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...

  1. FAT (Faturamento) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080341
  2. COM (Compras) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080335
  3. FIS (Fiscal) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080345
  4. FIN (Financeiro) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080343
  5. EST (Estoque) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080339
  6. CTB (Controladoria) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1080337

...

titleIMPORTANTE:

Versão 12.1.2310

ROTINAS ATUALIZADAS E PACOTES DE PROCEDURES NO FORMATO ZSPS

Os patchs de Expedição Contínua dos módulos acima são necessários para que o RPO seja atualizado com os pacotes de procedures no novo formato .ZSPS, além das rotinas associadas às stored procedures. A aplicação destes patchs é obrigatória, caso contrário poderão ocorrer erros durante a instalação/desinstalação de processos.

...

  1. FAT (Faturamento) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1123877
  2. COM (Compras) -
  1. https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=

...

  1. 1123869
  2. FIS (Fiscal) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1123881
  3. FIN (Financeiro) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1123879
  4. EST (Estoque) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1123875
  5. CTB (Controladoria) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1123873
  6. ATF (Ativo Fixo) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1123865
  7. PCO (Planejamento e Controle Orçamentário) - https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1123883


Nota
titleIMPORTANTE:

ROTINAS ATUALIZADAS E PACOTES DE PROCEDURES NO FORMATO ZSPS

Os patchs de Expedição Contínua dos módulos acima são necessários para que o RPO seja atualizado com os pacotes de procedures no novo formato .ZSPS, além das rotinas associadas às stored procedures. A aplicação destes patchs é obrigatória, caso contrário poderão ocorrer erros durante a instalação/desinstalação de processos.


Passo 3: Acesse o programa Gerenciador de procedures,

...

Passo 3: Acesse o programa Gerenciador de procedures, através do menu Base de Dados | Dicionário | Stored Procedure. Será apresentada a seguinte interface:

...

- A sigla TPH refere-se à Central de Atualizações. Pode apresentar dois valores: TPH: ON quando há conectividade, ou TPH: OFF quando não há conectividade com a Central de Atualizações. Neste caso a ausência pode ser temporária, ou seja, algum problema ocorreu durante a inicialização da interface, ou definitiva quando não há realmente nenhuma configuração no ambiente que possibilite o uso da Central de Atualizaçõesambiente que possibilite o uso da Central de Atualizações. 

Nota
titleIMPORTANTE:

A Central de Atualizações não é item obrigatório. A ausência (temporária ou definitiva) de conectividade não atrapalha em nada o funcionamento da rotina de Gestão de Procedures.

Âncora
relacao_empresas
relacao_empresas
_headingh.3znysh7
Relação de empresas

...

  • Marcar todos os processos disponíveis no grid.
  • Image Added Desmarcar todos os processos do grid.Image Removed Desmarcar todos os processos do grid.

Âncora
guia_empresa_processos
guia_empresa_processos
_headingh.tyjcwt
Guia Empresa vs Processos


A visão disponibilizada nesta guia baseia-se na navegação realizada entre as empresas disponíveis na relação de empresas.

Image Added
A parte superior apresentará o nome da empresa posicionada, além dos totalizadores de cada um dos possíveis status.
Na parte inferior estarão relacionados todos os processos disponíveis e seus respectivos status na empresa posicionada.

Âncora
guia_

...

processo_

...

empresas
guia_

...

processo_

...

empresas
_headingh.

...

3dy6vkm
Guia

...

Processo vs

...

Empresas


A visão disponibilizada nesta guia baseia-se na navegação realizada entre as empresas os processos disponíveis na relação de processos.


Nota
titleIMPORTANTE:

Esta guia somente estará visível caso exista mais de uma empresa/grupo de empresas disponível no ambiente.


Image AddedImage Removed
A parte superior apresentará o nome da empresa posicionadado processo posicionado, além dos totalizadores de cada um dos possíveis status.
Na parte inferior estarão relacionados todos os processos relacionadas todas as empresas disponíveis e seus respectivos status na empresa posicionada.

...

Nota
titleIMPORTANTE:

Esta guia somente estará visível caso exista mais de uma empresa/grupo de empresas disponível no ambiente.

Image Removed
A parte superior apresentará o nome do processo posicionado, além dos totalizadores de cada um dos possíveis status.
Na parte inferior estarão relacionadas todas as empresas disponíveis e seus respectivos status perante o processo posicionado.

LEGENDA

Image Removed Indica que o processo está atualizado.

Image Removed Indica que o processo está desatualizado.

Image Removed Indica que não foi possível avaliar o status do processo.

Image Removed Indica que o processo não está instalado.

Image Removed Indica que o processo e a rotina AdvPL possuem assinaturas incompatíveis.

O detalhamento dos status está no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

...

As seções apresentadas são:

Seção Detalhes:
Image Removed
Apresenta informações detalhadas sobre o ambiente:

...

  • ON (modo online) quando conectividade está ativa ou
  • OFF (modo offline) quando não há conectividade;

perante o processo posicionado.


LEGENDA

Image Added Indica que o processo está atualizado.

Image Added Indica que o processo está desatualizado.

Image Added Indica que não foi possível avaliar o status do processo.

Image Added Indica que o processo não está instalado.

Image Added Indica que o processo e a rotina AdvPL possuem assinaturas incompatíveis.


O detalhamento dos status está no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

Âncora
visualizando_detalhes
visualizando_detalhes
_headingh.23k0u7fdxslw
Visualizando detalhes


Ao efetuar um duplo clique no grid, onde estão relacionados os processos e empresas e seus respectivos status, será exibida uma interface contendo detalhes sobre o item selecionado.
Image Added


As seções apresentadas são:

Seção Detalhes:
Image Added
Apresenta informações detalhadas sobre o ambiente:

  • Status da integração com a Central de Atualizações(sigla TPH):
    • ON (modo online) quando conectividade está ativa ou
    • OFF (modo offline) quando não há conectividade;
  • Código da empresa;
  • Nome da empresa;
  • Código do processo;
  • Nome do processo;
  • Release da Central de Atualizações do ambiente;


Seção Processo:
Image Added
Apresenta informações detalhadas do processo:

  • Status do processo: os possíveis status estão detalhados em Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.
  • Assinatura do processo instalado (em destaque para facilitar a visualização): exemplo na imagem 003
  • No campo Instalado:
    • IDSPS (identificador único do pacote): exemplo na imagem (-17)
    • Data e hora do pacote ZSPS instalado: exemplo na imagem 21/01/2020 14:24:14 
    • Assinatura do pacote ZSPS instalado: exemplo na imagem [003]
  • No campo RPO:
    • IDSPS (identificador único do pacote): exemplo na imagem (998)
    • Data e hora do pacote ZSPS contido no RPO : exemplo na imagem: 20/03/2023 08:09:32
    • Assinatura do pacote ZSPS contido no RPO: exemplo na imagem: [003]
  • No campo TPH:
    • IDSPS (identificador único do pacote): exemplo na imagem (1171)
    • Data e hora do pacote ZSPS disponível na Central de Atualizações : exemplo na imagem: 03/05/2023 18:20:42
    • Assinatura do pacote ZSPS disponível na Central de Atualizações: exemplo na imagem: [004]


Nota
titleIMPORTANTE:

Um processo com IDSPS negativo no campo Instalado (no exemplo acima -17) significa apenas que ele é legado, ou seja, já estava devidamente instalado no ambiente previamente à migração para o novo modelo de Gestão de Procedures. Isso não caracteriza problema ou erro. Processos legados, em sua maioria, estão Desatualizados perante aos novos pacotes ZSPS contidos no RPO ou na Central de Atualizações. Contudo, estes processos podem ser utilizados normalmente por suas rotinas AdvPL, desde que possuam assinaturas compatíveis.


Seção Rotina:
Image Added

Apresenta informações detalhadas do rotina AdvPL associada ao processo:

  • Status da rotina compilada no RPO:
    • Atualizado: a rotina está na sua versão mais recente disponibilizada pela TOTVS.
    • Desatualizado: significa que a rotina AdvPL compilada no RPO não é a mais recente disponibilizada pela TOTVS. Existe(m) patch(s) de atualização (.PTM) com uma versão mais recente disponível.

           Obs.: A comparação é realizada com a Central de Atualizações. Em ambientes offline essa comparação não é possível, ou seja, o status da rotina será sempre Não avaliado.

  • Assinatura da rotina AdvPL: é utilizada para garantir a compatibilidade entre a rotina AdvPL e o processo (Stored Procedure)

...

  • Status do processo;
  • Assinatura do processo instalado (em destaque para facilitar a visualização);
  • No campo Instalado: apresentará o IDSPS (identificador único do pacote), Data e hora do pacote ZSPS usado na instalação e sua assinatura;
  • No campo RPO: apresentará o IDSPS (identificador único do pacote), data e hora do pacote ZSPS contido no RPO e sua assinatura;
  • No campo TPH: apresentará o IDSPS (identificador único do pacote), data e hora do pacote ZSPS disponível na Central de Atualizações e sua assinatura.
Nota
titleIMPORTANTE:

Um processo com IDSPS negativo no campo Instalado (no exemplo acima -17) significa apenas que ele é legado, ou seja, já estava devidamente instalado no ambiente previamente à migração para o novo modelo de Gestão de Procedures. Isso não caracteriza problema ou erro. Processos legados, em sua maioria, estão Desatualizados perante aos novos pacotes ZSPS contidos no RPO ou na Central de Atualizações. Contudo, estes processos podem ser utilizados normalmente por suas rotinas AdvPL, desde que possuam assinaturas compatíveis.

Seção Rotina:
Image Removed

Apresenta informações detalhadas do rotina AdvPL associada ao processo:

  • Status;
  • Assinatura da rotina AdvPL;
  • Nome da rotina/programa fonte;
  • Data e hora da rotina contida no RPO;
  • Data e hora da rotina disponível na Central de Atualizaçõesde Atualizações (exibido somente se o ambiente estiver online);
  • Botão Buscar atualização: direciona para o portal de atualização, para obtenção do patch contendo a rotina em questão. Botão disponível apenas se houver integração com a Central de Atualizações (modo online).

...

  • contendo a rotina em questão. Botão disponível apenas se houver integração com a Central de Atualizações (modo online).


Seção Gestão de Procedures:
Image Added
Apresenta informações detalhadas da interface de Gestão de Procedures (CFGX051M):

  • Status da rotina compilada no RPO:
    • Atualizado: a rotina está na sua versão mais recente disponibilizada pela TOTVS.
    • Desatualizado: significa que a rotina AdvPL compilada no RPO não é a mais recente disponibilizada pela TOTVS. Existe(m) patch(s) de atualização (.PTM) com uma versão mais recente disponível.

           Obs.: A comparação é realizada com a Central de Atualizações. Em ambientes offline essa comparação não é possível, ou seja, o status da rotina será sempre Não avaliado.

  • Assinatura da rotina AdvPL de gestão de procedures: é usada para garantir a compatibilidade entre a rotina de gestão de procedures (instalador) e os pacotes
  • Status;
  • Assinatura da rotina AdvPL de gestão de procedures;
  • Nome da rotina/programa fonte;
  • Data e hora da rotina contida no RPO;
  • Data e hora da rotina disponível na Central de Atualizações;
  • Botão Buscar atualização: direciona para o portal de atualização, para obtenção do patch contendo a rotina em questão. Botão disponível apenas se houver integração com a Central de Atualizações (modo online).

...

NÃO INSTALADO: Um processo não instalado não representa uma anormalidade ou um erro. A instalação ou não do processo deve seguir as necessidades de cada ambiente onde a responsabilidade é dividida entre o administrador do sistema e as equipes que farão uso daquele processo. As rotinas Protheus associadas aos processos (ver o tópico Visualizando detalhes) funcionam normalmente sem que os processos estejam instalados no ambiente, porém o desempenho delas não é o mesmo se comparado ao desempenho das stored procedures.

Solução:

Caso seja necessário instalar um processo, basta seguir o procedimento descrito no tópico a seguir Instalando/Atualizando pacotes de procedures.

Image Removed INCOMPATÍVEL: Nesta situação as assinaturas do processo e da rotina AdvPL (consulte tópico Visualizando detalhes) são incompatíveis. Isso significa que a rotina AdvPL que faz a chamada para as procedures não poderá utilizá-las. Ao tentar executar uma rotina que esteja incompatível com seu processo de stored procedures, o usuário receberá a seguinte mensagem de erro:

Exemplo de mensagem de incompatibilidade entre a rotina AdvPL e o processo:

Image Removed

...

desempenho das stored procedures.

Solução:

Caso seja necessário instalar um processo, basta seguir o procedimento descrito no tópico a seguir Instalando/Atualizando pacotes de procedures.


Image Added INCOMPATÍVEL: Nesta situação as assinaturas do processo e da rotina AdvPL (consulte tópico Visualizando detalhes) são incompatíveis. Isso significa que a rotina AdvPL que faz a chamada para as procedures não poderá utilizá-las. Ao tentar executar uma rotina que esteja incompatível com seu processo de stored procedures, o usuário receberá a seguinte mensagem:


Exemplo de mensagem de incompatibilidade entre a rotina AdvPL e o processo:

Image Added


No exemplo acima vemos que a rotina FINA410 tentou executar a stored procedure FIN003_09 e recebeu um erro. Isso ocorre porque a assinatura da rotina (013) não é a mesma assinatura da stored procedure (011). A rotina não poderá ser executada utilizando as stored procedures até que as assinaturas sejam compatibilizadas.

Nota
titleIMPORTANTE:

Esta interface tem como objetivo proteger o sistema, impedindo que ocorram errorlogs. A checagem de compatibilidade é uma tarefa executada sempre que uma stored procedure é acionada a partir do sistema, ou seja, esse mecanismo sempre será ativado independente de ações do usuário, parametrização do sistema, etc. Não há como evitar que essa mensagem seja exibida quando houver incompatibilidade. A única forma de evitar a exibição desta mensagem é garantir que os processos de stored procedures estejam sempre compatíveis com suas respectivas rotinas AdvPL. Essa checagem não tem relação com o novo modelo de Gestão de Procedures. Ela sempre existiu, desde as primeiras releases Protheus disponibilizadas com a funcionalidade de stored procedures.


Podemos verificar estas informações ao visualizarmos os detalhes do processo (no caso é o processo 09).

...

OK - Ação realizada com sucesso;

SKIP - Ação ignorada;

ERRO - Ação com falha/problema na execução; 

Ao encontrar uma ação com o tipo Image Removed ERRO note que haverá o texto "Duplo clique em Memo para detalhes" na descrição do log. Nesta situação, basta efetuar um duplo clique na coluna Detalhes para visualizar a mensagem completa com a falha/problema ocorrido:

Image Removed

Conteúdo da coluna Detalhes:
Image Removed

...

- Ação com falha/problema na execução; 


Ao encontrar uma ação com o tipo Image Added ERRO note que haverá o texto "Duplo clique em Memo para detalhes" na descrição do log. Nesta situação, basta efetuar um duplo clique na coluna Detalhes para visualizar a mensagem completa com a falha/problema ocorrido:

Image Added


Conteúdo da coluna Detalhes:
Image Added


Âncora
relatório_log
relatório_log
_headingh.2s8eyo1
Relatório de Log


No botão Outras Ações da janela de Log é possível gerar um relatório completo de todas as operações contidas no log. Também é possível efetuar filtros e personalizar o relatório.

Image Added


Ao selecionar a opção Relatório, a seguinte interface é exibida. Nesta janela é possível definir, entre outras opções, o tipo de arquivo gerado:

Image Added


No exemplo acima foi selecionada a opção Planilha:

Image Added


Nota
titleDICA

Utilize a opção Planilha para gerar um arquivo em formato Excel. Dessa forma é possível enviar o log para equipes de suporte TOTVS. Estas informações são fundamentais para a equipe iniciar a análise de problemas.


Âncora
resolução_problemas
resolução_problemas
_headingh.2s8eyo1
Resolução de problemas pontuais sem necessidade de contato com suporte TOTVS

Alguns problemas ocorridos durante o procedimento de instalação/desinstalação podem ser resolvidos pelo próprio cliente, sem a necessidade de abertura de chamado e/ou contato com o suporte TOTVS. Para isso, basta visualizar os detalhes do log e seguir as instruções.

Os exemplos abaixo demonstram erros ocorridos durante a instalação de processos. São apresentadas as causas dos problemas e também as soluções propostas para os casos.


Problema reportado: Incompatibilidade de assinaturas entre rotina AdvPL e processo:

Cenário 1: Rotina AdvPL com assinatura inferior

Image Added

Neste exemplo a assinatura da rotina MATA280.PRX (003) é inferior à assinatura do processo (004). Esta situação é descrita no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

A solução proposta para o problema é atualizar a rotina MATA280.PRX, compatibilizando as assinaturas. É indicado o link para download do patch (.PTM) mais recente disponível que contém a referida rotina. Espera-se que com a aplicação deste patch, a assinatura da rotina passe a ser idêntica à assinatura do processo (004).

Se mesmo após a aplicação do patch (.PTM) indicado as assinaturas continuarem incompatíveis, o suporte deverá ser acionado para entender o ocorrido. Existe ainda a alternativa para solucionar o problema de incompatibilidade de assinaturas por meio da opção Forçar utilização de pacotes .ZSPS contidos no RPO. Entretanto deve-se analisar os detalhes do processo (consulte tópico Visualizando detalhes, subitem Processo) e identificar se as assinaturas da rotina e do processo embarcado no RPO são compatíveis. Veja os detalhes do funcionamento desta opção em Configurações adicionais da rotinaSe isso acontecer, significa que a rotina em questão não foi devidamente compatibilizada com o processo ao qual ela está associada, e isso deverá ser informado na abertura do chamado. Dessa forma a área responsável poderá identificar o problema e providenciar a compatibilização.


Cenário 2: Processo com assinatura inferior

Image Added

Neste exemplo a assinatura do processo (010) é inferior à da rotina (011). Esta situação é descrita no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

A solução proposta para o problema é atualizar o processo, compatibilizando as assinaturas. É importante lembrar que se o ambiente estiver integrado à Central de Atualizações e esta não oferecer um processo com a assinatura compatível, o contato com o suporte se faz necessário. Se o ambiente for offline, então a obtenção do patch (.PTM) conforme as instruções do log deve ser realizada. 

Se mesmo após a aplicação do patch (.PTM) indicado as assinaturas continuarem incompatíveis, o suporte deverá ser acionado para entender o ocorrido. Se isso ocorrer, significa que o processo em questão não foi devidamente compatibilizado com a rotina à qual ele está associado, e isso deverá ser informado na abertura do chamado. Dessa forma a área responsável poderá identificar o problema e providenciar a compatibilização.


Problema reportado: Incompatibilidade de assinaturas entre processo e rotina CFGX051M.PRW (instalador de procedures):

Image Added

Neste exemplo o problema de incompatibilidade é entre o processo e a rotina CFGX051M.PRW (o próprio instalador).

Isso ocorre porque os arquivos ZSPS exigem uma assinatura mínima do instalador para serem utilizados. Essa assinatura garante que os pacotes ZSPS construídos para serem utilizados por uma determinada versão do instalador não gerem errorlog caso o instalador esteja desatualizado.

Esse mecanismo é necessário pois a construção das procedures segue um padrão pré-estabelecido pela TOTVS. Por estarmos sempre em evolução, o programa instalador sofre alterações para se adequar à forma como as procedures são escritas. Diante disso, precisamos garantir que uma procedure possa ser lida e processada corretamente pelo programa instalador. Por este motivo o programa instalador deve estar sempre atualizado (consulte tópico Visualizando detalhes, subitem Seção Gestão de Procedures);

Note que, assim como nos exemplos anteriores, existem neste log a causa do problema e uma solução proposta para ele. E da mesma forma, um link que, ao ser acionado nos levará para a página de downloads diretamente para o patch (.PTM) contendo a versão mais recente disponível. Após aplicado, a assinatura do instalador estará compatível com a assinatura mínima exigida. Caso isso não ocorra, então o suporte deverá ser acionado.


Em todos os casos descritos acima o mais importante é ressaltar que, mesmo sem acionar o suporte TOTVS, alguns problemas podem ser solucionados apenas seguindo as instruções contidas nos detalhes do log. Salientamos com isso a importância de sempre verificar as ocorrências do tipo Image Added ERRO no log de operações.


Nota
titleIMPORTANTE:

O link para download dos patchs (.PTM) somente serão exibidos nas mensagens do log em ambientes online, ou seja, com a integração com a Central de Atualizações configurada e ativa no momento da instalação/desinstalação. Se o ambiente não possuir integração com a Central de Atualizações, então o portal de downloads deve ser acionado e os patchs de correções (.PTM) devem ser obtidos individualmente ou por meio dos pacotes de Expedições Contínuas

Alguns problemas ocorridos durante o procedimento de instalação/desinstalação podem ser resolvidos pelo próprio cliente, sem a necessidade de abertura de chamado e/ou contato com o suporte TOTVS. Para isso, basta visualizar os detalhes do log e seguir as instruções.

Os exemplos abaixo demonstram erros ocorridos durante a instalação de processos. São apresentadas as causas dos problemas e também as soluções propostas para os casos.

Problema reportado: Incompatibilidade de assinaturas entre rotina AdvPL e processo

Image Removed

Neste exemplo o problema de incompatibilidade ocorreu porque as assinaturas são divergentes. A assinatura da rotina MATA280.PRX (no exemplo 003) é inferior à assinatura do processo (no exemplo 004). Esta situação é descrita no tópico Entendendo os status dos processos e ações que podem ser tomadas.

Repare que é proposta uma solução para o problema: Atualizar a rotina MATA280.PRX, compatibilizando as assinaturas. A solução ainda oferece um link direcionando o cliente para o portal de downloads, diretamente para o patch (.PTM) mais recente disponível que contém a referida rotina.

Ao acessar este link, o cliente poderá baixar o patch, e seguindo as instruções contidas no log, após a aplicação do mesmo a rotina estará em sua versão mais atual. Espera-se que com essa aplicação de patch, a assinatura da rotina passe a ser idêntica à assinatura do processo (no caso 004).

Se mesmo após a aplicação do patch (.PTM) mais atual da rotina e/ou instalação do processo mais atual disponibilizado pela TOTVS as assinaturas continuarem incompatíveis, o suporte deverá ser acionado para entender o ocorrido. Existe ainda a alternativa para solucionar o problema de incompatibilidade de assinaturas por meio da opção Forçar utilização de pacotes .ZSPS contidos no RPO. Entretanto deve-se analisar os detalhes do processo (consulte tópico Visualizando detalhes, subitem Processo) e identificar se as assinaturas da rotina e do processo embarcado no RPO são compatíveis. Veja os detalhes do funcionamento desta opção em Configurações adicionais da rotina.

Se isso ocorrer, significa que a rotina em questão não foi devidamente compatibilizada com o processo ao qual ela está associada, e isso deverá ser informado na abertura do chamado. Dessa forma a área responsável poderá identificar o problema e providenciar a correção para a incompatibilidade. O inverso pode ocorrer também, ou seja, a assinatura do processo ser inferior à assinatura da rotina. Neste caso a obtenção de um pacote ZSPS atualizado se faz necessária. Se o ambiente estiver integrado à Central de Atualizações e esta não oferecer um processo com a assinatura compatível, o contato com o suporte também se faz necessário. Se o ambiente for offline, então a obtenção de um patch (.PTM) contendo um pacote ZSPS mais atual através do portal de downloads se faz necessária. Pode-se utilizar, nestes casos, o patch acumulado de procedures, disponível no link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=1039992. Este é o conjunto completo de todos os pacotes de procedures do novo formato .ZSPS utilizados pela nova interface. 

Problema reportado: Incompatibilidade de assinaturas entre processo e rotina CFGX051M.PRW (instalador de procedures):

Image Removed

Neste exemplo o problema de incompatibilidade é entre o processo e a rotina CFGX051M.PRW (o próprio instalador).

Isso pode ocorrer porque os arquivos ZSPS contém uma informação que é a assinatura mínima exigida para o instalador poder utilizá-los. Essa assinatura garante que os pacotes ZSPS construídos para serem utilizados por uma determinada versão do instalador não gerem errorlog durante a sua instalação caso o instalador esteja desatualizado. Esse mecanismo é necessário pois a construção das procedures segue um padrão pré-estabelecido pela TOTVS. Essa construção leva em consideração uma série de requisitos que por sua vez fazem parte do mecanismo de instalação. Por estarmos sempre em evolução, o programa instalador sofre alterações para se adequar à forma como as procedures são escritas. Diante disso, precisamos garantir que caso uma procedure tenha sido escrita sob novas regras de construção, o instalador esteja preparado para ler esta procedure e entenda o que foi escrito nela. Por isso devemos sempre manter o programa instalador (CFGX051M.PRW) atualizado.

Note que, assim como no exemplo anterior, existem neste log a causa do problema e uma solução proposta para ele. E da mesma forma, existe um link que, ao ser acionado direcionará para a página de downloads diretamente para o patch (.PTM) contendo a versão mais recente disponível. Após aplicado, a assinatura do instalador estará compatível com a assinatura mínima exigida. Caso isso não ocorra, então o suporte deverá ser acionado.

Em ambos os casos o mais importante é ressaltar que, sem acionar o suporte TOTVS, o próprio cliente poderá solucionar alguns problemas de acordo com as instruções contidas nos detalhes do log. Salientamos com isso a importância de sempre verificar as ocorrências do tipo Image Removed ERRO no log de operações.

Nota
titleIMPORTANTE:

O link para download dos patchs (.PTM) somente serão exibidos nas mensagens do log em ambientes online, ou seja, com a integração com a Central de Atualizações configurada e ativa no momento da instalação/desinstalação.

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No botão Outras Ações da janela de Log é possível gerar um relatório completo de todas as operações contidas no log. Também é possível efetuar filtros e personalizar o relatório.

Image Removed

Ao selecionar a opção Relatório, a seguinte interface é exibida. Nesta janela é possível definir, entre outras opções, o tipo de arquivo gerado:

Image Removed

No exemplo acima foi selecionada a opção Planilha:

Image Removed

Nota
titleDICA

Utilize a opção Planilha para gerar um arquivo em formato Excel. Dessa forma é possível enviar o log para equipes de suporte TOTVS. Estas informações são fundamentais para a equipe iniciar a análise de problemas.


Âncora
configurações_adicionais
configurações_adicionais
_headingh.2s8eyo1
Configurações adicionais da rotina

...