Histórico da Página
Portal Upload
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||
Segmento: | Saúde | ||||||||||
Módulo: | SIGAPLS | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Cadastros Iniciais: | Atualização do dicionario de dados | ||||||||||
Requisito/Story/Issue | DSAUATE-2467 | ||||||||||
País(es): | Todos | ||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||||
Tabelas Utilizadas: | BKU | ||||||||||
Sistema Operacional | Todos |
Descrição
Este documento tem como objetivo especificar a criação do processo de Upload de Guias a partir do portal do beneficiário.
Definição da Regra de Negócio
Portal Upload Será criada uma nova funcionalidade que irá permitir o upload de guias a partir do portal do beneficiário, o beneficiário poderá realizar o UPLOAD da guia no portal do beneficiário e receberá um número de protocolo para acompanhamento da solicitação. Após enviar a guia e receber o número do protocolo a operadora poderá visualizar em uma nova tela as guias que foram enviadas. Após visualizar o anexo, o usuário do sistema deverá realizar o lançamento da guia manualmente utilizando os atalhos existentes em tela, após finalizar o lançamento da guia o sistema irá vincular o número da guia digitada com a solicitação do Beneficiário. O beneficiário a qualquer tempo poderá ir na rotina de consultar autorizações e pesquisar a solicitação utilizando o número de protocolo gerado na solicitação. |
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Especificação Funcional
Processo Definição de Upload de Guias - Beneficiário
Upload de Guias
No Portal do Beneficiário, acesse a nova rotina Solicitar Autorização, esta rotina irá solicitar o CRM, Nome do Profissional Solicitante e a guia para UPLOAD, após preencher as informações e clicar no botão Cofirmar o sistema irá exibir o número do protocolo da solicitação, esse protocolo deverá seguir o padrão da RN395 e será o mesmo utilizado posteriormente para geração da guia.
Análise de Solicitações de Autorização
No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações → Atendimento → Análise de Solicitações de Autorização, o sistema irá abrir a nova tela exibindo todas as solicitações realizadas no portal, para cada solicitação será possível:
→ Visualizar o documento em anexo (Guia).
→ Atalho para chamar as telas de atendimento (SADT, INTERNAÇÃO e ODONTO), após selecionar uma dessas opções o sistema irá abrir a tela correspondente já com o número do protocolo preenchido (Mesmo protocolo gerado para o Beneficiário), a guia deverá ser digitada manualmente e após confirmar o sistema irá vincular automaticamente o número de guia gerada com a solicitação realizada pelo beneficiário. Ao realizar a impressão o sistema irá imprimir a guia no padrão TISS conforme já é realizado hoje pelas rotinas de atendimento.
→ Botão para negar a solicitação sem gerar a guia: Esse botão abrirá uma tela onde deverá ser informado o motivo da negação (Falta de Documento, Documento Ilegivel, etc..).
→ Interação: Será possível enviar uma interação para o Beneficiário afim de solicitar algum anexo que esteja faltando, esse processo seguirá o mesmo fluxo da interação já existente.
Consultar Autorização(Beneficiário)
No Portal do Beneficiário, acesse a rotina já existente de Consulta de Autorização, o sistema apresentara um novo campo para realizar a pesquisa pelo protocolo gerado no UPLOAD de Guias. Se a solicitação ainda não foi analisada pela operadora, o Status deverá ficar "Solicitação Recebida", caso já tenha sido analisada e gerada uma guia, o sitema deverá exibir o status da guia no remote. Caso a operadora já tenha analisado mas não tenha gerado guia, o sistema deverá exibir o texto do motivo preenchido ao analisar a solicitação. Nessa tela também será possível responder a interação enviada pela operadora.
Obs.: Só será possível realizar a solicitação/upload de guias SADT/ODONTO e INTERNAÇÃO.
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Atendimento |
Rotina | Análise de Solicitações de Autorização |
Programa | PLSA09U |
Módulo | SIGAPLS |
Tipo | Protheus |
Menu: Análise de Solicitações de Autorização
2. Configuração Portal - Importante utilização da patch de atualização dos Menus no Portal junto fonte: ( RUT_PLS.prw ) Executar rotina em formulas
3. Caso a preferencia seja manualmente segue breve configuração:
Acesse a Rotina - Atualizações/Portal/Menu dos Portais/Plano de Saúde - Beneficiários/Outras Ações - Menu - Incluir
Exemplo:
Editar Pasta:
Incluir Menu: → Solicitação Autorização.
Incluir Menu: → Consulta Protocolo Autorização.
Abaixo segue tela no Portal:
Solicitação Autorização.
Consulta Protocolo Autorização.
Procedimento para Utilização
Rotina: Analise de Solicitações de Autorizações.
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Atendimento/ Análise de Solicitações de Autorização (PLSA09U).
O sistema apresenta a janela de solicitações enviado pelos beneficiários no Portal.
2. Posicione o cursor em uma solicitação e clique nas opções indicada acima.
- Menu. Atendimento
- Solic SADT
- Solic Internação
- Solic Odontologia
- Menu. Atendimento
3. Em Outras Ações escolha uma opção.
- Vis. Anexos - Visualizar Anexos.
- Interação Benef - Interação com Beneficiário
4. No Portal - Solicitação
Após realizar o acesso no login informado acesse a rotina solicitação Autorização e informe os dados solicitado:
- Sigla do Conselho.
- Numero do Conselho.
- Estado
- Nome do Profissional Solicitante.
- Upload
Após preenchimento das informação realizar a gravação e aguarde gerar o Protocolo.
5. No Portal - Consulta Protocolo Autorização
Atualizações do Compatibilizador
1. Criação
do Compatibilizador2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
BKU | Upload de Guia pelo Beneficiário | C | N |
2. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
2.1 - BKU
Índice | BKU |
Ordem | 1 |
Chave | BKU_FILIAL+BKU_NRPRO |
Descrição | Protocolo |
Proprietário | U |
2.2 - BBR
Índice | BBR |
Ordem | 4 |
Chave | BBR_FILIAL+BBR_NRPRO |
Descrição | Protocolo |
Proprietário | S |
3. Criação 4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part: BBR - Controle de Interações
Campo |
BBR_ |
NRPRO |
Tipo |
C |
Tamanho |
20 |
Decimal |
0 |
Formato |
@! |
Título |
Nun.Protoc |
Descrição |
Protocolo de solicitação |
Nível |
1 |
Usado |
SIM |
Obrigatório |
(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não
Browse
(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não
Opções
(X3_CBOX)
When
(X3_WHEN)
Relação
(X3_RELACAO)
Val. Sistema
(X3_VALID)
Help
Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice
AA1
Ordem
6
Chave
AA1_FILIAL+AA1_CODVEN
Descrição
Cod. Vendedor
Proprietário
S
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
NAO | |
Browse | NAO |
- Tabela BKU - Upload de Guia pelo Beneficiário
Protocolo
Campo | BKU_NRPRO |
Tipo | C |
Tamanho | 20 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Protocolo |
Descrição | Protocolo de solicitação |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | SIM |
Browse | SIM |
Sigla C.R.
Campo | BKU_SIGLA |
Tipo | C |
Tamanho | 7 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Sigla C.R. |
Descrição | Sigla Conselho Regional |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
C.R. Solic.
Campo | BKU_REGSOL |
Tipo | C |
Tamanho | 15 |
Decimal | 0 |
Formato | @R !!!!!!!!!!!!!!! |
Título | C.R. Solic. |
Descrição | C.R Solicita |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
Estado
Campo | BKU_UF |
Tipo | C |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | UF Solic. |
Descrição | Estado |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
Solicitante
Campo | BKU_NOMSOL |
Tipo | C |
Tamanho | 30 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Solicitante |
Descrição | Prestador Solicitante |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
Status Solic
Campo | BKU_STATUS |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Status Solic |
Descrição | Status da solicitação |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
Opções | 1=Solicitação em análise;2=Nao Autorizado;3=Processado;4=Cancelado;5=Aguardando Documentacao |
Relação | "1" |
Num Autoriz.
Campo | BKU_NUMAUT |
Tipo | C |
Tamanho | 18 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Num Autoriz. |
Descrição | Status da solicitação |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
Tipo Movto.
Campo | BKU_TIPO |
Tipo | C |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Tipo Movto. |
Descrição | Tipo de Movimentação |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
Opções | 2=SADT;3=Internacao;4=Odontologico |
Motivo Neg.
Campo | BKU_NEGDES |
Tipo | C |
Tamanho | 40 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Motivo Neg. |
Descrição | Motivo das negativas |
Nível | 1 |
Usado | SIM |
Obrigatório | NAO |
Browse | SIM |
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Informe o Título da rotina
Programa
Informe o Fonte da rotina
Módulo
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Tipo
Informe a Função
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.