Histórico da Página
Composition Setup |
---|
import.css=/download/attachments/6062824/tecnologia.css
|
Pagetitle | ||||
---|---|---|---|---|
|
Executa uma função com nome pré-determinado em uma DLL (Dynamic-link library , ou Biblioteca de vinculo dinâmica).
O nome da função que irá ser chamada é : ExecInClientDLL .
Sintaxe
Bloco de código | ||
---|---|---|
| ||
ExeDLLRun2( < nHandle >, < nOpc >, < cBuffer > )
|
Parâmetros
Nome | Tipo | Descrição | Obrigatório | Referência |
---|---|---|---|---|
nHandle | caractere | Indica o handle da DLL obtida através da função ExecInDLLOpen(). | X | |
nOpc | numérico | Indica a opção que será executada pela DLL. | X | |
cBuffer | caractere | Indica o buffer, no formato caracter, que será recebido pela DLL. Esse mesmo parametro será utilizado tanto para input de dados na DLL quanto para output de dados. | X |
Observações
- A variável cBuffer tem limite de 512.000 caracteres, para ser passada como referencia.
- O nome da função na DLL obrigatoriamente precisa se chamar ExecInClientDLL, lembrando que a DLL pode conter outras funções auxiliares, mas o ponto de entrada deverá ser esse nome. Ela precisa conter os seguintes parametros:
Tipo Parametro | Nome Parametro | Proósito |
---|---|---|
int | idCommand | Número para ser utilizado como tipo de comando a ser identificado do que ser executado na DLL |
char* | buffParam | Buffer contendo informações a serem passadas para a DLL |
char* | bufOutput | Buffer contendo algum possível retorno de dados. Caso a DLL não popule algum conteúdo nesse parametro, o mesmo irá ficar sendo vazio, sendo transmitido ao parametro do cBuffer do ADVPL. |
int | buffLen | Tamanho dos buffers, tanto de entrada quanto de saída |
Exemplos
Bloco de código | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||
#define COMMAND1 1
#define COMMAND2 2
#define RETURN_COMMAND1 100
#define RETURN_COMMAND2 200
extern "C" __declspec(dllexport) int ExecInClientDLL(int idCommand, char * buffParam, char * buffOutput, int buffLen)
{
switch (idCommand)
{
case COMMAND1:
{
strcpy(buffOutput, "Comando 1");
return RETURN_COMMAND1;
}
case COMMAND2:
{
strcpy(buffOutput, "Comando 2");
return RETURN_COMMAND2;
}
default:
strcpy(buffOutput, "Comando inválido");
return 0;
}
}
|
Nota | ||||
---|---|---|---|---|
| ||||
Como pode ser observado, a dll desenvolvida para ser executada com a função ExeDLLRun2 tem uma assinatura diferente da utilizada em ExeDLLRun3, por isso não são compativeis e podem causar erros fatais na execução. |
Bloco de código | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||
#define MB_OK 0 #define MB_OKCANCEL 1 #define MB_YESNO 4 #define MB_ICONHAND 16 #define MB_ICONQUESTION 32 #define MB_ICONEXCLAMATION 48 #define MB_ICONASTERISK 64 User Function DllTeste() |
...
Local hHdl := 0,buffer := "",xRet1 := 0 |
...
// Abre Dll |
...
hHdl := ExecInDLLOpen( "DllTeste.dll" ) |
...
// ---------------------------------------------------------------- |
...
// Envia comando para execução, repare que estamos |
...
// usando a opção "1" no momento de chamar a DLL. |
...
// ---------------------------------------------------------------- |
...
// ExecInDllRun não retorna valor da DLL |
...
buffer:= "Executando a partir da |
...
ExecInDllRun2..." |
...
xRet1 := ExeDllRun2( hHdl, 1, @buffer ) |
...
MessageBox("Retorno da ExeDllRun2: " + Alltrim(Str(xRet1)) + " - " + buffer |
...
, "ExeDllRun2", MB_ICONEXCLAMATION) // ExeDllRun2 retorna valor numérico da DLL |
...
buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun2..." |
...
xRet2 := ExeDllRun2( hHdl, 2, @buffer ) |
...
MessageBox("Retorno da ExeDllRun2: " + Alltrim(Str(xRet2)) + " - " + buffer |
...
, "ExeDllRun2", MB_ICONEXCLAMATION) // ExeDllRun2 retorna valor numérico da DLL buffer:= "Executando a partir da ExeDllRun2..." xRet3 := ExeDllRun2( hHdl, 3, @buffer ) MessageBox("Retorno da ExeDllRun2: " + Alltrim(Str(xRet3)) + " - " + buffer, "ExeDllRun2", MB_ICONEXCLAMATION) // ---------------------------------------------------------------- |
...
// Fecha a DLL |
...
ExecInDllClose( hHdl ) |
...
Return
|