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Pré requisito para funcionalidade:

Para utilização desse processo é necessário ter o DE/PARA adequado ao layout para que seja submetido à importação, conforme documentado na página: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=839310752

Fluxo do Processo:

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Detalhamento Macro:

Novo processo desenvolvido que possibilita ao usuário uma interface para que tenha autonomia de importar os saldos iniciais bem como a manutenção dos registros importados antes da geração do saldo.  Esse novo processo possui uma combo box chamada de Alteração de Planos e abas apartadas para os sub processos "DE/PARA" e "MANUTENÇÃO DE REGISTROS".

Composição dos Sub Processos:

Aba DE/PARA - esse sub processo é uma espécie de esteira, onde um passo é pré requisito do próximo (o passo de validação precisa da importação, assim como o passo de geração do saldo precisa da validação).

  • Importar - efetua consistências quanto à atender ao leiaute de importação, ou seja, se todas as colunas do arquivo estão preenchidas.
  • Validar - efetua validações do conteúdo importado: se as contas informadas estão cadastradas no plano "PARA", se o total de débitos é igual ao total de créditos para a empresa e unidades informados, se o histórico está cadastrado previamente, se a empresa e as unidades são válidas. As consistências não validam saldo anterior e sim o que foi informado no arquivo.
  • Gerar Saldos - efetua a geração dos saldos através da criação de um lote contábil. 
  • Reverter Saldos - o lote gerado a partir da geração de saldos, não pode ser excluído ou alterado, ou seja a reversão de saldos apaga o lote gerado para que um novo arquivo seja importado e validado ou uma manutenção de registros seja feita.

Considerações Importantes:

  • Para executar o processo de Importação a abrangência deve ser na empresa, unidade e novo plano contábil(destino).
  • A parametrização da carteira contábil, histórico contábil, tipo de lançamento Livre, o novo plano importado e o arquivo de DE/PARA no leiaute estabelecido são pré-requisitos para essa funcionalidade.
  • Desenvolvidas consistências para garantir que a composição dos valores indicados de origem e destino sejam iguais, bem como se as contas de destino estão cadastradas e são analíticas (todas as contas COSIF até o 6°nível são totalizadoras e não permitem lançamento):
  1. Se o saldo total de débitos e créditos é igual para a Empresa (DE);
  2. Se o saldo total de débitos e créditos é igual para a Empresa (PARA);
  3. Se o total de débitos e créditos informados para cada unidade é igual (DE);
  4. Se o total de débitos e créditos informados para cada unidade é igual (PARA).
  5. Se as contas do Plano IFRS9 (PARA) estão cadastradas e são analíticas.
  • Esse processo vai gerar um lote manual para abertura do saldo anual do novo exercício onde haverá a troca do plano contábil e esse lote deve ser com evento contábil “LIVRE” para que aceite partidas N X N. O lote com os saldos será gerado  na data de 31/12 e não pode ser alterado ou excluído, para garantir que a composição dos lançamentos esteja fiel ao importado. A única forma de alterar ou excluir esse lote é a reversão do saldo contida nessa funcionalidade.
  • A reversão dos saldos será possível até a entrega e retorno do DOC 4010 de janeiro/2025 e após essa data a funcionalidade ficará desabilitada para garantir que os dados reportados no DOC 4010 não sejam alterados.
  • Caso os períodos contábeis sejam fechados diariamente, para efetuar a reversão dos saldos e uma nova geração o período contábil deve permanecer aberto em 31/12/2024.

Novas Telas

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Funcionalidades da Tela:

ABA DE/PARA: Destinada ao fluxo de importação, validação, geração e reversão dos saldos contábeis oriundos da mudança do plano contábil.

•    Campo DE – exibe o plano origem (Plano FI)
•    Campo PARA – exibe o plano logado na abrangência para seleção (Novo Plano COSIF IFRS9)
•    Exercício – exibe o próximo exercício posterior ao último fechamento.

>Botão Importar –  Nesse passo apenas as validações no que se refere ao layout é efetuado, ou seja, nenhuma consistência é efetuada.

>Botão Validar – Passo seguinte após a importação, onde ocorrem as consistências para a geração dos saldos e listadas abaixo. 
✔ Se o total de débitos e créditos do arquivo são iguais;
✔Se o total de débitos e créditos de cada unidade são iguais;
✔Se o histórico incluído no arquivo está cadastrado no sistema básico;
✔Se o tipo do evento é igual “Livre”.

>Botão Gerar Saldos – passo seguinte após a validação, onde todas as consistências foram validadas e os saldos serão gerados nas respectivas contas através de um lote contábil. Esse lote e seus respectivos lançamentos terão as mesmas consistências atuais do sistema (tabelas de lançamentos, lotes e saldos), mas, não será permitida a alteração ou exclusão deste lote ou do lançamento, ou seja, este lote somente poderá ser excluído através da reversão de saldos.

>Botão Reverter Saldos – Caso se verifique alterações posteriores à geração do saldos identificadas pelo usuário, a reversão pode ser efetuada caso não infrinja nas regras para que a reversão seja possível, ou seja, após a devolutiva do BACEN para o DOC 4010. No processo de reversão, o lote de abertura dos saldos é excluído e um novo lote será gerado a partir da geração dos saldos. Sempre ue houver uma reversão de saldos é necessário que o processo de validação ocorra para uma nova geração de saldos.

>Botão Fechar – Esse botão consiste se há algum passo não salvo e exibe uma mensagem em tela se o usuário deseja salvar antes de fechar a tela.

ABA Manutenção de Registros: Destinada à alteração, inclusão ou exclusão de registros importados e validados. A manutenção dos registros não é possível após a geração dos saldos e nessa situação será apresentada uma mensagem informado a impossibilidade devido ao lote gerado. Quando ocorrer a reversão de saldos e manutenção é habilitada.

>Conta Contábil (DE) – ter por objetivo a consulta da conta origem que deseja efetuar algum tipo de manutenção. Nesse campo ao dar duplo click a tela de consulta de contas é aberta para seleção das contas analíticas importadas.

Com a conta selecionada os dados relacionados à conta origem são exibidos, na grade abaixo: unidades, conta (DE), saldo (DE), conta (PARA) e saldo (PARA).

>Botões:
• Inserir – inclui linhas para a indicação das informações da grade. Na inclusão a seleção das contas também abre a consulta das contas importadas;
• Alterar – ao clicar na linha permite a alteração das informações da grade;
• Excluir – permite a seleção da linha para a exclusão das informações da grade;
• Salvar – grava as alterações de inclusão, alteração e exclusão;
• Abandonar – se a seleção for apenas para visualização e não se deseje efetuar nenhuma ação;
• Fechar – fechar a seção e valida se há alterações e exibe uma mensagem em tela  informando ao usuário se deseja salvar antes de fechar.