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  • 1031 - Relatórios TTD Santa Catarina - DT - Inovação

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01. DADOS GERAIS

Produto:

Solucoes_totvs
SolucaoTOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linhas_totvs
LinhaLinha Winthor

Segmento:

Segmentos_totvs
SegmentoDistribuição

Módulo:10 - Livros Fiscais
País:Brasil
Requisito/Story/Issue:

DDLEGFIN-2945
DDLEGFIN-2947
DDLEGFIN-2948

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Criar novos relatórios para o estado de Santa Catarina, sob uma nova opção

...

Permitir informar o percentual de fundo.
Permitir informar o percentual de ICMS efetivo.
Determinar para qual faixa ou alíquota de ICMS, o percentual de ICMS efetivo se refere.
Permitir NCM, CEST e faixa de alíquota de ICMS de consulta e validação.
Permitir apenas os CFOP de 1000 a 3999 (faixa) ou alguns.
Permitir informar se o relatório considera entradas de fora do estado e exterior.
Permitir informar se considera entradas de transferência.
A faixa de alíquota de ICMS de consulta deve ir de 0,01 até 99,99%.
Deve permitir igual, onde a alíquota é uma só.
Deve permitir ‘entre’, ‘menor que’, ‘menor ou igual a’, ‘maior que’ e ‘maior ou igual a’.
Permitir várias alíquotas separadamente, exemplo: 1, 3, 7, 17, etc.
Permitir informar se é para considerar entradas de transferência ou não.
Por default, validar.
Permitir informar se é para validar clientes de devoluções/ entradas com CPF.
Por default, não é para validar.
Permitir informar se o cliente é contribuinte de ICMS ou não.
Por default, não é para validar (PCCLIENT.CONTRIBUINTE = ‘S’).
Permitir validar origem de mercadoria.
PCMOVCOMPLE.ORIGMERCTRIB IN (1,8) – Importados.
Criar um relatório para cada regra de % Fundo e ICMS efetivo. 

03. SOLUÇÃO

  • Foi inserido o relatório de número 15 na UF Santa Catarina, com as abas Relatório, Entradas e Saídas;
  • Foi inserido a inserido a impressão das entradas e saídas conforme as fórmulas configuradas em cada tipo;
  • Inserido os ajustes de ICMS para a UF de Santa Catarina nos registros C197/D197 a partir do relatório 15 da rotina 1031, na rotina 1097:

24 - Crédito Presumido - Rotina 1031 - Relatórios 15
Relatórios do tipo Venda

25 - Estorno Vl ICMS, Débito ICMS Sub-Apuração - Rotina 1031 - Relatórios 15
Relatórios do tipo DevoluçõesVenda

26 - Crédito Presumido (Dev Venda/ Ent Transferência) - Rotina 1031 - Relatórios 15
Relatórios do tipo Devoluções

27 - Estorno Créd Vl ICMS Efetivo, Crédito ICMS Sub-Apuração - Rotina 1031 - Relatórios 15
Relatórios do tipo VendaDevoluções

28 - Estorno Vl Fundos  - Rotina 1031 - Relatórios 15
Relatórios do tipo Devoluções

...

Totvs custom tabs box
tabsSaiba como utilizar, 1031 - Relatórios Específicos por Estado, 1097 - Livros Eletrônicos
idspasso1,passo2,passo3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Atualize as rotinas abaixo a partir das versões indicadas ou versões superiores:

  • Rotina 1031 - Relatórios Específicos por Estado - Versão 31.1.00.032;
  • Rotina 1097 - Livros Eletrônicos - Versão 31.1.00.054;

Atualizar tabelas na rotina 814 - Atualização banco de dados no WTA


Passo a passo:

  • No primeiro acesso as rotinas 1031 e 1097 será solicitada a atualização das tabelas PCFORMULA1031 e PCFORMULA1031I :

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  • Acesse a rotina 814 - Atualização banco de dados no WTA;
  • Pesquise pelas tabelas solicitadas nas rotinas 1031 e 1097;
  • Selecione as tabelas, clique em Próximo passo e Aplicar atualizações;

  • Abra novamente as rotinas 1031 e 1097;


Observação:

  • Caso as rotinas 1031 e 1097 solicite outras dependências na rotina 814, pesquise e atualize conforme os passos acima ou conforme o box de informação na rotina.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

Criar um novo relatório de Entradas:

  • Abra a rotina 1031 - Relatórios Específicos por Estado, selecione a aba Santa Catarina;
  • Selecione o relatório 15 - Relatórios customizados de TTD;
  • Selecione o botão Novo, em seguida, selecione a opção Entrada na janela que será aberta;

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  • Preencha Preencher os campos na tela, sendo os campos Descrição, % fundo, % ICMS efetivo, obrigatórios;Caso o usuário acione o botão Salvar sem preencher os campos obrigatórios, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Favor, validar as informações abaixo”, seguido as informações que devem ser validadas.
  • Mais um campo obrigatório deve ser preenchido, este último a seu critério, sendo ele: CFOP, NCM/SH, CEST ou % ICMS consulta,pois não haverão relatórios somente com % de fundos e % de ICMS efetivo;
  • Caso deseje utilizar as informações do relatório, na rotina 1097, para a geração do SPED, selecione uma ou mais opções em Tipo de ajuste (registros C197/D197) na rotina 1097:
    • 26 - Crédito Presumido (Dev. Venda / Ent. Transferência)- Rotina 1031 - Relatórios 15; 27 - Estorno Créd. Vl. ICMS Efetivo, Crédito ICMS Sub-Apuração - Rotina 1031 - Relatórios 15; 28 - Estorno Vl. Fundos - Rotina 1031 - Relatórios 15
  • Os outros campos são opcionais;
  • Após preencher os campos obrigatórios e opcionais, selecionar o botão Salvar.;

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  • Caso tenha sucesso na inserção, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Inserido a fórmula com sucesso. ID fórmula gerado: XX”, onde XX é o ID (código) da fórmula. A aba Entradas será desabilitada e a aba Relatórios será habilitada, contendo no grid o registro inserido. 
  • Caso tenha ocorrido algum erro na inserção, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Ocorreu Ocorreu um erro na inserção da fórmula”fórmula, seguido abaixo com o texto do motivo do erro.;
  • Caso o usuário selecione o botão Cancelar na aba Entradas, o processo será abortado, a aba Entradas será desabilitada e a aba Relatórios será habilitada.;

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Criar um novo relatório de Saídas:

  • Abrir Abra a rotina 1031, selecionar a aba Santa Catarina;
  • Na lista a seguir, selecionar o relatório “15 15 - Relatórios customizados de TTD”TTD;
  • Na aba Relatórios, selecionar o botão Novo, em seguida, selecionar a opção Saída na janela que será aberta. Uma vez selecionado a mesma, será disponibilizado a aba Saídas e a aba Relatórios será desabilitada;

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  • Preencha Preencher os campos na tela, sendo os campos Descrição como obrigatórioCaso o usuário acione o botão Salvar sem preencher os campos obrigatórios, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Favor, validar as informações abaixo”, seguido as informações que devem ser validadas, % fundo, % ICMS efetivo, obrigatórios;
  • Mais um campo obrigatório deve ser preenchido, este último a seu critério, sendo ele: CFOP, NCM/SH, CEST ou % ICMS consulta,pois não haverão relatórios somente com % de fundos e % de ICMS efetivo;
  • Caso deseje utilizar as informações do relatório, na rotina 1097, para a geração do SPED, selecione uma ou mais opções em Tipo de ajuste (registros C197/D197) na rotina 1097:
    • 24 - Crédito Presumido - Rotina 1031 - Relatórios 15; 25 - Estorno Vl. ICMS, Débito ICMS Sub-Apuração - Rotina 1031 - Relatórios 15
  • Os outros campos são opcionais;
  • Após preencher os campos obrigatórios e opcionais, selecionar o botão Salvar.;

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  • Caso tenha sucesso na inserção, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Inserido a fórmula com sucesso. ID fórmula gerado: XX”, onde XX é o ID (código) da fórmula. A aba Saídas será desabilitada e a aba Relatórios será habilitada, contendo no grid o registro inserido.;
  • Caso tenha ocorrido algum erro na inserção, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Ocorreu um erro na inserção da fórmula”, seguido abaixo com o texto do motivo do erro.;
  • Caso o usuário selecione o botão Cancelar na aba Saídas, o processo será abortado, a aba Saídas será desabilitada e a aba Relatórios será habilitada.;


Editar relatórios de Entradas/Saídas:

  • Abrir Abra a rotina 1031, selecionar selecione a aba Santa Catarina.;
  • Na lista a seguir, selecionar selecione o relatório “15 15 - Relatórios customizados de TTD”.TTD;
  • Na aba Relatórios, selecionar selecione um registro no grid em que o tipo da fórmula seja Entrada. Após isso, selecionar o botão Editar. Uma vez selecionado, será disponibilizado a aba Entradas e a aba Relatórios será desabilitada;

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  • Preencha Preencher os campos na tela, sendo os campos Descrição como obrigatório;
  • Caso o usuário acione o botão Salvar sem preencher os campos obrigatórios, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Favor, validar as informações abaixo”, seguido as informações que devem ser validadas.;
  • Após preencher ou alterar os campos obrigatórios e opcionais, selecionar o botão Salvar;
  • Caso tenha sucesso na alteração, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Alteração Alteração realizada com sucesso”sucesso. A aba Aquisições será desabilitada e a aba Relatórios será habilitada, contendo no grid o registro alterado;
  • Caso tenha ocorrido algum erro na alteração, será apresentado uma janela com a seguinte mensagem: “Ocorreu Ocorreu um erro na alteração da fórmula”fórmula, seguido abaixo com o texto do motivo do erro;
  • Caso o usuário selecione o botão Cancelar na aba Entradas, o processo será abortado, a aba Entradas será desabilitada e a aba Relatórios será habilitada.;

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Inativar relatório de Entradas/Saídas:

  • Abrir Abra a rotina 1031, selecionar selecione a aba Santa Catarina.;
  • Na lista a seguir, selecionar selecione o relatório “15 15 - Relatórios customizados de TTD”TTD;
  • Na aba Relatórios, selecionar selecione um registro contendo o Status Ativocampo Situação Ativa;
  • Após selecionar o registro que será inativado, selecionar o botão Inativar;

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  • Será apresentado uma janela com a seguinte mensagem de questionamento: “Deseja Deseja inativar a fórmula? Uma vez inativado, não poderá ser mais ativado”ativado, com duas opções: Sim e Não;
  • Caso o usuário selecione a opção “Sim” Sim, será inativado inativada a fórmula e atualizado atualizada a informação no grid;
  • Caso o usuário selecione a opção “N*ão*” Não, será abortado cancelado o processo;

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Texto de Orientações:

  • Abrir Abra a rotina 1031, selecionar selecione a aba Santa Catarina;
  • Na lista a seguir, selecionar selecione o relatório “15 15 - Relatórios customizados de TTD”TTD;
  • Selecionar Selecione o botão Orientações.;Será apresentado uma tela com o texto de orientações do relatório customizados do TTD.
  • Selecione uma das opções Entrada ou Saída, para visualizar a Orientação para o tipo selecionado;

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Consulta e impressão:

  • Abrir Abra a rotina 1031, selecionar selecione a aba Santa Catarina;
  • Na lista a seguir, selecionar selecione o relatório “15 15 - Relatórios customizados de TTD”TTD;
  • Selecionar Selecione o botão Imprimir;
  • Caso tenha fórmula de entrada ou saída ativa e contenha registros que entra nos critérios da fórmula, será impresso o relatório de acordo com a fórmula selecionada;
  • No título do relatório impresso, será exibido o Id e a fórmula selecionada.Descrição do relatório;

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Clonar relatório:

  • Abra a rotina 1031, selecione a aba Santa Catarina;
  • Na lista a seguir, selecione o relatório 15 - Relatórios customizados de TTD;
  • Selecione o relatório que deseja copiar os parâmetros;
  • Selecione o botão Clonar;
  • Selecione um Tipo Ajuste (C197/D197) Rotina 1097, e clique no botão Confirmar;
  • Uma nova fórmula será criada, contendo os parâmetros da fórmula selecionada e o novo Tipo Ajuste selecionado ;

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Observações:

N/AObservações:

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

Inserir os novos tipos de ajustes:

  • Abrir Abra a rotina 1097;
  • Selecionar Selecione a opção do layout Geração de arquivo SPED Fiscal e clicar no botão Avançar;

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  • Na tela seguinte, nos campos da árvore de lista Dados Adicionais, selecionar a opção Ajustes Doc. Fiscais e, em seguida, selecionar a aba da UF Santa Catarina (atalho Alt + A);
  • Nesta aba, selecionar Selecione a aba Registros C197/D197, clicar na linha da grid que contém a seguinte descrição: Clique aqui para adicionar uma nova linha. Ao clicar, será apresentado a linha para inserir os dados. Na coluna Tipo Ajuste, selecione uma das novas opções inseridas (24, 25, 26, 27 ou 28). Preencha as demais colunas e clica com a tecla Down (seta para baixo) para ser inserido o registro no grid
  • Após isso, clicar no botão Salvar Ajuste e será salvo o(s) novo(s) registro(s) inserido(s).;

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Gerar o arquivo Sped Fiscal com os novos tipos de ajustes inseridos para a UF Santa Catarina:

  • Abrir a rotina 1097***;
  • Selecionar a opção do layout Geração de arquivo SPED Fiscal e clicar no botão Avançar;
  • Preencher os filtros Filial e Período que são obrigatórios (o filtro Nota Fiscal é opcional. Caso não use, é aconselhável permanecer com os valores padrões que a rotina usa ao abrir a tela);
  • Preencher demais ajustes da aba Dados Adicionais;
  • Salve todos os ajustes realizados no botão Salvar Ajuste;
  • Clicar no botão Gerar para que seja gerado os registros do SPED Fiscal.**: * Para realizar o procedimento do tópico 2, é necessário ter realizado o procedimento do tópico 1. Inserir os novos tipos de ajustes.


Observações:

N/AObservações:


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


Aviso

Importante!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/


Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!


05. ASSUNTOS RELACIONADOS

...