Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Image Added


Índice

...

       

Índice
maxLevel2
exclude.*ndice

...

...


Introdução

...

       

...

Introdução

        O TOTVS Update é utilizado para realizar atualizações automáticas no ambiente 3 Camadas, seja Client (Smart Client) ou Server (Host). O TOTVS Update é utilizado para atualizar o ambiente, já o SmartClient, é utilizado para instalar o sistema para comunicação via HTTP. Para configurar o SmartClient é necessária a configuração do TOTVS Update, pois os dois compartilham o servidor de Atualização. 

         O Smart Client RM nada mais é que o mesmo RM.exe utilizado nos ambientes locais e três camadas, e utiliza protocolo TCP ou HTTP para se comunicar com o servidor de aplicação, o Host.

Aviso
titleAtenção!

O TOTVS Update não foi projetado para atualização dos Portais RM (Ex: Corpor.Net, Portal Educacional, FrameHTML).

O TOTVS Update não é um instalador RM, trata-se de uma configuração realizada no RM.

Informações
titleObservação
Não é possível utilizar o Smart Client ou TOTVS Update para funcionalidades ainda em Delphi.

        Como funciona:

        O TOTVS Update atualiza automaticamente o ambiente de acordo com a versão de uma máquina específica, utilizada como "Servidor de atualização". O Servidor de atualização é uma instalação Server do RM, portanto é necessário atualizar manualmente, através de um instalador, o "Servidor de Atualização" com a versão que será replicada para outras estações.

        Exemplo: TOTVS Update é utilizado para atualizações automáticas do sistema RM entre Releases (Ex.: 12.1.12 para 12.1.13) e Patchs (Ex.: 12.1.12.111 para 12.1.12.112) em ambientes 3 camadas.

        O "Servidor de atualização" pode ser o próprio ou um dos servidores de aplicação, ou seja, onde estará sendo executado o HOST que irá responder pelo Smart Client RM.

Image Removed

Informações
iconfalse

(informação) Ao realizar a instalação inicial no "Servidor de atualização" utilize a camada "Server".

Image Removed

Como configurar 

Informações
titleImportante

Para uma melhor estabilidade e gestão de configuração do ambiente, sugerimos que utilizem o configurador global. Mais informações podem ser acessadas clicando aqui.

       A partir da versão 12.1.22 pode-se configurar o TOTVS Update durante a instalação da BibliotecaRM:

...

iconfalse

...

titleVeja como configurar pelo instalador

Na instalação da BibliotecaRM 12.1.22 foi implementado a opção de Configuração do TOTVS UPDATE.

A opção para configurar o TOTVS Update ficará localizada na tela de Configurações do instalador e  somente será habilitada quando o tipo de instalação for N camadas, de acordo com o tipo de camada selecionada, conforme imagem abaixo:

Image Removed

Tipos de Instalação:

  • Ambiente N Camadas Client

Após marcar a opção para configurar o TOTVS Update, será necessário informar o nome do servidor e porta do servidor de atualização. Assim, a instalação atualizará o arquivo RM.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServer" value="host:porta"/>, onde o host e porta informados na tela serão informados no valor desta TAG.

  • Ambiente N Camadas -> Servidor de Aplicação (AppServer)

Após marcar a opção para configurar o TOTVS Update, a instalação atualizará o arquivo RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServerEnabled" value="true"/>. e também atualizará o arquivo RM.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServer" value="host:porta"/>, onde o host e porta informados na tela serão informados no valor desta TAG.

No caso de uma instalação que possua múltiplos hosts, apenas o primeiro host terá seus arquivos de configuração alterados.

Observação:

A configuração do TOTVS Update não estará disponível para o tipo de camada Servidor de Processos (JobServer) ou para Ambiente Local. Lembrando que o AppServer e JobServer são atualizados manualmente, via instalador.

...

iconfalse

...

idPrincipal
Card
defaulttrue
id1
labelServidor de Atualização

Para habilitar o serviço de atualização insira a tag <add key="UpdateServerEnabled" value="true"/> no arquivo RM.Host.Service.exe.Config, no caminho: C:/TOTVS/CorporeRM/RM.net e reinicie o serviço do HOST.

Image Removed

Ainda no servidor de atualização, é preciso inserir a tag <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> no arquivo RM.exe.Config.

(informação) Veja o exemplo dos arquivos de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config e RM.exe.config

Informações
iconfalse

O servidor de aplicação pode ser utilizado como servidor de atualização, entretanto neste cenário, onde a maquina de app é a mesma de atualização, não se deve realizar a configuração de atualização do server com as tags abaixo no arquivo RM.Host.Service.exe.config:

<add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.

<add key="UpdateStartTime" value="HH:mm"/> - Informe o horário que o servidor iniciará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.
<add key="UpdateEndTime" value= "HH:mm"/> - Horário que o servidor finalizará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

Tal apontamento é desnecessário, pois a atualização desta máquina deverá ser realizada manualmente.

...

id2
labelServer

Para que um ambiente Server seja atualizado é necessário inserir no arquivo RM.Host.Service.exe.Config, no caminho C:\totvs\CorporeRM\RM.net, as tags:

<add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.

<add key="UpdateStartTime" value="HH:mm"/> - Informe o horário que o servidor iniciará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

<add key="UpdateEndTime" value= "HH:mm"/> - Horário que o servidor finalizará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

Image Removed

(informação) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config

...

iconfalse

(informação) A partir da versão 12.1.13 o instalador do sistema, oferece a opção de instalação como JobServer ou AppServer. O Servidor de atualização pode ser configurado como JOB ou APP, pois nenhuma dessas opções interferem em sua execução.

Exemplo, em um ambiente N camadas os servidores seriam JobServer, Aplicação e Atualização.

(aviso) ATENÇÃO:

Não é recomendado a utilização do Servidor de Atualização como JobServer ou AppServer. Indicamos sua exclusividade para as atualizações.

(informação) Ao encontrar atualizações disponíveis, o serviço RM.Host.Service.exe será finalizado para que as atualizações sejam realizadas. Finalizadas as atualizações o serviço será reiniciado.

(aviso) ATENÇÃO:

Caso exista(m) usuário(s) ou serviço(s) utilizando o ambiente, ele(s) serão desconectado(s)!

Quando o Host estiver rodando com o usuário "NETWORK SERVICE" será necessário utilizar um usuário de rede ou da máquina com privilégios necessários para gerenciar os serviços, pois o RM.Update não tem permissão suficiente para subir novamente o serviço do Host.

Expandir
titleExemplo:

Image Removed:

(informação) O servidor de aplicação pode ser utilizado como servidor de atualização, entretanto neste cenário, onde a maquina de app é a mesma de atualização, não se deve realizar a configuração de atualização do server com as tags <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.

(informação) Quando o ambiente utilizar balanceamento nativo, com múltiplos hosts (host1, host2), as tags do Totvs Update devem ser configuradas apenas no config de um dos hosts. Exemplo: RM.Host.Service.exe.config, RM.Host.Service1.exe.config ou  RM.Host.Service2.exe.config. Não se deve realizar a configuração em todos os configs, pois não existe balanceamento para o Totvs Update.

Caso o Sistema RM já esteja instalado no Servidor de Atualização, utilize o passo a passo contido no link abaixo:

   Configuração para simular 3 camadas - JobServer

...

id3
labelClient

Para que um ambiente Client seja atualizado é necessário inserir no arquivo RM.exe.Config, no caminho: C:\totvs\CorporeRM\RM.net, a tag:

<add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização está utilizando.

Image Removed

...

Informações

Enquanto o Sistema RM estiver atualizando, o serviço RM.Host.Service.exe será finalizado. Assim todos os usuários serão desconectados do sistema.

Ao iniciar o aplicativo RM.exe será exibida a tela de verificação de atualização do sistema.

Image Removed

Caso haja alguma alteração de versão, release ou patch do Sistema RM no Servidor de Atualização, o sistema irá iniciar o processo de atualização e depois abrirá normalmente.

Image Removed

...

idDownload do SmartClient
labelDownload do SmartClient
titleDownload do SmartClient

Para download do RM.exe (smart client), basta acessar o link conforme exemplo abaixo:

http://Servidor_na_nuvem:8051/wsUpdate

(informação) Composição do link: Http://<endereço do host>:porta(8051 por default)/wsUpdate;

Aviso
titleAmbientes que utilizam SSL

Em ambientes que utilizam SSL o link muda para:

https://Servidor_na_nuvem:8051/wsUpdate/Index

Aviso

Caso não consiga acessar o link, verifique se a porta está liberada. Para isso, execute o seguinte comando no cmd do Server:

netsh http add urlacl url=http://+:8051/ user=NetworkService

Será apresentada a tela a seguir, clique em "Aqui":

Tela de Download do Client SmartClient:

Image Removed

A partir da versão 12.1.2209 será apresentada a tela abaixo, nesse caso, clique em "Download":

                                 Image Removed

Após fazer o download do arquivo e execute-o. Será iniciada a instalação do Sistema RM.

Instalador do SmartClient:

Image Removed

Informações
titleObservação
  • Caso já exista instalação do Sistema RM no computador Client ou TS, faça a desinstalação do mesmo.
  • É necessária a configuração do Servidor de Atualização (TOTVS Update) para utilizar o TOTVS SmartClient.
  • O executável baixado não deve ser renomeado, para o correto funcionamento do Smart Client.

Caso a tela abaixo seja apresentada, siga os passos a seguir:

Página de erro SmartClientImage Removed

...

2. Na aba Logon marque a caixa Conta do Sistema Local e depois clique em OK.

Propriedade do serviço RM.Host.exeImage Removed

Card
id4
labelLog

A tag <add key="UpdateLogEnabled" value="true" /> pode ser habilitada nas estações que serão atualizadas. Desta forma ao executar o TOTVS Update será gerado o arquivo de log "_updatelog.txt", na pasta do RM contendo informações da atualização.

Card
id5
labelCache de Download

Para otimizar o processo de instalação/atualização através do TOTVS Update é possível definir uma pasta compartilhada na rede que será utilizada como cache dos arquivos baixados do servidor de atualização.

 Para habilitar o cache, é necessário adicionar uma nova chave no arquivo de configuração do Host (RM.Host.Service.exe.config).

  <add key="UpdateCachePath" value="\\SERVIDOR\PASTA"/>

Quando esta opção é ativada, o cliente irá primeiro verificar se o arquivo a ser atualização já foi baixado por outro cliente e em seguida fará a cópia do mesmo a partir desta pasta da rede.

Para o correto funcionamento, todos os clientes deverão ter acesso de escrita e leitura nesta pasta compartilhada.

Caso o arquivo não tenha sido baixado, o primeiro cliente que fizer o download do servidor irá fazer a atualização do arquivo na pasta de cache para que outros clientes que forem fazer a atualização busquem o arquivo nesta pasta.

Informações
titleObservações
  • Caso o cliente não tenha acesso a esta pasta, o arquivo será baixado do servidor normalmente.
  • A atualização do client, só será executada caso o serviço de host do servidor de atualização esteja ativo, independente de existir ou não arquivos de atulização no diretório compartilhado.
  • A tag para utilização do cache de download deve ser adicionada apenas no arquivo de configuração do host do servidor de atualização. Não é necessário adicionar a tag nos clientes.

(informação) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config

...

titleObservação

Para a execução de TLS 1.1 e 1.2 no Windows 7 é necessário adicionar os registros abaixo, visto que são os protocolos de comunicação ativos atualmente e que por padrão não são ativos na versão Windows7:

Windows Registry Editor Version 5.00

...

A partir da versão 12.1.2402, foi disponibilizado um novo serviço externo para o TOTVS Update (Servidor de Atualização) que será responsável por fazer a atualização dos ambientes Smart de forma mais rápida e isolada do RM.Host. O novo serviço conta com uma melhor gerenciamento do download dos arquivos reduzindo a leitura em disco e é capaz de suportar mais conexões que o antigo proporcionando uma atualização mais rápida e eficiente.


Distribuição

...

       Este novo serviço é instalado junto com o RM, porém é um aplicativo isolado do RM.Host, seu executável se encontra na pasta rm-update da instalação padrão.
Ele pode ser utilizado como um aplicativo ou como um serviço.


Arquivo de configuração
Âncora
config-file
config-file

...

Na pasta rm-update fica o arquivo appsettings.json, que define as configurações da aplicação.

Exemplo de arquivo:

Bloco de código
titleappsettings.json
collapsetrue
{
  "UseCompression": "true",
  "Logging": {
    "LogLevel": {
      "Default": "Information",
      "Microsoft.AspNetCore": "Warning"
    }
  },
  "AllowedHosts": "*",
  "UseSwagger": "true",
  "Update": {
    "BasePath": "C:\\RM\\Atual\\Release\\Bin",
    "CacheEnabled": "true"
  },
  "Kestrel": {
    "Endpoints": {
      "Http": {
        "Url": "http://localhost:5000"
      },
      "Https": {
        "Url": "https://localhost:5001"
      }
    }
  }
}

Propriedade de configuração:

  • UseCompression: Ativa ou desativa a compactação de resposta. Ativado pode reduzir o tamanho da resposta e aumentar capacidade de performance do serviço.
  • Logging: Propriedades de registro de Log padrão do .Net, Veja mais informações:
    https://learn.microsoft.com/en-us/aspnet/core/fundamentals/logging/?view=aspnetcore-6.0
    https://learn.microsoft.com/en-us/aspnet/core/fundamentals/logging/?view=aspnetcore-6.0#llvl
  • AllowedHosts: Configuração de uma lista de Host permitidos para acessar o Totvs Update. Lista separada por ponto e vírgula de nomes de host sem número de porta.
  • UseSwagger: Ativa ou desativa a página de documentação de APIs, http://localhost:5000/swagger
  • Update
    • BasePath: É o caminho para a pasta base do RM, de onde os arquivos de atualização serão obtidos. 
      Este é o local principal onde deverá ter a versão mais recente do RM, que será utilizada como base de atualização.
    • CacheEnabled: Ativa ou desativa o gerenciamento de cache do serviço de atualização. Ativado poderá reduzir a quantidade de leitura em disco e reduzir o tempo total de atualização.
  • Kestrel.Endpoints
    • Http 
      • Url: Configuração de endereço do Servidor de Atualização e porta http, não seguro. Como padrão, 5000 (http).
    • Https
      • Url: Configuração de endereço do Servidor de Atualização e porta https, seguro. Padrão, 5001 (https).

Nota

O ambiente configurado na propriedade BasePath, deve ser um ambiente isolado.
Não pode ser um Host (Ambiente Server) e no seu arquivo RM.Host.Service.exe.config, não deve possuir a propriedade UpdateServerEnabled=true.


Configurando ambiente Client

...

      Para que o RM.exe utilize o novo serviço de atualização, seu endereço deverá ser configurado no RM.exe.config

Alterar a tag UpdateServer, no RM.exe.config com o endereço, seguindo este formato: <protocolo>://<endereço-do-host>:<porta>, (http://localhost:5000), como no exemplo abaixo:

Bloco de código
languagexml
titleRM.exe.config
collapsetrue
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<configuration>
  <appSettings>
    <add key="JobServer3Camadas" value="false" />
    <add key="Port" value="8050" />
    <add key="Host" value="localhost" />
    <add key="ActionsPath" value="C:\RM\Atual\Release\Bin;C:\RM\Atual\Release\Corpore.Net\Bin" />
    <add key="LibPath" value="C:\RM\Atual\Release\Bin" />
	<add key="UpdateServer" value="http://localhost:5000" />
  </appSettings>

  <runtime>
    <generatePublisherEvidence enabled="false" />
    <loadFromRemoteSources enabled="false" />
  </runtime>
  <startup useLegacyV2RuntimeActivationPolicy="true">
    <supportedRuntime version="v4.0" sku=".NETFramework,Version=v4.0" />
  </startup>
</configuration>

      Essa configuração pode ser feita diretamente no RM.exe.config do Host "Servidor de Atualização", assim, na próxima atualização automática o arquivo *.config será atualizado e as máquinas clientes já passarão a utilizar o novo endereço.


Configurando ambiente Server

...

      Para que o RM Host em um ambiente server utilize o novo serviço de atualização, seu endereço deverá ser configurado no RM.Host.Service.exe.config

Alterar a tag UpdateServer, no RM.Host.Service.exe.config com o endereço, seguindo este formato: <protocolo>://<endereço-do-host>:<porta>, (http://localhost:5000), como no exemplo abaixo:

Bloco de código
languagexml
titleRM.exe.config
collapsetrue
<?xml version="1.0"?>
<configuration>
	<appSettings>
		<add key="JobServer3Camadas" value="true" />
		<add key="Port" value="8050" />
		<add key="ActionsPath" value="C:\TOTVS\CorporeRM\RM.net;C:\TOTVS\CorporeRM\Corpore.Net\Bin" />
		<add key="LibPath" value="C:\TOTVS\CorporeRM\RM.net" />
		<add key="EnableDynamicLocalization" value="false" />
		<add key="EnableCompression" value="false" />
		<add key="LocalizationLanguage" value="pt-BR" />
		<add key="HttpPort" value="8051" />
		<add key="UpdateServer" value="http://localhost:5000" />
	</appSettings>
	<runtime>
		<NetFx40_LegacySecurityPolicy enabled="true" />
		<generatePublisherEvidence  enabled="false" />
	</runtime>
	<startup useLegacyV2RuntimeActivationPolicy="true">
		<supportedRuntime version="v4.0" sku=".NETFramework,Version=v4.0" />
	</startup>
</configuration>
Nota

Este ambiente server não pode ser o mesmo que foi configurado no arquivo appsettings.json, pasta rm-update, na propriedade BasePath.
E em seu arquivo RM.Host.Service.exe.config, não deve possuir a propriedade UpdateServerEnabled=true.

 

Utilizando como aplicativo
Âncora
as-app
as-app

...

Ao executar "RM.UpdateManager.Runtime.exe" serão utilizadas as portas configuradas (os padrões são 5000 para http e 5001 para https).
Estas portas, assim como a url, podem ser alteradas no arquivo de configuração, conforme a seção Arquivo de configuração.

Quando o aplicativo executar será exibido um console, informando o nome do host configurado e exposto, como o exemplo abaixo:

Image Added


Utilizando como serviço
Âncora
as-service
as-service

...

     O novo TOTVS Update pode ser utilizado em um sistema operacional Windows ou Linux, veja abaixo como configurar cada um.

Serviço no Windows

Para subir o TOTVS Update como serviço no Windows, basta criar um serviço que aponta para o executável RM.UpdateManager.Runtime.exe.
Exemplo de comando que pode ser utilizado:

Bloco de código
languagepowershell
sc.exe create TotvsUpdateService binPath="C:\TOTVS\RM.NET\rm-update\RM.UpdateManager.Runtime.exe"

Com o serviço criado, e as configurações corretas, basta iniciar o serviço:

Image Added

Nota

Para que o serviço funcione corretamente, é necessário que o usuário do serviço possua permissões necessárias de acesso a disco, e caso seja utilizado o protocolo HTTPS, também tenha acesso ao certificado instalado na máquina. Caso contrário, o serviço não irá subir corretamente.

Serviço no Linux

O TOTVS Update é compatível com sistemas operacionais baseados em Linux, permitindo uma aplicação eficiente e integrada a esta plataforma.

Para implementar o TOTVS Update Manager no Linux como um serviço, siga as instruções detalhadas abaixo. Este processo assegura que o serviço seja configurado corretamente e funcione de maneira otimizada.

     Criar o arquivo de serviço, utilizando o comando a seguir:

Bloco de código
languagebash
sudo nano /etc/systemd/system/updatemanager.service 

     Neste arquivo criado, insira o conteúdo a seguir, modificando os parâmetros do serviço, especificamente o WorkingDirectory (diretório que contém o RM.UpdateManager.Runtime) e o ExecStart (caminho absoluto para o arquivo RM.UpdateManager.Runtime):

Nota

Pela diretiva do Linux, não é recomendado que arquivo de serviço fique em uma pasta a partir do diretório /home, pois em muitas distribuições tal caminho não é permitido para a utilização como serviço.

Bloco de código
titleupdatemanager.service
[Unit]
Description=RM Update Service

[Service]
WorkingDirectory=/caminho/para/sua/pasta/publish
ExecStart=/caminho/para/sua/pasta/publish/RM.UpdateManager.Runtime
Restart=always
RestartSec=10
KillSignal=SIGINT
SyslogIdentifier=RM.UpdateManager
User=www-data
Environment=ASPNETCORE_ENVIRONMENT=Production
Environment=DOTNET_PRINT_TELEMETRY_MESSAGE=false

[Install]
WantedBy=multi-user.target 

     Salve o arquivo utilizando as teclas: CTRL+X, Y para confirmar, e em seguida, pressione Enter.

     Habilite e Inicie o Serviço:

Bloco de código
languagebash
sudo systemctl enable updatemanager.service
sudo systemctl start updatemanager.service 

     A partir deste momento, o serviço já está de pé e rodando.

Comandos para manutenção do serviço no Linux

     Para verificar o status do serviço, a qualquer momento o seguinte comando pode ser utilizado:

Bloco de código
languagebash
sudo systemctl status updatemanager.service 

     E para visualizar os logs do serviço, o seguinte comando pode ser utilizado:

Bloco de código
languagebash
sudo journalctl -fu updatemanager.service 

     Para atualizar o serviço:

Bloco de código
languagebash
sudo systemctl restart updatemanager.service 

     E para parar o serviço:

Bloco de código
languagebash
sudo systemctl stop updatemanager.service 


Notas e Observações importantes


Aviso
titleAtenção!

O arquivo _update.dat foi evoluído para que o novo serviço também o utilize. Sendo assim, o novo serviço deve ser iniciado após a inicialização completa do RM.Host do ambiente utilizado como "Servidor de Atualização".

Aviso
titleAtenção!

Também é importante deixar claro que a máquina ou diretório onde estará o "Servidor de Atualização", não pode ser um "Servidor de Aplicação" que também será atualizado. Ele deve ser um ambiente isolado dos demais servidores de aplicação e clientes

...

Arquivo disponível para download: Arquivo.reg

...

iconfalse
titleObservação

O TOTVS Update atualizará os ambientes de acordo com a versão instalada/utilizada no Servidor de atualização.

(ideia) DICA:

Para melhor desempenho, quando ativo o serviço do Totvs Update, recomendamos habilitar a tag <add key="EnableCompression" value="true" /> em todas as estações envolvidas no processo de atualização.

Aviso
titleImportante:

A partir da versão 12.1.31.114, o parâmetro EnableCompression localizado nos arquivos de config do RM será descontinuado.
Para mais informações a respeito do novo parâmetro, clique aqui.

Importante: Após a definição do valor ideal da tag em seu ambiente, TODOS os arquivos de configuração devem possuir o mesmo valor, evitando erros de conflito de valores (algumas tags com valor true e outras com valor false).

Aviso
titleDownload do SmartClient

O processo de atualização do Smart Client é seguro e não causará dano algum a(s) máquina(s) envolvida(s) nesse processo. Caso algum antivírus instalado na(s) máquina(s) envolvida(s) aponte o RM.exe (Smart Client) como ameaça, inclui-a o executável na lista de exceções do antivírus, caso o download tenha sido bloqueado pelo anti-vírus, ou simplesmente prossiga com a execução, caso o antivírus não tiver bloqueado o download do instalador.

Para minimizar a taxa do antivírus apresentar o arquivo como risco, a partir da release 12.1.28 e dos patches 12.1.27.169 e 12.1.26.214 , mantemos a assinatura digital do instalador e o arquivo baixado do Smart Client terá no seu nome o domínio + porta de download, se informados na URL do wsUpdate. 

Exemplo do nome do arquivo:

  • Executável baixado: "RM.Install localhost..8051.exe"

Importante: O executável baixado não deve ser renomeado, para o correto funcionamento do Smart Client.

Configuração para Acesso Externo

        Existem duas formas de realizar a configuração do Smart Client para acesso externo:

  • 1º Configuração:

        Publicar o servidor de App e de Atualização, Em seguida no arquivo de configuração, informe o endereço externo na tag "updateserver" e no "host", conforme exemplo no print abaixo:Image Removed

  • 2º Configuração:

        Realizar a configuração de Gerenciador de config global no ambiente conforme documentação Gerenciador de Config        

        Segue abaixo, print com exemplo do conteúdo do arquivo após a configuração do config global:

Image Removed

...

.

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Produto: Framework

Informações
iconfalse

Versão: 12.1.

...

2402 ou superiores

Informações
iconfalse

Processo:

...

TOTVS Update

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Finalizado

Informações
iconfalse

Data:

...

28/

...

11/

...

2023

Informações
iconfalse

Autores:

...

Adriano Diniz Agrizzi 

Carlos Diego Lopes Almeida 

Diogo Damiani Ferreira 

Eduardo Junqueira de Matos 

Fábio Augusto Amaral Melo Nunes

Karina Dos Santos Costa

Stella Gleyse Macedo Vilaca

...

Guilherme Gomes Noronha