Histórico da Página
Atualização RPS
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||
Segmento: | Saúde | ||||||||||
Módulo: | SIGAPLS | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Cadastros Iniciais: | Carga da tabela BZ9, através da rotina PLSWIZARD, para utilizar a rotina PLSA389PLSA389Pro | ||||||||||
Parâmetro(s): | MV_PLRPSO (novo) MV_PLRPSH (novo) MV_PLRPSA (novo) MV_PLSRPSE MV_PLSTPHS | ||||||||||
Tickets relacionados | 3838784 | ||||||||||
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): | DSAUPC-6817 | ||||||||||
Tabelas Utilizadas: | BAU - Rede de Atendimento BB8 - Local de atendimento B84 - vínculos RPS BZ9 - Info DATASUS (nova) B4K - Cabeçalho Lote de RPS (nova) B5B - Itens Lote de RPS (nova) | Pacote:Informe o [linkdopacote] |
Descrição
Este documento trata da nova rotina do RPS, que tem por base o manual disponibilizado pela ANS.
Para consultar o manual, clique no link abaixo:
http://www.ans.gov.br/images/stories/Plano_de_saude_e_Operadoras/Area_da_Operadora/Aplicativos_ANS/RPS/rpsweb_xsd_manual.pdf
O que há de novo?
- Tela para manutenção cadastral destinada especificamente ao RPS. (PLSRPS)
- Tela para gerenciamento dos lotes de RPS. (PLSRPS4)
- Novas opções nos combos de status do envio do RPS na tabela BAU (BAU_ENVRPS)
Rotina para verificação de CNES informados na base de dados (tabela BB8) confrontando com informações disponibilizadas pelo DATASUS
- A aba 'RPS' do "Cadastro de RDA (PLSA360)" (Outras Ações > Complemento > Local de atendimento > Vinculação RPS) e a antiga rotina "Geração de Arquivos do RPS (PLSAEXP)" serão descontinuadas.
- O
- Os arquivos de RPS serão gerados conforme as alterações cadastrais realizadas, sendo necessário somente a geração do arquivo para envio.
- Haverá a opção de incluir na tela de Lotes de RPS que verificará a base toda e gerar os lotes correspondentes.
Preciso configurar alguma coisa?
- Sim. Após aplicar o pacote de atualização de fontes e dicionário, há três parâmetros a serem configurados com base no cadastro de segmentações (PLSA060):
- MV_PLRPSO - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos com cobertura unicamente Odontológicos.
Caso a Operadora possua códigos para essa característica, pode-se deixar o conteúdo em branco. Caso haja mais de um código, deverá informar todos, separando-os com caractere "," - MV_PLRPSH - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos em que a cobertura inclua Atendimento Hospitalar.
Caso a Operadora possua códigos para essa característica, pode-se deixar o conteúdo em branco. Caso haja mais de um código, deverá informar todos, separando-os com o caractere "," - MV_PLRPSA - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos em que a cobertura inclua Atendimento Ambulatorial, porém não inclua cobertura para atendimento hospitalar.
Caso a Operadora possua códigos para essa característica, pode-se deixar o conteúdo em branco. Caso haja mais de um código, deverá informar todos, separando-os com o caractere ","
- MV_PLRPSO - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos com cobertura unicamente Odontológicos.
- Haverão 3 novas opções de Menu que constarão no final deste documento.
Quando usar a opção Incluir?
Esta opção serve para gerar registros nas tabelas de Lote de RPS, sem a necessidade de Alterar / Incluir um registro nas tabelas de origem. Exemplo:Ao alterar o campo BAU_GERRPS, não será gerada a informação nas tabelas de Lote, porém o registro dele passa a ser considerado pela função de Incluir.
- RPS será processado de acordo com os locais de atendimento, ou seja, o sistema irá tratar os locais de atendimento, Caso o CNPJ de um local de atendimento seja alterado, será gerado um lote de alteração, desde que a RDA atenda aos requisitos que serão explanados ao longo do documento.
- Ou seja, não consideramos mais o campo BAU_CPFCGC como chave para tudo, mas sim o do local de atendimento.
- O campo BB8_CPFCGC, presente na tela de cadastro de local de atendimento, passa a ser obrigatório, pois é essa informação que será registrada no RPS, não sendo considerado mais o CPF/CNPJ do cadastro do BAU.
O que muda no processo?
- Os arquivos de RPS serão gerados conforme as alterações cadastrais realizadas, sendo necessário somente a geração do arquivo para envio.
- Haverá a opção de incluir na tela de Lotes de RPS que verificará a base toda e gerar os lotes correspondentes.
- O processo de atualização via alteração de CNPJ/CPF se dará através da atualização do campo BB8_CPFCGC, no local de atendimento, pois agora, o RPS trata os locais de atendimento de forma individual, ou seja, caso atualize o CNPF/CPF de um local de atendimento, será gerado um lote de atualização, pois o que importa é o local de atendimento, não mais o CNPJ do cadastro de Prestador - tabela BAU.
Preciso configurar alguma coisa?
- Sim. Após aplicar o pacote de atualização de fontes e dicionário, há três parâmetros a serem configurados com base no cadastro de segmentações (PLSA060):
- MV_PLRPSO - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos com cobertura unicamente Odontológicos.
Caso a Operadora possua códigos para essa característica, pode-se deixar o conteúdo em branco. Caso haja mais de um código, deverá informar todos, separando-os com caractere "," - MV_PLRPSH - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos em que a cobertura inclua Atendimento Hospitalar.
Caso a Operadora possua códigos para essa característica, pode-se deixar o conteúdo em branco. Caso haja mais de um código, deverá informar todos, separando-os com o caractere "," - MV_PLRPSA - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos em que a cobertura inclua Atendimento Ambulatorial, porém não inclua cobertura para atendimento hospitalar.
Caso a Operadora possua códigos para essa característica, pode-se deixar o conteúdo em branco. Caso haja mais de um código, deverá informar todos, separando-os com o caractere ","
- MV_PLRPSO - Deve ser preenchido com os códigos de segmentações que serão atribuídos aos produtos com cobertura unicamente Odontológicos.
- Haverão 3 novas opções de Menu que constarão no final deste documento.
Quando usar a opção Incluir?
- Esta opção serve para gerar registros nas tabelas de Lote de RPS, sem a necessidade de Alterar / Incluir um registro nas tabelas de origem. Exemplo:
- Quanto tenho um cadastro de um Prestador que estava marcado como "Não gerar RPS" (BAU_GERRPS diferente de "1"), mas preciso enviar ele.
Ao alterar o campo BAU_GERRPS, não será gerada a informação nas tabelas de Lote, porém o registro dele passa a ser considerado pela função de Incluir. - Quando acabei de instalar a rotina e já tenho registros na base, incluídos antes da instalação, que devem ser enviados.
- Quanto tenho um cadastro de um Prestador que estava marcado como "Não gerar RPS" (BAU_GERRPS diferente de "1"), mas preciso enviar ele.
Tenho registros na tela de Lote de RPS, o que faço agora?
- Basta selecionar o lote e clicar em "Gerar RPS".
Será apresentada uma mensagem de confirmação. Após confirmar, selecione o local onde o arquivo deve ser salvo.
Caso o lote exija a informação do número da GRU (Guia de Recolhimento da União), será exibida uma janela para que o número seja informado.
Entendi, mas quais informações serão enviadas?
- As informações das tabelas do lote serão geradas com base no quadro abaixo:
TAG arquivo RPS | Origem do dado no PLS |
registroANS | BA0_SUSEP |
cnpjOperadora | BA0_CGC |
nossoNumero | Será informado manualmente pelo usuário no momento da geração do arquivo, caso o arquivo exija o preenchimento (conforme regra do quadro do manual no item 6) |
isencaoOnus | Será preenchido automaticamente pelo sistema caso o arquivo exija o preenchimento (conforme regra do quadro do manual no item 6) |
classificacao | BAU_CLAEST |
cnpjCpf | BB8_CPFCGC |
cnes | BB8_CNES |
uf | BB8_EST |
codigoMunicipioIBGE | BB8_CODMUN (observação: no RPS são enviados somente os 6 primeiros dígitos) |
razaoSocial | BAU_NOME |
relacaoOperadora | BAU_RECPRO ( |
Tenho registros na tela de Lote de RPS, o que faço agora?
- Basta selecionar o lote e clicar em "Gerar RPS".
Será apresentada uma mensagem de confirmação. Após confirmar, selecione o local onde o arquivo deve ser salvo.
Caso o lote exija a informação do número da GRU (Guia de Recolhimento da União), será exibida uma janela para que o número seja informado.
Entendi, mas quais informações serão enviadas?
- As informações das tabelas do lote serão geradas com base no quadro abaixo:
TAG arquivo RPS | Origem do dado no PLS |
registroANS | BA0_SUSEP |
cnpjOperadora | BA0_CGC |
nossoNumero | Será informado manualmente pelo usuário no momento da geração do arquivo, caso o arquivo exija o preenchimento (conforme regra do quadro do manual no item 6) |
isencaoOnus | Será preenchido automaticamente pelo sistema caso o arquivo exija o preenchimento (conforme regra do quadro do manual no item 6) |
classificacao | BAU_CLAEST |
cnpjCpf | BAU_CPFCGC |
cnes | BB8_CNES |
uf | BB8_EST |
codigoMunicipioIBGE | BB8_CODMUN (observação: no RPS são enviados somente os 6 primeiros dígitos) |
razaoSocial | BAU_NOME |
relacaoOperadora | BAU_RECPRO ( Se o conteúdo do campo for "1", será preenchido com "P". Caso contrário, será preenchido com "C" ) |
tipoContratualizacao | BAU_CONTRA ( Se o conteúdo do campo for "2", será preenchido com "I". Caso contrário, será preenchido com "D") |
registroANSOperadoraIntermediaria | BAU_ANSOPI |
dataContratualizacao | BAU_DTINCT |
dataInicioPrestacaoServico | BAU_DTINSE |
disponibilidadeServico | BAU_TIPDIS ( Se o conteúdo do campo for "1", será preenchido com "P". Caso contrário, será preenchido com "T") |
urgenciaEmergencia | BAU_URGEME ( Se o conteúdo do campo for "1", será preenchido com "SP". Caso Caso contrário, será preenchido com "NC" ) |
numeroRegistroPlanoVinculacaotipoContratualizacao | B84_SUSEP |
codigoPlanoOperadoraVinculacao | B84_CODINT+B84_CODPRO+B84_VERSAO |
Como faço pra gerar um Lote de Inclusão?
BAU_CONTRA ( Se o conteúdo do campo for "2", será preenchido com "I". Caso contrário, será preenchido com "D") | |
registroANSOperadoraIntermediaria | BAU_ANSOPI |
dataContratualizacao | BAU_DTINCT |
dataInicioPrestacaoServico | BAU_DTINSE |
disponibilidadeServico | BAU_TIPDIS ( Se o conteúdo do campo for "1", será preenchido com "P". Caso contrário, será preenchido com "T") |
urgenciaEmergencia | BAU_URGEME ( Se o conteúdo do campo for "1", será preenchido com "S". Caso contrário, será preenchido com "N") |
numeroRegistroPlanoVinculacao | B84_SUSEP |
codigoPlanoOperadoraVinculacao | B84_CODINT+B84_CODPRO+B84_VERSAO |
Como faço pra gerar um Lote de Inclusão?
- Para Inclusão de Prestadores Novos : caso o campo BAU_GERRPS esteja com conteúdo "1", será gerada a informação no lote de inclusão.
- Para Prestadores já Incluídos na base : caso o campo BAU_ENVRPS esteja em branco ou com conteúdo "0" e o campo BAU_GERRPS com conteúdo "1", deve-se clicar no botão"Incluir" da rotina de Lotes de RPS.
Informações |
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O valor do campo BAU_ENVRPS será somente alterado para "1' (enviado) após o Fechamento do Lote. |
Como faço para gerar um Lote de Alteração?
- Após alterar os dados dos campos que são enviados no RPS, será gerada a informação no Lote de Alteração.
Para isso, o cadastro desse prestador precisa estar
Informações |
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O valor do campo BAU_ENVRPS será somente alterado para "1' (enviado) após o Fechamento do Lote. |
Como faço para gerar um Lote de Alteração?
Para isso, o cadastro desse prestador precisa estar com o campo BAU_GERRPS com conteúdo "1" e o campo BAU_ENVRPS com conteúdo "1" ou "3".
Informações |
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A opção "Incluir" da tela de Lote de RPS não gera lotes do tipo Alteração! |
Como faço para gerar um Lote de Exclusão?
- Ao bloquear um prestador utilizando um código de bloqueio que esteja configurado com o campo BAP_CONRPS (considera para o RPS) com conteúdo "1", será gerado registro para Lote de Exclusão.
Para isso, este Prestador deve estar com o campo BAU_GERRPS com conteúdo "1" e o campo BAU_ENVRPS com conteúdo "1" ou "3". - Na Após a geração do lote de informação alteração de Lote de Exclusãoinformações, o conteúdo do campo BAU_ENVRPS será irá ser alterado para "43" (enviar exclusãoAlteração) e irá permanecer nesse neste status até que o lote seja Fechado
- Após o fechamento do Lote RPS, o valor do campo BAU_ENVRPS será alterado para "2" (excluído).
Mas bloqueei por engano com um desses motivos do RPS, o que faço para que a informação não vá para o RPS?
- Se for dado um desbloqueio, com um código de desbloqueio também configurado como considera para o RPS e o lote de exclusão estiver em aberto, o registro será retirado do lote do RPS
Legal.. E se o bloqueio for devido e futuramente eu desbloquear um prestador bloqueado, o que acontece?
- Se for dado um desbloqueio, com um código de desbloqueio também configurado como considera para o RPS e o campo BAU_ENVRPS estiver com conteúdo "2" e o campo BAU_GERRPS com conteúdo "1", o desbloqueio irá gerar um registro de inclusão automaticamente
Como faço para gerar um lote de vinculação?
- Ao incluir um novo vínculo através da tela de Manutenção do RPS, em que o campo BAU_GERRPS esteja com conteúdo "1" e o BAU_ENVRPS com conteúdo "1", será gerada informação para um Lote de RPS.
- Após a geração, o campo B84_ENVRPS será atualizado para "1".
Bacana, gerei e enviei o arquivo, mas a ANS recusou ele. O que faço?
- É necessário ir no lote do arquivo, selecionar no menu Outras Ações e clicar na opção Informar Negativa ANS.
Após as confirmações, o lote irá retornar para a situação "Em aberto" e, com isso, as correções no cadastro a serem efetuadas serão adicionadas ao lote para que seja gerado um novo arquivo para envio à ANS.
Perdi o arquivo gerado mas preciso dele. Consigo gerar novamente?
- Sim, o arquivo daquele lote pode ser gerado a qualquer momento utilizando a opção "Gerar RPS".
Pra que serve a nova tela de Manutenção do RPS? O que alterar pela tela de Rede de Atendimento vai valer?
- Ela serve para que o usuário tenha acesso fácil e simples às informações que são importantes para o processo somente.
- A manutenção de vínculos ficará exclusivamente nessa tela.
- Será possível separar os acessos de um usuário que precise de todas as informações da rede de atendimento (incluindo parametrizações de forma de pagamento e etc), de outro que precise apenas de acesso aos dados do RPS.
- As alterações realizadas pela atual rotina de rede de atendimento irão ser considerados para o RPS normalmente.
Como funciona a rotina de verificação de CNES com base nas informações do DATASUS?
- Esta rotina irá cruzar as informações na base de dados da Operadora com as informações do cadastro do DATASUS para determinar se o CNES cadastrado está correto ou não.
- A validação compara CPF/CNPJ + CEP do prestador (BAU_CPFCGC + BB8_CEP) com as informações que serão carregadas na tabela BZ9, através de wizard
- Os resultados possíveis da verificação são:
- CNES cadastrado incorreto, mas foi localizado o CNES válido:
Nesse caso o sistema encontrou o par CPF/CNPJ + CEP nas informações da tabela Info DATASUS, porém o CNES associado está diferente do CNES cadastrado na tabela BB8.
A rotina irá atualizar automaticamente o valor do campo BB8_CNES do local identificado na divergência e, caso o prestador esteja marcado como BAU_GERRPS com conteúdo "1" (sim) e o valor do campo BAU_ENVRPS for diferente de "2" ou "4" (excluído / enviar exclusão), será gerada a informação na rotina de Lote de RPS da Alteração. - CNES cadastrado correto:
Nesse caso apenas será exibida a quantidade de registros corretos ao final do processamento, sem ação da rotina. - CNES cadastrado incorreto e não foi localizado CNES válido:
Nesse caso o sistema não encontrou o par CPF/CNPJ + CEP nas informações da tabela Info DATASUS, com isso será apresentada tela ao final do processamento, que pode ser impressa em formato de relatório, para que o usuário possa verificar os dados e atualizar o cadastro do prestador, caso necessário.
- CNES cadastrado incorreto, mas foi localizado o CNES válido:
Procedimento para Implantação
O sistema será atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado e Pacote de Atualização de dicionários.
Será necessário a carga da tabela de Info DATASUS através do Wizard do PLS.Para isso será necessário colocar o arquivo bz9-Info DATASUS.csv (disponibilizado no pacote de atualização) na pasta PLSWIZARD (localizada dentro da protheus_data) e após isso, executar a rotina PLSWIZARD para fazer a carga dos dados.
Após isso acesse a rotina PLSRPS4 para que o sistema crie as tabelas que estarão no dicionário.
Informações |
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A tabela Info DATASUS (bz9-Info DATASUS.csv) possui muitos registros, por isso poderá demorar alguns minutos para que a importação seja finalizada. |
- .
Informações |
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A opção "Incluir" da tela de Lote de RPS não gera lotes do tipo Alteração! |
Como faço para gerar um Lote de Exclusão?
- Para que o lote de exclusão seja gerado o parâmetro MV_PLSRPSE deve estar ativo = .T.
- Ao bloquear um prestador utilizando um código de bloqueio que esteja configurado com o campo BAP_CONRPS (considera para o RPS) com conteúdo "1", será gerado registro para Lote de Exclusão.
Para isso, este Prestador deve estar com o campo BAU_GERRPS com conteúdo "1" e o campo BAU_ENVRPS com conteúdo "1". - Na geração de informação de Lote de Exclusão, o conteúdo do campo BAU_ENVRPS será alterado para "4" (enviar exclusão) e irá permanecer nesse status até que o lote seja Fechado
- Após o fechamento do Lote RPS, o valor do campo BAU_ENVRPS será alterado para "2" (excluído).
Mas bloqueei por engano com um desses motivos do RPS, o que faço para que a informação não vá para o RPS?
- Se for dado um desbloqueio, com um código de desbloqueio também configurado como considera para o RPS e o lote de exclusão estiver em aberto, o registro será retirado do lote do RPS
Legal.. E se o bloqueio for devido e futuramente eu desbloquear um prestador bloqueado, o que acontece?
- Se for dado um desbloqueio, com um código de desbloqueio também configurado como considera para o RPS e o campo BAU_ENVRPS estiver com conteúdo "2" e o campo BAU_GERRPS com conteúdo "1", o desbloqueio irá gerar um registro de inclusão automaticamente
Como faço para gerar um lote de vinculação?
- Ao incluir um novo vínculo através da tela de Manutenção do RPS, em que o campo BAU_GERRPS esteja com conteúdo "1" e o BAU_ENVRPS com conteúdo "1", será gerada informação para um Lote de RPS.
- Após a geração, o campo B84_ENVRPS será atualizado para "1".
Bacana, gerei e enviei o arquivo, mas a ANS recusou ele. O que faço?
- É necessário ir no lote do arquivo, selecionar no menu Outras Ações e clicar na opção Informar Negativa ANS.
Após as confirmações, o lote irá retornar para a situação "Em aberto" e, com isso, as correções no cadastro a serem efetuadas serão adicionadas ao lote para que seja gerado um novo arquivo para envio à ANS.
Perdi o arquivo gerado mas preciso dele. Consigo gerar novamente?
- Sim, o arquivo daquele lote pode ser gerado a qualquer momento utilizando a opção "Gerar RPS".
Pra que serve a nova tela de Manutenção do RPS? O que alterar pela tela de Rede de Atendimento vai valer?
- Ela serve para que o usuário tenha acesso fácil e simples às informações que são importantes para o processo somente.
- A manutenção de vínculos ficará exclusivamente nessa tela.
- Será possível separar os acessos de um usuário que precise de todas as informações da rede de atendimento (incluindo parametrizações de forma de pagamento e etc), de outro que precise apenas de acesso aos dados do RPS.
- As alterações realizadas pela atual rotina de rede de atendimento irão ser considerados para o RPS normalmente.
- Como o importante é o CPF/CNPJ do local de atendimento, o sistema não exibe na tela de Manutenção de RPS o campo BAU_CPFCGC para alteração. Na tela de manutenção dos locais de atendimento, agora exibe o campo BB8_CPFCGC e com a informação de obrigatório, pois o sistema considera agora o CNPJ/CPF do local de atendimento, não mais o do prestador. Isso é necessário, pois podemos ter vários locais de atendimento com CNPJ's diferentes e precisamos enviar essa informação no arquivo de RPS. No caso de prestador pessoa física ou apenas um local de atendimento, basta inserir o CPF ou CNPJ no local de atendimento.
Como funciona a rotina de verificação de CNES com base nas informações do DATASUS?
- A rotina de validação agora possui duas funcionalidades, sendo a primeira para buscar o CNES do local de atendimento, baseado na informação de CNPJ + CEP (BB8_CPFCGC + BB8_CEP) do local de atendimento, para preencher o campo BB8_CNES de acordo com a informação do DATASUS, na tabela BZ9. A segunda funcionalidade irá preencher o CNPJ do local de atendimento, baseado na informação CNES + CEP (BB8_CNES + BB8_CEP), de acordo com as informações do DATASUS.
- Atualização de CNES
- Esta rotina irá cruzar as informações na base de dados da Operadora com as informações do cadastro do DATASUS, para determinar se o CNES cadastrado está correto ou não.
- A validação compara CPF/CNPJ + CEP do local de atendimento (BB8_CPFCGC + BB8_CEP) com as informações que serão carregadas na tabela BZ9, através de wizard
- Os resultados possíveis da verificação são:
- CNES cadastrado incorreto, mas foi localizado o CNES válido:
Nesse caso o sistema encontrou o par CPF/CNPJ + CEP nas informações da tabela Info DATASUS, porém o CNES associado está diferente do CNES cadastrado na tabela BB8.
A rotina irá atualizar automaticamente o valor do campo BB8_CNES do local identificado na divergência e, caso o prestador esteja marcado como BAU_GERRPS com conteúdo "1" (sim) e o valor do campo BAU_ENVRPS for diferente de "2" ou "4" (excluído / enviar exclusão), será gerada a informação na rotina de Lote de RPS da Alteração. - CNES cadastrado correto:
Nesse caso, apenas será exibida a quantidade de registros corretos ao final do processamento, sem ação da rotina. - CNES cadastrado incorreto e não foi localizado CNES válido:
Nesse caso o sistema não encontrou o par CPF/CNPJ + CEP nas informações da tabela Info DATASUS, com isso será apresentada tela ao final do processamento, que pode ser impressa em formato de relatório, para que o usuário possa verificar os dados e atualizar o cadastro do prestador, caso necessário.
- CNES cadastrado incorreto, mas foi localizado o CNES válido:
- Atualização de CNPJ/CPF
- Esta rotina irá cruzar as informações na base de dados da Operadora com as informações do cadastro do DATASUS, para determinar se o CNPJ cadastrado está correto ou não.
- A validação compara CNES + CEP do local de atendimento (BB8_CNES + BB8_CEP) com as informações que serão carregadas na tabela BZ9, através de wizard
- Os resultados possíveis da verificação são:
- Local de atendimento sem CEP cadastrado:
Significa que o registro da tabela BB8 não possui CEP cadastrado, impossibilitando a busca pelo CNPJ/CPF. - Local de atendimento sem CNES cadastrado:
Igual ao item de cima, mas aqui, não temos um CNES cadastrado no registro da BB8, impossibilitando a buca pelo CPF/CNPJ. - Local de atendimento com CNPJ/CPF diferente do DATASUS:
Nesse caso, o sistema encontrou a combinação de chaves CNES + CEP nas informações da tabela Info DATASUS, porém, o CNPJ/CPF associado está diferente do cadastrado na tabela BB8.
A rotina irá emitir a crítica no final do processamento, como as demais, contudo, informará também o valor do CPF/CNPJ encontrado na BB8 e o encontrado na tabela DATASUS, para facilitar a conferência do usuário. - Local de Atendimento com CNES + CEP igual ao registro da DATASUS e o campo BB8_CPFCGC vazio:
Nessa situação, onde os dados da tabela BB8 de CEP + CNES são semelhantes ao da tabela DATASUS e o campo de CNPJ não contêm valor, o sistema irá atualizar o campo BB8_CPFCGC com o valor de CNPJ/CPF encontrado na tabela DATASUS. Caso o prestador esteja marcado como BAU_GERRPS com conteúdo "1" (sim) e o valor do campo BAU_ENVRPS for diferente de "2" ou "4" (excluído / enviar exclusão), será gerada a informação na rotina de Lote de RPS da Alteração. - CNPJ/CPF cadastrado correto:
Aqui, apenas será exibido a quantidade de registros corretos no final do processamento, sem ação da rotina. - CNES ou CEP cadastrados incorretamente, não localizando um CNPJ válido:
Nessa situação, o sistema não encontrou o par CNES + CEP nas informações da tabela Info DATASUS. Logo, no final do processamento, é apresentada a tela com essas situações, que pode ser impressa em formato de relatório, para que o usuário possa verificar os dados e atualizar o cadastro dos locais de atendimento, caso necessário.
- Local de atendimento sem CEP cadastrado:
Procedimento para Implantação
O sistema será atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado e Pacote de Atualização de dicionários.
Será necessário a carga da tabela de Info DATASUS através do Wizard do PLS.
Para isso será necessário colocar o arquivo bz9-Info DATASUS.csv (disponibilizado no pacote de atualização) na pasta PLSWIZARD (localizada dentro da protheus_data) e após isso, executar a rotina PLSWIZARD para fazer a carga dos dados.
Após isso acesse a rotina PLSRPS4 para que o sistema crie as tabelas que estarão no dicionário.
Informações |
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A tabela Info DATASUS (bz9-Info DATASUS.csv) possui muitos registros, por isso poderá demorar alguns minutos para que a importação seja concluída. |
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). configure os parâmetros a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLRPSO |
Tipo: | Caractere |
Cont. Por.: | (em branco) |
Descrição: | Códigos do cadastro de segmentação para uso em planos exclusivamente odontológicos |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLRPSH |
Tipo: | Caractere |
Cont. Por.: | (em branco) |
Descrição: | códigos de segmentação utilizados para planos que possuam atendimento hospitalar |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLRPSA |
Tipo: | Caractere |
Cont. Por.: | (em branco) |
Descrição: | Definição das segmentações que serão utilizadas em planos com atendimento ambulatorial SEM atendimento hospitalar |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLSRPSE |
Tipo: | logico |
Cont. Por.: | (em branco) |
Descrição: | Parâmetro que define o valor do campo BAU_ENVRPS |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_PLSTPHS |
Tipo: | Caractere |
Cont. Por.: | (em branco) |
Descrição: | Regime de Atendimento conforme tipo de prestador |
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Cadastro |
Submenu | Rede de Atendimento |
Nome da Rotina | Info DATASUS |
Programa | PLSA389Pro |
Módulo | 33 |
Tipo | 01 |
Menu | Cadastro |
Submenu | Rede de Atendimento |
Nome da Rotina | Manutenção RPS |
Programa | PLSRPS |
Módulo | 33 |
Tipo | 01 |
Menu | Miscelânia |
Submenu | A.N.S. |
Nome da Rotina | Lote de RPS |
Programa | PLSRPS4 |
Módulo | 33 |
Tipo | 01 |
Campos Atualizados
SX3 - Informações dos Campos | |
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Tabela BAU - Redes de Atendimento | |
Campo | Descrição |
Campo | BAU_ENVRPS |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 1 |
Decimal | 0 |
Título | Envio RPS |
Descrição | Envio de RPS |
Picture | @! |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Valid. Usuário | PERTENCE("01234") |
Combo | 0=Nao Enviado; 1=Enviado; 2=Excluido;3=Enviar Alteração;4=Enviar Exclusão |
Tabela B84 - Item Vínculo RPS | |
Campo | Descrição |
Campo | B84_DESSEG |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 60 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Descrição |
Descrição | Descrição |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Valid. Usuário |
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). configure os parâmetros a seguir:
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
MV_PLRPSO
Tipo:
Caractere
Cont. Por.:
(em branco)
Descrição:
Códigos do cadastro de segmentação para uso em planos exclusivamente odontológicos
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
MV_PLRPSH
Tipo:
Caractere
Cont. Por.:
(em branco)
Descrição:
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
MV_PLRPSA
Tipo:
Caractere
Cont. Por.:
(em branco)
Descrição:
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Info RPS
Programa
PLSA389
Módulo
33
Tipo
01
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Manutenção RPS
Programa
PLSRPS
Módulo
33
Tipo
01
Menu
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Submenu
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Nome da Rotina
Lote de RPS
Programa
PLSRPS4
Módulo
33
Tipo
01
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo:
Disponibilizado pelo Marketing.
Introdução:
Disponibilizado pelo Marketing.
Passo a Passo:
Capturar diretamente do sistema.
Finalização:
Disponibilizado pelo Marketing.
Ponto de Entrada
Descrição:
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Localização:
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Eventos:
Informe o Título da rotina
Programa Fonte:
Informe o Fonte da rotina
Função:
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Retorno:
Nome
Tipo
Descrição
Obrigatório
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab