.
2º - Se for selecionado todos os gestores, o Dashboard irá exibir no grupo de Indicadores de Funcionários todos os funcionários, independentemente se o funcionário possui um gestor ou não, retirando os gestores da lista de funcionários.
3º - Se for selecionado 1 ou mais gestores, desde que não seja todos os gestores, o Dashboard irá exibir no grupo de Indicadores de Funcionários todos os funcionários que respondem diretamente para os gestores selecionados.

Selecionando 1 Gestor.

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Apenas os funcionários que respondem para o gestor de São Paulo foram listados no Dashboard.

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Quando selecionado mais de um gestor, todos os funcionários que respondem diretamente aos gestores selcionados serão exibidos.

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Após a atualização dos indicadores, é possível enviar um e-mail utilizandos os botões "Enviar E-mail" e "Enviar E-mail Gestores", se as configurações mencionadas no item 3.2 estiverem corretas. 

No envio do e-mail, é possível receber uma imagem com os indicadores do Dashboard e a planilha do Excel com os dados dos indicadores. O envio do e-mail terá dois botões "Enviar E-mail" "Enviar E-mail Gestores".

  1. Enviar E-mail - Será enviado uma imagem com os indicadores do Dashboard e uma planilha do Excel com o dados, onde o destinatário será o conteúdo do parâmetro MV_GPEMAIL.
  2. Enviar E-mail Gestores - Será enviado uma imagem com os indicadores do Dashboard e uma planilha do Excel com o dados, onde o destinatário será o próprio gestor, utilizando o campo End. E-mail (RA_EMAIL). Caso selecionado mais de um gestor, o Dashboard irá separar os funcionários de cada um para gerar a imagem e a planilha do Excel, assim cada gestor receberá o Dashboard apenas com as infomações dos funcionários que respondem diretamente a ele.
Aviso
titleImportante
  1. Antes de enviar e-mail para os gestores, será necessário validar o cadastro de cada um deles para verificar se o e-mail está cadastrado no campo End. E-mail (RA_EMAIL).
  2. Para que seja possível gerar a planilha do Excel, será necessário realizar a instalação do TOTVS Printer além de ter os pacotes da Expedição Contínua do RH a partir de 01/12/2023 aplicados. Para mais informações do TOTVS Printer acesse o link TOTVS Printer - Instalação


Abaixo está um exemplo do e-mail utilizando o botão "Enviar E-mail":

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Abaixo está um exemplo do e-mail utilizando o botão "Enviar E-mail Gestores":

E-mail enviado para o gestor da M SP 01.

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Os funcionários exibidos são apenas aqueles que respondem diretamente para o gestor da M SP 01.

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Caso o e-mail do gestor não seja encontrado será exibido no log essa informação.

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Para o envio do e-mail todos os indicadores deverão ter sido carregados, caso exista qualquer indicador sendo carregado o e-mail não será enviado.

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Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciascheduler

Para a utilização do Scheduler para o envio do e-mail do Dashboard, certifique que o pacote da expedição contínua a partir da data 01/12/2023 está aplicado em seu ambiente, tanto o pacote de fontes como o pacote de dicionário de dados.

Caso o ambiente esteja atualizado, teremos a rotina PONA480A, ela será responsável por realizar o envio do e-mail com as informações do Dashboard.

Aviso
titleImportante

A rotina PONA480A deverá ser executada apenas pelo Scheduler. Não será possível utiliza-la pelo menu do Protheus.

Preencha no Scheduler o campo rotina com PONA480A

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Ao clicar em parâmetros será possível definir o filtro que será utilizado para trazer os indicadores do Dashboard.

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Para a configuração existem 3 campos, que são:

1. Filial
2. Período (Mensal, Semanal, Quinzenal e Qtde Dias)
3. Quantidade de Dias
4. Gestor

Informações
titleNovo Filtro Filial

A partir da atualização do pacote de fontes e pacote de dicionário da Expedição Contínua liberado em 22/05/2023 o campo Filial foi alterado para que seja possível selecionar mais de uma filial.



Informações
titleNovo Filtro Gestor

A partir da atualização do pacote de fontes e pacote de dicionário da Expedição Contínua liberado em 01/12/2023 é possível realizar o filtro por gestor.


1 - Filial

Filial que será utilizada para a realização do filtro do Dashboard.

Se o pacote de fontes e o pacote de dicionário estiver atualizado com a data de 22/05/2023 será possível selecionar várias filias e até mesmo definir um range das filiais para a utilização do filtro.

Abaixo está um exemplo selecionando a filial D MG 01 e utilizando o range da M SP 01 à M SP 04.

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2 - Período: 

1. Mensal
Para a data inicial será considerado o primeiro dia do mês atual e para a data final o dia de hoje. Por exemplo, hoje é dia 11/08/2022, então a data inicial será 01/08/2022 e a data final 11/08/2022.
2. Semanal
Para a data inicial será considerada a segunda-feira da semana atual e para a data final o dia de hoje. Por exemplo, hoje é dia 11/08/2022, a segunda-feira da semana atual é 08/08/2022, então a data inicial será 08/08/2022 e a data final 11/08/2022.
3. Quinzenal
Para a data inicial será considerado a quinzenal atual e para a data final o dia de hoje. Por exemplo, hoje é dia 11/08/2022, a data inicial será 01/08/2022 e a data final 11/08/2022. Caso a data de hoje seja superior ao dia 15, será utilizada a segunda quinzena do mês. Por exemplo, hoje é dia 25/08/2022, então a data inicial será 15/08/2022 e a data final 25/08/2022.
4. Qtde Dias
Para a data inicial será considerado a quantidade de dias preenchida no 3º parâmetro menos o dia de hoje e a data final será o dia de hoje. Por exemplo, no parâmetro Quantidade de Dias está preenchido com 5 e a data de hoje é 11/08/2022, então a data inicial será dia 06/08/2022 e a data final 11/08/2022

3 - Quantidade de dias

Quantidade de dias que será utilizada para subtrair com a data de hoje, para utilização da data inicial do filtro do Dashboard. Este parâmetro só deverá ser preenchido caso a Opção do período seja "Qtde Dias", caso contrário este parâmetro será ignorado.

Informações
titleObservação

Caso a quantidade de dias informado no terceiro campo Quantidade de dias for superior a 60, o sistema automaticamente irá utilizar 60, mesmo que o campo esteja preenchido com 70, por exemplo.

4 - Gestor

Selecione o Gestor para que seja enviado os indicadores do Dashboard com uma imagem e uma planilha do Excel para o gestor selecionado. 

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Aviso
titleImportante

Antes de enviar e-mail para os gestores, será necessário validar o cadastro de cada um deles para verificar se o e-mail está cadastrado no campo End. E-mail (RA_EMAIL).

Informações
titleObservação
  1. Gestor não preenchido - Será enviado uma imagem com os indicadores do Dashboard e uma planilha do Excel com o dados, onde o destinatário será o conteúdo do parâmetro MV_GPEMAIL.
  2. Gestor preenchido - Será enviado uma imagem com os indicadores do Dashboard e uma planilha do Excel com o dados, onde o destinatário será o próprio gestor, utilizando o campo End. E-mail (RA_EMAIL). 
  3. Para enviar e-mail para mais de um gestor será necessário cadastrar um novo agendamento para o gestor. Cada agendamento será único por gestor.


Após a configuração do Scheduler a rotina irá enviar o e-mail de acordo com a periodicidade definida e o parâmetros serão utilizados no filtro do Dashboard. Abaixo está um exemplo do e-mail enviado. 

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05. ANEXOS

  1. Configuração dos parâmetros de integração com o Clock In
    1. Integração Protheus x Carol - Importação de Batidas
  2. Configuração da Porta Multiprotocolo
    1. Application Server - Porta Multiprotocolo
  3. Configuração do E-mail
    1. MP - FRAME - Configurar o SMTP para envio de relatórios por e-mail
    2. Application Server - Uso de e-mail com GMail
  4. Configuração Security Habilitado

DRHGCH-21414 DT Função para Usuário e Senha para portal

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