Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

...

Campo:

Descrição:

Tipo de Arquivo Magnético

Selecionar o tipo de arquivo magnético a ser gerado. As opções disponíveis são:

  • Convênio ICMS 31/99: quando selecionado, determina que deverá ser utilizado o layout correspondente a esse convênio. Essa opção deve ser selecionada quando o arquivo for gerado para períodos inferiores a 31/12/2002.

  • Convênio ICMS 69/02: quando selecionado, determina que deverá ser utilizado o layout correspondente a esse convênio. Essa opção deve ser selecionada quando o arquivo for gerado para períodos posteriores a 01/01/2003.

  • Convênio ICMS 76/03: quando selecionado, determina que deverá ser utilizado o layout correspondente a esse convênio.

Opção Verifica (Somente para o Convênio ICMS31/99)

Quando assinalado o campo verifica, será habilitado o campo abaixo, no qual deverá ser selecionado o arquivo magnético, cujo conteúdo deva ser verificado.

Nota
titleNota:

Com as últimas versões do Validador do Sintegra, essa verificação é feita durante a validação dos arquivos.

Gera Registro 74 (Inventário)

Quando assinalado, determina que o programa efetuará a geração do registro 74, o qual é referente ao inventário de estoque.

Nota
titleNota:

A geração do registro 74 não é obrigatória, condicionando-se a solicitação do fisco.

Data Inventário

Inserir a data do inventário a ser considerado para a geração do registro tipo 74.

Nota
titleNota:

Para uma melhor performance na geração, é sugerido que seja informado a mesma data de fechamento do estoque.

Gera Registros CAT95

Quando assinalado, determina que os registros do CAT95 devam ser gerados. Os registro gerados são:

  • Tipo 88C - Registro concernente a operações envolvendo combustíveis / solventes e complementar ao Registro 54 no que se refere a informações relativas à  Substituição Tributária.

  • Tipo 88D - Registro concernente a operações envolvendo combustíveis / solventes e complementar ao Registro 50 no que se refere à movimentação física das mercadorias e respectivas datas.

  • Tipo 88E - Registro de relacionamento entre codificação própria do contribuinte relativa a mercadorias referidas a combustíveis / solventes e a codificação SEFAZ SP.

  • Tipo 88M - Registro referente a período com ausência de operações a qualquer título.

  • Tipo 88T - Registro concernente a operações envolvendo combustíveis / solventes e complementar ao Registro 50 no que se refere a informações relativas a prestação de serviços de transporte.

 

Gera somente p/ notas/itens de Combustível

Quando assinalado, determina que somente notas/itens combustíveis devam ser considerados para geração dos registros do CAT95.

Nota
titleNota:

Esse campo somente é habilitado quando assinalado a opção Gera Registros CAT95.

Os itens são identificados como combustíveis por intermédio da função Manutenção de Itens para Faturamento (CD0903)

Considera CFOPs Serviço

Quando assinalado, determina que deve ser gerado o registro para os documentos de serviço tributados pelo ISSQN (Ajuste SINTEF 03/2004).

O registro 50 é gerado para as notas fiscais de entrada (modelo 3), saída (modelo 1 ou 1A), nota fiscal/conta de energia elétrica (modelo 6), nota fiscal de serviços de telecomunicações (modelo 22).

Informações
titleImportante:

Este campo somente é habilitado quando estiver parametrizado que o arquivo deve ser gerado de acordo com o layout do convênio 76/03.

Alguns documentos são considerados por esta função como documentos de serviço conforme sua natureza de operação. No entanto, somente os documentos que pertençam aos CFOPs 1.933, 2.933 (entradas) e 5933 e 6933 (saídas) são considerados nesta seleção.

Considera Descontos Comerciais

Quando assinalado, os descontos comerciais devem ser demonstrados no arquivo gerado.

Nota
titleNota:

São utilizados os valores de mercadoria original e desconto total comercial gravado no módulo Obrigações Fiscais quando o documento não existe no módulo Recebimento ou Faturamento.

Padrão do Arquivo Magnético

Selecionar uma das formas de geração de dados padrões do arquivo magnético. As opções disponíveis são:

  • Operações Interestaduais Subst. Tributária: quando selecionado, determina que serão listados somente os documentos fiscais com base e valor de imposto retido por substituição tributária, nas operações de saídas interestaduais. Nessa opção é gerado um arquivo para cada Unidade de Federação.

  • Operações Interestaduais (Todas): quando selecionado, determina que serão listados os documentos fiscais de operações de saídas interestaduais. Nessa opção é gerado um arquivo para cada Unidade de Federação.

  • Totalidade das Operações: quando assinalado, determina que serão listados todos os documentos gerados no estabelecimento. Nessa opção é gerado somente um arquivo com as informações de todas as Unidades de Federação.

Finalidade da Apresentação

Selecionar a finalidade da apresentação do arquivo. As opções disponíveis são:

  • Emissão Normal, quando selecionado, determina que a finalidade da apresentação do arquivo magnético é de emissão normal, conforme tabela de finalidades de apresentação do arquivo magnético.

  • Emissão Substitutiva, quando selecionado, determina que a finalidade da apresentação do arquivo magnético é de emissão substitutiva, conforme tabela de finalidades de apresentação do arquivo magnético.

  • Desfazimento de Negócio, quando selecionado, determina que a finalidade da apresentação do arquivo magnético é de desfazimento, conforme tabela de finalidades de apresentação do arquivo magnético.

Nota
titleNota:

Quando a opção desfazimento de negócio estiver selecionada, e o documento fiscal for de saída, somente serão levados para o arquivo os documentos fiscais de saída que estiverem com o campo “Operação não efetivada” selecionado.

Quando a opção desfazimento de negócio estiver selecionada e o documento fiscal for de entrada, somente serão levados para o arquivo os documentos fiscais de entrada que forem considerados como Devolução. Além das informações já citadas, a espécie de documento fiscal, cadastrada por intermédio do programa Manutenção de Natureza de Operação (CD0606), deve ser igual à informada na Nota Fiscal de Devolução (NFD).

...

Campo:

Descrição:

Considera Notas de Entrada

Quando assinalado, determina que os documentos fiscais de entrada devem ser considerados quando da geração dos dados no arquivo magnético. Nesse campo deve-se verificar o seguinte:

  • Se o campo considera nota de entrada for marcado e alguma natureza de entrada for informada nos campos “naturezas de entrada” (no Botão Natur Oper OF0735K), no arquivo gerado serão considerados os documentos de entradas somente das naturezas informadas.

  • Caso não for informada natureza de entrada no campo “natureza de operação”, o arquivo gerado considerará todos os documentos de entradas referentes ao período selecionado.

Considera registros 10 e 11 no registro 90

Quando assinalado, determina que os registro do tipo 10 e 11 serão contados no totalizador geral de registros que é o registro tipo 90.

Essa opção deve ser selecionada caso o arquivo esteja sendo submetido ao validador SINTEGRA. Caso o arquivo seja submetido a um validador específico de determinada Unidade Federada, deve ser observado se esse validador está ou não contando os registros tipo 10 e 11 no totalizador geral de registros que é o registro tipo 90.

Converte para a Unidade do Fisco (Reg54)

Quando assinalado, determina que haverá conversão, para a unidade do fisco (cadastro Atualização de Itens (CD0903), campo Fator de Conversão), das quantidades listadas no registro tipo 54. Utilizado quando o cliente efetua vendas em uma unidade de medida diferente da unidade padrão do fisco

Converte para a Unidade do Fisco (Reg74)

Quando assinalado, determina que haverá conversão, para a unidade de medida do fisco, das quantidades listadas no registro tipo 74, dessa forma o usuário deve estar bastante atento ao marcar esse campo, antes de selecionar essa opção deve-se verificar como é gerado o livro Registro de Inventário em seu estabelecimento: ou seja, se o Registro de inventário é gerado selecionando a opção converte para Unidade de medida do fisco. Essa função também deverá ser gerada com o campo converte reg. 74 para Unidade do fisco. Caso contrário, esse campo não deve ser assinalado.

Informações
titleImportante:

 Está opção está disponível somente se for selecionada a opção “Identificação do convênio” igual a “convênio 69/02”, pois somente nesse convênio é exigido esse registro.

Não gera Registro de PIS (Registro 54 Sequência 993)

Essa opção deverá ser assinalada para contribuintes, cujo Validador seja diferente do Sintegra e o mesmo não aceita a sequência 993 no registro 54. Na sequência 993, serão demonstrados os valores de Crédito ou débito de PIS da nota fiscal.

Informações
titleImportante:

 Essa opção está disponível somente se for selecionada a opção “Identificação do convênio” igual a “convênio 69/02”, pois somente neste convênio é exigido este registro.

Gera CST na sequência especial do Reg 54

Essa opção é utilizada para gerar o valor “000” no código de Situação Tributária do registro do tipo 54 para as sequências especiais a partir do código 991 até 999. A finalidade da opção é possibilitar a entrega do arquivo magnético pelos diferentes validadores existentes nas diversas Unidades de Federação.

Considera vl IPI não creditado registro 51 e 54

Essa opção destina-se a geração do valor de IPI que foi destacado na Nota fiscal de entrada ou de saída, mas que não é escriturado nos livros fiscais de Entradas ou Saídas.

Informações
titleImportante:

As condições para a geração destes valores nos registros do tipo 51 e 54 no campo destinado ao IPI são:

  • Entradas: A nota fiscal deve ter sido obrigatoriamente implantada pelo módulo de Recebimento e ter valor de IPI lançado neste módulo e também: 
           1) Natureza de Operação de “Consumidor Final”; 
           2) Tributação de IPI igual a “outras”.

  • Saídas: A nota fiscal deve ter sido obrigatoriamente implantada pelo módulo de Faturamento e ter o valor de IPI na nota fiscal, com a tributação de IPI igual a “outras”.

Considera Nota Saída Produtor no Registro 50

Quando selecionado, indica que as notas fiscais de saída de produtor (modelo 4) devem ser consideradas na geração do Registro 50 (Documento Fiscal) na geração de dados no arquivo magnético.

Informações
titleImportante:

Essa opção será habilitada sempre que o campo Tipo de Arquivo Magnético estiver selecionado como ICMS 76/03.

Nos convênios anteriores essas notas fiscais não eram consideradas quando da geração do registro 50. A partir do convênio ICMS 76/03, fica a critério de cada unidade de federação considerar essas notas nesse registro.

Considera Nota Entrada Produtor no Registro 50

Quando selecionado, indica que as notas fiscais de entrada de produtor (modelo 4) devem ser consideradas na geração do Registro 50 (Documento Fiscal) na geração de dados no arquivo magnético.

Informações
titleImportante:

Essa opção será habilitada sempre que o campo Tipo de Arquivo Magnético estiver selecionado como ICMS 76/03.

Nos convênios anteriores essas notas fiscais eram consideradas quando da geração do registro 50. A partir do convênio ICMS 76/03, fica a critério de cada unidade de federação considerar essas notas nesse registro.

Considera Nota Saída Produtor no Registro 61

Quando selecionado, indica que as notas fiscais de saída de produtor (modelo 4) devem ser consideradas na geração do Registro 61 (Nota Fiscal de Produtor) na geração de dados no arquivo magnético.

Informações
titleImportante:

Essa opção será habilitada sempre que o campo Tipo de Arquivo Magnético estiver selecionado como ICMS 76/03.

Nos convênios anteriores essas notas fiscais eram consideradas quando da geração do registro 61. A partir do convênio ICMS 76/03, fica a critério de cada unidade de federação considerar essas notas nesse registro.

Gera Registro 61R – Resumo Mensal por Item

Quando selecionado, determina que deverá ser gerado o registro 61R, o qual representa um resumo mensal por item. Esse registro é um subtipo do registro 61 e foi implementado pelo convênio 76/2003. Para a geração desse registro são consideras as notas de Produtor e Venda a Consumidor, desde que não emitidas por equipamento emissor de cupom fiscal (ECF).

Informações
titleImportante:

A necessidade da geração desse registro e determinada pela Unidade de Federação.

Esse campo é habilitado quando o campo Tipo de Arquivo Magnético “ICMS 76/03” for assinalado.

Gera Registro 85

Quando assinalado, determina que deva ser efetuada a geração do registro 85 pertinente as informações de exportação.

Informações
titleImportante:

Esse registro é obrigatório para todas as empresas que exportam.

Gera Registro 86

Quando assinalado, determina que deva ser efetuada a geração do registro 86 pertinente as informações de exportação.

Informações
titleImportante:

Esse registro é obrigatório para empresas classificadas como trading companies/comerciais exportadoras.

...