CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Detalhes do BloqueioTela XXX
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Tela XXX
- Principais Campos e Parâmetros
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
Ao incluir um pedido de venda (MATA410) e submetê-lo à liberação através da rotina Liberação dos Pedidos de Venda (MATA440), o pedido é avaliado como um todo. Diversos fatores são analisados, como aprovação de crédito do cliente e disponibilidade de saldo em estoque. Após essa avaliação, o pedido pode se tornar apto a faturar ou ser bloqueado por regra, crédito ou estoque. Se bloqueado, o sistema grava a tabela Pedidos Liberados (SC9) com o código de bloqueio nos campos C9_BLEST e C9_BLCRED, sem especificar o motivo do bloqueio.
O Log de Liberação dos Pedidos de Venda visa melhorar a compreensão do motivo do bloqueio, seja por crédito e/ou estoque. Através da tabela AQ1 (Log de Liberação dos Pedidos de Venda), é possível acompanhar o histórico dos bloqueios e liberações do pedido de venda. Por tratar-se apenas do detalhamento do motivo do bloqueio de Ao efetuar a liberação do pedido de venda e o pedido ser bloqueado por crédito e/ou estoque do pedido de venda, não há uma interface para o usuário. Portanto, para verificar o motivo do bloqueio, é necessário consultar diretamente a tabela AQ1uma mensagem aparecerá em tela detalhando o motivo do bloqueio. Essa informação será gravada na tabela AQ1 (Log de Pedidos de Venda) e disponibilizada para visualização através da rotina Log de Pedido de Venda (FATA410).
O parâmetro MV_FTLOGPV, quando configurado como .T., habilita a gravação do log do Pedido de Venda (AQ1).
Informações |
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A rotina Log de Pedido de Venda (FATA410) será adicionada ao menu padrão do módulo Faturamento a partir da release 12.1.2510, sendo assim, para releases anteriores é necessário adicionar a rotina no menu. Clique o link abaixo para mais informações sobre como adicionar a rotina o menu do módulo faturamento. Expandir |
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title | Adicionar rotina Log de Pedido de Venda no menu do Faturamento |
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| - Video com o procedimento para atualização do menu:
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- Passo a passo:
- Acessar o módulo Configuador (SIGACFG);
- Clicar em Ambientes > Cadastros > Menus
- Clicar em Todos os menus para desmarcar todos os módulos selecionados;
- Clicar em Faturamento - Personalizado para atualizar apenas o menu do módulo faturamento;
- Clicar em Ok para avançar na personalização do menu;
- Clicar em Adicionar para passar todas as rotinas já existentes no menu;
- Clicar sobre a pasta Pedido que será a pasta que a rotina será adicionada ao módulo;
- Clicar em Novo Item e preencher os seguintes campos;
- Desc. Português: Log de Pedido de Venda
- Programa: FATA410
- Módulo: Faturamento
- Marcar a tabela AQ1 na seleção de tabelas
- Clicar em Ok.
- Clicar em Gerar
- Preencher o nome do módulo com SIGAFAT
- Clicar em Gerar
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02
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. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
A rotina Log de Pedido de Venda (FATA410) permite a visualização do status dos itens do pedido, se estão em carteira, boqueado, rejeitado ou apto a faturar.
Image Added
03. DETALHES DO BLOQUEIO
A tabela abaixo contém os motivos de bloqueio de crédito e estoque.
Código do Bloqueio Referente ao Credito (AQ1_BLQCRD) | Código do Bloqueio Referente ao Estoque (AQ1_BLQEST) | Detalhes do Bloqueio (AQ1_DETBLQ) | Ocorrência |
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| Em Carteira | Inclusão do pedido de venda |
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| Liberado | Pedido de venda |
liberado para apto a faturar |
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| Rejeitado | Liberação rejeitada |
01 |
| Pedido Bloqueado devido a exceder 'MV_PERMAX' e o limite Cred . Vlr Permitido: |
0100,00 / Vlr Real Calculado: |
500,00 | Bloqueio de crédito devido o valor exceder o configurado no parâmetro MV_PERMAX e pelo limite de crédito configurado no cliente. |
01 |
| Pedido Bloqueado pelo grau de risco 'E' no cadastro do Cliente | Bloqueio de crédito devido a configuração de risco E no cadastro do cliente. |
04 |
| Pedido Bloqueado devido a data limite de crédito vencida: 01/01/2023 | Bloqueio de crédito devido a data limite de crédito vencida no cadastro do cliente. |
01 |
| Pedido Bloqueado devido ao limite de crédito ultrapassado. Vlr Pedido: |
2.000,00 / Limite de Crédito: |
1.000,00 | Bloqueio de crédito devido o valor ter ultrapassado o limite do crédito configurado no cadastro de cliente. |
01 |
| Pedido Bloqueado devido ao limite da faixa de crédito 'A'. Vlr Pedido: |
1.500 1.000 200,00 | Bloqueio de crédito devido o valor do pedido ter ultrapassado do valor configurado no parâmetro MV_PEDIDOA. |
01 |
| Pedido Bloqueado devido ao limite da faixa de crédito 'B'. Vlr Pedido: |
1.500 1.000500,00 | Bloqueio de crédito devido o valor do pedido ter ultrapassado do valor configurado no parâmetro MV_PEDIDOB. |
01 |
| Pedido Bloqueado devido ao limite da faixa de crédito 'C'. Vlr Pedido: 1. |
500 1.000,00 800,00 | Bloqueio de crédito devido o valor do pedido ter ultrapassado do valor configurado no parâmetro MV_PEDIDOC. |
01 |
| Pedido Bloqueado devido à Título(s) vencido(s) com dias maiores que os definidos para o grau de risco. Qtd Dias Risco: 30 | Bloqueio de crédito devido a configuração do risco estar B no cadastro do cliente e o parâmetro MV_RISCOB estar igual a 30. |
01 |
| Pedido Bloqueado devido ao não preenchimento do campo de risco para a loja informada | Bloqueio de crédito devido ao não preenchimento do campo de risco para a loja informada (MV_CREDCLI=C). |
01 |
| Pedido Bloqueado devido ao campo 'Tp Liberação' = '2-Libera por Pedido' e Limite de cred excedido | Bloqueio de crédito devido o pedido estar configurado com o campos Tipo de Liberação (C5_TIPLIB) igual a 2 e limite crédito vencido. |
| 02 | Bloqueio de estoque devido à produto com controle de Lote/Endereço e MV_GERABLQ = S | Bloqueio de estoque devido à produto com controle de Lote/Endereço ( MV_GERABLQ=S) |
| 02 | Bloqueio de estoque devido à falta de saldo: Saldo = 0 | Bloqueio devido á falta de saldo em estoque. |
| 02 | Bloqueio de estoque devido ao parâmetro MV_AVALEST=3 | Bloqueio de estoque devido ao parâmetro MV_AVALEST=3 |
02 | 02 | Pedido Bloqueado por estoque - MV_BLQCRED = T / Bloqueio de estoque devido à falta de saldo: Saldo = 0 | Se houver o bloqueio de estoque e crédito, ambos os campos de código de bloqueio serão preenchidos e os motivos serão concatenados no campo de detalhes do bloqueio |
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Outras Ações / Ações relacionadas
04. TELA XXXXX
Principais Campos e Parâmetros
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Card documentos |
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Informacao | Use esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque. |
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Titulo | IMPORTANTE! |
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05. TABELAS UTILIZADAS