Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O objetivo desta página é descrever as diversas técnicas e ferramentas que estão à disposição para o monitoramento, suporte e resolução de problemas do Smart eSocialFiscal. A ordem escolhida para apresentar os itens aqui descritos remete à linha do tempo da resolução de um problema.

...

O acesso aos serviços aqui descritos devem ser solicitados à area de Segurança da Informação de Cloud.

Visão Geral

O Smart eSocial Fiscal é disponibilizado através de um cluster de Kubernetes 1.10. O cluster é único para todos os clientes. Ao conjunto de recursos destinados à um cliente damos o nome de topologia. Cada cliente do serviço possui um código chamado organization id, ou simplesmente código do cliente, que identifica a topologia nos diversos serviços que apresentaremos aqui. Problemas relacionado ao cluster em si devem ser destinados ao TOTVS Cloud. Mais detalhes técnicos da arquitetura da solução estão disponíveis em Arquitetura do Smart eSocialFiscal.

Resolução de Problemas

Monitoramento - UptimeRobot

A instalação do Smart eSocial Fiscal possui um processo de auto-cura que resolve alguns problemas nas topologias de maneira automática. No entanto é possível que por problemas ainda não mapeados, a topologia fique fora do ar. Para identificar as topologias com problemas, utilizamos um serviço chamado UptimeRobotm, que deve ser acessado na URL:

...

O logdna é um serviço de armazenamento e consulta de logs. Todos os processos da topologia do Smart eSocial Fiscal enviam seus logs para este serviço. Acesse-o através da URL:

...

Existe um slack disponível para o time do Smart eSocial Fiscal no endpoint adiante.

https://smartfiscal.slack.com

...

Além disso, utilizamos o slack como endpoint para alguns filtros de log que são complementares ao serviço de monitoramento descrito anteriormente. Existe um canal neste slack chamdo #monitoring que recebe mensagens do logdna quando um determinado log é gerado. Desta maneira é possível agir proativamente antes do serviço ficar comprometido. Estes filtros ainda devem ser evoluidos e construidos junto com a operação e engenharia do produto.

Problemas Conhecidos

Acesse a página Problemas Conhecidos e Soluções Aplicáveis para mais detalhes.