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  • 7.1 - [TOTVS Corp] Exact Spotter - TOTVS CRM

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Integração de Leads e Oportunidades do

RD Station Marketing

Exact Spotter para TOTVS CRM em unidades TOTVS Corp   

Contexto

A integração entre o RD Station Marketing Exact Spotter e o TOTVS CRM por meio do iPaaS TOTVS IPAAS foi desenvolvida para otimizar o fluxo de informações entre essas duas plataformas. Com a integração iPaaS, entre as ferramentas você pode automatizar o processo de envio dos leads gerados no RD Station Marketing de lead/oportunidades geradas no Exact Spotter para o TOTVS CRM. Isso significa que os dados dos potenciais clientes são enviados automaticamente, sem a necessidade de intervenção manual, o que reduz significativamente o tempo gasto nessa tarefa e elimina erros que poderiam ocorrer durante o processo.


Sistemas Envolvidos

  • Exact Spotter
  • TOTVS IPAAS
  • RD Station Marketing
  • iPaaS
  • TOTVS CRM

Unidades que usam este modelo de integração

  • TOTVS Ibirapuera

O que esta integração faz?

A O fluxo de integração ocorre por meio de uma configuração de automação, que permite o envio automático e contínuo de leads capturados no RD Station Marketing para o TOTVS CRM. Em outras palavras, os dados dos potenciais clientes gerados por meio das ações de marketing no RD Station são enviados diretamente para TOTVS CRM. Esta funcionalidade de automação está disponível no RD Station Marketing a partir do plano de assinatura PRO.

Em quais momentos específicos ocorre a integração entre o RD Station Marketing e o TOTVS CRM?

No pacote de integração entre a RD Station Marketing e o TOTVS CRM, existem quatro momentos específicos de envio de dados entre as plataformas via evento de Webhook. Esses momentos são:

  1. Envio de cadastro de leads para o TOTVS CRM: A integração se inicia por meio do fluxo de automação estabelecido no RD Station Marketing, que possibilita o envio dos dados cadastrais do lead diretamente para o TOTVS CRM.
  2. Marcação de leads como oportunidades no RD Station Marketing: Quando uma oportunidade de negócio é criada no TOTVS CRM e a pipeline for igual a SQL, a RD Station é acionada para marcar o registro do lead correspondente como uma "Oportunidade". Essa integração é fundamental para acompanhar e identificar as oportunidades de negócio dentro do RD Station, simplificando a gestão e acompanhamento  dos leads.
  3. Atualização de oportunidades ganhas no RD Station Marketing: Quando uma oportunidade é atualizada como "Ganha" no TOTVS CRM, a RD Station recebe uma notificação e atualiza o registro do lead correspondente. Isso permite mostrar no RD Station que a negociação foi realizada com sucesso, além de possibilitar incluir o valor da venda. Com essas informações, é possível ter uma visão clara das conquistas e dos resultados financeiros alcançados
  4. Atualização de oportunidades perdidas no RD Station Marketing: Da mesma forma, quando uma oportunidade é atualizada como "Perdida" no TOTVS CRM, a RD Station é informada e atualiza o registro do lead correspondente. Essa sincronização é muito importante, pois indica que a oportunidade não foi concretizada, permitindo que o motivo da perda seja registrado na RD Station.
  5. Responsável do lead atualizado no TOTVS CRM: quando um responsável é modificado no TOTVS CRM a integração realiza a atualização na RD Station, caso o responsável não exista na RD a atualização não é feita.

Observação: É importante destacar que a RD Station aceita valores de oportunidades ganhas com um limite de R$ 99.999.999,00. Valores acima desse limite serão rejeitados pela API padrão da plataforma.

Diagrama da integração de Leads com origem no RD Station Marketing para o TOTVS CRM

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Diagrama da integração TOTVS CRM → RD Station Marketing

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tem por objetivo principal integrar leads/clientes, contatos, oportunidades e atividades do Exact Spotter com o TOTVS CRM, mediante pré requisitos e regras estabelecidas.

Diagrama da integração de Leads/Oportunidades com origem no Exact Spotter para o TOTVS CRM

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Diagrama da integração TOTVS CRM → Exact Spotter

Image Added

Quando um lead/oportunidade é enviado ao TOTVS CRM?

Quando o lead/oportunidade entra na etapa "Lead Qualificado" do funil, é acionado um gatilho para que o registro seja enviado ao IPAAS para realizar a integração com o TOTVS CRM:

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Quais campos podem ser integrados entre Exact Spotter e o TOTVS CRM?

Abaixo estão as entidades que vem do Exact Spotter e são integradas ao TOTVS CRM.

Em cada uma delas, temos também o JSON de exemplo para aprimorar o entendimento do leitor.

Sempre que um lead é qualificado no Exact Spotter um evento é disparado para o IPAAS que integra as informações de Lead/Cliente, Contato, Oportunidade, Equipe da oportunidade e Atividade com o TOTVS CRM.

JSON de exemplo: json_lead_e_afins.txt

Lead/Cliente (Lead/Customer):

Inserção do lead/cliente no TOTVS CRM.

Exact SpotterFormatoTOTVS CRM
valor padrão truebooleanactive

Lead.Address.Address_Maps

Se nulo Então Endereço Padrão

stringaddresses.address
variável totvs_crm_addresstypeiduuidaddresses.addressType.id
Lead.Address.AddAddressInformationstringaddresses.complement
Lead.Address.Citystringaddresses.cityName
Lead.Address.Countrystringaddresses.countryName
Lead.Address.Statestringaddresses.stateName

Lead.Address.Address_Maps

Se nulo Então Endereço Padrão

stringaddresses.description
SPOTTER #' Lead.SsnEinstringaddresses.externalId
Lead.Address.ZipCodestringaddresses.postalCode
Lead.Idstringcode
valor padrão falsebooleanconverted

Se mandou um CNPJ Então variável totvs_crm_customerpersontype_pj

Se mandou um CPF Então variável totvs_crm_customerpersontype

uuidcustomerPersonType.id
SPOTTER # Lead.SsnEinstringexternalId

Lead.SsnEin

stringleadIdentificationDocuments.documentNumber

SPOTTER # Lead.SsnEin

stringleadIdentificationDocuments.externalId

Se mandou um CNPJ Então CNPJ

Se mandou um CPF Então CPF

stringleadIdentificationDocuments.identificationDocumentAcronym

Se mandou um CNPJ Então CNPJ

Se mandou um CPF Então CPF

uuidleadIdentificationDocuments.identificationDocumentId
valor padrão truebooleanleadOrigin.defaultValue
variável totvs_crm_leadoriginiduuidleadOrigin.id
variável totvs_crm_lead_stageuuidleadStage.id
Lead.Industry.iduuidlocationBusinessLine.id
Lead.Companystringname
SPOTTER # Lead.SsnEinstringphones.externalId
Lead.Phonestringphones.number
variável totvs_crm_phonetypeid_mainuuidphones.phoneTypeId
valor padrão truebooleanphones.standard

Lead.SalesRep.Email (busca por username no TOTVS CRM)

Se nulo Então variável totvs_crm_default_user

uuidprofessionalId

Lead.SalesRep.Email (busca por username no TOTVS CRM)

Se nulo/não encontrado Então variável totvs_crm_default_user

stringprofessionalName
Lead.CompanystringtradingName
Lead.Sitestringwebsite


Contato (Contact):

Inserção do contato do lead/cliente  no TOTVS CRM.

Exact SpotterFormatoTOTVS CRM
valor padrão truebooleanactive
Lead.Contact.Emailstringemails.email
variável totvs_crm_emailtypeiduuidemails.emailTypeId
SPOTTER # Lead.Contact.Idstringemails.externalId
valor padrão truebooleanemails.standard
SPOTTER # Lead.Contact.IdstringexternalId

Se Lead.Contact.TypeMessenger = Facebook Então facebook

Se Lead.Contact.TypeMessenger = Instagram Então instagram

Se Lead.Contact.TypeMessenger = LinkedIn Então linkedin

Se Lead.Contact.TypeMessenger = Twitter Então twitter


string


facebook | instagram | linkedin | twitter

SPOTTER # Lead.SsnEinuuidleadId
Lead.Contact.Namestringname
SPOTTER # Lead.Contact.Idstringphones.externalId
Lead.Contact.Phonestringphones.number
variável totvs_crm_phonetypeid_mainuuidphones.phoneTypeId
valor padrão truebooleanphones.standard
Lead.Contact.Positionstringrole


Oportunidade (Opportunity):

Inserção da oportunidade para o lead/cliente no TOTVS CRM.

Exact SpotterFormatoTOTVS CRM

Se for um Lead Então valor padrão LEAD

Se for um Lead Então valor padrão CUSTOMER

stringaccountType
SPOTTER #' Lead.SsnEinuuidaddress.id
SPOTTER # Lead.Contact.Iduuidcontacts.id
valor padrão Oportunidade criada para o Lead + Lead.Companystringdescription
data corrente + variável totvs_crm_expecteddaysstring(uuuu-MM-dd'T'HH:mm:ss.SSS'Z')expectedAt
SPOTTER # Lead.SsnEin # Lead.IdstringexternalId
SPOTTER # Lead.SsnEinuuidleadId | customerId
valor padrão Lead no Spotter: + Lead.PublicLinkstringnote
variável totvs_crm_oportunity_typeuuidopportunityTypeId
variável totvs_crm_pipelineuuidpipelineId
variável totvs_crm_oportunity_stageuuidstageId
data correntestring(uuuu-MM-dd'T'HH:mm:ss.SSS'Z')startedAt
valor padrão PROGRESSstringstatus
valor padrão 0numbertotalRecurrentValue
valor padrão 0numbertotalSingleValue
valor padrão 0numbertotalValue

Lead.SalesRep.Email (busca por username no TOTVS CRM)

Se nulo/não encontrado Então variável totvs_crm_default_user

uuiduserId


Equipe da oportunidade (Team Members):

Inserção do pré vendedor na oportunidade no TOTVS CRM.

Exact SpotterFormatoTOTVS CRM
valor padrão truebooleanactive
valor padrão READ, UPDATE, TRANSFER e SHAREstringallowedActions
SPOTTER # Lead.SsnEin # Lead.IdstringexternalId
valor padrão 1numberpercentageOfParticipation
valor padrão truebooleanresponsible
variável totvs_crm_role_preselleruuidroleId

Lead.SDR.Email

Se nulo/não encontrado Então variável totvs_crm_preseller_default

uuiduserId


Atividade (Activity):

Esta atividade é criada/atualizada assim que o lead/cliente é agendado/reagendado no Exact Spotter, a mesma está vinculada com a oportunidade do funil.

Exact SpotterFormatoTOTVS CRM
variável totvs_crm_activity_typeuuidactivityTypeId
valor padrão falsebooleanallDay
Appointment.Reference + Appointment.MeetingTypestringdescription
Appointment.DateTimeEndDatestring(uuuu-MM-dd'T'HH:mm:ss.SSS'Z')endDate
SPOTTER # Lead.SsnEin # Lead.IdstringexternalId
SPOTTER # Lead.SsnEinuuidleadId | customerId
valor padrão Link Feedback: + Appointment.LinkFeedbackstringnote
Appointment.Referencestringorigin.description
SPOTTER # Lead.SsnEin # Lead.Iduuidorigin.id
valor padrão OPPORTUNITYstringorigin.type
valor padrão MEDIUMstringpriority
Appointment.DateTimeStartDatestring(uuuu-MM-dd'T'HH:mm:ss.SSS'Z')startDate
valor padrão OPENstringstatus

Lead.SalesRep.Email (busca por username no TOTVS CRM)

Se nulo/não encontrado Então variável totvs_crm_default_user

uuiduserId



Pré-requisitos Cliente

É necessário contratar o pacote Essential ou superior do Exact Spotter.


Pré-requisitos Exact Spotter

Para que os leads, contatos, oportunidades e atividades sejam integrados corretamente, é necessário cadastrar alguns eventos no Exact Spotter que chamarão os Webhooks, enviado a informação da forma correta ao IPAAS e posteriormente para o TOTVS CRM.

Utilize a seguinte documentação para inserir os eventos: https://exactspotter.docs.apiary.io/#/reference/0/webhooks-insercao

Dica: você pode utilizar o programa Postman para inserir os eventos.

Os eventos padrão e os corpos da requisições são:

OBSERVAÇÃO: caso o cliente queira que o lead/cliente seja disparado para o TOTVS CRM em outra etapa diferente de Agendados e Reagendados, basta alterar/remover os dois eventos abaixo com a sua respectiva etapa.

Segue documentação dos eventos possíveis: https://exactspotter.docs.apiary.io/#/reference/0/webhooks-insercao

    • event.leadqualified

{
    "event": "event.leadqualified",
    "url": "URL do Webhook do serviço Lead Exact Spotter to TOTVS CRM"
}

Para o serviço IPAAS Activity Exact Spotter to TOTVS CRM:

    • event.activitycreated

{
    "event": "event.activitycreated",
    "url": "URL do Webhook do serviço Activity Exact Spotter to TOTVS CRM"
} 

    • event.activitydeleted

{
    "event": "event.activitydeleted",
    "url": "URL do Webhook do serviço Activity Exact Spotter to TOTVS CRM"
}

    • event.activitydone

{
    "event": "event.activitydone",
    "url": "URL do Webhook do serviço Activity Exact Spotter to TOTVS CRM"
}

    • event.activityedited

{
    "event": "event.activityedited",
    "url": "URL do Webhook do serviço Activity Exact Spotter to TOTVS CRM"
}


Pré-requisitos IPAAS:

Adicione uma conta no aplicativo TOTVS CRM:

  • Acesse o aplicativo TOTVS CRM
  • Vá na aba Contas e clique em "Cadastrar Conta"
  • Você pode configurar de duas formas, via body ou via bearer token, conforme as imagens abaixo:

Image Added

Image Added

Adicione uma conta no aplicativo Exact Sales:

  • Acesse o aplicativo Exact Sales
  • Vá na aba Contas e clique em "Cadastrar Conta" e configure conforme a imagem abaixo:

Image Added

O próximo passo é clonar do projeto padrão para a sua respectiva empresa no IPAAS.

Para isso, realize os seguintes procedimentos:

  • Abra o seu navegador e acesse o site https://IPAAS.totvs.app/
  • No menu do site, procure pela opção "Integrações" e clique nela
  • Em seguida, procure pelo submenu "Variáveis" e selecione essa opção
  • Procure o projeto clonado Standard - TOTVS CRM-SPOTTER
  • Agora, você deve preencher os campos "Chave" e "Valor" para cada variável

Segue os valores a serem preenchidos:


Tipo de variávelProjetoChaveValor exemplo *Descrição
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_exact_lead_sending_stage_trigger 

Lead Qualificado *

Etapa delimitadora do Exact Spotter que envia os dados para o TOTVS CRM.

Exemplo: Entrada, Agendados, Qualificados, Vendidos e etc.

OBS: a variável é case sensitive

ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERraizoportunidade

https://totvscrm.app/opportunity/opportunities/

Link padrão de oportunidades do TOTVS CRM
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_leadsituationid

1aa8633e-5ff3-4bc4-a7d5-1b63a879c4f2 *

ID situação LEAD equivalente a ATIVO
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_phonetypeid_mobile

67cd545a-cf05-441e-a0ec-635c44e60d41 *

ID tipo de telefone equivalente a MÓVEL
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_phonetypeid_main

d870427c-bbad-4eb8-9af5-5183b47f648f *

ID tipo de telefone equivalente a PRINCIPAL

ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_addresstypeid

b604f287-36bf-4e6d-ae83-c75c46a2fbeb *

ID Tipo de endereço equivalente a PRINCIPAL

ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_default_user

vendedorpadrao@email.com.br *

Informar um e-mail existente no CRM para caso não seja encontrado o usuário responsável.

OBS: este usuário deverá possuir um papel cadastrado, do contrário não será possível inserir o Lead/Cliente

ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_pipeline

SQL - Sales Qualified Lead *

Descrição da pipeline
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_oportunity_type

Software *

Descrição do tipo de oportunidade
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_oportunity_stage

1. Passagem de Bastão (MQL > SQL) *

Descrição da etapa (stage)
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_customerpersontype_pj

40694c1a-44f9-4c3b-a5a8-aa63e0742c75 *

ID tipo de pessoa equivalente a Jurídica
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_activity_type

e225924b-4895-4793-8d89-998b5fc735fb

ID tipo de atividade Formulário de investigação
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_token_exact

e307ce49-9918-47d8-a43c-437b9c04add *

Token do Exact Spotter, localizado em: spotter/configuracoes/integracoes
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_leadoriginid

81aed0c3-9fb9-4e4b-8a54-7c21c637c072 *

ID origem equivalente a Spotter
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_preseller_default

prevendedorpadrao@email.com.br *

Adicionar um e-mail padrão de um pré vendedor do Exact Spotter, para caso a integração não encontre o vendedor no TOTVS CRM.

OBS: este pré vendedor deve ser cadastrado no TOTVS CRM

ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_role_preseller

f223b4cb-9953-49cf-85c5-241e979ba225 *

ID do papel equivalente a Pré Vendedor
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_expecteddays

7 *

Prazo de conclusão da oportunidade, considere data atual + totvs_crm_expecteddays
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_identification_document_cnpj

651b2c32-aeca-4373-9cb9-96b132ba5020 *

ID do documento equivalente a CNPJ
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_identification_document_cpf

95839570-6791-49f4-88fe-68efd115213d *

ID do documento equivalente a CPF
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_lead_stage

7a5600b1-7f7f-4460-853a-a8f2fb19b18e *

ID da etapa do lead equivalente a Qualificado
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_content_type

application/json

-
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_emailtypeid

7391c70e-aeb8-4c68-bd5c-7b5d30cf4d1d *

ID tipo de e-mail
ProjetoStandard - TOTVS CRM-SPOTTERtotvs_crm_customerpersontype

8cea3c86-1984-4c77-acf5-3f622c1efe5b *

ID tipo de pessoa equivalente a Física

*  É importante salientar que os valores de ID fornecidos acima são exemplos baseados na configuração padrão do TOTVS CRM. Durante a implementação da integração, é fundamental revisar e ajustar os valores de ID de acordo com o tenant do cliente. Isso garante que a integração seja realizada corretamente.


Pré-requisitos TOTVS CRM:

Cadastre um e-mail existente no TOTVS CRM e Exact Spotter para caso não seja encontrado o usuário responsável ao cadastrar um lead/oportunidade. (variável totvs_crm_default_user)

Cadastre um e-mail existente no TOTVS CRM e Exact Spotter para caso não seja encontrado o pré vendedor ao cadastrar um lead/oportunidade. (variável totvs_crm_preseller_default)

Crie os seguintes Workflows:

NomeGatilhoAçãoFiltrosURL
Exact Spotter - Atividade CanceladaAtividade canceladaChamar um endpoint HTTP remoto-URL do serviço do IPAAS Activity TOTVS CRM to Exact Spotter
Exact Spotter - Atividade ConcluídaAtividade concluídaChamar um endpoint HTTP remoto-URL do serviço do IPAAS Activity TOTVS CRM to Exact Spotter
Exact Spotter - Oportunidade PerdidaOportunidade perdidaChamar um endpoint HTTP remotoTipo de oportunidade igual a Nova vendaURL do serviço do IPAAS Opportunity TOTVS CRM to Lead Exact Spotter
Exact Spotter - Oportunidade GanhaOportunidade ganhaChamar um endpoint HTTP remotoTipo de oportunidade igual a Nova vendaURL do serviço do IPAAS Opportunity TOTVS CRM to Lead Exact Spotter
Exact Spotter - Oportunidade DescartadaOportunidade descartadaChamar um endpoint HTTP remotoTipo de oportunidade igual a Nova vendaURL do serviço do IPAAS Opportunity TOTVS CRM to Lead Exact Spotter

Exemplo do fluxo

FAQ

Escopo

Quais campos podem ser integrados entre RD Station Marketing e o TOTVS CRM?

É possível integrar uma variedade de campos, dependendo  das configurações  específicas realizadas durante o processo de integração. Entre as possibilidades do modelo padrão, incluem-se:

  • Cidade (limite de 255 caracteres)
  • Celular (limite de 255 caracteres)
  • Cargo (limite de 255 caracteres)
  • E-mail -  (limite de 255 caracteres)
  • Empresa -  (limite de 255 caracteres)
  • Estado - (limite de 255 caracteres)
  • Facebook -  (limite de 255 caracteres)
  • Linkedin - (limite de 255 caracteres)
  • Nome - (limite de 255 caracteres)
  • Telefone - (limite de 255 caracteres)
  • Website - (limite de 255 caracteres)

Além dos campos mencionados anteriormente, é importante destacar que o cadastro padrão também inclui variáveis que são preenchidas automaticamente. Essas variáveis incluem:

  • Situação do Lead: Ativo
  • Tipo de lead: Lead
  • Origem do Lead: RD Station
  • Tipo de e-mail: Principal
  • Tipo de telefone: Principal
  • Tipo de endereço principal
  • Usuário padrão caso não tenha responsável
  • Etapa
  • Tipo de Oportunidade
  • Pipeline
Observação: É importante ressaltar que os campos específicos podem variar conforme as configurações de entrada de dados, como Landing Pages e formulários, durante o processo de integração.

Pré-requisitos Cliente

É necessário contratar o pacote Pro ou Advanced da RD Station, pois o recurso de automação avançada é necessário para a integração.

Pré-requisitos RD Station Marketing

A exportação de LEADS deve ser configurada com um Webhook, seguem os passos de como pegar este endereço:

A URL do Webhook iPaaS será disponibilizada durante a configuração inicial da integração. Esse processo ocorre por meio de etapas de “wizard”, ou seja, os passos sequenciais para concluir a configuração. Se você enfrentar qualquer dificuldade durante essa etapa, recomendamos entrar em contato com o suporte do produto iPaaS para receber orientações e assistência.

Para obter a URL do iPaaS, siga estas etapas:

      • Acesse https://ipaas.totvs.app/ em seu navegador;
      • No menu "Integrações", clique em "Projetos & Pacotes";
      • No campo de busca, digite "Rd Station x CRM" e pesquise;
      • No card  "Lead RD Station to TOTVS CRM", clique em "Editar";
      • No diagrama da integração, clique no ícone de engrenagem ao lado de "Webhook" e copie a URL fornecida;
      • Segue imagem de exemplo:

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Para configurar o Webhook e criar o fluxo de integração no RD Station, siga as etapas abaixo:

      • No menu, acesse a opção "Relacionar";
      • Clique em "Automação de Marketing" conforme imagem:
      • Image Removed 
      • Em seguida, clique em "Criar Fluxo";
      • Nomeie o fluxo e clique em "Continuar";
      • No card de entrada, selecione uma opção para definir quais leads farão parte do fluxo de integração: "Novos leads" (somente os novos leads que atenderem às condições após a ativação) ou "Todos os leads" (todos os leads que já atendem às condições);
      • Na lista de opções de entrada, escolha uma das seguintes: "Convertidos em evento", "Entraram na lista de segmentação", "Foram marcados como oportunidade" ou "Campo do lead";
      • Após definir a opção de entrada, clique no ícone "+" ao lado do card de entrada e localize a ação "Enviar Leads para integração";
      • Arraste o card "Enviar leads para integração" até o ícone "+" e inclua a URL do iPaaS;
      • Por fim, salve e ative o fluxo;
      • O iPaaS receberá as mensagens com os dados dos leads por meio do Webhook e realizará os tratamentos necessários para atender aos requisitos da API padrão do TOTVS CRM.

Aqui está um exemplo de um fluxo simples criado:

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Observação: É importante lembrar que cada integração do cliente terá um “integrationId” único, proporcionando a individualidade necessária e garantindo a segurança dos dados entre as plataformas.

Para mais detalhes sobre o processo de configuração no RD Station e as regras de exportação de leads para o Webhook da integração, consulte o seguinte link: 

https://ajuda.rdstation.com/s/article/Integra%C3%A7%C3%A3o-customiz%C3%A1vel-com-sistema-pr%C3%B3prio-Webhook

Pré-requisitos iPaaS:

É necessário realizar a configuração das variáveis específicas para esse pacote de integração. As variáveis e seus valores são os seguintes:

      • Abra o seu navegador e acesse o site https://ipaas.totvs.app/
      • No menu do site, procure pela opção "Integrações" e clique nela.
      • Em seguida, procure pelo submenu "Variáveis" e selecione essa opção.
      • Na página de cadastro de variáveis, localize a opção "Cadastrar variável" e clique nela.
      • Agora, você será solicitado a preencher os campos "Chave" e "Valor" para cada variável.

Variável

Valor

Descrição

totvs_crm_leadsituation_id

1aa8633e-5ff3-4bc4-a7d5-1b63a879c4f2

ID situação LEAD equivalente a ATIVO

totvs_crm_leadorigin_id

ac80e699-8a31-4f20-9833-d1d3656ee89d

ID origem equivalente a RD Station

totvs_crm_emailtype_id

7391c70e-aeb8-4c68-bd5c-7b5d30cf4d1d

ID tipo de e-mail.

totvs_crm_phonetype_main_id

d870427c-bbad-4eb8-9af5-5183b47f648f

ID tipo de telefone PRINCIPAL

totvs_crm_phonetype_mobile_id

67cd545a-cf05-441e-a0ec-635c44e60d41

ID tipo de telefone MÓVEL

totvs_crm_addresstype_id

b604f287-36bf-4e6d-ae83-c75c46a2fbeb

ID Tipo de endereço equivalente ao PRINCIPAL

totvs_crm_oportunity_stage

Abordagem e Investigação

Descrição da etapa (stage)

totvs_crm_oportunity_type

Integração RD Station

Descrição do tipo de oportunidade
totvs_crm_pipeline

MQL - Marketing Qualified Lead

Descrição da pipeline

totvs_crm_default_user

A critério do cliente

Informar um e-mail existe no CRM para caso não seja encontrado o usuário responsável.

OBS: este usuário deverá possuir um papel cadastrado, do contrário não será possível inserir o Lead

totvs_crm_customerpersontype_pf_id

8cea3c86-1984-4c77-acf5-3f622c1efe5b

ID tipo de pessoa Física

totvs_crm_customerpersontype_pj_id

40694c1a-44f9-4c3b-a5a8-aa63e0742c75

ID tipo de pessoa Jurídica

totvs_crm_pipeline_sql_id

46b0f7c0-01de-473b-b767-591a67eec35c

ID da pipeline SQL no TOTVS CRM

totvs_crm_expecteddays

7

Prazo de conclusão da oportunidade, considere data atual + totvs_crm_expecteddays

raizoportunidade

https://totvscrm.app/opportunity/opportunities/

Link padrão de oportunidades do TOTVS CRM

Observação: É importante salientar que os valores de ID fornecidos acima são exemplos baseados na configuração padrão do TOTVS CRM. Durante a implementação da integração, é fundamental revisar e ajustar os valores de ID de acordo com o tenant do cliente. Isso garante que a integração seja realizada corretamente.

O próximo passo é configurar o acesso do aplicativo da RD Station dentro do iPaaS:

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  • Depois de configurado é só testar se a conta está ativa:

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Pré-requisitos TOTVS CRM:

Lembre-se de que as variáveis cadastradas no iPaaS existam no TOTVS CRM.

Para garantir a atualização adequada do registro no RD Station sempre que uma oportunidade for criada no TOTVS CRM, ganha ou perdida, é essencial configurar corretamente no workflow. Isso envolve a definição de um gatilho no TOTVS CRM que será responsável por enviar os dados da oportunidade para a URL de Webhook do iPaaS, responsável pela atualização no RD Station.

Abaixo estão os gatilhos necessários a serem criados no TOTVS CRM para funcionar corretamente a integração:

NomeGatilhoAçãoFiltrosURLRD - Oportunidade perdidaOportunidade perdidaChamar um endpoint HTTP remotoTipo de oportunidade igual a Integração RD StationURL do serviço do iPaaS Opportunity CRM To RD StationRD - Oportunidade ganhaOportunidade ganhaChamar um endpoint HTTP remotoTipo de oportunidade igual a Integração RD StationURL do serviço do iPaaS Opportunity CRM To RD StationRD - Oportunidade atualizadaOportunidade atualizadaChamar um endpoint HTTP remotoTipo de oportunidade igual a Integração RD StationURL do serviço do iPaaS Opportunity CRM To RD StationRD - Atualiza Responsável do LeadLead atualizadoChamar um endpoint HTTP remotoOrigem igual a RD StationURL do serviço do iPaaS Change Lead Owner CRM to RD StationRD - Atualiza Responsável do LeadCliente atualizadoChamar um endpoint HTTP remotoOrigem igual a RD StationURL do serviço do iPaaS Change Lead Owner CRM to RD Station

Observação: Após realizadas essas ações, toda vez que uma oportunidade for ganha, atualizada ou perdida, os workflows dispararão a informação para o RD Sation.

Exemplo do fluxo

Desde a criação no RD até ganhar a oportunidade no TOTVS CRM e ser atualizado novamente no RD Station:

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FAQ

Como a integração efetua a validação se o lead já existe?

O iPaaS da TOTVS desempenha um papel fundamental na integração entre o RD Station Marketing e o TOTVS CRM. Ele é responsável por validar o ID do RD Station associado a um LEAD e ao endereço de e-mail correspondente, além de armazenar essas informações no CRM.

A funcionalidade do iPaaS inclui um mecanismo de verificação para evitar a duplicação de registros no CRM. Quando um LEAD já está presente no CRM, o iPaaS cria apenas a oportunidade, evitando a duplicidade.

É importante mencionar que essa solução foi projetada com base na arquitetura existente, sem a utilização da integração HUB para o processamento de dados. Embora a integração atual seja mais simples e restrita, seu foco principal é garantir a transferência eficiente do LEAD do RD Station para o TOTVS CRM, além de manter a sincronização adequada entre as oportunidades geradas no CRM e as atualizações correspondentes no RD Station.

À medida que o projeto evolui e as versões futuras são consideradas, é necessário realizar uma nova avaliação pelos times de produto. Essa avaliação determinará se é necessário expandir o escopo da integração, possivelmente incorporando a utilização da integração HUB para atender a requisitos mais complexos e abrangentes.

É possível customizar a integração para atender às necessidades específicas de um negócio? 

Sim, é possível contemplar campos customizados de interesse do cliente, porém, será necessária uma contratação adicional do serviço. A inclusão desses campos personalizados exigirá uma modificação no diagrama/pipeline do

iPaaS

IPAAS fornecido ao cliente específico.

É importante destacar que o modelo atual do

iPaaS

IPAAS utiliza apenas os campos padrão disponibilizados pela API do TOTVS CRM. Portanto, qualquer adição de campos personalizados requer uma alteração no

iPaaS

IPAAS, que será realizada através do atendimento da área de serviços.

Dessa forma, o cliente terá a oportunidade de personalizar a integração de acordo com suas necessidades específicas, incluindo campos customizados de interesse. O processo de alteração será coordenado pela equipe de serviços, garantindo a correta adaptação do TOTVS CRM e o bom funcionamento da integração com o

RD STATION.

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