Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


01. VISÃO GERAL

Ao configurarmos as câmeras, temos diversas opções que permitem adaptar a funcionalidade de acordo com as necessidades específicas do ambiente. As configurações se dividem em dois principais aspectos: 

Self Clock In

  • Permite que os usuários utilizem a câmera frontal para efetuar o reconhecimento facial. Essa utilização ocorre tanto em dispositivo smartphone onde o próprio usuário do aplicativo efetua a marcação assim como em um dispositivo tablet na funcionalidade de Kiosk (dispositivo fixo na parede onde onde os funcionários da empresa efetua a marcação de ponto)

Team Clock In

  • O Team Clock In, por sua vez, envolve o uso da câmera traseira dos dispositivos móveis para registros de entrada e saída, geralmente empregado em configurações de equipe ou grupos de usuários.

02. CONFIGURAÇÃO


02.01 Configuração no Settings

  1. Primeiramente para acessar as configurações realize o login na Paltaforma Carol:
  2. Em seguida, no canto esquerdo na ultima opção acesse "Carol Apps" > "Clock In BackOffice":
  3. Quando clicar em "Clock In BackOffice" > entre na opção "Settings":
  4. Role a tela para baixo, até chegar em "Mobile" onde você poderá alterar al configurações:
  • Self Clock In: Usuários: Define se o recurso do Self-Clock In será configurado por usuário.  Se habilitado, a configuração deverá ser realizada para cada usuário no cadastro de Usuários do BackOffice. Desta forma a configuração poderá ser específica de cada usuário ou grupo de usuário.
  • Self Clock In: Ambiente: Determina se o recurso de Self Clock In estará disponível para todos os dispositivos móveis no ambiente. Se configurado, essa opção é aplicada globalmente a todos os dispositivos.
  • Team Clock In: Usuários: Desabilitar: Define se o recurso de Team Clock In será desabilitado por usuário. Permite desabilitar o uso da câmera traseira para determinados usuários enquanto o Self Clock In está habilitado. Para que essa configuração de restrição da câmera traseira tenha efeito é necessário que o campo “Desabilitar Team Clock In do Usuário” do Cadastro de Usuário esteja habilitado.
  • Team Clock In: Ambiente: Desabilitar: Desabilita o uso da câmera traseira para todos os dispositivos móveis do ambiente quando o Self Clock In está habilitado.


02.02 Configuração no BackOffice (User)

  • Temos a parte da configuração do BackOffice na parte do "Cadastro de Usuário" que deve ser configurada também para alterar entre a câmera frontal e a câmera traseira.
  1. No canto superior direito clique no ícone " Image Added" e em seguida em "Clock In BackOffice":
  2. Dentro do BackOffice vá em usuários e filtre por um que você deseje realizar a alteração:


Aviso

As configurações do Settings e as configurações do Usuário dentro do BackOffice funcionam em conjunto para a alternância das câmera frontal e traseira.


03. PASSO A PASSO DO USO

  • Aqui estão descritas algumas possíveis configurações para a alternância entre as câmeras frontal e traseira.
FUNCIONALIDADE - CONFIGURAÇÃORESULTADO
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não

Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não

Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não

Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: OFF
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - sim
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não

Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não

Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: OFF
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - não
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim

Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Habilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim

Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: OFF
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Habilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Habilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Desabilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: ON
Câmera Traseira: ON
Settings:
"Self Clock In: Usuário" - Desabilitado
"Self Clock In: Ambiente" - Desabilitado
"Team Clock In: Usuário: Desabilitar" - Habilitado
"Team Clock In: Ambiente: Desabilitar" - Desabilitado

Cadastro de Usuário
-Habilita Self Clock In? - não
-Desabilita Team Clock In? - sim
Câmera Frontal: OFF
Câmera Traseira: ON

INTEGRAÇÃO <NOME DO REQUISITO> X <VERTICAL/MÓDULO YYY>

Contexto de negócio (Introdução)

Contextualização sobre do que se trata a área em que iremos dissertar tal integração.

Seu negócio, sua gestão, complexidade, o que está envolvido (em demais áreas), processos, etc. Tais explanações não precisam citar ferramentas (softwares) e sim as expectativas e resultados do uso de um sistema informatizado.

Interessante citar as tendências e necessidades de mercado, o quê, em geral, os software proporcionam (destinam/propósito), principais recursos, etc, e motivos que levaram a criar a integração (em outros termos, o porquê de integrar).

Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • Sistema/Módulo vertical - Qual o módulo, qual marca, suas principais características, funcionalidades, escopo do módulo, etc
  • BackOffice(s) - Qual(ais) marca(s), o que o ERP engloba, quais são seus pontos fortes, funcionalidades, etc, explanações principalmente no que diz respeito às funcionalidades do ERP que serão utilizadas pela integração (mas sem citar a integração)

Integração

O que levou a criação da integração / o porquê da integração (Finalidade/Objetivo), de forma macro, o que será integrado do, por exemplo, Vertical com o ERP (BackOffice)

Explique o contexto de negócio ou do problema na qual esta integração estará inserida. Isto inclui o funcionamento da(s) ponta(s) envolvida(s).

Apresentar a integração como uma melhoria para o cenário ou como uma solução para o problema.

  • Premissas
    Gerais, do Vertical, do BackOffice e dos demais artefatos/sistemas envolvidos
    Premissas Gerais
    Premissas A
    Premissas B
  • Arquitetura (Tecnologia)

Escopo

Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.

Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.

[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]

Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

Citar a responsabilidade de cada produto.

Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

  • Versões mínimas de produtos.
  • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
  • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
  • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
  • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 Image Removed

Image Removed

...

Método

...

ID

...

Descrição

...

Origem

...

Destino

...

XSD (versões podem variar)

...

Cadastros

...

01

...

Cliente/Fornecedor

...

RM

...

Protheus

...

CustomerVendor_1_000.xsd

...

02

...

Moeda

...

RM

...

Protheus

...

Currency_1_000.xsd

...

03

...

Unidade de Medida

...

RM

...

Protheus

...

UnitOfMeasure_1_000.xsd

...

04

...

Produto

...

RM

...

Protheus

...

Item_?_000.xsd

...

05

...

Centro de Custo

...

RM

...

Protheus

...

CostCenter_1_000.xsd

...

06

...

Ativos

...

RM

...

Protheus

...

NOVA, Ativo fixo

...

07

...

Funcionários

...

RM

...

Protheus

...

Employee_1_000.xsd

...

08

...

Projeto

...

RM

...

Protheus

...

Project_1_000.xsd

...

09

...

Obra

...

RM

...

Protheus

...

SubProject_1_000.xsd

...

10

...

Tarefa

...

RM

...

Protheus

...

TaskProject_1_000.xsd

...

11

...

Meio de Pagamento

...

RM

...

Protheus

...

?????.xsd

...

12

...

Condições de pagamento

...

RM

...

Protheus

...

PaymentCondition_1_000.xsd

...

13

...

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

...

RM

...

Protheus

...

Company_1_000.xsd

...

14

...

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

...

RM

...

Protheus

...

Branch_2_000.xsd

...

Processos

...

15

...

Solicitações (compras/armazém)

...

Protheus

...

RM

...

Request_1_000.xsd

...

16

...

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

...

Protheus

...

RM

...

CancelRequest_1_000.xsd

...

17

...

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

...

RM

...

Protheus

...

CancelRequest_1_000.xsd

...

18

...

Baixa de estoque

...

Protheus

...

RM

...

Request_1_000.xsd

...

19

...

Baixa de estoque

...

RM

...

Protheus

...

Request_1_000.xsd

...

20

...

Consulta Saldo

...

Protheus

...

RM

...

21

...

Apropriação de custos

...

Request _1_000.xsd

...

22

...

Geração de OS

...

23

...

Consulta de OS

...

24

...

Ampliação patrimonial

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

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