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PTU A400 - Movimentação Cadastral de Prestador
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||
Segmento: | Saúde | ||||
Módulo: | SIGAPLS | ||||
Rotina: |
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País(es): | Brasil | ||||
Tabelas envolvidas: | BAU - Prestadores | ||||
Banco(s) de Dados: | Todos relacionados | ||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos |
Descrição
O PTU A400 tem como objetivo enviar a movimentação cadastral de prestadores, ele visa atender às necessidades das operadoras regionais e nacional, no tocante às informações necessárias para cadastro da rede credenciada junto ao Ministério da Saúde / ANS e fornecimento de dados a todo o Sistema UNIMED.
Para a periodicidade do envio destes arquivos e normas administrativas para tal, devem ser observadas as normas do Manual de Intercâmbio Nacional.
Parâmetros
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLSTPIN |
Tipo: | Caracter |
Cont. Por.: | "OPE" |
Descrição: | Classe da RDA que indica se é uma operadora, XXX_TIPPRE. |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_ALIQISS |
Tipo: | Numerico |
Cont. Por.: | 0 |
Descrição: | Alíquota do ISS em casos de prestação de serviços usando percentuais definidos pelo município. |
Pontos de Entrada
Ponto de Entrada | P400EMAL | ||||||||
Descrição: | Ponto de Entrada P400EMAL para que seja possível a manipulação do e-mail que será impresso no registro 403 do layout A400, sequência 014 (posição 159 a 198) | ||||||||
Localização: | Miscellanea/ Edi-Exportacao/ Layout A400 | ||||||||
Programa Fonte: | PLSUA400.PRW | ||||||||
Função: | A400Email | ||||||||
Parâmetros: |
| ||||||||
Retorno: |
|
Ponto de Entrada | PLU400TMP |
Descrição: | Ponto de entrada que Manipula o arquivo temporário do PTU A450 do tipo A452. |
Localização: | Miscellanea/ Edi-Exportacao/ Layout A400 |
Programa Fonte: | PLSUA400.PRW |
Função: | Cria450Arq |
Parâmetros: | |
Retorno: |
Ponto de Entrada | PL400CBO | ||||||||||||||||
Descrição: | Permite que o usuário manipule o código do CBOS ao gerar o arquivo PTU A400 Batch | ||||||||||||||||
Localização: | Miscellanea/ Edi-Exportacao/ Layout A400 | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | PLSUA400.PRW | ||||||||||||||||
Função: | PTUA400CBO | ||||||||||||||||
Parâmetros: |
| ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Procedimento para Utilização
No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Miscelânea / Unimed / Exportação / PTU A400
Pergunta: | Descrição |
Unimed Origem | Informar o código da Unimed origem do envio de arquivo. |
Unimed Destino | Informar o código da Unimed destino para envio de arquivo. |
RDA Inicial | Informar a Rede de Atendimento inicial (BAU_CODIGO). |
RDA Inicial | Informar a Rede de Atendimento final (BAU_CODIGO). |
Dt Bloq Inicial | Informar a data de bloqueio inicial (BAU_DATBLO e BB8_DATBLO). |
Dt Bloq Final | Informar a data de bloqueio final (BAU_DATBLO e BB8_DATBLO). |
Diretório de Gravação | Informar o diretório onde será gravado o arquivo. |
Ver LOG da Geração? | 1-Sim = Exibe tela com inconsistências encontradas durante o processo. |
Tipos de Prestadores | Informar os tipos de prestadores a serem exportados(BAG_CODPT) |
Imprime. RDA sem Guia Medico? | Informar se exporta prestador com Guia Médico = 0-Não (BAU_GUIMED) |
Imprime RDA Bloqueada? | Informar se considera prestador bloqueado. |
Layout | Informar o layout/versão vigente para exportação. |
Imprime Impostos? | Informar se exporta o Tipo de Registro R407 - Impostos |
Gera PTU A450? | Indica se gera também o PTU A450 |
Layout PTU A450 | Informar o layout/versão vigente para exportação. |
Geração do registro R406
Nível de Bloqueio 06 – Plano/Produto
Um prestador não atenderá mais um tipo de produto. Nesta situação preciso enviar um registro R406 com o nível de exclusão 06 que representará a exclusão deste produto para o prestador
- Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Relacionadas -> Complemento -> Aba Especialidades -> Sub-Aba Planos
Exclua um plano vinculado, ou altere a data da vigencia para uma data inferior a data de hoje ou preencha o campo Ativo igual a não.
- Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
- Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '06'(Plano/Produto x Endereço) e EXCLUSAO _PLA_PROD = código retirado do campo BI3_SCPA ou BI3_SUSEP, caso ambos não estejam preenchido será enviado o próprio BI3_CODIGO
Nível de Bloqueio 03 – Rede
Quando uma Rede de atendimento (B0G) for excluída.
Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Alterar -> Ações Relacionadas -> Rd Atendimento
Exclua alguma rede de atendimento.
Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
- Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '03'(Rede) e EXCLUSAO _REDE = Código da Rede excluída.
Nível de Bloqueio 04 – Endereço( Exclusão )
Quando um local de atendimento for excluído e este estava sendo enviado no PTU conforme campos de guia SIM/NÃO
Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Complementares ->Complemento -> Local de Atendimento
- Exclua algum local de atendimento.
- Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
- Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
- Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '04'(Endereço) e EXCLUSAO _END = Código do endereço excluído.
Nível de Bloqueio 04 – Endereço( Bloqueio)
Quando um local de atendimento for bloqueado e este estava sendo enviado no PTU conforme campos de guia SIM/NÃO.
Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Complementares ->Complemento -> Local de Atendimento
Insira uma data de bloqueio(BB8_DATBLO)
- Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
- Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
- Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '04'(Endereço) e EXCLUSAO _END = Código do endereço bloqueado.
Nível de Bloqueio 04 – Endereço( Fim de Atendimento)
No caso de um médico diretor que não atende mais, é preciso enviar os dados dele pois segundo a ANS precisamos comunicar o beneficiário que ele não atende mais, mas a RDA dele precisa estar ativa pra lançar os adicionais da diretoria.
Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Complementares ->Complemento -> Local de Atendimento
Insira uma data de fim de atendimento(BB8_FIMATE)
- Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
- Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
- Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '04'(Endereço) e EXCLUSAO _END = Código do endereço bloqueado.
Versões
Versão
10.011.1 (Vigente a partir de 02/03/2020)
Na versão 1011.0 1 foram criados alterados os novos campos:
- R402R403: IDNR_TIT_ESPEC e INDIC_RESID, para preenchimento dos mesmos deve ser realizado o cadastro em: Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Alterar -> Aba Formação Profissional(BLJ);R406: MOTIVO_SUBSTIT e NR_OFICIO, para preenchimento dos mesmos, ao realizar o bloqueio de uma Rede de Atendimento que seja um Hospital(BAU_TIPPRE = 'HOS') será obrigatório o preenchimento dos novos campos BC4_MOTSUB e BC4_OFICIO(Quando o motivo for '02').
Passos para aplicar a versão 10.0:
- Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A400J.
- Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A450C.
Aplicação de Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSI6 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
- No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
- Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
- Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
- Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
- Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
- Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
- Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
- DDD_WHATS, novo campo (BB8_DDDWA), para informar o número DDD do telefone do prestador que serve para WhatsApp. Para preencher, basta acessar: Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA), selecionar o prestador desejado e após, clicar em Outras Ações / Complemento. Na tela, navegue até a aba Local de Atendimento e informe para o(s) local(is) desejado(s) o número do DDD, no campo DDD WA PTU.
- R403: NR_FONE_WHATS, novo campo (BB8_TELWA), para informar o número do telefone do prestador que serve para WhatsApp. Para preencher, basta acessar: Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA), selecionar o prestador desejado e após, clicar em Outras Ações / Complemento. Na tela, navegue até a aba Local de Atendimento e informe para o(s) local(is) desejado(s) o número do telefone, no campo TEL WA PTU.
Versão 12.1.25
Nível de Bloqueio 04 – Endereço( Bloqueio)
- Na versão 12.1 foi criada a pasta Dados PTU A400. Dentro da pasta foi acrescentado dois novos campos:
R406 - Motivo_exclusão , novo campo (BB8_CODEXC) para informar o motivo da exclusão. Este campo será habilitado após bloquear o local de atendimento (BB8_DATBLO). Para preencher, basta acessar: Atualizações / Rede de Atendimento / Rede de Atendimento (RDA), selecionar o prestador desejado e após, clicar em Outras Ações / Complemento. Na tela, navegue até a aba Local de Atendimento e informe para o(s) local(is) desejado(s) a data de bloqueio e posteriormente o motivo da exclusão (BB8_CODEXC). - Novo campo (BB8_MOTDES) apenas para visualizar a descrição do bloqueio.
- Quando não informado o substituto o código do motivo da exclusão sairá no arquivo na Seq. 011, Pos.ini 072, pos.fin 073 conforme situações previstas na RN 365.
Passos para aplicar a versão 11.1:
- Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A400L
Versão 11.0 (Atual)
Na versão 11.0 foram alterados os campos:
- R402: DT_NASC, novo campo, para preenchimento do mesmo deve ser realizado o cadastro em: Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Alterar -> BAU_NASFUN;
- R406: MOTIVO_SUBSTIT, adicionado o tipo 05-Suspensão no combobox da opção de bloqueio de RDA.
- R406: NR_OFICIO, aumentado o tamanho do campo BC4_OFICIO.
Passos para aplicar a versão 11.0:
- Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A400K
Versão 10.0 (desuso)
Na versão 10.0 foram criados os novos campos:
- R402: ID_TIT_ESPEC e INDIC_RESID, para preenchimento dos mesmos deve ser realizado o cadastro em: Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Alterar -> Aba Formação Profissional(BLJ);
- R406: MOTIVO_SUBSTIT e NR_OFICIO, para preenchimento dos mesmos, ao realizar o bloqueio de uma Rede de Atendimento que seja um Hospital(BAU_TIPPRE = 'HOS') será obrigatório o preenchimento dos novos campos BC4_MOTSUB e BC4_OFICIO(Quando o motivo for '02').
Passos para aplicar a versão 10.0:
- Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A400J.
- Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A450C.
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_UPDPLSI5 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 11/05/2018.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSI6 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção
O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
- No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
- Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
- Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
- Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
- Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
- Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
- Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_UPDPLSI6 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 17/05/2018.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Atualizações do Compatibilizador
- Tabela BA1 - Usuários:
Campo
BA1_TIPTEL
Tipo
Caracter
Tamanho
1
Decimal
0
Formato
@!
Título
Tipo Telef.
Descrição
Tipo Telefone
Nível
Usado
Não
Obrigatório
Não
Browse
Não
Opções
1=Residencial;2=Profissional;3=Celular
When
Relação
Val. Sistema
Pertence('123') .Or. Vazio()
Help
Informe o tipo de telefone
- Tabela BTS - Vidas:
Campo
BTS_TIPTEL
Tipo
Caracter
Tamanho
1
Decimal
0
Formato
@!
Título
Tipo Telef.
Descrição
Tipo Telefone
Nível
Usado
Não
Obrigatório
Não
Browse
Não
Opções
1=Residencial;2=Profissional;3=Celular
When
Relação
Val. Sistema
Pertence('123') .Or. Vazio()
Help
Informe o tipo de telefone
- Tabela B5F - Repasse Pós/Habitual:
Campo
B5F_MATHAB
Tipo
Caracter
Tamanho
15
Decimal
0
Formato
@!
Título
Matric.Hab.
Descrição
Matrícula Habitual
Nível
Usado
Não
Obrigatório
Não
Browse
Não
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Matricula assumida na Operadora Habitual
- Tabela BC4 - Redes de Atendimento Fluxo:
Campo
BC4_MOTSUB
Tipo
Caracter
Tamanho
2
Decimal
0
Formato
@!
Título
Motiv.Subst.
Descrição
Motivo de Substituição
Nível
Usado
Não
Obrigatório
Não
Browse
Não
Opções
#PLSMOTSUB()
When
BAU->BAU_TIPPRE = 'HOS'
Relação
Val. Sistema
Help
Informe o motivo de substituição
Campo
BC4_OFICIO
Tipo
Caracter
Tamanho
10
Decimal
0
Formato
@!
Título
Oficio
Descrição
Oficio
Nível
Usado
Não
Obrigatório
Não
Browse
Não
Opções
When
BAU->BAU_TIPPRE = 'HOS'
Relação
Val. Sistema
Help
Informe o ofício.
- Tabela BI3 - Produtos de Saúde
Campo
BI3_CODPTU
Tipo
Caracter
Tamanho