Histórico da Página
PCMSO x PPRA 12.1.15
Informações Gerais
Linha de Produto: | RM | |||||||||||||||||||||||
Segmento Executor: | Construção e Projetos | |||||||||||||||||||||||
Módulo: | SSO - Segurança e Saúde Ocupacional | |||||||||||||||||||||||
Rotina: |
| |||||||||||||||||||||||
Chamado: | n / a | |||||||||||||||||||||||
Requisito (ISSUE): | n / aRHRHU001-313 | |||||||||||||||||||||||
País: | ( x ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | |||||||||||||||||||||||
Outros: | n / a |
1 - Objetivo
Permitir ligação sistêmica entre o PPRA e o PCMSO. Neste contexto será é possível associar exames aos riscos, podendo gerar os exames pendentes conforme a configuração/associação estabelecida.
2 - Definição da Regra de Negócio
2.1 - Req.5 - Parâmetro "Origem para Exames Pendentes"
Permite escolher como serão são gerados os exames pendentes, podendo ser uma associação direta de perfis de exames ou a partir do PPRA.
2.1.1 - Objetivo
Conseguir mudar a origem das informações para geração de exames pendentes de acordo com a forma que o cliente desejar.
2.1.2 - Critérios
- As opções são exibidas em “radio group” chamado "Origem para Exames Pendentes", com os itens “Associação de perfis de exames” e “Associação no PPRA”A opção para habilitar a nova forma de associação é exibida em um “check box” chamado “Utilizar "Associação PPRA" como origem na geração de exames pendentes";
- Por padrão, o parâmetro deverá ser do tipo “Associação de perfis de exames” que é o modelo atual do mercado;
- O parâmetro está incluído em um agrupador chamado no parametrizador do módulo de Segurança e Saúde Ocupacional na opção de “Exames".
- Quando a opção deste radio check box é alterada, uma mensagem é exibida com os dizeres: “Atenção: alertando ao usuário dos impactos desta mudança:
Atenção!
A partir da mudança deste parâmetro, todos os exames pendentes serão gerados a partir destas definições. Os exames pendentes já gerados serão mantidos
- As opções são exibidas em “radio group” chamado "Origem para Exames Pendentes", com os itens “Associação de perfis de exames” e “Associação no PPRA”A opção para habilitar a nova forma de associação é exibida em um “check box” chamado “Utilizar "Associação PPRA" como origem na geração de exames pendentes";
.
Alterando o parâmetro, também deve ser revisto o relatório do PCMSO. O mesmo deve ser importado e o processo "Gerar modelo de PCMSO" deve ser executado novamente.Atenção!
Ao desabilitar essa opção, o sistema utilizará a “Associação de perfis de exames” como origem na geração de exames pendentes.
A “Associação de perfis de exames” é um modelo obsoleto e futuramente será descontinuado.
Além disso, desmarcar o parâmetro pode impactar a geração de exames pendentes gerando inconsistências no sistema, por isso sugerimos não desmarcar.
Dúvidas em relação a alteração do parâmetro e impactos possíveis, contate o Suporte Técnico.
Deseja desabilitar o parâmetro e voltar a utilizar a “Associação de perfis de exames” como origem na geração de exames pendentes?
2.2 - Cadastro de Associações de PCMSO x PPRA
Permite associar os perfis de exames a riscos, níveis de riscos, reconhecimentos/avaliações e funcionáriospessoa.
2.2.1 - Objetivo
Estabelecer a necessidade de realização de exames conforme exposição ao risco e /nível de risco.
2.2.2 - Critérios
- Acionado por meio de um botão no menu do SSO.;
- É obrigatório escolher um tipo de vínculo para que o cadastro habilite os campos: Risco, Cód. Nível de risco, Reconhecimento/Avaliação de Risco e FuncionárioPessoa;
De acordo com o tipo de vínculo escolhido, serão habilitados os campos, da seguinte maneira:
- Risco: obrigatório informar o campo Risco e limpa/desabilita Cód. Nível de Risco, Reconhecimento/Avaliação de Risco e FuncionárioPessoa;
- Cód. Nível de Risco: obrigatório informar os campos Risco e Cód. Nível de Risco e limpa/desabilita Reconhecimento/Avaliação de Risco, FuncionárioPessoa;
- Reconhecimento/Avaliação de Risco: obrigatório informar Risco e Reconhecimento/ Avaliação de Risco e limpa/desabilita Cód. Nível de Risco e FuncionárioPessoa;
Observação: É considerado somente avaliação de riscos, filtrando e desconsiderando "reconhecimento";
- FuncionárioPessoa: obrigatório informar o campo Funcionário Pessoa e desabilita Risco, Cód. Nível de Risco e Reconhecimento/Avaliação de Risco.
- Risco: obrigatório informar o campo Risco e limpa/desabilita Cód. Nível de Risco, Reconhecimento/Avaliação de Risco e FuncionárioPessoa;
- Perfil de Exame tem o preenchimento obrigatório;
- O Tipo de Vínculo só pode ser alterado na inclusão de novos registros;
- Não é permitido vincular um mesmo Perfil de Exame mais de uma vez para um mesmo item. Por exemplo: se eu já vinculei o perfil de exame “Audiométrico” ao Risco “Ruído”, não deverá permitir vincular novamente o perfil para o Risco “Ruído”. Entretanto, se houver um vínculo entre o perfil de exame “Audiométrico” com o tipo de Vínculo Nível de Risco, com o Risco “Ruído” e um nível qualquer, é diferente do vínculo por Risco e permitirá a associação;
- Perfil de Exame tem o preenchimento obrigatório;
- Na visão do cadastro é possível ordenar, agrupar e filtrar por Risco, Nível de Risco, Funcionário Pessoa e Perfil de Exame.
2.3
- Req.2- Assistente de Associação de PCMSO x PPRA
Permite associar grandes quantidades de perfis de exames a riscos, níveis de riscos e funcionários pessoas com facilidade e poucos cliques.
2.3.1 - Objetivo
Conseguir associar riscos a perfis de exames em momentos que houver muita necessidade de entrada de informações, como implantação de sistema ou mudança de riscos.
2.3.2 - Critérios
- Acionado por meio de um botão no menu do SSO;
- Na primeira etapa do assistente, o usuário deve escolher se deseja fazer a associação de perfis de exames para riscosrisco/níveisnível, reconhecimento/avaliação de riscos risco ou para funcionáriospessoa. OBS Observação: É considerado somente avaliação de riscos, filtrando e desconsiderando "reconhecimento";
Na etapa seguinte, é oferecido ao usuário um lookup multirecords para que ele selecione riscos, reconhecimento/avaliação de riscos ou funcionários que deseja fazer associações de perfis de exames;
Na próxima etapa, a tela deve é dividida em duas partes, onde temos:
- Perfis associados: treeview que mostra risco/nível do risco, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionáriospessoas, de acordo com as escolhas das etapas anteriores. Para cada risco, nível, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionário pessoas exibido, é incluído um “nó” para cada perfil de exame a ele associado;
- Perfis de exames: exibidos os perfis de exame cadastrados no sistema.
- Perfis associados: treeview que mostra risco/nível do risco, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionáriospessoas, de acordo com as escolhas das etapas anteriores. Para cada risco, nível, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionário pessoas exibido, é incluído um “nó” para cada perfil de exame a ele associado;
- Para associar um perfil a riscos, níveis, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionáriospessoas, o usuário deve clicar no perfil de exame e arrastar para o item desejado. Ao soltar o botão do mouse, é criado um nó referente ao perfil de exame;
- Para remover um vínculo, basta selecioná-lo na treeview e pressionar DELETE;
- Não é possível incluir um perfil já cadastrado para o item;
Se a associação for por Risco/Nível Risco:
- É permitido associar o perfil tanto ao risco, quanto diretamente aos Níveis de Risco (último nível da árvore);
- Ao arrastar o perfil de exame para a raiz da árvore, este perfil é associado aos a todos os riscos selecionados. Não são criadas associações aos sub-ítens Nível de Risco.
- É permitido associar o perfil tanto ao risco, quanto diretamente aos Níveis de Risco (último nível da árvore);
Se a associação for por Reconhecimento/Avaliação de Risco:
- Não é permitido associar o perfil diretamente ao risco, somente às Avaliações /Reconhecimentos (último nível da árvore);
- Ao arrastar o perfil de exame para a raiz da árvore, este perfil é associado à todas as Avaliações /Reconhecimentos (último nível da árvore). Não são criadas associações diretas aos riscos;
- Ao passar o mouse em cima do ítem na árvore, é apresentado mensagem tooltip com dados complementares (controle de medição, data início e fim da medição).
- Não é permitido associar o perfil diretamente ao risco, somente às Avaliações /Reconhecimentos (último nível da árvore);
- Se for vinculado algum perfil de exame que contenha exame do tipo “Mudança de Função”, antes de avançar a etapa, é exibido um alerta informando o usuário que na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada;
Ao executar o processo, são criados e excluídos registros de vínculo entre os riscos/níveis/reconhecimento/avaliação de riscos/funcionários e pessoas aos perfis de exame de acordo com as escolhas feitas pelo usuário;
Após a execução, está disponível um log contendo informações sobre todos os vínculos que foram criados ou removidos durante a execução do assistente;
Para fins de esclarecimento, este assistente terá o funcionamento semelhante ao atual Assistente de Associação de Perfil.
2.4
- Req.3- Alertas para Exames do tipo "Mudança de Função"
Alerta sobre impactos de exames do tipo "Mudança de Função" em perfis de exames.
2.4.1 - Objetivo
Conseguir ter Informar ao usuário para que ele tenha ciência que da próxima vez que o assistente de geração Geração de exames pendentes Exames Pendentes for executado, todas as pessoas (funcionários) expostas ao risco/perfil terão a pendência gerada.
Observação: Para a Previdência,"Mudança de Função" é toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador à risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança. No SSO, "Mudança de Função" é qualquer :
- Qualquer inclusão de um novo exame no perfil de um funcionário.
- Qualquer inclusão de um novo Risco no mapeamento do funcionário.
Portanto, mesmo se não houve alteração na função ou seção, mas houve a necessidade de um novo exame, é
- gerado exames pendentes com o motivo mudança de função.
2.4.2 - Critérios
- No cadastro de perfis de exames, sempre que entrar um novo exame do tipo “mudança de função”, é alertado ao usuário que na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada;
- No cadastro de Associações PCMSO x PPRA, sempre que forem associados perfis de exames que contenham exames do tipo “mudança de função”, é alertado ao usuário que devido à existência de um exame do tipo “mudança de função”, na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada.
- No cadastro de perfis de exames, sempre que entrar um novo exame do tipo “mudança de função”, é alertado ao usuário que na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada;
2.5 -
Req.8 -Visualização de Exames associados ao PPRA
Permite visualizar listagem de exames associados ao PPRA.
2.5.1 - Objetivo
Conseguir visualizar todos os exames que estão associados ao PPRA, bem como o tipo de vínculo, risco, nível e perfil de exame.
2.5.2 - Critérios
- Anexo em Reconhecimento/Avaliação de Riscos que exibe todos os exames associados bem como sua origem (risco, nível) e o perfil de exame a que está associado;
Este anexo serve apenas para visualização. Não há nenhum tipo de edição dos dados exibidos, nem inclusão ou exclusão de registros.
- Anexo em Reconhecimento/Avaliação de Riscos que exibe todos os exames associados bem como sua origem (risco, nível) e o perfil de exame a que está associado;
2
.6 - Req.6 - Geração de Exames Pendentes
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
(Opcional)
Procedimento para Utilização
<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;
Localização da rotina no menu;
Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação
Se necessário, utilizar prints de tela>.
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo
<AAA_PERESP>
Tipo
<N>
Tamanho
<6>
Valor Inicial
<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>.
Mandatório
Sim ( ) Não ( )
Descrição
<Referência Mínima para Cálculo>
Título
<Ref.Calc.>
Picture
<@E999.99>
Help de Campo
<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>
...
Permite gerar exames pendentes para os funcionários considerando as novas possibilidades de associações de exames aos riscos, níveis e rec/aval.
2.6.1 - Objetivo
Conseguir ter o correto controle de pendência de exames.
2.6.2 - Fluxo Geração Exame Admissional
2.6.3 - Fluxo Geração Exame Periódico
2.6.4 - Fluxo Geração Exame Demissional
2.6.5 - Fluxo Geração Exame Mudança de Função
2.6.6 - Fluxo Geração Exame Retorno ao Trabalho