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Para o envio do evento é necessário que os eventos S-2190 (ou, alternativamente, do S-2200) ou do S-2300 já constem na base do governo. O envio do registro inicial desse evento é até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador, e no caso de registros de alteração do inicial, devem ser enviados até o dia 15 (quinze) do mês subsequente à alteração.Geração dos registros.


GERAÇÃO DOS REGISTROS

Através do processo de geração de gatilhos iniciais o evento será gerado para todos os funcionários da coligada selecionada. O arquivo levará as informações dos funcionários, considerando os ambientes de trabalho, riscos, atividades periculosas e EPI’s/EPC’s vinculados direta e indiretamente ao funcionário.


CONFIGURAÇÕES PRÉVIAS NECESSÁRIASConfigurações prévias necessárias

No módulo Totvs TOTVS Segurança e Saúde Ocupacional.:



Validação da Profissiografia

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Com base no tipo de prossiografia

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utilizado, será enviadas as informações da descrição da atividades

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realizadas pelos

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funcionários. Para avaliar acesse o menu:

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 Opções | Parametrizador |

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Profissiografia 

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Atividades Desempenhadas e Atividades Periculosas e Insalubres

Com base no(s) tipo(s) de profissiografia selecionado(s), a descrição das atividades desempenhadas pelo funcionário e as atividade periculosas e Insalubres deve ser preenchida, de acordo com a tabela 24-Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial., as atividades desempenhadas pelo funcionário.

A informação da atividade

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periculosa e insalubre, seguirá a profissiografia informada no parametrizador, podendo ser por: Função, Quadro de Lotação, Funções do Posto de Trabalho, Tarefas da função, Tarefas do Quadro de Lotação, Tarefas das Funções do Posto de Trabalho e/ou Tarefas do Funcionário. Caso não seja encontrada correspondência de atividades periculosas ou insalubres, o sistema  atribuirá o código de ausência de correspondência no momento da geração do XML.



Função

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Acesse o menu Cadastros | Funções - Aba Outras Informações – Descrição para o PPP

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, para

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informar as atividades periculosas e Insalubre.


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Para maiores informações acesse o link: Funções - SMT



Quadro de lotação

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Acesse o menu Cadastros | Funções e acesse a opção Anexos | Quadro de lotação, selecione e edite uma lotação desejada e a descrição vai estar

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disponível na aba Informação sobre a função e Atividades para as atividades periculosas e Insalubre:

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Para maiores informações acesse o link: Quadro de Lotação da Função



Funções do Posto de Trabalho

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Acesse o menu

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Cadastros | Postos de Trabalho e selecione o posto desejado e acesse a opção Anexos | Funções vinculadas ao posto de trabalho e descreva a atividade na identificação campo descrição e na aba atividades eSocial, para

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informar as atividades periculosas e Insalubre.

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OBSERVAÇÃO: O posto de trabalho que está situado no menu Cadastros serve como um agrupador de funções para localização, do funcionário na empresa dada suas funções. Nesse cadastro é importante relacionar funções nos anexos. Esses postos poderão depois ser vinculados ao funcionário de acordo com sua função.



Tarefas
O cadastro geral das tarefas é realizada no modulo de Gestão de Pessoas, dessa forma acesse o menu Gestão Organizacional | Tarefas e selecione e edite um tarefa e na aba identificação informe as atividades no campo descrição e na aba atividades para

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informar as atividades periculosas e Insalubre.


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Para maiores informações acesse o link: Tarefas


Após informar a atividade eSocial à tarefa é necessário vincular a tarefa por funcionário, função, lotação ou posto de trabalho através do assistente de gerenciamento de tarefas

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do menu Gestão Organizacional | Administração de Tarefas.

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Para maiores informações acesse o link: Administração de tarefas



Tipos de Agentes

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No cadastro do tipo de agente é necessário informar um código de agente nocivo e uma descrição ao qual o funcionário esteja exposto de acordo com a Tabela

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24 do eSocial (

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Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial). Menu PPRA | Tipos de Agentes.

 

Observação: Caso não haja correspondência, informar o código 09.01.001 (Ausência de Fator de Risco)  

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OBSERVAÇÃO: Para o caso onde não houver Fator de Risco, não deverá criar o tipo de agente. Na geração do evento S-2240 o sistema irá informar automaticamente a Ausência de Agente Nocivo (Anexo IV do Decreto 3.048/1999). Código 09.01.001.



Riscos

No cadastro do risco é necessário informar um tipo de agente nocivo que já esteja vinculado a tabela

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24, com base no Tipo de Agente Nocivo bem como mapear os EPI ‘s e EPC ‘s necessários. Menu PPRA | Riscos.

Aqui será necessário preencher o ‘Tipo de Agente Nocivo’. Após essa definição, acessar o Anexo EPI/EPC e informar os EPI ‘s aqui e é importante que a flag "Eficaz" esteja marcada. Vale também informar que no risco há os níveis de risco que podem ter EPI‘s específicos e segue a mesma regra.

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Para maiores informações acesse o link: Riscos



Responsável pelos Registros Ambientais

São as informações do responsável pelos registros ambientais.

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Menu PPRA | Resp. Reg. Ambientais.

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Para o envio ao eSocial é obrigatório o envio do CPF (Cadastro no Registro da Pessoa), NIS, nome, Órgão de Classe, Número de Inscrição no Órgão de Classe e UF do órgão de ClasseEste responsável pode ser responsável por toda a coligada (caso não seja informada seção e filial), para uma filial (caso não seja informada a seção) ou até mesmo para uma seção. Para maiores informações acesse o link:
Responsável pelos Registros Ambientais



EPIs e EPCs
Caso utilizem EPIs ou EPCs é necessário que o registro cadastrado esteja definido como EPI ou EPC. Para validar acesse o menu EPI/EPC | Catálogo.

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Em caso de EPI é necessário informar o CA ou Documento de Avaliação. Para o cadastro do CA ou Doc. Aval. será necessário que esteja válido e que o EPI/EPC esteja também dentro da validade. E ao fornecer um EPI flag "Eficaz" esteja marcada. Para maiores informações acesse os links: Catálogo de EPI  e  
Assistente para Fornecimento Automático de EPI.



Avaliação de Riscos
A finalidade será identificar os riscos que o funcionário está exposto. Este cadastro serve como mapeamento. Importante dizer que somente ‘Avaliações’ são consideradas. É necessário também que ao criar uma avaliação sejam informados os campos de "Valor Quantitativo" ou "Valor Qualitativo" e a Unidade de Medida eSocial.


Após os cadastros prévios,

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deve cadastrar as  avaliações/reconhecimentos de risco. Caso não haja avaliação de risco VIGENTE, o sistema irá considerar que não há fatores de riscos relacionados e consequentemente atribuirá ao mesmo o código de ausência de risco. O cadastro da avaliação de risco e realizado no menu PPRA| Reconhecimento/Avaliação de Risco. 

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Para maiores detalhes sobre o cadastro de reconhecimento/avaliação de risco acesse o link: Reconhecimento e Avaliação de Risco


ALTERAÇÕES QUE GERAM GATILHOS PARA O EVENTO S-2240Alterações que geram gatilhos para o evento:

Para a geração dos gatilhos serão consideradas as seguintes alterações:

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  • Funcionário
    • Rescisão tipo Transferência
  • Alterações de Campos do Cadastro
    • Alteração de Função
    • Alteração de Seção
    • Alteração de Tomadores de Serviço
  • Posto de Trabalho
    • Vinculação e Desvinculação.

Registros Massivos são os registros que afetam um ou mais funcionários por alteração e consequentemente podem gerar vários registros na fila de eventos. São eles:

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  • Alterações Globais de Campos do Cadastro
    • Alteração global de Função
    • Alteração global de SeçãoAlteração global de Tomadores de Serviço


Aviso
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ATENÇÃO:

  • Todas as alterações que geram gatilhos massivos serão geradas via JobServer em background.
  • Quando existir duas alterações na mesma data, ambos os gatilhos serão gerados com a operação Inclusão. O controle de retificação da tag <indRetif> será realizado na geração do XML.