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Orientações gerais

Aqui colocamos as principais críticas e suas possíveis soluções que encontramos quando ocorrem críticas em movimentações de beneficiários vindas dentro do Protheus SIGAPLS.

Para saber em qual momento cada crítica ocorre, acesse nossa documentação de críticas da Central de Obrigações aqui.


Cadastro de Relacionamento de Tabelas 

Para clientes Protheus SIGAPLS., é importante que o cadastro de Relacionamento de Tabelas (PLSXXXPLSM060) esteja feito corretamente entre a tabela Vidas (BTS (Vidas) e BA1 Beneficiários (BeneficiáriosBA1 ). Assim evitando que dados não sejam replicados da tabela BTS para a tabela BA1.entre elas.

Para ajustar o cadastro de relacionamento de tabelas acesse Miscelânea > Configurações > Relacionamento Tabelas.


Críticas

Crítica Central:B012
Crítica ANS101
DescriçãoNome de beneficiário é obrigatório                                                                                                                                                                                                           
SoluçãoVerificar se o campo na BA1 está corretamente preenchido, abrir o cadastro do beneficiário em modo de alteração e clicar em salvar. Desta forma os dados irão ser reenviados para a Central de Obrigações. Se o Erro persistir entre em contato com o suporte técnico.
Campo AfetadoB3K_NOMBEN
Origem do dadoBA1_NOMUSR

...

Crítica Central:B009
Crítica ANS3201
DescriçãoCódigo de motivo de cancelamento é obrigatório.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Valores válidos:

41 - Rompimento do contrato por iniciativa do beneficiário.

42 - Desligamento da empresa (para planos coletivos)

43 - Inadimplência.

44 - Óbito. *

46 - Inclusão indevida de beneficiários. *

47 - Fraude (art. 13 da Lei 9.656/98). *

48 - Por portabilidade de carência. *

*Motivos de bloqueio que não permitem reativação ou mudança contratual.

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS
Crítica Central:B010
Crítica ANS3202
DescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B010

Crítica ANS

            3202

Descrição 

Código de motivo de cancelamento não existe no sistema.

Solução

...

Código de motivo de cancelamento não existe no sistema.
Solução

Dentro do cadastro de motivos de bloqueio (Usuário, Família ou Subcontrato), verificar se o campo Bloqueio ANS está preenchido.

Valores válidos:

            41 - Rompimento do contrato por iniciativa do beneficiário.

42 - Desligamento da empresa (para planos coletivos)

43 - Inadimplência.

44 - Óbito. *

46 - Inclusão indevida de beneficiários. *

47 - Fraude (art. 13 da Lei 9.656/98). *

48 - Por portabilidade de carência. *

...

*Motivos de bloqueio que não permitem reativação ou mudança contratual.

Campo AfetadoB3K_MOTBLO
Origem do dadoBCA_MOTBLO, BC3_MOTBLO, BG3_BLQANS, BG1_BLQANS, BQU_BLQANS
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

Crítica Central

B071
Crítica ANS

...

2011

...

DescriçãoData de cancelamento deve ser posterior ou igual a maior data informada ou existente no cadastro: Data Histórico ou Data de Reativação (registro estiver inativo) ou Data de Contratação.
Solução

Verificar se a data de bloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA

...

Crítica Central:Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado
Crítica Central:
Crítica ANSDescriçãoSoluçãoCampo AfetadoOrigem do dado

...

B072
Crítica ANS

...

2012

...

DescriçãoData de Cancelamento deve ser anterior ou igual a menor data informada ou existente no cadastro: Data de Reativação (se registro estiver ativo) ou Data do último cancelamento.
Solução

Verificar se a data de bloqueio foi informada na movimentação de desbloqueio e se é coerente com as demais movimentações do beneficiário. Algumas restrições entre movimentações:

- A data de inclusão deve ser a primeira na linha do tempo. Não pode existir movimentação com data anterior a data de inclusão.

- As movimentações de bloqueio e desbloqueio devem ser intercaladas e o histórico iniciando com um bloqueio. Exemplo: Bloqueio, Desbloqueio, Bloqueio, Desbloqueio, etc. Não pode existir dois bloqueios ou dois desbloqueios seguidos.

Campo AfetadoB3K_DATBLO
Origem do dadoBCA_DATA, BC3_DATA