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Orientações gerais

Aqui colocamos as principais críticas e suas possíveis soluções que encontramos quando ocorrem críticas em movimentações de beneficiários vindas dentro do Protheus SIGAPLS.

Para saber em qual momento cada crítica ocorre, acesse nossa documentação de críticas da Central de Obrigações aqui.


Cadastro de Relacionamento de Tabelas 

Para clientes Protheus SIGAPLS., é importante que o cadastro de Relacionamento de Tabelas (PLSXXXPLSM060) esteja feito corretamente entre a tabela Vidas (BTS (Vidas) e BA1 Beneficiários (BeneficiáriosBA1 ). Assim evitando que dados não sejam replicados da tabela BTS para a tabela BA1.entre elas.

Para ajustar o cadastro de relacionamento de tabelas acesse Miscelânea > Configurações > Relacionamento Tabelas.


Críticas

Crítica Central:B012
Crítica ANS101
DescriçãoNome de beneficiário é obrigatório                                                                                                                                                                                                           
SoluçãoVerificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações. Se o Erro persistir entre em contato com o suporte técnico.
Campo AfetadoB3K_NOMBEN
Origem do dadoBA1_NOMUSR

...

Crítica Central:B068
Crítica ANS1214
Descrição

Data de Contratação deve ser anterior ou igual a menor data existente no cadastro: Data Histórico ou Data Cancelamento ou Data Reativação ou Data de Inclusão. Se não tiver havido mudança contratual.

Esta crítica indica que as datas de movimentação do beneficiário não estão na correta ordem.

Solução

Verificar se há um bloqueio ou desbloqueio antes da data de inclusão do beneficiário.

Verificar se o campo na BA1_DATINC está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC
Crítica Central:B075
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B075

Crítica ANS

            1014

Descrição 

...

1014
DescriçãoData de Contratação não pode ser posterior a 01/01/1999, pois o beneficiário é titular e o plano existente é SCPA e 'Individual ou Familiar'.
Solução

Verificar se o campo na BA1_DATINC está corretamente preenchido.

Verificar se a forma de contratação do plano e o tipo de plano (RPS ou SCPA) estão informados corretamente no cadastro do produto saúde.

Abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar.

Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBA1_DATINC, BI3_SUSEP, BI3_SCPA, BII_TIPPLA, BI6_SEGSIP

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B067
Crítica ANS

...

1209

...

DescriçãoNuma mudança contratual a data de Contratação deve ser posterior a maior data existente no cadastro: Data de Reativação ou Data de Contratação inicial do plano.
Solução

Verificar se a data da transferência realizada é menor que a data de contratação ou que a data de reativação do beneficiário.

Campo AfetadoB3K_DATINC
Origem do dadoBQQ_DATINC
Crítica Central:B005
Crítica ANS2003
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B005

Crítica ANS

            2003

Descrição 

Data de Reativação é obrigatória.

Solução

...

Data de Reativação é obrigatória.
Solução

Verificar se a data de desbloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio.

Campo AfetadoB3K_DATREA
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANS
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B006
Crítica ANS

...

2004

...

DescriçãoData de Reativação deve ser posterior ou igual a Data de Cancelamento existente no cadastro em Reativação.
Solução

Verificar se a data de desbloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é maior que a última data de bloqueio

...

do beneficiário.

Campo AfetadoB3K_DATREA
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA
Crítica Central:

Campo Afetado

B3K_DATREA

Origem do dado

BCA_DATA, BC3_DATA

...

B074
Crítica ANS

...

2008

...

DescriçãoData de Reativação deve ser posterior ou igual a maior data informada ou existente no cadastro: Data de Cancelamento (se registro ativo) ou Data Histórico (se registro estiver inativo) ou Data de Contratação.
Solução

Verificar se a data de desbloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATREA
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B077, B011
Crítica ANS

...

3210

...

DescriçãoCódigo de motivo de cancelamento informado não permite retificação.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Esta crítica indica que o campo código do motivo de Cancelamento foi preenchido com um dos valores:

44 – ‘Óbito’,

45 - ‘Transferência de Carteira’,

46 -  Inclusão Indevida’,

47 - ‘Fraude ou 48 - ‘Portabilidade’.

Portanto a ANS não permite reativar o beneficiário.

...

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3

...

_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS
Crítica Central:

...

B007
Crítica ANS

...

3101

...

DescriçãoData de cancelamento é obrigatória.
Solução

Na movimentação de bloqueio, informe a data do cancelamento.

...

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATBLO, BC3_DATBLO

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B009
Crítica ANS3201

...

DescriçãoCódigo de motivo de cancelamento é obrigatório.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Valores válidos:

...

41 - Rompimento do contrato por iniciativa do beneficiário.

42 - Desligamento da empresa (para planos coletivos)

43 - Inadimplência.

44 - Óbito. *

46 - Inclusão indevida de beneficiários. *

47 - Fraude (art. 13 da Lei 9.656/98). *

48 - Por portabilidade de carência. *

...

*Motivos de bloqueio que não permitem reativação ou mudança contratual.

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3

...

_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS
Crítica Central:

...

B010
Crítica ANS

...

3202

...

DescriçãoCódigo de motivo de cancelamento não existe no sistema.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Valores válidos:

            41 - Rompimento do contrato por iniciativa do beneficiário.

42 - Desligamento da empresa (para planos coletivos)

43 - Inadimplência.

44 - Óbito. *

46 - Inclusão indevida de beneficiários. *

47 - Fraude (art. 13 da Lei 9.656/98). *

48 - Por portabilidade de carência. *

...

*Motivos de bloqueio que não permitem reativação ou mudança contratual.

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B071
Crítica ANS

...

2011

...

DescriçãoData de cancelamento deve ser posterior ou igual a maior data informada ou existente no cadastro: Data Histórico ou Data de Reativação (registro estiver inativo) ou Data de Contratação.
Solução

Verificar se a data de bloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B072
Crítica ANS

...

2012

...

DescriçãoData de Cancelamento deve ser anterior ou igual a menor data informada ou existente no cadastro: Data de Reativação (se registro estiver ativo) ou Data do último cancelamento.
Solução

Verificar se a data de bloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA