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Conteúdo
Índice | ||||
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01. Sobre
A conciliação contábil é um processo, imprescindível para a boa gestão empresarial, que verifica e ajusta possíveis diferenças entre as informações registradas na contabilidade e aquelas apresentadas por outras fontes, como extratos bancários, faturas de fornecedores e clientes, folhas de pagamento, entre outros.
Esse processo é essencial para as empresas porque garante a precisão e a confiabilidade das informações contábeis, uma vez que permite identificar e corrigir eventuais erros ou omissões que possam afetar a precisão dos registros contábeis, fornecendo informações de qualidade que auxiliam a tomada de decisão por parte dos gestores.
A Conciliação Contábil que o módulo de Gestão Contábil oferece vem trazer automatismo ao processo, facilitando a atividade do setor contábil.
Nota |
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Todas as funcionalidades para as Contas Sintéticas, estão disponíveis a partir da versão 12.1.2302 |
02. Configuração
Deve ser observado a configuração abaixo para a utilização do recurso.
- Habilitação do menu aos usuários responsáveis pelo processo através da configuração do Perfil.
03. Filtros para acessar a Visão
Os Lançamentos Contábeis são carregados após o preenchimento dos filtros a seguir:
width | 60% |
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id | Vídeos |
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tabLocation | left |
effectType | fade |
id | Conta Contábil |
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label | Conta Contábil * |
title | Conta Contábil |
(FILTRO OBRIGATÓRIO)
Conta Contábil que será feita a conciliação dos lançamentos.
id | Data Inicial |
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label | Data Inicial |
title | Data Inicial |
Data de Início em que devem ser buscados os lançamentos.
Caso não seja preenchida, será utilizada a Data do Início do período contábil informada nos parâmetros.
Informações | ||
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Para que a pesquisa de lançamentos/partidas considere também aqueles de exercícios anteriores ao atual (dados da tabela de histórico) basta informar como data inicial uma data menor que a data de inicio do período contábil. |
id | Data Final |
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label | Data Final * |
title | Data Final |
(FILTRO OBRIGATÓRIO)
Data Final em que devem ser buscados os lançamentos
id | Seleção de Coligada |
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label | Seleção de Coligada |
title | Seleção de Coligada |
Será possível selecionar outras Coligadas para Conciliação desde que a conta selecionada para conciliação exista.
Serão apresentadas apenas as Coligadas nas quais o usuário possui permissão de acesso!
id | Lançamentos em Lotes |
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label | Lançamentos em Lotes |
title | Lançamentos em Lotes |
Quando marcado, filtra também os lançamentos de Lotes não integrados
id | Lançamentos conciliados |
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label | Lançamentos conciliados |
title | Lançamentos conciliados |
Quando marcado, filtra também os lançamentos já conciliados.
Column | ||
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04. Visão da Conciliação
Nessa visão são exibidas as partidas a Crédito e a Débito por lançamento para a conta utilizada no filtro. Caso seja selecionada uma conta contábil sintética, serão exibidas todas as contas analíticas filhas.
Informações | ||
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width | 40% |
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Complementos da visão:
Column | ||
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05. Processos
Além dos processos conciliar/desconciliar, contamos ainda com outras funcionalidades que estão disponíveis no rodapé da tela, canto direito. Basta acessar o ícone "Mais" e um sub-menu será exibido.
Acesse as documentações abaixo para mais informações:
Um fluxo de aprovação para a inclusão de lançamentos contábeis manuais é essencial para garantir a integridade, precisão e conformidade dos registros contábeis, além de fortalecer os controles internos e a governança corporativa como um todo.
Através deste recurso garantimos:
- Controle de qualidade: como uma camada adicional de controle de qualidade sobre os lançamentos contábeis manuais, visando garantir que os lançamentos sejam revisados por partes independentes e competentes antes de serem registrados nos livros contábeis.
- Prevenção de erros: permitindo que os lançamentos sejam revisados quanto à precisão e conformidade com as políticas contábeis da organização, reduzindo significativamente a probabilidade de erros ou omissões nos registros contábeis.
- Mitigação de fraudes: garantida pela revisão e aprovação dificultando que os dados sejam manipulados indevidamente, promovendo dessa forma, a transparência e a prestação de contas dentro da organização.
- Conformidade regulatória: com o atendimento à regulamentações específicas que exigem controles rigorosos sobre os registros contábeis, ajudando a demonstrar a conformidade com essas regulamentações em caso de auditorias externas ou revisões regulatórias.
- Auditoria interna eficaz: facilitando o trabalho da equipe de auditoria interna ao fornecer um rastro claro de quem revisou e aprovou os lançamentos contábeis, simplificando o processo de revisão durante as auditorias internas e permitindo uma identificação rápida de quaisquer problemas ou discrepâncias.
02. Configuração
Para habilitar os Processos de Aprovação de Lançamentos Manuais é preciso habilitar o parâmetro "Utilizar Fluxo Aprovação" disponível na Etapa 1 - Manutenção dos Lotes Contábeis.
Nota | ||
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O campo 'Utilizar Fluxo Aprovação' só pode ser desmarcado quando não houver nenhum lote pendente de aprovação ou já aprovado. Certifique-se de que todos os lotes estão em estado de edição antes de desmarcar este campo. |
03. Funcionamento
Lote Zero
- Parâmetro "Utilizar Fluxo Aprovação" marcado:
- O sistema impede o usuário de realizar a inclusão, alteração ou exclusão de lançamentos manuais no Lote Zero.
- Os processos abaixo não são afetados pela utilização do parâmetro:
- Transferência de Grupos Contábeis;
- Estorno de partidas no Lote Zero por outros módulos;
- Equivalência Patrimonial;
- Ajuste de Conversão de Multimoeda.
- Parâmetro "Utilizar Fluxo Aprovação" desmarcado:
- O sistema permite o usuário de realizar a inclusão, alteração ou exclusão de lançamentos manuais no Lote Zero.
Lote N
- Parâmetro "Utilizar Fluxo Aprovação" marcado
- No cadastro de Lotes N, os lotes Contábeis apresentarão os campos de Status e Usuário Solicitante.
- Quando o lote for criado o Status padrão será "Em Edição".
- O Status de aprovação só poderá ser alterado via processos.
- Lotes N com Status: "Aguardando aprovação" ou "Aprovado", não permitem inclusão, alteração ou exclusão de lançamentos.
- Parâmetro "Utilizar Fluxo Aprovação" desmarcado:
- Cadastro de Lotes não exibirá os campos de Status de Aprovação
- Manutenção dos lançamentos dos lotes funcionará normalmente sem nenhuma nova regra.
04. Status
Possibilidades de Status de Aprovação dos Lotes.
Em Edição
- É permitido efetuar inclusão/alteração ou exclusão de Lançamentos
- Não pode ser integrado ao Lote Zero
Aguardando Aprovação
- Não é permitido efetuar nenhuma inclusão/alteração ou exclusão de Lançamentos
- Não pode ser integrado ao Lote Zero
Aprovado
- Não é permitido efetuar nenhuma inclusão/alteração ou exclusão de Lançamentos
- Enquanto o Lote estiver neste Status, poderá ser Integrado ao Lote Zero
05. Processos
Solicitar Aprovação
- Para Solicitar Aprovação o usuário precisa ter permissão de Solicitador
- Só pode ser feito em lotes do módulo Contábil
- O processo de Solicitação alterará o Status de Aprovação do Lote de "Em Edição" para "Aguardando Aprovação"
- Para todos os lotes processados com sucesso, será enviado um e-mail com as informações dos lotes aos "Usuário aprovador" responsáveis.
Aprovação
- Para aprovar qualquer solicitação de Lote o usuário precisa de permissão de Aprovador
- O Processo altera o Status de Aprovação de "Aguardando Aprovação" para "Aprovado"
- Usuários que incluíram ou alteraram algum lançamento não poderão aprovar a Solicitação.
Retornar para "Em Edição"
- Para retornar o lote para "Em Edição", o usuário precisa de permissão de Retornar Lote para "Em Edição"
- O retorno do Lote para "Em Edição" poderá ocorrer somente em lotes que estejam com Status "Aguardando Aprovação" ou "Aprovado"
- O Processo retornará o Status de Aprovação do lote para "Em Edição"
- Ao final do processo, as informações de "Usuário solicitante", "Usuário aprovador" e "Data de aprovação" serão removidas
- Para todos os lotes processados com sucesso, será enviado um e-mail com as informações dos lotes ao Usuário solicitante.
Integração Lote Zero
- Só poderá integrar ao Lote Zero lotes com Status de Aprovação "Aprovado"
- Após integrar ao Lote Zero, todos os lançamentos do Lote N serão migrados para o Lote Zero, o Status de Aprovação do Lote N retornará para "Em Edição" ou o Lote será excluído, dependendo da parametrização
Observações
- Somente Lotes com Status de Aprovação "Aprovado" podem ser integrados ao Lote zero
- Somente poderá incluir/alterar ou excluir lançamentos que estiverem em Lote com Status de Aprovação "Em Edição"
- A configuração para envio do e-mail e sempre centralizada na Coligada Global
- Para configurar o envio de e-mail: Configurar envio de e-mail RM
06. Materiais de Apoio
Deck of Cards | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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